As Fremm Evo têm mais do que um radar:
As fragatas FREMM EVO (versão Evoluzione para a Marinha Italiana) representam uma evolução significativa em relação às FREMM padrão, especialmente nos sensores radar táticos.
O principal radar tático é o Leonardo Kronos Dual-Band Radar (DBR), um sistema dual-band (banda C e banda X) com antenas AESA de faces fixas (fixed-face). Ele substitui o radar rotativo Kronos Grand Naval das FREMM anteriores.
Configuração: Composto por quatro antenas fixas AESA para o Kronos Quad (banda C, responsável por vigilância de longo alcance, detecção e rastreamento de ameaças aéreas e balísticas, incluindo defesa contra mísseis balísticos táticos - TBM).
Complementado por quatro antenas fixas para o Kronos StarFire (banda X, focado em ameaças de curto alcance, mísseis e detecção precisa).
Esse sistema oferece cobertura de 360 graus, maior capacidade contra ameaças modernas (incluindo mísseis balísticos e drones), e integração avançada com o sistema de gerenciamento de combate SADOC 4.Além disso, as FREMM EVO incluem:Um radar AESA de quatro faces fixas dedicado à suíte anti-drone (C-UAS), posicionado no mastro principal (em processo de seleção, com candidatos como o OMEGA 360 da Fincantieri ou o TMMR da Leonardo).
Radares de controle de fogo NA-30S Mk 2 (dual-band radar/EO).
Radares de navegação GEM Elettronica Gemini X/Ka.
Essas atualizações tornam as FREMM EVO mais preparadas para cenários multi-ameaça, com entregas previstas a partir de 2029.
As ASWF (Thales APAR block 2.0, banda X e o Thales SM400 block 2, banda S) e as F110 (radar Prisma 25 X, banda x e o AN/SPY-7(V)2 , banda S) também têm uma configuração semelhante, já as FDI "só" têm o radar tático Thales SEA FIRE. Haver radares táticos com bandas diferentes permite reduzir o "barulho" e aumentar a qualidade da informação.