Substituição dos M113

• 744 Respostas
  • 220382 Visualizações
*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • Recebeu: 6439 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +8583/-2116
Re: Substituição dos M113
« Responder #735 em: Outubro 12, 2025, 11:57:19 am »
O plano do exercito pelo que fui lendo, em termos de equipamentos pesados será o seguinte:
- 12 Leo2A6pt
- 1 veículo de recuperaçãp
-1 veículo de ponte

Logo 12 ou 13 Bradley ou outro veículo é mais que suficiente.

Isto é mesmo uma palhaçada  :mrgreen:

É lá agora, é a nossa realidade de há umas décadas atrás, mas ainda se sonha com F35 + Caça Europeu, seis fragatas novinhas, VBCI Lynx, etc, etc.
Uma autêntica Palhaçada como dizes.

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • +8583/-2116
« Responder #736 em: Outubro 12, 2025, 12:07:17 pm »
O plano do exercito pelo que fui lendo, em termos de equipamentos pesados será o seguinte:
- 12 Leo2A6pt
- 1 veículo de recuperaçãp
-1 veículo de ponte

Logo 12 ou 13 Bradley ou outro veículo é mais que suficiente.

Isto é mesmo uma palhaçada  :mrgreen:

Mas por incrível que pareça, se essa "frotita" ficasse operacional a 100%, era muito, muito superior ao que está operacional agora  :mrgreen:

Essa é a realidade sem tirar nem pôr.
Recentemente estive na Brigada e nunca pensei que estivesse tão mal, pessoal nem vê-lo, o BIMec, e o GCC, completamente às moscas, os M113  se no final da década de 80 já precisavam de melhorias parecem muitos deles cascos para a sucata, o GCC esse então devecter pessoal para uns dois PelCC se tanto, o BApSer, que há dez anos um major já se queixava de falta de pessoal, vi uns dez militares se tantos, e o GAC, aí não vi movimentação alguma, devem ter ido todos para VN para os excelentes M114 !!

No CMSM, onde já estiveram cerca de 5000+ efectivos se agora estiverem 600 serão muitos !!

Venham armamentos e equipamentos novos que precisamos muitos, mas pessoal para os operar, manter e reparar nao os incorporem que não fazem falta !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • +8583/-2116
« Responder #737 em: Outubro 12, 2025, 12:10:28 pm »
Na organização das Forças e no equipamento temos sempre de considerar a hipótese de um crescimento, por mobilização, do efectivo; quando estudamos as unidades existentes não nos podemos cingir aos efectivos - poucos - que temos neste momento... facilmente se duplica o número de praças em meia dúzia de meses, se for mesmo necessário. E tem de haver "estrutura" para isso.

Só pode estar a brincar não, meia dúzia de meses para o efectivo de Praças ser duplicado, e estar apto levam quanto tempo ??
E quadros para em meio ano formar 5000 Praças de que Unidades vem ??
Essa é mesmo muito boa LM, muito boa mesmo !!
« Última modificação: Outubro 12, 2025, 12:14:01 pm por tenente »

*

LM

• Investigador
  • 3674
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4635 vez(es)
  • +2597/-164
« Responder #738 em: Outubro 12, 2025, 12:21:00 pm »
Se tivermos em situação de mobilização - e tivermos, em reserva, equipamento / instalações / quadros / planos - não conseguimos treinar 5000 praças em "meia dúzia meses" (não literalmente)?

A meu ponto é o da tua duvida - temos de ter uma organização com quadros (organização, unidades, etc) "excedentária", que permita - em caso de necessidade - crescer rapidamente... não podemos ter um Exercito organizado apenas para o efetivo actual (que é pouco, não tem equipamento, etc).
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • +8583/-2116
« Responder #739 em: Outubro 12, 2025, 01:52:39 pm »
A realidade é dura de aceitar mas é a realidade, com o efectivo que o Exército possui nunca, rpt, nunca, conseguia em seis meses dar como aptos para combate em meio ano 5.000 Praças.
As especialidades são diversas e umas necessitam de mais tempo que outras para preparar devidamente para a guerra os instruendos/recrutas.
A outra variável prende-se com o número de instrutores e monitores necessários para tal volume de recrutas, instalações e viaturas disponiveis para tal.
Meu caro para formares 5000 homens necessitas no minimo de 160/170 instrutores e o mesmo número de monitores, de todo um numero de formadores das areas adstritas às diversas formações, o que é o mesmocque dizer que necessitas de mais uns 300 instrutores, para os cerca de 160/170 Pelotões envolvidos nesta enorme formação simultânea.
Arrisco-me a dizer que com todos os serviços necessários para formar os BI/GI para esta instrução um total de 700/800 efectivos eram necessários para levar a bom porto essa missão inicial, sendo que para estarem aptos para combate nunca menos de dez a doze meses para tal ser conseguido.
Falo com conhecimento de causa fui cmdt de companhia de instrução e formei vários turnos com companhias a oito Pelotões de 30 homens e um staff da companhia a rondar os 35 efectivos !!

A teoria é muito linda mas a experiência ensina-nos e não nos permite inventar pois vai correr muito mal.

