Em breve teremos novidades sobre o sistema IRIST-SLM e Skyranger ! Cps
https://sicnoticias.pt/programas/leste-oeste/2025-12-07-video-eua-uniao-europeia-separacao-de-facto-ou-divorcio--3d77ea42IRIS-T SLM e Skynex para o Exército:https://www.rheinmetall.com/en/products/air-defence/air-defence-systems/networked-air-defence-skynex NASAMs para a FAPmais tarde SAMP/T na FAP?Aster nas novas fragatas da Marinha. Realmente passamos do zero para 100 em pouco tempo. Obrigado Vladimirzinho. The next vodka is on me.
Cheira-me que o Rogeiro confundiu o Skynex com o Skyranger, já que este último é o que faz sentido para o Exército.
Já o NASAMS, apesar de algo estranho havendo a intenção de adquirir também IRIS-T SLM, pode fazer sentido na defesa de BAs, já que a FAP usa tanto AMRAAM como no futuro os AIM-9X (convém é adquirir muitos mais de ambos), mas também pode ser considerado mais barato que o IRIS-T SLM, podendo eventualmente adquirir sistemas em segunda-mão.
Citação de: dc em Dezembro 09, 2025, 03:55:08 pmCheira-me que o Rogeiro confundiu o Skynex com o Skyranger, já que este último é o que faz sentido para o Exército.Desde que nao confunda com Skynet, estamos todos salvos.Citação de: dc em Dezembro 09, 2025, 03:55:08 pmJá o NASAMS, apesar de algo estranho havendo a intenção de adquirir também IRIS-T SLM, pode fazer sentido na defesa de BAs, já que a FAP usa tanto AMRAAM como no futuro os AIM-9X (convém é adquirir muitos mais de ambos), mas também pode ser considerado mais barato que o IRIS-T SLM, podendo eventualmente adquirir sistemas em segunda-mão.Creio que a dinamarca vai operar os 2 em simultaneo. E os nossos politicos antigamente gostavam de comparar Portugal com a Dinamarca em termos de defesa.
Citação de: miguelbud em Dezembro 09, 2025, 05:17:57 pmCitação de: dc em Dezembro 09, 2025, 03:55:08 pmCheira-me que o Rogeiro confundiu o Skynex com o Skyranger, já que este último é o que faz sentido para o Exército.Desde que nao confunda com Skynet, estamos todos salvos.Citação de: dc em Dezembro 09, 2025, 03:55:08 pmJá o NASAMS, apesar de algo estranho havendo a intenção de adquirir também IRIS-T SLM, pode fazer sentido na defesa de BAs, já que a FAP usa tanto AMRAAM como no futuro os AIM-9X (convém é adquirir muitos mais de ambos), mas também pode ser considerado mais barato que o IRIS-T SLM, podendo eventualmente adquirir sistemas em segunda-mão.Creio que a dinamarca vai operar os 2 em simultaneo. E os nossos politicos antigamente gostavam de comparar Portugal com a Dinamarca em termos de defesa.Comprar 3 sistemas que requerem 3 linhas de munições diferentes, 3 linhas de treino diferentes, 3 linhas de sustentação diferentes, 3 radares diferentes etcNão obrigado
também tens o outro lada da moeda, se todos os sistemas forem similares, problemas de fiabilidade e contramedidas inimigas vão afectar todos ao mesmo tempo.