SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

  • 326 Respostas
  • 78585 Visualizações
*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1214
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 307 vez(es)
  • +42/-2022
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #300 em: Setembro 08, 2024, 10:38:55 pm »
Missil BRICS.

Pois parece que (finalmente) o A-darter vai equipar os Gripens da FAB e SAAF.

Citar
...
Em março de 2024, a Armscor anunciou que a Denel está executando a industrialização do A-Darter. A previsão é entregar 21 mísseis de treinamento e 41 operacionais até dezembro de 2024. A FAB está prestando assessoria técnica e já integrou o A-Darter aos Gripens de teste.

A colaboração entre Brasil e África do Sul busca garantir a autonomia na produção de mísseis avançados. Espera-se que a FAB adquira seu lote de A-Darter, exigindo máxima transferência de tecnologia. A produção local será estratégica para a defesa nacional, permitindo ao Brasil produzir mísseis com tecnologia avançada.

...
https://www.sociedademilitar.com.br/2024/09/revelado-o-poderoso-missil-brasileiro-que-vai-entrar-em-operacao-nos-cacas-gripen-com-velocidade-mach-3-a-darter-supera-qualquer-caca-em-velocidade-e-promete-revolucionar-a-forca-aerea-no-mundo-flc.html

Entre as empresas locais envolvidas está a Opto, no A-Darter ela foi responsável pelo buscador IRSA do míssil. Empresa discreta e verdadeira joia da tecnologia brasileira com grande experiência em sistemas ópticos, fabricou os imageadores MUX e WFI dos CBERS 3, 4, 4A e Amazonas-1, também é responsável pela parte óptica e espoletas do MAA - 1 e 1B, MAR-1, MSS 1.2 e fornece os térmicos OLHAR do Exército.

 c56x1
« Última modificação: Setembro 08, 2024, 10:51:02 pm por MMaria »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #301 em: Setembro 22, 2024, 10:35:00 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #302 em: Setembro 25, 2024, 12:30:15 pm »
Citar
No dia 23 de setembro de 2024, a Base Aérea de Anápolis foi palco de um momento histórico e emocionante para a Força Aérea Brasileira (FAB) e, em especial, para dois pilotos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), que realizaram seus primeiros voos solo no moderno caça F-39E Gripen.

Como parte da continuidade do programa Gripen no Brasil, este é um marco importante alcançado pelos novos pilotos. O Major Martins e o Capitão Regato celebraram a conquista durante o Conversion Training, conduzido por instrutores brasileiros com o apoio de instrutores suecos, dentro do conceito de "training the trainers".

Esse modelo de treinamento visa capacitar os pilotos brasileiros a se tornarem instrutores e multiplicadores, garantindo a continuidade do aprendizado e a transferência de conhecimento dentro da própria FAB. A realização do voo solo é um momento simbólico e técnico que marca a independência operacional dos pilotos com a nova plataforma, reforçando o progresso do programa Gripen no Brasil.





 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #303 em: Setembro 26, 2024, 11:10:02 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #304 em: Setembro 27, 2024, 02:22:32 pm »
FAB recebe o oitavo Gripen E operacional entregue pela Saab


Citar
O caça F-39 Gripen FAB4108 chegou ao Porto de Navegantes com o navio Heerengracht, de bandeira Holandesa, em 23 de setembro. A aeronave foi transportada para o Aeroporto de Navegantes na madrugada de 24 de setembro, de onde foi preparada para o voo.

O percurso de Navegantes até a cidade de Anápolis, na região metropolitana de Goiás, teve duração de 1 hora e 21 minutos. O caça foi conduzido pelo piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Testes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e pousou às 16h48 desta quinta-feira, aos 34º graus.


Este é o oitavo caça Gripen E operacional entregue pela Saab à Força Aérea Brasileira. O modelo monoposto foi produzido na Suécia, conforme contrato firmado entre o país e o governo brasileiro.

Enquanto isso, o primeiro caça Gripen E em produção no Brasil está na fase de montagem final da fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto.

FONTE: Saab
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #305 em: Setembro 27, 2024, 02:28:19 pm »



 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: MMaria

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 3503
  • Recebeu: 1680 vez(es)
  • Enviou: 4457 vez(es)
  • +2524/-146
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #306 em: Novembro 02, 2024, 11:13:44 am »
Gripen sob ataque
30 de outubro de 2024

Citar
Nos últimos meses o programa F-X2, que elegeu o caça Saab Gripen E para renovar a aviação de caça do país, tem sido atacado por todos os lados.
Os rumores começaram a se materializar há um ano. No final do mês de outubro de 2023, durante uma apresentação sobre planos estratégicos da FAB, apareceu um slide com o título “Projetos Futuros”. No mesmo slide, logo abaixo do título principal, apareceram as palavras “Novos Caças” entre duas fotos, uma de um Gripen E e outra um F-16. A imagem da slide foi capturada pelo nosso colega Fernando Valduga do site Cavok e está reproduzida abaixo. (...)

