Os EUA doaram veículos de combate de infantaria Bradley à Ucrânia (59 M2A2 num único pacote) e estão a renovar e a transferir outros (por exemplo, para a Croácia), o que demonstra que os Bradley são por vezes disponibilizados através de ajuda militar.
Para a Croácia não é propriamente uma doação. Apesar do preço ser bastante interessante para aquilo que é.
https://thedefensepost.com/2025/01/23/croatian-four-bradley-vehicles-us/A questão crítica é:
Tendo em conta o estado da BrigMec e do seu valor militar praticamente nulo. Tendo em conta que mesmo com Bradleys, a maioria dos problemas da brigada ficam por resolver, como a falta de outras variantes para substituir as versões de apoio do M-113, e a falta de meios VSHORAD...
Fazia sentido desperdiçar "ofertas" de material americano (como parte do acordo das Lajes), em Bradleys para a BrigMec?
É que se não houver uma mudança na BrigMec, tanto a nível da operacionalidade, como dos meios de apoio, os Bradley acabam por ser um desperdício.
E neste contexto, se (hipoteticamente) as opções de material americano em segunda-mão fossem uns 60 Bradley, ou uma bateria Patriot, ou 6 UH-60M, ou 8 HIMARS, ou 100 AMRAAM, ou outra coisa qualquer, era mesmo os Bradley que escolhiam?
Não sei não. Acho que os Bradley são bons veículos, com provas dadas. Mas se é para ficarem encostados passado uns anos como o que aconteceu com os Leopard, dada a pouca prioridade dada à BrigMec, então prefiro que se aproveitam as borlas noutros meios.
Mesmo que europa só financiar parcialmente dava resultado. Quando vai custar o MLU + os veículos de lagartas novos? Mais algum que víamos dos pandur dava para cobrir os custos. Mas isso é o que eu acho melhor
obvio vai ser o upgrade aos pandur.
Depende do que se considere "parcialmente". Se for 10%, vai ser difícil arranjar verba para uma compra dessas. Mesmo a contar que a verba do MLU dos Pandur seria reconduzida para um novo 8x8.
Acho difícil, tendo em conta que planeiam todos os programas a acontecer ao mesmo tempo (fragatas, caças, defesas aéreas...), e no meio disto surgirem mais 1000-1500M para novos blindados 8x8, é muita fruta.
Já era bom se tomassem uma decisão relativa ao que se pretende do Exército nas próximas décadas, nomeadamente na questão das brigadas.
É que tanto vemos a ser atirada ao ar a ideia de um novo blindado de lagartas, como vemos a ideia de optar por um 8x8 mais pesado para substituir os M-113, como vemos a BrigMec a ser relegada para 3⁰ plano, com pouco ou nenhum investimento.