Substituição dos M113

• 744 Respostas
  • 220683 Visualizações
*

dc

• Investigador
  • 10306
  • Recebeu: 5288 vez(es)
  • Enviou: 865 vez(es)
  • +5382/-1295
Re: Substituição dos M113
« Responder #720 em: Outubro 09, 2025, 04:12:51 am »
Os EUA doaram veículos de combate de infantaria Bradley à Ucrânia (59 M2A2 num único pacote) e estão a renovar e a transferir outros (por exemplo, para a Croácia), o que demonstra que os Bradley são por vezes disponibilizados através de ajuda militar.

Para a Croácia não é propriamente uma doação. Apesar do preço ser bastante interessante para aquilo que é.
https://thedefensepost.com/2025/01/23/croatian-four-bradley-vehicles-us/

A questão crítica é:
Tendo em conta o estado da BrigMec e do seu valor militar praticamente nulo. Tendo em conta que mesmo com Bradleys, a maioria dos problemas da brigada ficam por resolver, como a falta de outras variantes para substituir as versões de apoio do M-113, e a falta de meios VSHORAD...

Fazia sentido desperdiçar "ofertas" de material americano (como parte do acordo das Lajes), em Bradleys para a BrigMec?

É que se não houver uma mudança na BrigMec, tanto a nível da operacionalidade, como dos meios de apoio, os Bradley acabam por ser um desperdício.

E neste contexto, se (hipoteticamente) as opções de material americano em segunda-mão fossem uns 60 Bradley, ou uma bateria Patriot, ou 6 UH-60M, ou 8 HIMARS, ou 100 AMRAAM, ou outra coisa qualquer, era mesmo os Bradley que escolhiam?

Não sei não. Acho que os Bradley são bons veículos, com provas dadas. Mas se é para ficarem encostados passado uns anos como o que aconteceu com os Leopard, dada a pouca prioridade dada à BrigMec, então prefiro que se aproveitam as borlas noutros meios.

Mesmo que europa só financiar parcialmente dava resultado. Quando vai custar o MLU + os veículos de lagartas novos? Mais algum que víamos dos pandur dava para cobrir os custos. Mas isso é o que eu acho melhor   :mrgreen: obvio vai ser o upgrade aos pandur.

Depende do que se considere "parcialmente". Se for 10%, vai ser difícil arranjar verba para uma compra dessas. Mesmo a contar que a verba do MLU dos Pandur seria reconduzida para um novo 8x8.

Acho difícil, tendo em conta que planeiam todos os programas a acontecer ao mesmo tempo (fragatas, caças, defesas aéreas...), e no meio disto surgirem mais 1000-1500M para novos blindados 8x8, é muita fruta.

Já era bom se tomassem uma decisão relativa ao que se pretende do Exército nas próximas décadas, nomeadamente na questão das brigadas.
É que tanto vemos a ser atirada ao ar a ideia de um novo blindado de lagartas, como vemos a ideia de optar por um 8x8 mais pesado para substituir os M-113, como vemos a BrigMec a ser relegada para 3⁰ plano, com pouco ou nenhum investimento.

*

Anthropos

• Perito
  • **
  • 436
  • Recebeu: 677 vez(es)
  • Enviou: 170 vez(es)
  • +240/-28
« Responder #721 em: Outubro 09, 2025, 08:26:02 am »
Mas por incrível que pareça, se essa "frotita" ficasse operacional a 100%, era muito, muito superior ao que está operacional agora  :mrgreen:

E depois o Exército ainda fantasia com Chinooks e IFVs de lagartas novos, e a FAP com 2 esquadras de caças de modelos diferentes e caros.

Se nem 34 Leopard conseguem manter...

Esse é exatamente o meu ponto!! É sempre mais fácil comprar do que manter. Se as pessoas imaginassem a quantidade absurda de equipamento, viaturas e material que está encostado por reparações relativamente pequenas, e depois sempre a saírem noticiais de compra de mais material...

*

mafets

• Investigador
  • 10182
  • Recebeu: 4035 vez(es)
  • Enviou: 1256 vez(es)
  • +4165/-7026
« Responder #722 em: Outubro 09, 2025, 10:26:05 am »
Mas por incrível que pareça, se essa "frotita" ficasse operacional a 100%, era muito, muito superior ao que está operacional agora  :mrgreen:

E depois o Exército ainda fantasia com Chinooks e IFVs de lagartas novos, e a FAP com 2 esquadras de caças de modelos diferentes e caros.

