Fazer alegações sobre os lobbies, fica de graça...
Também se poderia falar no Lobbie que queria comprar o Scirocco, sabendo perfeitamente que não havia nada para fazer com ele.
O Lobbie com ligações a França, que sempre existiu, desde o tempo em que queriam vender Panhard's e tentaram boicotar as Chaimite, até ao Lobby dos submarinos franceses, que até hoje não digeriu a derrota frente aos alemães...
Lobbies há muitos ...
Os navios como o Scirocco eram acima de tudo utilizados como plataforma que permitisse o envolvimento vertical...
Eram utilizados como porta-helicópteros.
A doca alagável que na realidade caracteriza estes navios, é uma opção, mas que muitas vezes em situações reais, pode ser demasiado perigosa.
Os franceses, que eram juntamente com os americanos os que tinham mais experiência na utilização destes navios, não optaram por embarcalões tipo os Galicia espanhóis ou os equivalentes holandeses, passando para navios de coberta corrida, que são muito mais flexiveis.
Quando colocaram os Scirocco fora de serviço optaram pelos atuais LHD.
Por isso, neste momento, também estou de acordo que a aquisição de um LPD em segunda mão, que pode utilizar helicópteros de grandes dimensões poderão não ser a opção mais adequada...
Por outro lado, dificilmente teremos capacidade para efetuar operações com mais de um ou dois helicópteros, pelo que um navio do tipo LHD seria sempre overkill...
Estamos sempre a cair no mesmo problema...
O dinheiro não estica e não podemos querer tudo.
Queremos ter navios para fazer tudo e nunca vamos conseguir opera-los de forma eficiente, por falta de pessoal, dinheiro, estruturas e o diabo a sete.
O futuro é a especialização e a concentração dos meios num determinado tipo de navio, em cooperação com os restantes países da UE e da NATO.
Deveriamos ter como objetivo ter uma determinada valência, onde teriamos dos melhores navios e das melhores capacidades e deixar-mo-nos de ideias sobre esquadras do Vasco da Gama.