Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

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saabGripen

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5295 em: Abril 04, 2025, 08:08:58 pm »
Para além de um contrato para 5 fragatas e 1 submarino (estou a aceitar "esticar a corda", para manter suposição) e manutenção para a Marinha Portuguesa... o que o Alfeite oferece a um possível comprador de parte? E ao que obriga, para ficar um estaleiro moderno? Para além de paciência para aturar o Estado (ie a Marinha) e os sindicatos...
Custos mais baixos que os estaleiros da Europa Central. Por exemplo, a Damen já faz a maioria dos blocos de casco dos seus navios na Roménia e faz depois a integração final dos sensores e armamento na Holanda.  E não estamos apenas a falar de construção, podemos eventualmente também falar de manutenção e reparação a custos mais baixos e libertando os estaleiros principais para outras funções.

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

O que existe no Alfeite é um espaço que serve para estaleiro, já com algum betão no sítio e ---- muitíssimo importante ---- já com aprovação dos ministérios todos para poder funcionar.

Jâ é muito bom e não é coisa que exista em muitos pontos da nossa costa -- ou nas costas de outros países, numa altura em que vai haver muita procura de navios.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5296 em: Abril 04, 2025, 08:25:12 pm »

Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
Mas pareceu-me que só faz reparações...
Será?
É que nunca se fala da LISNAVE.
 

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dc

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5297 em: Abril 04, 2025, 10:20:46 pm »

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

Por esta razão uma parceria estado, West Sea (que tem historial) + Damen, Navantia, Babcock, TKMS, Fincantieri, Naval Group ou outro parceiro seria ideal.

Daí ser um trunfo que nós podemos arranjar num concurso de fragatas. Talvez a possibilidade do vencedor do concurso deter uma percentagem do estaleiro permita uma redução do preço das fragatas, ou que as melhorias/reaproveitamento do espaço seja "de graça".

Ia demorar mais tempo do que comprar fragatas directamente ao estaleiro de origem, mas pelo menos havia retorno e havia mais incentivo para se optar por um modelo mais capaz.


Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
Mas pareceu-me que só faz reparações...
Será?
É que nunca se fala da LISNAVE.

Os actuais estaleiros da Lisnave, situam-se no Sado, e quando o tema é Alfeite, refere-se aos antigos estaleiros da Lisnave, que se situam exactamente ao lado do Alfeite. Só para que não haja confusão de qual é que se está a falar.

A actual Lisnave creio que só faz navios civis. O estaleiro é grande, mas poderia ser necessário um grande investimento para ser capaz de produzir fragatas ou outro tipo de navio militar. Ou pode simplesmente não haver espaço em carteira para trabalhos desses. Mas dada a capacidade do estaleiro, se calhar era o ideal para construir grandes AORs que vemos em uso pelas principais marinhas europeias.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5298 em: Abril 04, 2025, 11:16:42 pm »

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

Por esta razão uma parceria estado, West Sea (que tem historial) + Damen, Navantia, Babcock, TKMS, Fincantieri, Naval Group ou outro parceiro seria ideal.

Daí ser um trunfo que nós podemos arranjar num concurso de fragatas. Talvez a possibilidade do vencedor do concurso deter uma percentagem do estaleiro permita uma redução do preço das fragatas, ou que as melhorias/reaproveitamento do espaço seja "de graça".

Ia demorar mais tempo do que comprar fragatas directamente ao estaleiro de origem, mas pelo menos havia retorno e havia mais incentivo para se optar por um modelo mais capaz.


Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
Mas pareceu-me que só faz reparações...
Será?
É que nunca se fala da LISNAVE.

Os actuais estaleiros da Lisnave, situam-se no Sado, e quando o tema é Alfeite, refere-se aos antigos estaleiros da Lisnave, que se situam exactamente ao lado do Alfeite. Só para que não haja confusão de qual é que se está a falar.

A actual Lisnave creio que só faz navios civis. O estaleiro é grande, mas poderia ser necessário um grande investimento para ser capaz de produzir fragatas ou outro tipo de navio militar. Ou pode simplesmente não haver espaço em carteira para trabalhos desses. Mas dada a capacidade do estaleiro, se calhar era o ideal para construir grandes AORs que vemos em uso pelas principais marinhas europeias.
O governo acabou de anuciar na semana passada que esses terrenos da lisnave almada vão ser uma opera e uma marina...

