Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 6621 Respostas
  • 1868693 Visualizações
*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 614 vez(es)
  • Enviou: 689 vez(es)
  • +409/-1996
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6615 em: Hoje às 08:13:02 am »
Quando eu digo que o pior de Portugal são os portugueses,  é precisamente também por isto.
Estamos infetados por esta escumalha que doutrina gerações desde a escola.
Não vai ser fácil dar a volta, já está entranhado e ramificado por todo o lado.

Quanto às fragatas,  não são as minhas preferidas.
No entanto, serão muito mais do que temos, serão 3, vão vir rápido... se possível numa configuração mais armada do que as iniciais.
Mas considero essencial complementar esta compra com algo mais eficiente em ASW, missão que deveria ser a principal.
A ser verdade que vem uma das últimas FREMM italianas a Portugal, a esperança de uma reviravolta ainda se mantém.
Outra hipótese seria 3 destas FREMM compradas em segunda mão a esses mesmos italianos, seguindo o modelo dos gregos.
3 FDI's e 3 FREMM's seria interessante...
« Última modificação: Hoje às 08:14:36 am por Lampuka »
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21926
  • Recebeu: 7653 vez(es)
  • Enviou: 8621 vez(es)
  • +8181/-13818
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6616 em: Hoje às 08:32:20 am »
Mas com €3bn quantos dermatologistas poderiam ganhar €500M a fazer operaçoes ao fim de semana? Ou em quanto poderia o estado aumentar o stock de Ozempic?

E hospitais? E escolas? Blablabla
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21926
  • Recebeu: 7653 vez(es)
  • Enviou: 8621 vez(es)
  • +8181/-13818
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6617 em: Hoje às 08:34:38 am »
Quando eu digo que o pior de Portugal são os portugueses,  é precisamente também por isto.
Estamos infetados por esta escumalha que doutrina gerações desde a escola.
Não vai ser fácil dar a volta, já está entranhado e ramificado por todo o lado.

Quanto às fragatas,  não são as minhas preferidas.
No entanto, serão muito mais do que temos, serão 3, vão vir rápido... se possível numa configuração mais armada do que as iniciais.
Mas considero essencial complementar esta compra com algo mais eficiente em ASW, missão que deveria ser a principal.
A ser verdade que vem uma das últimas FREMM italianas a Portugal, a esperança de uma reviravolta ainda se mantém.
Outra hipótese seria 3 destas FREMM compradas em segunda mão a esses mesmos italianos, seguindo o modelo dos gregos.
3 FDI's e 3 FREMM's seria interessante...

Eu acho que no máximo vêm 3 FDI e mais nada, e já nos devemos dar por felizes

Já agora, são mesmo 3000M do SAFE ( coisa que duvido que os jornalixos expliquem...) ou isso é wishfull Thinking?
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lampuka

  • Investigador
  • *****
  • 1618
  • Recebeu: 614 vez(es)
  • Enviou: 689 vez(es)
  • +409/-1996
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6618 em: Hoje às 08:57:36 am »
Também temos de ser realistas...
Há 1 ano atrás,  fragatas eram tema tabu. Nem usadas...
No espaço de 1 ano, eventualmente estaremos a contratar 3 unidades de topo da marinha francesa, novas.
Passaremos de navios de de 3000t para 4500t, com capacidades atualizadas e muito superiores ao que temos agora.

Não sou incoerente,  e da mesma forma que defendo que provavelmente não estaremos preparados para determinados saltos tecnológicos (e não só) na aviação caça, admito o mesmo na Marinha relativamente a outras fragatas disponíveis, sobretudo nos prazos curtos que se esperam até à sua integração.
Ter e não poder utilizar determinadas capacidades por impotência financeira, de pessoal... também não é solução.
Tinha um fraquinho pelas EVO e penso que as mesmas poderiam revolucionar a MP com a possibilidade de missões e dimensão de navio que trariam.
Não sendo possível agora, admito que quem de direito colocou sobre a mesa tudo isto e que provavelmente considerou as FDI's como a opção mais racional e pragmática.
Vamos esperar e torcer para que venham numa configuração ambiciosa.
Já quanto aos italianos, provavelmente virão tarde, se é que existe relação entre os acontecimentos.
A única hipótese que admito poder mudar as coisas é um pack agressivo juntando EVOS's, FREMM e um dos estaleiros nacionais (LISNAVE).
A FINCANTIERI tem andamento para isso...
Caso acontecesse,  seria a terceira vez que os franceses morriam na praia, depois dos submarinos e dos EH101,  em que também pareciam ter o pássaro na mão.
João Pereira
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4715
  • Recebeu: 3008 vez(es)
  • Enviou: 1623 vez(es)
  • +8167/-6304
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6619 em: Hoje às 09:36:28 am »
Só um aparte, é nojenta a forma como o expresso alinhado com o PS  e a extrema esquerda tenta logo condicionar a opinião pública, com a menção aos submarinos "do portas"