Citar
(...)Uma aeronave LIFT, como é o caso do M346, se torna indispensável para Forças Aéreas que optaram por caças que não possuem uma versão de conversão operacional do mesmo. O exemplo mais atual é o F-35 Lightning II. Trata-se de um dos caças mais avançados da atualidade, cujas três versões existentes são todas monopostas.

Tirar um candidato a piloto de caça do T-6 Texan II e colocá-lo direto no cockpit do F-35 parece algo impensável para a USAF. Por este motivo a USAF emprega o jato de treinamento T-38 Talon, onde o candidato a F-35 continua a desenvolver suas habilidades numa aeronave com performance mais próxima dos caças de primeira linha como o F-35. Num futuro próximo o T-38 será substituído pelo Boeing/Saab T-7 Red Hawk, mas o conceito do LIFT se manterá.

Raciocínio semelhante pode ser feito com outras forças aéreas que também empregam ou empregarão o F-35, como Itália, Grécia, Polônia, Singapura e Israel. Essas quatro forças aéreas utilizam o M346 como aeronave LIFT e são responsáveis por cerca de 80% das compras do jato até aqui. Em outras palavras, o M346 se tornou uma opção de aeronave LIFT para usuários (ou possíveis usuários) de caças F-35.

Até onde se sabe a FAB não pretende adquirir o F-35. Na verdade, o futuro da aviação de caça da FAB já foi traçado por ela mesma e ele se chama F-39 Gripen. Embora o Gripen E seja um caça monomotor, a FAB fez questão de incluir no programa o desenvolvimento do modelo biposto (Gripen F) do caça tendo como objetivo criar uma aeronave de conversão operacional, capaz também de desempenhar todas as missões do monoposto.

No futuro os candidatos a piloto de caça que deixarem as unidades dotadas de A-29 Super Tucano serão avaliados no Gripen F biposto antes de seguirem para as unidades de caça de primeira linha, num sistema de treinamento que utiliza largamente os simuladores em terra (e inclui parte das missões de conversão também no monoposto – em geral, apenas o primeiro voo de cada nova missão aprendida é realizada no biposto, na sistemática da própria FAB com o F-5EM/FM).

Aliás, a Força Aérea Francesa faz algo parecido. Os alunos do curso de caça  deixam o turboélice Pilatus PC-21 e seguem direto para o Rafale biposto.

Graças à tecnologia embarcada o Gripen é uma aeronave de fácil pilotagem. O sistema de controle de voo fly-by-wire digital do caça faz boa parte do trabalho que anteriormente era todo do piloto. Ou seja, espera-se que os candidatos tenham uma adaptação mais rápida e simples às características de voo do Gripen do que tinham em relação ao F-5. (...)
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #307 em: Novembro 04, 2024, 07:50:17 pm »
Caça F-39E Gripen faz sua estreia em exercício militar multinacional


Citar
Aeronave da Saab é destaque na CRUZEX 2024, o maior exercício de treinamento multinacional operacional da América Latina, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB)

Mais de dois mil militares do Brasil e de outras quinze nações da América Latina, África, Europa e Estados Unidos estão reunidos em um dos maiores exercícios aéreos operacionais do Hemisfério Sul, a Cruzex 2024.

Realizado de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, o exercício conta com mais de 100 aeronaves de combate. A principal novidade desta edição é a estreia do F-39E Gripen em cenários de alta complexidade.

“É uma verdadeira honra ver a estreia do Gripen E na CRUZEX. Aguardamos ansiosamente por este momento, que marca a primeira participação do Gripen E em um exercício militar multinacional. É significativo que este evento inaugural seja realizado pela Força Aérea Brasileira, nosso estimado cliente e parceiro”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.


O caça mais avançado em serviço na América Latina executará um amplo leque de tarefas nas chamadas missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO), onde um grande número de aeronaves com objetivos distintos atua simultaneamente contra um inimigo para saturar suas defesas, ampliando a eficiência da missão.

“Na Cruzex, estamos atuando tanto como força inimiga quanto amiga, sendo esta última a que mais desempenharemos. Nesse contexto, realizaremos operações ofensivas (Offensive Counterair, OCA), nas quais o F-39E Gripen protegerá as forças amigas enquanto conduzem ações dentro do território inimigo, e operações aéreas, além das operações de contraposição aérea defensiva (Deffensive Counterair, DCA) que visa fazer a defesa de ataques inimigos”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade pioneira a operar o Gripen na FAB.

