Substituição dos M113

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Duarte

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Re: Substituição dos M113
« Responder #810 em: Novembro 19, 2025, 12:08:34 am »
Que outros países bem mais ricos fazem isso, de usar dois modelos de veículo?


Holanda - Boxer + Fennek

Espanha - Pizzaro + M-113 nas versões de apoio

Estados Unidos - Bradley  + M-113 nas versões de apoio. O futuro IFV americano vai operar juntamente com os AMPV, continuando este tipo de mistura.

No Reino Unido também há BIs com mais que um tipo de viatura blindada; Warrior IFV, Mastiff, Jackal, Foxhound

Itália -  7° Reggimento Alpini -Bv206S + Lince;  Os vários "Reggimento Bersaglieri" com Dardo IFV + M-106 porta-morteiros;

França - 1er Régiment de Spahis  (AMX-10 RC, VAB, VBL); 12e Régiment de Cuirassiers  (Leclerc , VBL); 3e Régiment de Hussards  -  (AMX-10 RC, VAB, VBL a substituir pelo EBRC Jaguar)

Alemanha - também mistura mais que um tipo de viatura blindada no mesmo batalhão.

Excluo casos em que uma viatura mais antiga está a ser substituída e os dois tipos (antigo e novo) coexistem durante o processo de substituição.

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Re: Substituição dos M113
« Responder #811 em: Novembro 19, 2025, 12:44:10 am »

Holanda - Boxer + Fennek

Espanha - Pizzaro + M-113 nas versões de apoio

Estados Unidos - Bradley  + M-113 nas versões de apoio. O futuro IFV americano vai operar juntamente com os AMPV, continuando este tipo de mistura.

No Reino Unido também há BIs com mais que um tipo de viatura blindada; Warrior IFV, Mastiff, Jackal, Foxhound

Itália -  7° Reggimento Alpini -Bv206S + Lince;  Os vários "Reggimento Bersaglieri" com Dardo IFV + M-106 porta-morteiros;

França - 1er Régiment de Spahis  (AMX-10 RC, VAB, VBL); 12e Régiment de Cuirassiers  (Leclerc , VBL); 3e Régiment de Hussards  -  (AMX-10 RC, VAB, VBL a substituir pelo EBRC Jaguar)

Alemanha - também mistura mais que um tipo de viatura blindada no mesmo batalhão.

Excluo casos em que uma viatura mais antiga está a ser substituída e os dois tipos (antigo e novo) coexistem durante o processo de substituição.

E agora repara na dimensão desses Exércitos, e na quantidade de viaturas de cada modelo. E nas características das diferentes viaturas.

A Holanda só em Fenneks tem/tinha tantos, quanto nós teríamos da soma de Pandur + Boxer. E o Boxer e o Fennek têm características completamente diferentes.

No caso espanhol era simplesmente falta de orçamento, pois têm que substituir uns 1000 M-113. Entretanto já vão comprar os VAC, baseados nos ASCOD. Mas mesmo que não fosse o caso, as quantidades são completamente diferentes.

No US Army as quantidades são também estratoesféricas. Mantiveram os M-113 porque ainda não havia um modelo de lagartas com todas as versões em falta (o AMPV), nem era a prioridade durante muitos anos.

E por aí fora.

A maioria dos casos prende-se pela falta de verba para substituir modelos mais antigos (M-106 italianos) ou simplesmente por haver outras prioridades.


O caso que se calhar se compara melhor connosco, é o da Dinamarca. Eles têm os Piranha 8x8, que representam o grosso das forças blindadas, e depois têm 44 CV-9035. Estes CV-90 apoiam directamente os 44 Leopard.

Mas lá está, é uma questão operacional, de ter um meio de lagartas a apoiar outro meio de lagartas. No nosso caso seria algo redundante ter 2 modelos 8x8, não havendo aquela vantagem óbvia conferida pelo veículo de lagartas do caso Dinamarquês.

Se era para ter 2 modelos, era copiar o modelo Dinamarquês, adquirindo um IFV de lagartas. Mas o plano não parece esse, mas sim no futuro ser tudo corrido ao mesmo modelo de 8x8.
 

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Duarte

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Re: Substituição dos M113
« Responder #812 em: Novembro 19, 2025, 02:39:16 am »
Falando do substituo do Bradley...

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« Última modificação: Novembro 19, 2025, 10:05:23 pm por Duarte »
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Re: Substituição dos M113
« Responder #814 em: Hoje às 04:03:26 pm »
https://x.com/Defence360/status/1991079225747501563?s=20

https://x.com/Defence360/status/1991263715073650979?s=20

Discordo da opinião do Defence360 no segundo post.

A única razão para se estar a modificar os M-113 em veículos não tripulados, prende-se por estes já existirem em stock em grandes quantidades. Logo o Exército não tem que comprar viaturas adicionais.

Comprar ST5 de propósito para transformar em UGV, não fazia sentido, pois compensava muito mais adquirir um UGV dedicado, ou desenvolver o nosso próprio UGV 4x4 de raiz/baseado numa viatura civil.
 
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LM

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Re: Substituição dos M113
« Responder #815 em: Hoje às 06:22:25 pm »
O 360 tem uma certa tendência para ser... pessimista (vou ser simpático); é um teste a um conceito, podia ser feito num UMM - têm M113 e usaram-no para o fazer ou há planos para replicar em X unidades e usar operacionalmente? Fosse isto feito no Brasil e ele iria dizer que se comparava à invenção da roda.

Apesar de M113 não tripulados eram capazes de serem mais úteis que tripulados...
« Última modificação: Hoje às 06:23:31 pm por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Red Baron

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Re: Substituição dos M113
« Responder #816 em: Hoje às 07:43:25 pm »
https://x.com/Defence360/status/1991079225747501563?s=20

https://x.com/Defence360/status/1991263715073650979?s=20

Discordo da opinião do Defence360 no segundo post.

A única razão para se estar a modificar os M-113 em veículos não tripulados, prende-se por estes já existirem em stock em grandes quantidades. Logo o Exército não tem que comprar viaturas adicionais.

Comprar ST5 de propósito para transformar em UGV, não fazia sentido, pois compensava muito mais adquirir um UGV dedicado, ou desenvolver o nosso próprio UGV 4x4 de raiz/baseado numa viatura civil.


Os M113 têm feito uma missão muito perigosa na Ucrânia, ligação entre a linha da frente e a segunda linha. Isto ser feito de forma remota poupa a vida dos operadores de M113.

A conta em questão, é mais uns nacionalistas do sul global. :mrgreen: