O Reapetrechamento da Marinha

  • 786 Respostas
  • 41858 Visualizações
*

MATRA

  • Perito
  • **
  • 437
  • Recebeu: 132 vez(es)
  • Enviou: 664 vez(es)
  • +33/-10
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #345 em: Maio 27, 2020, 12:42:21 pm »
Bate certo com a previsões da US Navy:

"the Burke retirements would likely begin in 2026 or 2027"

An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
Sir Winston Churchill
Democracies aren’t overthrown; they’re given away
George Lucas, 2005
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1622
  • Recebeu: 334 vez(es)
  • Enviou: 1464 vez(es)
  • +128/-18
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #346 em: Maio 27, 2020, 12:56:06 pm »
Não me levem a mal, mas mesmo que seja verdade não acho grande idea. Vamos ficar com uma despesa enorme e navios antigos....
Mais vale apostar nas Arrowhead e nas EPC. São mais á nossa medida.
  :-\
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3210
  • Recebeu: 1964 vez(es)
  • Enviou: 1257 vez(es)
  • +1602/-175
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #347 em: Maio 27, 2020, 01:06:26 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

"Em casa onde não há pão..." ;)

Não é que a ideia me desagrade, mas 2 destroyers com quase o comprimento previsto para o NavPol e guarnição de 300 homens? Custa-me a crer sinceramente, sem citar tudo o resto como equipamento, sensores e se o MLU os elevaria pelo menos a Flight IIA. Anda-se a brincar à modernização de fragatas com 30 anos contando os tostões, porém depois já há dinheiro para destroyers AEGIS?

Um AOR Wave é imperativo, e se os ingleses não aceitam 20M€ por ele então o dinheiro para o upgrade das VdG podia ser utilizado neste negócio mesmo atirando o LPD para a próxima década na melhor das hipóteses.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 4302
  • Recebeu: 294 vez(es)
  • Enviou: 287 vez(es)
  • +56/-27
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #348 em: Maio 27, 2020, 02:34:12 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

Isto é o mesmo que comprar um ferrari e não teres dinheiro para as manutenções.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1622
  • Recebeu: 334 vez(es)
  • Enviou: 1464 vez(es)
  • +128/-18
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #349 em: Maio 27, 2020, 02:41:55 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

Isto é o mesmo que comprar um ferrari e não teres dinheiro para as manutenções.

Manutenção, gasolina, seguro, estacionamento, "extras", encher as VLS´s, etc....
 :-P
 

*

JohnM

  • Membro
  • *
  • 289
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +12/-5
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #350 em: Maio 27, 2020, 03:30:28 pm »
Vamos lá a ver, deixando o sarcasmo de lado por um momento (mas não mais que isso...) , e assumindo por um instante que essa possibilidade é realista, o principal problema seriam os custos de manutenção, porque de resto seria ótimo, SE, e é um grande “SE”, a modernização e extensão de vida fosse a versão que a US Navy estava a planear... modernização generalizada de sistemas e implementação de CEC (Cooperative Engagement Capability) e AEGIS baseline 9, adição de um motor elétrico para poupar nos custos de operação a baixas velocidades até 13 nós, redução de cerca de 15% da guarnição, etc. O problema é que essa custa $270 milhões (~250€ milhões) por navio, não 160 milhões... isso faz-me pensar que, mesmo que os adquiramos, já nos estamos a preparar para fazer outro “MLU dos pobres”... plus ça change...

SE tudo isso acontecesse, ficávamos com 2 navios AAW e 2 ASW, com datas de substituição bem desfasadas... como os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, podia-se no início da década de 30 substituir as BD, por 2 M (que são suposto serem navios ASW com capacidade para dois hélis ou um héli e um UAV) ou, eventualmente, 3/4 EPC, se entretanto nos juntarmos ao programa...

São tantos “SE”...

P.S.- Claro que os mísseis teriam que vir oferecidos dos stocks da US Navy... encher mais de 160 células VLS com SM-2 e VLA (assumindo que 8 em cada navio ficariam para ESSM 2) custa cerca de $500 milhões... mais uma vez, e sendo um incurável otimista, até acho possível, porque a US Navy está a comprar a versão ARH (o SM-2 Block IIIC) e, portanto, pode desfazer-se de uma centena e meia de blocos anteriores (III/IIIA/IIIB), que são todos SARH, embora o IIIB tb seja IR terminal...
« Última modificação: Maio 27, 2020, 03:41:37 pm por JohnM »
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 270
  • Recebeu: 128 vez(es)
  • Enviou: 215 vez(es)
  • +170/-3
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #351 em: Maio 27, 2020, 04:04:39 pm »
Para o que nós temos, as ABs parecem-me um salto qualitativo bom. 200M €/cada com overhaul e armamento, queríamos o quê mais? Dado? Não esquecer que as FREMM são 600M€, mas ainda falta armamento.

Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8431
  • Recebeu: 988 vez(es)
  • Enviou: 1159 vez(es)
  • +138/-46
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #352 em: Maio 27, 2020, 06:54:29 pm »
Desculpem lá mas nessa dos AB não acredito... :-P

E bichos desse tamanho tinham calado para entrar no Alfeite ? (O mais importante de TODOS os fatores a ter em conta!!!)

A Grécia é uma caso diferente, tem a Turquia a morder-lhe os calcanhares, podia servir como uma "mensagem" do Trump ao Erdogan...ainda ontem: https://www.news.com.au/technology/innovation/military/turkish-troops-invade-greece-and-occupy-small-patch-of-land-near-river-evros/news-story/da06619fc50cc4c27d0654841bd27eec

Nem os Gregos tem os problemas técnicos do calado dos navios, penso que a base naval de Suda Bay é dos poucos sítios no mundo fora dos EUA capaz de receber um super porta-aviões americano.

« Última modificação: Maio 27, 2020, 06:55:25 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8431
  • Recebeu: 988 vez(es)
  • Enviou: 1159 vez(es)
  • +138/-46
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #353 em: Maio 27, 2020, 07:01:04 pm »
Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...

Não tem que ter hangar para o Merlin, tem que ter hangar para o helicóptero que a Marinha vier a adquirir para substituir o Lynx, algo tipo Seahawk ou NH-90 NFH, claro que se o hangar (e placa de aterragem de helicópteros) tiver capacidade de receber o EH101 é uma mais valia e mal não faz.
Nunca se sabe se no tal dia de nevoeiro em que vai vir o Navpol, se também vem um EH101 preparado para operações tácticas, preparado para ser embarcado, com tripulação qualificada em aterrar em navios, que seja mesmo preciso ser o EH101 em vez do substituto do Lynx e que esse EH101 não faça falta ao dispositivo SAR nacional, se, se, se...
 

*

JohnM

  • Membro
  • *
  • 289
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 18 vez(es)
  • +12/-5
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #354 em: Maio 27, 2020, 07:52:00 pm »
Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...

Não tem que ter hangar para o Merlin, tem que ter hangar para o helicóptero que a Marinha vier a adquirir para substituir o Lynx, algo tipo Seahawk ou NH-90 NFH, claro que se o hangar (e placa de aterragem de helicópteros) tiver capacidade de receber o EH101 é uma mais valia e mal não faz.
Nunca se sabe se no tal dia de nevoeiro em que vai vir o Navpol, se também vem um EH101 preparado para operações tácticas, preparado para ser embarcado, com tripulação qualificada em aterrar em navios, que seja mesmo preciso ser o EH101 em vez do substituto do Lynx e que esse EH101 não faça falta ao dispositivo SAR nacional, se, se, se...
Atenção que os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, porque não têm hangar...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7062
  • Recebeu: 3089 vez(es)
  • Enviou: 1643 vez(es)
  • +1668/-132
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #355 em: Maio 27, 2020, 08:03:11 pm »
Já vamos em AB's, maravilha, assim é que é, acho é que deveriam ser três e não dois. ::)

Continuem a sonhar meus amigos, que faz muito bem.

Abraços
 

*

MATRA

  • Perito
  • **
  • 437
  • Recebeu: 132 vez(es)
  • Enviou: 664 vez(es)
  • +33/-10
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #356 em: Maio 27, 2020, 08:15:18 pm »
O NVF do outro lado mundo, incendeia o forum, e vai dormir descansado enquanto isto pega fogo.  ;D
An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
Sir Winston Churchill
Democracies aren’t overthrown; they’re given away
George Lucas, 2005
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Kalil

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 3604
  • Recebeu: 856 vez(es)
  • Enviou: 192 vez(es)
  • +175/-86
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #357 em: Maio 27, 2020, 08:23:03 pm »
Um passaroco disse-me que têm existido conversações com o Pentágono sobre a possibilidade de, nos próximos três anos, virem 02 Arleigh Burke Flight I (ou Flight II) para substituir as VdG. Recorde-se que são navios que entraram ao serviço entre 1991 e 1998.