O requinte dos jornaleiros vai ao ponto de fazerem extensas reportagens por exemplo, do Álvaro Sobrinho, quando foi o principal responsável pelo colapso do BES Angola, com desvios de 6 mil milhões de euros, e que ajudaram e muito à queda da empresa-mãe o BES. O Grupo SIC faz a reportagem inteira a sugerir que o Álvaro Sobrinho era um dos culpados pela queda do BES, falam que financiou compras do Galinha (comunicação social concorrente à SIC), mas em nenhum momento lembraram-se de dizer que o próprio Álvaro Sobrinho também era um financiador da SIC!!!!!!!!

Esqueceram-se desse pormenorzito sem importãncia!!!!!

Mesmo quem está contra, nem se lembra que seguramente a negociação vai envolver tirar o Arsenal de Alfeite do marasmo?
Eu também já li aqui que Portugal devia era de apostar na agricultura e logística de guerra, para quando os nossos aliados recuassem de leste ajudarmos na retaguarda....., em vez de termos ideias belicistas!!!!!!!

Peço desculpa pelo off topic....
« Última modificação: Hoje às 09:36:56 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

miguelbud

  • Especialista
  • ****
  • 990
  • Recebeu: 157 vez(es)
  • Enviou: 71 vez(es)
  • +70/-351
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6620 em: Hoje às 09:46:14 am »
Também temos de ser realistas...
Há 1 ano atrás,  fragatas eram tema tabu. Nem usadas...
No espaço de 1 ano, eventualmente estaremos a contratar 3 unidades de topo da marinha francesa, novas.
Passaremos de navios de de 3000t para 4500t, com capacidades atualizadas e muito superiores ao que temos agora.
Pelo que leio aqui, eu também preferia as FREMM EVO. Mas existe uma realidade paralela em que aquando da visita do Macrom, 3 FDI foram anunciadas e o forumdefesa dessa realidade está ao rubro.
 

*

Bubas

  • Perito
  • **
  • 529
  • Recebeu: 121 vez(es)
  • Enviou: 555 vez(es)
  • +181/-87
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #6621 em: Hoje às 10:10:12 am »
COMPARAÇÃO DE PREÇOS - FRAGATAS NOVO-BUILD

  FDI Belharra - França
  Contrato: Naval Group (2019) | 5 unidades
  Preço Unitário: €760M
  SAFE Elegível: SIM
  Observações: 16 VLS base. Últimas 2 unidades com 32 Aster. Entrega 2025-2030

  FDI Belharra - Grécia #1
  Contrato: Naval Group (2021) | 3 unidades
  Preço Unitário: €833M (+9,6% vs França)
  SAFE Elegível: SIM
  Observações: 25% participação industrial grega em construção. Entrega 2025-2028

  FDI Belharra - Grécia #2
  Contrato: Naval Group (2025-11) | 1 unidade (Themistocles)
  Preço Unitário: €982M (+29% vs França)
  SAFE Elegível: SIM
  Observações: 25% participação industrial grega. Entrega 2029-2030

  FREMM EVO - Itália
  Contrato: Fincantieri (2024-07) | 2 unidades
  Preço Unitário: €750M
  SAFE Elegível: SIM
  Observações: Contrato total €1.500M. Novo-build. Produção iniciada Nov-2025. Entrega 2029-2032

  F110 Bonifaz - Espanha
  Contrato: Navantia (2019) | 5 unidades
  Preço Unitário: €865M
  SAFE Elegível: SIM
  Observações: Contrato total €4.325M. Premium Aegis (sistema SPY-7 Lockheed Martin). Entrega 2027-2032

  FONTES DOS CONTRATOS:

  FDI Belharra:
  • França (€760M): Naval Group press releases + Marinha Francesa (2019)
  • Grécia #1 (€833M): Ministério Defesa Grega + Parlamento Grego (2021)
  • Grécia #2 (€982M): Anúncio oficial grego + tovima.com + thenationalherald.com (14-Nov-2025)

  FREMM EVO:
  • Itália (€750M): Fincantieri + OCCAR (Jul-2024)

  F110 Bonifaz:
  • Espanha (€865M): Navantia + Ministério Defesa Espanhol (2019)

  ANÁLISE:

  FDI Belharra: Escalada de custos de €760M (2019) para €982M (2025)
  - +9,6% no contrato grego #1 (2021) devido a participação industrial local
  - +29% no contrato grego #2 (2025) por unidade única e inflação acumulada

  FREMM EVO: €750M (2024) - apenas 1,3% mais caro que FDI francesa apesar de 5 anos de inflação

  F110 Bonifaz: €865M - premium de 13,8% vs FREMM EVO devido ao sistema Aegis (Lockheed Martin)