Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 6790 Respostas
  • 1878004 Visualizações
*

Duarte

• Investigador
  • 5817
  • Recebeu: 1053 vez(es)
  • Enviou: 2653 vez(es)
  • +3465/-1554
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6780 em: Hoje às 06:09:22 pm »

Nao se confirma  coisa alguma, existem uns foristas muito crentes e algo ingenuos que acreditam que a Marinha vai ter meia duzia de fragatas mais uns helis para as ditas, mas o que a realidade nos tem demonstrado nos ultimos 50 anos e que cada vez temos menos Militares, menos avioes de caca, fragatas, CC, pecas de artilharia.....essa e a verdade e a realidade !!

Abraco

Os prazos do programa SAFE são imaginários neste caso? Não se realizarão? As propostas e projetos aprovados serão segredo eterno? Iremos todos morrer sem saber?
Não percebo a intenção de se fazer esta afirmamação...

A realidade são: concursos abertos, orçamentos aprovados, corte de chapa de projectos já em andamento, programas europeus de rearmamento em curso, uma opinião pública favorável ao investimento na defesa, etc.

Os "foristas muito crentes e algo ingénuos " é para contrabalançar os incrédulos, descrentes e os eternos pessimistas  c56x1
Tal como no investimento, os últimos 50 anos não são prognóstico seguro dos próximos 50 anos. A realidade geopolítica é outra.
« Última modificação: Hoje às 06:10:04 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower".
"Every country has its own Mafia. In Russia the Mafia has its own country."
"L'union fait la force."
https://www.paypal.com/donate?campaign_id=STAHVCFBSB66L

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lampuka, Bubas

*

tenente

• Investigador
  • 10916
  • Recebeu: 6463 vez(es)
  • Enviou: 5029 vez(es)
  • +8584/-2123
« Responder #6781 em: Hoje às 06:43:29 pm »

Nao se confirma  coisa alguma, existem uns foristas muito crentes e algo ingenuos que acreditam que a Marinha vai ter meia duzia de fragatas mais uns helis para as ditas, mas o que a realidade nos tem demonstrado nos ultimos 50 anos e que cada vez temos menos Militares, menos avioes de caca, fragatas, CC, pecas de artilharia.....essa e a verdade e a realidade !!

Abraco

Os "foristas muito crentes e algo ingénuos " é para contrabalançar os incrédulos, descrentes e os eternos pessimistas  c56x1
Tal como no investimento, os últimos 50 anos não são prognóstico seguro dos próximos 50 anos. A realidade geopolítica é outra.

Realista meu caro, realista, e quanto ao SAFE, ca estamos para ver quanto vai ser concretizado e que equipamentos vao ser priorizados e adquiridos, ca estaremos para ver o que esta nova realidade geopolitica trara.

Ha quantos anos a russia invadiu a Ucrania ?
Quase Quatro, correcto ?
Que quantidades e tipos de armamento Portugal Adquiriu perante esta nova realidade geo poliitica na Europa, durante esses quase quatro anos ??
Eu pessimista ???
A realidade e dura de aceitar mas e a nossa realidade !!

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!

*

Lampuka

• Investigador
  • 1650
  • Recebeu: 648 vez(es)
  • Enviou: 702 vez(es)
  • +418/-2011
« Responder #6782 em: Hoje às 07:04:18 pm »
Factos desses 4 anos... assim de repente.
3 KC-390 e o quarto a chegar. De 6.
5 ST's em solo português para serem preparados para a FAP. De 12.
5 BH em solo português,  de um monte deles contratados.
PNM em construção
NRE's em construção
NPO's em construção
BOXER's quase contratados
CAESER's quase contratados
Fragatas quase contratadas
...

Qual o cenário há 4 anos?

