Quando foi lançado o concurso originalmente, a ideia eram 8 sistemas de lançamento, que se não estou em erro, reduziram para 6. Entretanto com o passar dos anos, e com o orçamento a encurtar, ficámos reduzidos a 3.
Que o GM200 dá para baterias de médio alcance eu sei, no fim de contas, o próprio fabricante menciona isso acerca do radar e do ForceShield. Mas normalmente as baterias AA de médio alcance, já contemplam um radar específico, ou um X número de opções para o seu radar. No caso do ESSI, cuja ideia é em parte reduzir os custos de aquisição dos sistemas, ao aumentar o volume de encomendas, surge a dúvida se faz sentido ter o GM200 para acompanhar uma bateria IRIS-T SLM por exemplo, ou se não sai mais barato o TRML-4D.
Sim, quem entra no ESSI não deve ser obrigado a nada, até porque não estou a ver a maior parte dos membros andar a adquirir baterias Arrow 3 e Patriot.
Agora, entrarmos no grupinho, e depois não adquirir nada do que está lá incluído, é uma perda de tempo (tirando a parte dos almoços de convívio, claro).
E porque não fazer um ESSI para meios AA navais? RAM/Millenium Gun, ESSM Block II/CAMM/CAMM-ER, PAC-3, IRIS-T SLS/SLM/SLX naval, radares, etc.