Holanda - Boxer + Fennek
Espanha - Pizzaro + M-113 nas versões de apoio
Estados Unidos - Bradley + M-113 nas versões de apoio. O futuro IFV americano vai operar juntamente com os AMPV, continuando este tipo de mistura.
No Reino Unido também há BIs com mais que um tipo de viatura blindada; Warrior IFV, Mastiff, Jackal, Foxhound
Itália - 7° Reggimento Alpini -Bv206S + Lince; Os vários "Reggimento Bersaglieri" com Dardo IFV + M-106 porta-morteiros;
França - 1er Régiment de Spahis (AMX-10 RC, VAB, VBL); 12e Régiment de Cuirassiers (Leclerc , VBL); 3e Régiment de Hussards - (AMX-10 RC, VAB, VBL a substituir pelo EBRC Jaguar)
Alemanha - também mistura mais que um tipo de viatura blindada no mesmo batalhão.
Excluo casos em que uma viatura mais antiga está a ser substituída e os dois tipos (antigo e novo) coexistem durante o processo de substituição.
E agora repara na dimensão desses Exércitos, e na quantidade de viaturas de cada modelo. E nas características das diferentes viaturas.
A Holanda só em Fenneks tem/tinha tantos, quanto nós teríamos da soma de Pandur + Boxer. E o Boxer e o Fennek têm características completamente diferentes.
No caso espanhol era simplesmente falta de orçamento, pois têm que substituir uns 1000 M-113. Entretanto já vão comprar os VAC, baseados nos ASCOD. Mas mesmo que não fosse o caso, as quantidades são completamente diferentes.
No US Army as quantidades são também estratoesféricas. Mantiveram os M-113 porque ainda não havia um modelo de lagartas com todas as versões em falta (o AMPV), nem era a prioridade durante muitos anos.
E por aí fora.
A maioria dos casos prende-se pela falta de verba para substituir modelos mais antigos (M-106 italianos) ou simplesmente por haver outras prioridades.
O caso que se calhar se compara melhor connosco, é o da Dinamarca. Eles têm os Piranha 8x8, que representam o grosso das forças blindadas, e depois têm 44 CV-9035. Estes CV-90 apoiam directamente os 44 Leopard.
Mas lá está, é uma questão operacional, de ter um meio de lagartas a apoiar outro meio de lagartas. No nosso caso seria algo redundante ter 2 modelos 8x8, não havendo aquela vantagem óbvia conferida pelo veículo de lagartas do caso Dinamarquês.
Se era para ter 2 modelos, era copiar o modelo Dinamarquês, adquirindo um IFV de lagartas. Mas o plano não parece esse, mas sim no futuro ser tudo corrido ao mesmo modelo de 8x8.