Dos mesmos de sempre,  o que se leu aqui nestes 4 anos?
É feio, não gosto da cor, bom era o outro, vai cair, vai avariar, não presta, é mentira,  não chega...
João Pereira

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Bubas

*

P44

• Investigador
  • 21977
  • Recebeu: 7704 vez(es)
  • Enviou: 8674 vez(es)
  • +8181/-13850
« Responder #6783 em: Hoje às 07:08:37 pm »
Tudo a delirar com 5-6 fragatas e o mais certo é serem apenas 2  :(

A maior fatia dos fundos SAFE parece que serão para a Marinha, entre 3 a 4 MM. Dos 5,87 MM, o Exército leva 1,27 MM. A FAP não vai comprar Typhoons usados com dinheiro SAFE, nem vai comprar F-35, nem vai fazer MLU a frotas existentes com fundos SAFE... nada disto fica dentro dos critérios. Talvez drones e mísseis, etc.. umas centenas de milhões de Euros. Acho que (espero..) que saiam 3-4 fragatas do programa SAFE.  c56x1
Se as 3 FREMM gregas  custaram 3,5 MM...  é fazer as contas.

A ver vamos. Aguardar com calma.

Eu estou calmo, o meu problema são os nervos 🥴🥴🥴
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

P44

• Investigador
  • 21977
  • Recebeu: 7704 vez(es)
  • Enviou: 8674 vez(es)
  • +8181/-13850
« Responder #6784 em: Hoje às 07:10:19 pm »
Factos desses 4 anos... assim de repente.
3 KC-390 e o quarto a chegar. De 6.
5 ST's em solo português para serem preparados para a FAP. De 12.
5 BH em solo português,  de um monte deles contratados.
PNM em construção
NRE's em construção
NPO's em construção
BOXER's quase contratados
CAESER's quase contratados
Fragatas quase contratadas
...

Qual o cenário há 4 anos?

Dos mesmos de sempre,  o que se leu aqui nestes 4 anos?
É feio, não gosto da cor, bom era o outro, vai cair, vai avariar, não presta, é mentira,  não chega...

Se tudo isto se concretizar temos de mandar fazer uma estátua ao Putin  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

Duarte

• Investigador
  • 5817
  • +3465/-1554
« Responder #6785 em: Hoje às 07:21:44 pm »

Abraco

Realista meu caro, realista, e quanto ao SAFE, ca estamos para ver quanto vai ser concretizado e que equipamentos vao ser priorizados e adquiridos, ca estaremos para ver o que esta nova realidade geopolitica trara.

Quase Quatro, correcto ?
Que quantidades e tipos de armamento Portugal Adquiriu perante esta nova realidade geo poliitica na Europa, durante esses quase quatro anos ??
Eu pessimista ???

Invadiram em 2014, portanto 11 anos, pior ainda.  :o
Mas nos últimos 35 anos tivemos o colapso da URSS e o fim da guerra fria e uma paz mais ou menos duradoura na Europa, com exceção da Bósnia. Nos últimos 50 anos tivemos o fim da guerra colonial e a saída duma ditadura que nos manteve como um dos países mais pobres da Europa durante décadas.
Ambos os casos contribuíram muito para o desinvestimento na defesa não só em Portugal, mas na Europa também. Não fomos únicos neste descuido. Tivemos ainda crises económicas.

Ao fim de décadas de desinvestimento na defesa eu compreendo o cepticismo e a incredulidade, e até partilho até certo ponto.

Atenção, com o programa SAFE não há cativações.

Olhando bem para a História, uma coisa é certa, se em 1939 houvesse uma aliança tipo NATO na Europa,  e os países membros estivessem bem armados e preparados, um tal político populista, ex-cabo de bigodinho catita, teria pensado duas vezes antes de invadir a Polónia. Milhões de pessoas não teriam morrido.
A Polónia apreendeu bem a lição e está preparada desta vez, e arma-se cada vez mais.
Resta-nos fazer igual dentro das nossas possibilidades.

A nossa realidade de ontém não será a realidade de amanhã. Acho que há motivos para algum optimismo cauteloso.

« Última modificação: Hoje às 07:38:46 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

Duarte

• Investigador
  • 5817
  • +3465/-1554
« Responder #6786 em: Hoje às 07:25:41 pm »
Eu estou calmo, o meu problema são os nervos 🥴🥴🥴

Isto tem solução..  :mrgreen:

слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Bubas

• Perito
  • **
  • 548
  • Recebeu: 131 vez(es)
  • Enviou: 567 vez(es)
  • +188/-88
« Responder #6787 em: Hoje às 07:27:09 pm »
A invasão da russia tem sem duvida um impacto nisto tudo, mas não só. um povo que elege um doido pela segunda vez tb ajudou em muito ao arranque.
Claro que tb temos de nos culpar a nós europs. que como sempre demora a arrancar. Mas os valores envolvidos no SAFE não são trocos e ao optarem por refazer a industria Europeia em vez de mandar o dinheiro para fora, deve ser uma oportunidade a não perder. Se tivermos empregos e tecnologia fica mais fácil justificar investir na defesa. Principalmente quando se começa a perceber a relevância.

