Comandante da Aeronáutica fala em novo lote de caças de Gripen ou F-16 para FAB? Explicamos
Em uma entrevista recente ao jornal O Globo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, atual Comandante da Aeronáutica comentou sobre as negociações para compra de um segundo lote de caças Gripen. A surpresa foi uma possível compra de outro tipo de aeronave. Um slide de uma apresentação da FAB, fotografado pelo Cavok e amplamente compartilhado nos últimos dias como sendo imagem da FAB, mostra um F-16 como estudo de Projetos Futuros. Explicamos o motivo do F-16 no slide e quando esta imagem foi divulgada.
Durante a entrevista ao jornal, Damasceno explicou que o número de 36 caças atualmente adquiridos não atende a capacidade para a Força Aérea Brasileira.
Os atuais caças F-5EM/FM devem em breve começar a ser desativados, com a última aeronave deixando o serviço operacional em 2029. Os A-1A mesmo após modernizados também não devem passar de 2025. Com as entregas do Gripen continuando até 2027, (conforme imagem exclusiva abaixo), a Força Aérea Brasileira poderá optar por um caça “tampão”.Os 36 caças Gripen, adquiridos por R$ 18,2 bilhões, chegarão até 2027, sendo 25 deles (incluindo 8 biplaces) nos três últimos anos
O comandante respondeu ao O Globo: “
Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave”.A Suécia vem buscando uma forma de substituir seus C-130 Hercules e o KC-390 da Embraer poderá ser uma moeda de troca para o Brasil adquirir um segundo lote de caças suecos. Sobre isso, Damasceno respondeu: “Eu diria que é mais a necessidade de ter um produto desse. Vários países já adquiriram o avião, principalmente da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o que coloca nosso avião em uma vitrine importante”.
Mas e o tal slide do F-16? Bom, no final de outubro de 2023, houve uma apresentação sobre os planos da FAB, onde foi mostrado um cronograma de entrega dos jatos Gripen, KC-390 e possíveis compras.
Estávamos na apresentação e vimos também com surpresa que nos slide que tinha o título Projetos Futuros, estavam as imagens do Gripen e do F-16 em “Novos Caças”, entre outros projetos como helicópteros Blackhawks, um substituto para o Bandeirante (o SkyCourier ou o C-98 Caravan da Textron), e drones e aeronaves de vigilância.
Após a apresentação, questionamos sobre a imagem do F-16.
Foi respondido que a imagem foi usada de forma meramente ilustrativa, que não representava que havia uma negociação em curso para o F-16 de forma específica.
Na época, em outubro de 2023, foi explicado que a aeronave F-16 pode ser um dos jatos que a FAB avaliará para suprir a falta em um futuro próximo de capacidade de ataque/caça. Mas o Gripen E/F continua sendo a primeira opção, em uma forma de padronização, mas isso dependerá do orçamento estar disponível para os novos jatos Gripen E/F de um segundo lote.
Segundo o oficial da FAB, várias possibilidades estão sendo estudadas.Ainda na apresentação, foi mostrado um slide sobre o recebimento de aeronaves KC-390 da FAB. Segundo a informação, as 19 aeronaves devem ser entregues até 2034, totalizando um valor de R$ 19,4 bilhões.
NOVO AVIÃO PRESIDENCIALSobre o novo avião presidencial brasileiro, Damasceno explicou: “O nosso avião que atende ao presidente está com 18 anos. Daqui a pouco, a gente começa um processo de aquisição de outro avião. O mercado sempre oferece oportunidades de aviões usados. A autonomia do atual (avião) é boa, mas não é excelente para um país da nossa posição em relação à Europa e à Ásia. Isso é importante para qualquer presidente. Mas ainda estamos analisando cenários”.
O Brasil adquiriu recentemente aeronaves A330 usadas que estão sendo usadas para missões de transporte, designadas KC-30 na FAB. Uma destas aeronaves poderia se tornar um novo avião presidencial, mas internamente na FAB esta opção não vem sendo visto com bons olhos, pois os dois aviões vem sendo utilizados com frequência em diversas missões logísticas e isto afetaria esta capacidade de transporte na FAB.
https://www.cavok.com.br/comandante-da-aeronautica-fala-em-novo-lote-de-cacas-de-gripen-ou-f-16-para-fab-explicamos