Estou curioso para saber como vai ser com a ala aérea...  :mrgreen:

https://expresso.pt/politica/2023-02-10-Programacao-Militar-Governo-planeia-compra-de-helicopteros-para-o-Exercito-0aa322dc

A LPM recupera projeto dos ‘helis’ para o ramo terrestre. A indicação do chefe do Exército para CEMGFA caiu mal na Força Aérea: general Nunes da Fonseca foi escolhido porque o Exército tem muitas tropas em missões internacionais

Saudações  :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/

*

dc

• Investigador
  • 10306
  • +5382/-1295
« Responder #723 em: Outubro 09, 2025, 01:25:59 pm »
Esse é exatamente o meu ponto!! É sempre mais fácil comprar do que manter. Se as pessoas imaginassem a quantidade absurda de equipamento, viaturas e material que está encostado por reparações relativamente pequenas, e depois sempre a saírem noticiais de compra de mais material...

E o meu problema não é só esse. É a forma como já estão a sonhar passar do 8 ao 80, e nem sequer tentam fazer de forma gradual.

É que não estou a ver aumentarem de forma notória o orçamento para aquisições, aumentarem os gastos com pessoal (recuperação do efectivo e aumentos salariais) e ainda aumentar em 500% ou mais a verba para manutenção.

Se ao menos estivéssemos a ver definidas prioridades, em que primeiro se assegura o essencial, e depois se houver margem financeira, pensa-se em coisas como Chinooks e NAVPOL.

*

LM

• Investigador
  • 3674
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4635 vez(es)
  • +2598/-164
« Responder #724 em: Outubro 09, 2025, 02:00:02 pm »
Na organização das Forças e no equipamento temos sempre de considerar a hipótese de um crescimento, por mobilização, do efectivo; quando estudamos as unidades existentes não nos podemos cingir aos efectivos - poucos - que temos neste momento... facilmente se duplica o número de praças em meia dúzia de meses, se for mesmo necessário. E tem de haver "estrutura" para isso.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

dc

• Investigador
  • 10306
  • +5382/-1295
« Responder #725 em: Outubro 09, 2025, 03:22:12 pm »
Isso é sempre a mesma conversa. Mas mesmo que tenhas a estrutura, o crescimento de efectivos repentino não resolve o problema da falta de material.

Esse conceito funciona nos países que mantêm material relevante em reserva. Nós não o fazemos, e mal temos material para as unidades operacionais.
Só se a ideia é fazer tipo os russos, reforçando a BrigMec com pessoal, e depois vão combater em bicicletas.

Essa estrutura base para expansão futura pode ser criada mesmo com a fusão de brigadas. Até porque caso precises de mobilizar pessoal, significa que já tens pessoal e meios em operação algures. Logo os regimentos e o pessoal que dá formação, ficam livres para receber e formar o pessoal mobilizado.

Com a fusão da BrigMec com a BrigInt, abre-se inclusive o caminho para transformar o CMSM num hub de treino inter-armas.

*

Drecas

• Investigador
  • 2572
  • Recebeu: 1151 vez(es)
  • Enviou: 210 vez(es)
  • +599/-243
« Responder #726 em: Outubro 09, 2025, 03:28:04 pm »
Santa Margarida já faz esse treino desde que existe

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24225
  • Recebeu: 4637 vez(es)
  • Enviou: 3285 vez(es)
  • +3706/-4680
« Responder #727 em: Outubro 09, 2025, 03:31:38 pm »

Exacto.

Essa era uma das razões porque se defendia a Escola das Armas em Santa Margarida e não em Mafra. Lá há toda e qualquer tipo de unidade em que se pode formar os militares das várias Armas, em Mafra só dá para alguma formação e não tudo.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

dc

• Investigador
  • 10306
  • +5382/-1295
« Responder #728 em: Outubro 09, 2025, 04:34:12 pm »

Faz, mas com limitações, por ter muito do espaço ocupado as unidades orgânicas.

Ao fundir a BrigMec com a BrigInt, os meios orgânicos do CMSM reduzir-se-iam aos Leopard e variantes de apoio e pouco mais, libertando-se imenso espaço para acomodar pessoal em exercícios/formação proveniente de outras unidades/ramos, e provavelmente ainda se arranjava mais espaço para melhorar as áreas de treino, nomeadamente para combate urbano.

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 24225
  • Recebeu: 4637 vez(es)
  • Enviou: 3285 vez(es)
  • +3706/-4680
« Responder #729 em: Outubro 09, 2025, 04:43:00 pm »

Faz, mas com limitações, por ter muito do espaço ocupado as unidades orgânicas.

Ao fundir a BrigMec com a BrigInt, os meios orgânicos do CMSM reduzir-se-iam aos Leopard e variantes de apoio e pouco mais, libertando-se imenso espaço para acomodar pessoal em exercícios/formação proveniente de outras unidades/ramos, e provavelmente ainda se arranjava mais espaço para melhorar as áreas de treino, nomeadamente para combate urbano.

