No entanto, e segundo rumores vindos do Alfeite, a FREMM EVO será neste momento a preferida da Marinha para a substituição das Vasco da Gama.
Só para acrescentar que o rumor que dá conta da preferência da Marinha pela FREMM-EVO parte mesmo do Alfeite, neste caso da Direção de Navios. Os espanhóis estarão de facto a exercer forte pressão acenando com as F-110, porém as fragatas italianas parecem estar na pole position para substituírem as Vasco da Gama.
Dito isto, neste momento corre muita coisa a nível de rumores. O mais recente é que se poderá também estar a pensar numa solução off-the-shelf com FREMM da Marinha Italiana, muito à semelhança do recente negócio com a Grécia, por exemplo. Resta-nos aguardar agora por desenvolvimentos concretos.
Se as VdG estão assim tão nas últimas que não aguentem mais 5-7 anos, então provavelmente um negócio tipo Grécia faz sentido. Os gregos compraram uma GP e uma ASW e têm mais duas como opção, pelo que sobram quatro. No entanto, não sei quantas a Marinha estará a pensar ir buscar, nem de que tipo, mas provavelmente também não as irá ter antes da década de 30, já que as duas primeiras gregas só vão ser transferidas em 2029 e a Fincantieri teria que produzir FREMM Evo de substituição para a Marinha Italiana.
Continuo a pensar que o melhor talvez fosse ir buscar as 4 Nansen e fazer-lhes i MlU. Com 200-150 milhões por navio de MLU e custos de aquisição, fazias a festa com 1.5 Bi. E tínhamos cá a primeiros em 2030-31… CJ e Subsea7, nos corredores do poder não se levanta sequer essa hipótese?