« Última modificação: Abril 04, 2025, 11:27:38 pm por Ghidra »
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5299 em: Abril 04, 2025, 11:26:41 pm »

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

Por esta razão uma parceria estado, West Sea (que tem historial) + Damen, Navantia, Babcock, TKMS, Fincantieri, Naval Group ou outro parceiro seria ideal.

Daí ser um trunfo que nós podemos arranjar num concurso de fragatas. Talvez a possibilidade do vencedor do concurso deter uma percentagem do estaleiro permita uma redução do preço das fragatas, ou que as melhorias/reaproveitamento do espaço seja "de graça".

Ia demorar mais tempo do que comprar fragatas directamente ao estaleiro de origem, mas pelo menos havia retorno e havia mais incentivo para se optar por um modelo mais capaz.


Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
Mas pareceu-me que só faz reparações...
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Os actuais estaleiros da Lisnave, situam-se no Sado, e quando o tema é Alfeite, refere-se aos antigos estaleiros da Lisnave, que se situam exactamente ao lado do Alfeite. Só para que não haja confusão de qual é que se está a falar.

A actual Lisnave creio que só faz navios civis. O estaleiro é grande, mas poderia ser necessário um grande investimento para ser capaz de produzir fragatas ou outro tipo de navio militar. Ou pode simplesmente não haver espaço em carteira para trabalhos desses. Mas dada a capacidade do estaleiro, se calhar era o ideal para construir grandes AORs que vemos em uso pelas principais marinhas europeias.
O governo acabou de anuciar a 1 semana que esses terrenos da lisnave almada vão ser uma opera e uma marina...


O que eu percebi é que vão arrasar a LISNAVE para aumentar as instalações dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.

 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5300 em: Abril 04, 2025, 11:31:35 pm »

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

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Daí ser um trunfo que nós podemos arranjar num concurso de fragatas. Talvez a possibilidade do vencedor do concurso deter uma percentagem do estaleiro permita uma redução do preço das fragatas, ou que as melhorias/reaproveitamento do espaço seja "de graça".

Ia demorar mais tempo do que comprar fragatas directamente ao estaleiro de origem, mas pelo menos havia retorno e havia mais incentivo para se optar por um modelo mais capaz.


Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
Mas pareceu-me que só faz reparações...
Será?
É que nunca se fala da LISNAVE.

Os actuais estaleiros da Lisnave, situam-se no Sado, e quando o tema é Alfeite, refere-se aos antigos estaleiros da Lisnave, que se situam exactamente ao lado do Alfeite. Só para que não haja confusão de qual é que se está a falar.

A actual Lisnave creio que só faz navios civis. O estaleiro é grande, mas poderia ser necessário um grande investimento para ser capaz de produzir fragatas ou outro tipo de navio militar. Ou pode simplesmente não haver espaço em carteira para trabalhos desses. Mas dada a capacidade do estaleiro, se calhar era o ideal para construir grandes AORs que vemos em uso pelas principais marinhas europeias.
O governo acabou de anuciar a 1 semana que esses terrenos da lisnave almada vão ser uma opera e uma marina...


O que eu percebi é que vão arrasar a LISNAVE para aumentar as instalações dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas.
Ao menos ficavam os maiores bombeiros da europa
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5301 em: Abril 04, 2025, 11:35:19 pm »
RIP qualquer chance de fazer alguma coisa de jeito com o Alfeite.

O que fica à vista também, é que quando é para mega obras públicas, não falta o dinheiro. 5000M em fragatas é que não pode ser.
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5302 em: Abril 04, 2025, 11:41:26 pm »
RIP qualquer chance de fazer alguma coisa de jeito com o Alfeite.

O que fica à vista também, é que quando é para mega obras públicas, não falta o dinheiro. 5000M em fragatas é que não pode ser.
A unica coisa industrial parece ser construção naval no barreiro mas não dá para preceber a escala...
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5303 em: Abril 05, 2025, 12:14:37 pm »

Quem não sabe pergunta - o Alfeite tem as condições ideais para fazer "blocos de casco"? Julgava ser mais para manutenções (e "integração final dos sensores e armamento")...

As OGMA (mal ou bem) parece-me que tinham capacidades técnicas (e clientes / historial) que a tornavam mais "apetecíveis" que o Alfeite.   

Por esta razão uma parceria estado, West Sea (que tem historial) + Damen, Navantia, Babcock, TKMS, Fincantieri, Naval Group ou outro parceiro seria ideal.