Abraco

Quase Quatro, correcto ?
Eu pessimista ???

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Sintra

*

Duarte

• Investigador
  • 5817
  • +3465/-1554
« Responder #6788 em: Hoje às 07:50:11 pm »
A invasão da russia tem sem duvida um impacto nisto tudo, mas não só. um povo que elege um doido pela segunda vez tb ajudou em muito ao arranque.
Claro que tb temos de nos culpar a nós europs. que como sempre demora a arrancar. Mas os valores envolvidos no SAFE não são trocos e ao optarem por refazer a industria Europeia em vez de mandar o dinheiro para fora, deve ser uma oportunidade a não perder. Se tivermos empregos e tecnologia fica mais fácil justificar investir na defesa. Principalmente quando se começa a perceber a relevância.

São muitos os fatores sem dúvida, mas a eleição do Trump foi um safanão valente para a Europa e Portugal acordarem para a realidade. Não podemos contar com os outros para a nossa defesa.
« Última modificação: Hoje às 09:39:59 pm por Duarte »
слава Україна!
"L'union fait la force."

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra, Subsea7, Bubas

*

Duarte

• Investigador
  • 5817
  • +3465/-1554
« Responder #6789 em: Hoje às 10:00:27 pm »
E se  fosse assim:

4 FREMM EVO com 32 VLS como as gregas  c56x1 Cerca de 4 MM por 4 fragatas c56x1
Ou mesmo 2 com 16 VLS for 1,7 MM e duas com 32 VLS for 2 MM +/-
Cerca de 3,7 MM por 4 fragatas (2 High- 2 Low, com possibilidade de se modernizar para 32 VLS mais tarde). Está dentro das possibilidades?

As FDI são mais caras que as FREMM EVO?
Esta é a que eu tenho acesso.
Contratos FDI
| Customer              | Quantity | Contract Value | Price per Unit | Contract Date
| France                   | 5               | €3,800M        | €760M          | 2019         
| Greece                   | 3              | €2,500M        | €833M          | 2021         
| Greece (4th ship) | 1              | €982M            | €982M         | 2025-11   

Contrato FREMM EVO
| Customer  | Quantity | Contract Value | Price per Unit | Contract Date
| Italy            | 2               | €1,500M           | €750M              | 2025         

E se não está, podemos sonhar, não?  :mrgreen:
слава Україна!
"L'union fait la force."

*

Ghidra

• Perito
  • **
  • 495
  • Recebeu: 251 vez(es)
  • Enviou: 171 vez(es)
  • +268/-192
  • 🙈🙉🙊
« Responder #6790 em: Hoje às 10:38:45 pm »
E se  fosse assim:

4 FREMM EVO com 32 VLS como as gregas  c56x1 Cerca de 4 MM por 4 fragatas c56x1
Ou mesmo 2 com 16 VLS for 1,7 MM e duas com 32 VLS for 2 MM +/-
Cerca de 3,7 MM por 4 fragatas (2 High- 2 Low, com possibilidade de se modernizar para 32 VLS mais tarde). Está dentro das possibilidades?

As FDI são mais caras que as FREMM EVO?
Esta é a que eu tenho acesso.
Contratos FDI
| Customer              | Quantity | Contract Value | Price per Unit | Contract Date
| France                   | 5               | €3,800M        | €760M          | 2019         
| Greece                   | 3              | €2,500M        | €833M          | 2021         
| Greece (4th ship) | 1              | €982M            | €982M         | 2025-11   

Contrato FREMM EVO
| Customer  | Quantity | Contract Value | Price per Unit | Contract Date
| Italy            | 2               | €1,500M           | €750M              | 2025         

E se não está, podemos sonhar, não?  :mrgreen:
Se é para fazer o pedido ao pai natal eu fazia assim

3 fremm evo de  32 VLS
2 submarinos de 1500 t

Depois de 2035
2 PPA evo
1 fremm semi nova