O Nemo serve, essencialmente, para proporcionar a embarcações de menor dimensão uma arma de maior calibre para apoio de fogo directo e indirecto, podendo também atacar alvos de superfície. É a arma de maior calibre da Marinha Sueca.
Para Portugal, a situação é bem mais complexa do que "serve/não serve". Portugal tem, na prática, apenas 4 navios operacionais, com canhões capazes de realizar apoio a forças desembarcadas (independentemente destas forças serem desembarcadas com Zebros ou de um grande navio anfíbio).
A/s corveta/s já nem contam para isto e os NPO têm apenas um canhão de 30mm (os que têm!).
Com 4 fragatas (fraquinhas), no máximo terás 3 a operar em simultâneo para desempenhar apoio de fogo a forças em terra. Estas fragatas, usam estes canhões contra alvos de superfície, terrestres e aéreos, logo os navios irão para missão com vários tipos de munição para enfrentar as diferentes ameaças, logo nunca terão grande quantidade de munição dedicada para ataques a alvos em terra. Aqui temos logo um problema, poucos navios, poucos canhões, pouca munição para fazer apoio de forma minimamente consistente.
Ter USVs de 50-70 metros com um canhão deste tipo contentorizado, permitirá colmatar parcialmente esta lacuna, a um custo bastante baixo (em comparação a ampliar a frota de superfície, para ter mais navios com mais poder de fogo, já que tal nunca iria acontecer). Permitindo igualmente que as fragatas se foquem nas restantes missões que têm, ou que se mantenham mais longe da costa.
Até podemos vislumbrar cenários específicos, em que temos uma força anfíbia ligeira, com 2/3 CB-90 (ou equivalente) a desembarcar Fuzos, e ter um ou dois USV com o dito contentor a proporcionar apoio de fogo. Hoje, este mesmo cenário hipotético, obriga-te a ter uma fragata, mesmo que a ameaça seja apenas uma força rebelde.
Era bom começar a pensar nos USV de média/grande dimensão, e que módulos contentorizados poderão ser úteis para expandir as capacidades da Marinha, para que as poucas fragatas que temos não tenham de ser o pau para toda a obra.