DC tu já foste a Santa Margarida? Tenho sérias dúvidas, é que eu fui variadíssimas vezes e numa altura em que estavam mais do dobro de militares ali, calcorreei aquele mato e ali não há falta de espaço para o que temos ali e muito mais.

Tinhas dois BIMec, neste momento só tens um e não tens espaço?

Por baixo do aeródromo Militar de Santa Margarida tens o local onde se faz os exercícios de tiro com as VCI, VBTP, CC, etc. Agora compara a reta onde tens toda a Brigada com o espaço envolvente, aeródromo, os paióis, etc. Achas que há falta de espaço?
« Última modificação: Outubro 09, 2025, 04:51:04 pm por Cabeça de Martelo »
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

*

LM

• Investigador
  • 3674
  • Recebeu: 1804 vez(es)
  • Enviou: 4635 vez(es)
  • +2598/-164
« Responder #730 em: Outubro 12, 2025, 09:57:23 am »
Algum país, "remediado", da UE / NATO, talvez possa ficar com eles...?  :mrgreen:

In a surprise move 🇩🇰Denmark today changed the order with 🇸🇪BAE Systems Hägglunds to upgrade the existing 44 CV9035DK to acquire 44 new CV CV9035IIIC to create an uniform fleet of 159 CV9035IIIC for the 1st Brigade. A donation to 🇺🇦Ukraine of the old CV90 is not unlikely.
=> https://x.com/HthHans/status/1977010537864347952
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

PJviana

• Membro
  • *
  • 24
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-3
« Responder #731 em: Outubro 12, 2025, 10:32:55 am »

E o meu problema não é só esse. É a forma como já estão a sonhar passar do 8 ao 80, e nem sequer tentam fazer de forma gradual.

É que não estou a ver aumentarem de forma notória o orçamento para aquisições, aumentarem os gastos com pessoal (recuperação do efectivo e aumentos salariais) e ainda aumentar em 500% ou mais a verba para manutenção.

Se ao menos estivéssemos a ver definidas prioridades, em que primeiro se assegura o essencial, e depois se houver margem financeira, pensa-se em coisas como Chinooks e NAVPOL.

Atenção que uma parte do aumento do orçamento da defesa para este ano é precisamente para manutenção e recuperação de material existente! Aparentemente  a mentalidade está a mudar!

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • Recebeu: 6439 vez(es)
  • Enviou: 5019 vez(es)
  • +8583/-2116
« Responder #732 em: Outubro 12, 2025, 11:39:28 am »

Atenção que uma parte do aumento do orçamento da defesa para este ano é precisamente para manutenção e recuperação de material existente! Aparentemente  a mentalidade está a mudar!

Pois é que é mesmo aparentemente, e o mesmo aparentemente que temos vindo a registar em muitas aquisições, acções de MNT e upgrades que são anunciados ano após ano. Só como pequeno exemplos o MLU das tão badaladas VdG continua em ibernacão tal como as MARLIN dos dois NPO, etc, etc....

Daqui a uns anos ainda estaremos à espera das decisões de compra de diverso material e armamento que deveria ter sido adquirido há alguns anos, aparentemente os procedimentos mantêm-se os mesmos o empurrar com a barriga dá muito jeito para as cativações e as propagandeadas LPM's, tão úteis ao rearmamento das FFAA, basta ver o estado operacional a que os três ramos das ditas chegaram !!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • +8583/-2116
« Responder #733 em: Outubro 12, 2025, 11:48:59 am »

A fachada tão tipica do comum Tuga, para as FND, tentasse adquirir o minimo dos mínimos, e mesmo esses minimos levam vários anos a adquirir, de modo a mostrar aos parceiros que possuimos o minimo, mas a realidade é que continuamos a enganar-nos e a manter a inoperacionalidade, com estes teatrinhos de compras irrisórias de equipamentos e armamentos extremamente necessários para o cumprimento das missões dos nossos MILITARES.
Que se comece a casa pelas Fundações, cative-se o pessoal das FFAA, e promovam-se as incorporações com melhores condições remuneratórias e de trabalho, nas Unidades, para que ad FFAA, possam, tendo mais efectivos e mais motivados, então adquirir os equipamentos que tanta falta fazem !!

Abraço
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

tenente

• Investigador
  • 10899
  • +8583/-2116
« Responder #734 em: Outubro 12, 2025, 11:52:37 am »
O plano do exercito pelo que fui lendo, em termos de equipamentos pesados será o seguinte:
- 12 Leo2A6pt
- 1 veículo de recuperaçãp
-1 veículo de ponte

Logo 12 ou 13 Bradley ou outro veículo é mais que suficiente.

Mas que fartura de equipamentos que impacto operacional tem todo esse equipamento se empenhado num TO activo ??
Tristeza !!