Os navio viriam de borla, mas teríamos que pagar o MLU para extender a vida útil dos 35 para os 45 anos (cerca de 200 milhões de euros por navio). Como parte da "doação", viriam SM-2MR Block IIIB, VL-ASROC e também Harpoons adicionais. Os ESSM Block 2 teriam que ser adquiridos novos por Portugal. Ao que parece os Burkes podem funcionar bem com guarnições de 250 a 270 elementos, pelo que a nível de pessoal não haveriam esforços adicionais.

Outra boa notícia é que um dos Wave está quase a caminho. O contrato deve ser assinado até final do ano (possivelmente depois de o Centeno sair).

Não venho a este tópico há 1 dia, e fala-se logo em Arleigh Burkes?

Vocês não estão bem a imaginar a beleza de ver tais navios no Alfeite, mais o Wave... Era magnífico!

Mas vamos por partes, em primeiro lugar a venda das VdG quase que pagava o MLU de um dos AB, e a verba que hoje está alocada à modernização das VdG, pagava quase o outro. Com a vinda do Wave, deixa de fazer sentido na LPM os 150 milhões para o AOR novo, verba essa que pode ser alocada também nesse tal upgrade aos destroyers. Os AB são caros de operar para a nossa carteira, MAS, parte desse custo acaba por ser abatido com a redução do número de casos, ao passar de 3 VdG para 2 AB...

Ainda fui verificar o calendário a ver se não era 1 de Abril outra vez... Mas não é... E a concretizarem-se essas duas aquisições, seriam boas e inesperadas noticias.

A falta de heli orgânico pode ser um não problema, pois liberta os Lynx para os NPOs, se finalmente fossem certificados para os receber. Um hangar telescópico e estava feito. E também para o Wave, que tem hangar.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8431
  • Recebeu: 988 vez(es)
  • Enviou: 1159 vez(es)
  • +138/-46
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #358 em: Maio 27, 2020, 08:39:39 pm »
Atenção que os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, porque não têm hangar...

Penso que é necessário o navio poder transportar pelo menos um heli organico médio, mas também posso estar a ver mal, quem sou eu, se calhar sou muito "sec XX", agora a moda é os drones, se calhar o heli orgânico é obsoleto e basta drones...
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7062
  • Recebeu: 3089 vez(es)
  • Enviou: 1643 vez(es)
  • +1668/-132
Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #359 em: Maio 27, 2020, 10:01:31 pm »
O NVF do outro lado mundo, incendeia o forum, e vai dormir descansado enquanto isto pega fogo.  ;D

faz ele muito bem , eu já fiz parecido com a verba da venda das três VdG, e até correu muito bem também, haja discurso que há sempre alguém que acredita, haja discurso, os politicos são especialistas nisso.
o nosso premier disse quando a pandemia começou que a economia estava preparada para tal embate, coitado, e, também disse que não haveria austeridade, pois muito provavelmente para ele não haverá mas, para o comum dos mortais….não será bem assim.
O discurso quando dito de modo muito convincente e com muita palha pelo meio, é do melhor, para baralhar e dar de novo, temos um grande especia........quer dizer Premier.

Abraços
 

 

Passos quer Marinha com nova "abertura ao mar"

Iniciado por zawevo

Respostas: 4
Visualizações: 4277
Última mensagem Maio 15, 2012, 09:42:43 am
por P44
Marinha entrega pela primeira vez comando de navio a mulher

Iniciado por Marauder

Respostas: 38
Visualizações: 13271
Última mensagem Maio 18, 2006, 09:03:15 am
por Pedro Monteiro
Fragatas e Corvetas Portuguesas a vela da Marinha 1815/1860

Iniciado por mkorobok

Respostas: 9
Visualizações: 4452
Última mensagem Julho 12, 2011, 12:13:30 pm
por mkorobok
Fará sentido comprar mais EH-101 para a marinha?

Iniciado por papatango

Respostas: 28
Visualizações: 11556
Última mensagem Setembro 12, 2005, 05:04:26 pm
por Rui Elias
Novo artigo sobre a Esquadrilha de Helicópteros da Marinha

Iniciado por Pedro Monteiro

Respostas: 0
Visualizações: 2397
Última mensagem Maio 06, 2009, 09:03:24 pm
por Pedro Monteiro