Daí ser um trunfo que nós podemos arranjar num concurso de fragatas. Talvez a possibilidade do vencedor do concurso deter uma percentagem do estaleiro permita uma redução do preço das fragatas, ou que as melhorias/reaproveitamento do espaço seja "de graça".

Ia demorar mais tempo do que comprar fragatas directamente ao estaleiro de origem, mas pelo menos havia retorno e havia mais incentivo para se optar por um modelo mais capaz.


Mas há uma coisa que não entendo.

A última vez que fui ao site da LISNAVE, fiquei com a ideia que aquilo está muito bem e recomenda-se.
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Há mais de 20 anos que se ouve falar da conversão dos terrenos da Lisnave na Margueira, desde o mítico projeto da Manhattan de Cacilhas

Até hoje bola portanto essa deve ser mais uma das promessas mirabolantes

PS. Esse dinheiro investido na defesa dava para o quê?  c56x1
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5304 em: Abril 06, 2025, 04:57:50 pm »


Só uma achega ...

Os estaleiros navais de Setubal, antiga Setenave, foram construidos desde o inicio para serem estaleiros de reparação naval e não de construçao naval. Ocupam uma vasta área e foram concebidos com várias docas para receberem petroleiros para reparação.
Nunca tiveram capacidade para cortar mais que "pequenas" chapas necessárias para reparar navios, não para os construir.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5305 em: Abril 07, 2025, 12:58:55 pm »
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5306 em: Abril 07, 2025, 02:03:39 pm »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5307 em: Abril 07, 2025, 02:24:03 pm »
No tempo da presidente comunista Maria Emília queria lá fazer a uma megalopolis naquele estremo no concelho, que não tem capacidade para a receber em muitos aspectos.

Agora voltaram com a ideia, mas alargada entre Almada e Barreiro. Deve haver investidores ou pelo menos clientes estrangeiros certamente. Porque de resto tomara a malta conseguir alugar um T2 por 900 euros, tal é a especulação devido as invasões.

Mas o que depois aconteceria era a Base Naval poder ter os seus iates da "guarda costeira" ex Marinha a condizer com o ambiente.

Como é dito acima a Setenave sempre foi reparação  manutenção e a Lisnave construía, além da manutenção. E boas instalações tinha e continua  a ter potencial num País que gostasse de construir infraestruturas de crescimento, em vez de hotéis e afins de turismo. Uma empresa de construção alargada a partir do Alfeite e era possível fazer ali uns navios interessantes, promovendo emprego e transferência de tecnologia para o País.
Nós cá somos mais abertos/escancarados  a investimentos em grandes infraestruturas turísticas com investimento estrangeiro, que até chegam a exigir que metade dos trabalhadores sejam do País deles. Caso do Brasil em Troia.
Curiosamente em Angola exigem sócio angolano para empresas portuguesas( sócio a mamar dos lucros)
Imagino que um dia o façam na OGMA, se não o fazem já sorrateiramente

Um País dito virado para o Mar( expressão de Marcelo, o tal chefe maior das tropas), jacaré de coração.

Um País atlântico, com dois arquipélagos e com uma construção naval fraca. Já foi bem melhor
Não admira a Marinha ter chegado a patetice actual. Pois patetice, que consegue ter 2 submarinos inop, fragatas a fazer numero, até falam que são 5. E até uns simples patrulhas são motivo de noticias anos a fio de glorificação sem contudo nunca se fazerem. Pois, começaram a corta chapa da 3ª série. Pior vai ser acaba-los com o equipamento completo previsto. Nem a 2ª série.

Por falar em submarinos, já começou o MLU do Tridente?
O contexto internacional nem isso consegue fazer andar?

Deve vir numa daquelas listas milagrosas que aqui aparecem e são adiadas


« Última modificação: Abril 08, 2025, 10:00:48 am por Pescador »
 
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5308 em: Abril 07, 2025, 04:12:04 pm »
Passe o offtopic há mais de 20 anos que oiço falar da reconversão da Lisnave mas o que se continua a ver é um cenário estilo mad max. Então com os navios abatidos semi afundados estilo murmansk é um mimo. Talvez se devesse contatar Hollywood para lá fazer uns filmes daqueles de cenários pós apocalípticos. Nem era preciso CGI.

O que vale é que bastou irmos para eleições para se lembrarem de prometer este mundo e o outro. Foi coincidência de certeza.
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Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5309 em: Abril 08, 2025, 01:58:18 am »
As Type 26 como fragatas feitas de raiz para ASW. O que acham?
 
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