Em operação desde dezembro de 2022, o F-39E Gripen incorpora tecnologias de ponta, algumas inéditas na FAB, como o Radar de Varredura Eletrônica Ativa (Active Electronically Scanned Array, AESA) e o sensor passivo de busca de alvos por infravermelho (Infra-Red Search and Track, IRST). Esses sensores, junto à manobrabilidade, ao desempenho e a sistemas de comunicação, navegação e guerra eletrônica, posicionam o F-39E Gripen como um vetor estratégico para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

 :arrow: https://www.aereo.jor.br/2024/11/04/caca-f-39e-gripen-faz-sua-estreia-em-exercicio-militar-multinacional/
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1882
  • Recebeu: 269 vez(es)
  • Enviou: 104 vez(es)
  • +1109/-1993
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #308 em: Novembro 04, 2024, 08:21:39 pm »
Existe alguma limitação imposta aos pilotos da FAB em relação á posição do botão;
Peace_Mode :D / War_Mode >:( ?
                                                     
« Última modificação: Novembro 04, 2024, 08:22:14 pm por saabGripen »
 

*

MMaria

  • Investigador
  • *****
  • 1214
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 307 vez(es)
  • +42/-2022
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #309 em: Novembro 05, 2024, 12:32:36 am »
Com seus pares.





Sds
« Última modificação: Novembro 05, 2024, 12:33:57 am por MMaria »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #310 em: Novembro 05, 2024, 04:23:20 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #311 em: Novembro 06, 2024, 11:23:18 am »
F-39E Gripen demonstra capacidades avançadas no Exercício CRUZEX 2024


Citar
Os voos sobre o território inimigo simulado são os mais complexos no contexto do exercício que acontece na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte

Destruir, interromper ou limitar a aviação militar inimiga: esses são os objetivos da contraposição aérea ofensiva (do inglês, Offensive Counterair, OCA), uma das tarefas da força aérea na qual o F-39E Gripen está sendo empregado durante a Cruzex 2024.

Durante a OCA, uma formação de Gripen é responsável por executar a missão de varredura, onde o Gripen abre caminho a fim de neutralizar os caças inimigos para que a força aliada atacante possa cumprir a sua missão de forma segura.

“Estamos lidando com diversos tipos de aeronaves e tecnologias, enfrentando pilotos com variadas experiências que atuam tanto a favor quanto contra nós no cenário simulado do treinamento. Em quase todos os voos na Cruzex, estamos inseridos no contexto das chamadas missões aéreas compostas (do inglês, Composite Air Operations, COMAO), em que dezenas de aeronaves de diferentes nacionalidades cumprem missões distintas em um mesmo local, como forma de saturar as defesas inimigas, aumentando a segurança dos envolvidos”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

A Cruzex 2024 segue uma doutrina muito semelhante àquela aplicada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que está alinhada com os mais recentes ensinamentos obtidos nos últimos conflitos. Nesse contexto de modernidade, a participação do F-39E Gripen é fundamental para treinar os pilotos do 1º GDA e dos demais esquadrões, uma vez que o caça representa a ponta da lança em termos de sistemas eletrônicos embarcados, como o radar, o datalink e a guerra eletrônica, além do desempenho de um avião da classe 9G.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2024/11/05/f-39e-gripen-demonstra-capacidades-avancadas-no-exercicio-cruzex-2024/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #312 em: Novembro 13, 2024, 04:32:54 pm »
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #313 em: Novembro 19, 2024, 12:20:53 pm »
Piloto de F-15 elogia capacidades do caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira na CRUZEX 2024


Citar
O piloto Mike “Hänsel” Scott do caça F-15C Eagle da Guarda Aérea Nacional dos EUA da Louisiana, que participou do Exercício Multinacional CRUZEX 2024, deixou comentários nas redes sociais elogiando as capacidades do novo caça F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira:


“Bem, infelizmente seus jatos ainda não estão autorizados a combate aproximado. Mas fiquei muito impressionado com as suas capacidades de radar – ele faz coisas que eu gostaria que os caças dos EUA fizessem!”

“Míssil fod#$%. Mas não estávamos treinando para isso aqui. O radar deles também é incrível – algo que deveríamos ter em nossos jatos”

“Tem sido incrível voar com os caças mais novos da Força Aérea Brasileira, o Saab F-39E Gripen, fabricado na Suécia. O Brasil tem esse jato há menos de dois anos, e o #cruzex2024 é o primeiro grande exercício em que ele participa. Aproveitamos muito voar juntos todos os dias e aprender uns com os outros em voos desafiadores, mas divertidos, nas últimas duas semanas.”




 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2024/11/16/piloto-de-f-15-elogia-capacidades-do-caca-f-39-gripen-da-forca-aerea-brasileira-na-cruzex-2024/
 

*

Vitor Santos

  • Moderador Global
  • *****
  • 7406
  • Recebeu: 1175 vez(es)
  • Enviou: 560 vez(es)
  • +9138/-10248
Re: SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)
« Responder #314 em: Novembro 19, 2024, 06:50:32 pm »

F-39E Gripen na CRUZEX 2024: Missão Cumprida!