Infelizmente neste fórum existem muitos teóricos que opinam sobre todos os temas mas que na realidade nada sabem sobre eles.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, Duarte, Anthropos

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 436
  • Recebeu: 677 vez(es)
  • Enviou: 170 vez(es)
  • +240/-28
« Responder #740 em: Outubro 12, 2025, 07:28:12 pm »
A realidade é dura de aceitar mas é a realidade, com o efectivo que o Exército possui nunca, rpt, nunca, conseguia em seis meses dar como aptos para combate em meio ano 5.000 Praças.
As especialidades são diversas e umas necessitam de mais tempo que outras para preparar devidamente para a guerra os instruendos/recrutas.
A outra variável prende-se com o número de instrutores e monitores necessários para tal volume de recrutas, instalações e viaturas disponiveis para tal.
Meu caro para formares 5000 homens necessitas no minimo de 160/170 instrutores e o mesmo número de monitores, de todo um numero de formadores das areas adstritas às diversas formações, o que é o mesmocque dizer que necessitas de mais uns 300 instrutores, para os cerca de 160/170 Pelotões envolvidos nesta enorme formação simultânea.
Arrisco-me a dizer que com todos os serviços necessários para formar os BI/GI para esta instrução um total de 700/800 efectivos eram necessários para levar a bom porto essa missão inicial, sendo que para estarem aptos para combate nunca menos de dez a doze meses para tal ser conseguido.
Falo com conhecimento de causa fui cmdt de companhia de instrução e formei vários turnos com companhias a oito Pelotões de 30 homens e um staff da companhia a rondar os 35 efectivos !!

A teoria é muito linda mas a experiência ensina-nos e não nos permite inventar pois vai correr muito mal.

Infelizmente neste fórum existem muitos teóricos que opinam sobre todos os temas mas que na realidade nada sabem sobre eles.

Uma "equipa" de formação, neste momento, são 03 pessoas: um oficial, um sargento e um praça, regra geral. Tanto numa incorporação de 03 homens (que já aconteceu), como numa de 25. Material? Se houver. Eu não tive instrução de ML porque na altura que tinha instrutor, as ML da EA estavam indisponíveis, e quando elas estavam disponíveis, os formadores tinham trocado e o sargento também nunca tinha pegado numa ML. Não dei tiro de Walther porque não havia munição (aliás, ela veio, mas o Cmdt da EA gentilmente cedeu-a à GNR para eles poderem dar mais 14 disparos). Faltou formação NBQR porque não havia material, e o que havia era obsoleto, faltou formação de aparelhos de visão noturna e térmica, faltou formação com viaturas, faltou, e faltou e faltou. No entanto, essas instruções foram assinadas como ministradas. No fim de contas, saí um Oficial do Exército, para comandar um Pelotão, quando eu nem tinha metade da formação que devia ter tido - mas para o Exército até armas anticarro disparei, que pelo menos há um papel assinado que diz que sim  :mrgreen:

Curiosamente, mais tarde descobri que os inquéritos anónimos de controlo de qualidade no Exército são pouco anónimos, que depois de preencher um já como formador, tive direito a ir ao gabinete do Cmdt do Regimento onde estava, levar na cabeça porque fui honesto e critiquei o que havia para criticar  :mrgreen:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Subsea7

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24225
  • Recebeu: 4637 vez(es)
  • Enviou: 3285 vez(es)
  • +3706/-4680
« Responder #741 em: Outubro 12, 2025, 10:12:23 pm »
Lendo isso tenho que dizer:

- Vivi em tempo de vacas gordas e não sabia.

Tiro de ML até em instrução nocturna, para demonstrar o barulho e luz à noite a meio da recruta.

Os Instrutores eram dois por Pel.

NBQ foi dado por um Sargento Ajudante da EPE.
« Última modificação: Outubro 12, 2025, 10:15:11 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Anthropos

*

Duarte

• Investigador
  • 5057
  • Recebeu: 864 vez(es)
  • Enviou: 2348 vez(es)
  • +3248/-1465
« Responder #742 em: Outubro 12, 2025, 10:23:10 pm »

Infelizmente é um ciclo vicioso. Se não há material, para quê enviar pessoal `as unidades? Se não há pessoal, para quê dotar as unidades com material caro?
Será possível quebrar este ciclo? A revisão da LPM em 2026 irá indicar o caminho a seguir.. e veremos.

O tempo do SMO com batalhões de Infa. com G-3 e ML, uns canhões sem recuo e morteiros já lá vai... e o tempo de defender um império pluricontinental com Mausers e avisos dos anos 30 e sem aviação também acabou. Uma unidade escalão batalhão de infantaria mecanizada moderna sai caro. Estou a ver a fusão das BriMec e BrigInt num futuro muito próximo... ou o Exército vai progredindo na sua teimosia, passando dos regimentos fantasma para brigadas fantasma!  ::)

« Última modificação: Outubro 12, 2025, 10:28:13 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 436
  • Recebeu: 677 vez(es)
  • Enviou: 170 vez(es)
  • +240/-28
« Responder #743 em: Outubro 12, 2025, 10:24:48 pm »

Tiro de ML até em instrução nocturna, para demonstrar o barulho e luz à noite a meio da recruta.

Tiro na recruta é 20 de espingarda, e agora já se dá 14 (ou 21? Não tenho a certeza) de pistola. E posso garantir que houve muitos cursos (praças, sargentos e oficiais) que nem um, nem outro. É absolutamente vergonhoso haver malta militar que nunca deu um tiro. Ou mesmo que tenha dado, 20.

*

Duarte

• Investigador
  • 5057
  • Recebeu: 864 vez(es)
  • Enviou: 2348 vez(es)
  • +3248/-1465
« Responder #744 em: Outubro 12, 2025, 10:25:00 pm »

Foi no tempo dos Paras na FAP? Ou já no Exército?
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L