Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

  • 5366 Respostas
  • 971174 Visualizações
*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5250 em: Março 27, 2025, 07:39:17 pm »
Boas,

Aqui leigo a entrar na conversa mas gostava de propor aqui algo que até já foi proposto por um forista, portanto é mais uma espécie de reminder.

Não seriam as corvetas finlandesas da classe Pohjanmaa uma boa opção para quem tem orçamentos curtos?

São designadas corvetas mas têm um deslocamento superior aos da Vasco da Gama e Bartolomeu Dias, aliás penso que existe um debate em torno da designação deste navio, pois alguns defendem que deveria ser designada por fragata.

Verdade que o canhão é de calibre menor e os torpedos previstos levar atingem uma profundidade menor, pois estes navios estão previstos para atuar nas águas do báltico.

Mas em termos de armamento são iguais ou até superiores as VG e BD, e por não falar em questões de custos, pois os quatros navios vão custar um total de 1.3bi e cada navio tem uma guarnição reduzida de apenas 70 militares, o que tem um impacto positivo, pois sabemos que os RH têm um grande impacto nos orçamentos da defesa.

Apenas uma sugestão para ser debatida.

Cumprimentos.

Fui pesquisar o fator mais importante (custo)

Citar
Pohjanmaa-class corvette ; Cost, 1.3 billion euro (estimate for 4 ships) ;

Dá 325 milhões por navio , barato quando comparado com qualquer outro "concorrente"

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Pohjanmaa-class_corvette

Para uma pseudo marinha de mendigos como a nossa já não seria nada mau.
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5251 em: Março 27, 2025, 07:42:59 pm »
Seguidamente consultei o Oráculo GROK

Citar

To assess whether the Pohjanmaa-class corvettes, designed for the Finnish Navy, would be a good fit for the Portuguese Navy, we need to compare their design features, operational capabilities, and intended roles with Portugal's naval requirements, geography, and strategic priorities. Let’s break this down systematically.

The Pohjanmaa-class corvettes are multi-role surface combatants being built for Finland as part of the Squadron 2020 project. They are 117 meters long, with a beam of 16 meters, a draught of 5 meters, and a displacement of about 4,300 tonnes. They are equipped with a combined diesel-electric and gas turbine propulsion system (CODLAG), delivering around 29 MW of power, a top speed of 26 knots, and a 14-day endurance. Their armament includes a 57mm Bofors gun, Gabriel 5 anti-ship missiles, Evolved Seasparrow Missiles (ESSM) for air defense, lightweight torpedoes, naval mines, and close-in weapon systems. They also feature advanced sensors like Saab’s Sea Giraffe radars and Kongsberg sonars, plus ice-strengthened hulls for Baltic Sea operations and the ability to support helicopter or UAV operations.

Portugal’s naval needs stem from its geographic position on the Atlantic coast, with a coastline of about 1,800 km (including the Azores and Madeira), and an Exclusive Economic Zone (EEZ) of roughly 1.7 million square kilometers—one of the largest in Europe. The Portuguese Navy’s primary missions include maritime security, search and rescue, fisheries protection, countering drug trafficking, and contributing to NATO operations in the Atlantic. Its current fleet includes five Vasco da Gama-class frigates (2,800 tonnes), two Bartolomeu Dias-class frigates (3,300 tonnes), and smaller offshore patrol vessels like the Viana do Castelo class (1,800 tonnes), designed for EEZ patrol rather than high-intensity combat.

The Pohjanmaa corvettes’ multi-role capabilities align well with some of Portugal’s needs. Their anti-surface, anti-air, and anti-submarine systems could enhance Portugal’s ability to defend its waters against modern threats, especially in NATO missions where interoperability is key—the Pohjanmaa’s Saab 9LV combat system and NATO-compatible weaponry (e.g., ESSM) would facilitate this. The 14-day endurance and 6,500 km range are suitable for patrolling Portugal’s vast EEZ, though the Azores and Madeira’s distance (over 1,000 km from the mainland) might stretch this capability without refueling support. The helicopter/UAV deck is also a plus for surveillance and search-and-rescue operations across such a large area.

However, there are mismatches. The Pohjanmaa’s ice-strengthened hull, critical for Finland’s icy Baltic winters, is unnecessary for Portugal’s temperate Atlantic climate, adding cost and complexity without benefit. Its shallow 5-meter draught, optimized for Finland’s archipelago, is less relevant for Portugal’s deeper coastal waters and open-ocean focus. Portugal’s current frigates, while older, are lighter and more tailored to blue-water operations, whereas the Pohjanmaa’s 4,300-tonne displacement and corvette classification suggest a hybrid design—too heavy for a typical corvette, yet not a full frigate. This could make it an awkward fit between Portugal’s patrol vessels and frigates.

Cost is another factor. The Pohjanmaa program’s €1.23 billion price tag for four ships (about €307.5 million each) reflects Finland’s bespoke requirements, including ice capability and advanced weaponry. Portugal, facing budget constraints, has favored more affordable options like the Viana do Castelo-class patrol vessels (around €50-60 million each). Adopting the Pohjanmaa design might require significant modifications—stripping ice features, adjusting the hull for Atlantic conditions—which could offset any savings from an off-the-shelf purchase while still exceeding Portugal’s typical spending.

Strategically, Portugal’s NATO role emphasizes flexible, long-range patrol and interoperability over the Pohjanmaa’s Baltic-focused sea denial and minelaying capabilities. Minelaying, a key Finnish feature, is less relevant to Portugal’s open-ocean priorities. The Pohjanmaa’s robust combat suite might also be overkill for Portugal’s current threat environment, which leans more toward piracy and trafficking than peer naval conflict.

In conclusion, while the Pohjanmaa corvettes offer impressive multi-role capabilities that could bolster Portugal’s NATO contributions and EEZ defense, their design is too Finland-specific—ice-capable, shallow-draught, and minelaying-focused—to be an ideal match without costly adaptations. Portugal might be better served by a lighter, more Atlantic-optimized frigate or an enhanced patrol vessel design, balancing capability and cost. The Pohjanmaa is a strong platform, but it’s not quite the right tool for Portugal’s distinct naval toolbox.

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

saabGripen

  • Investigador
  • *****
  • 1858
  • Recebeu: 263 vez(es)
  • Enviou: 101 vez(es)
  • +1060/-1828
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5252 em: Março 27, 2025, 07:52:30 pm »
Seguidamente consultei o Oráculo GROK

Citar

To assess whether the Pohjanmaa-class corvettes, designed for the Finnish Navy, would be a good fit for the Portuguese Navy, we need to compare their design features, operational capabilities, and intended roles with Portugal's naval requirements, geography, and strategic priorities. Let’s break this down systematically.

The Pohjanmaa-class corvettes are multi-role surface combatants being built for Finland as part of the Squadron 2020 project. They are 117 meters long, with a beam of 16 meters, a draught of 5 meters, and a displacement of about 4,300 tonnes. They are equipped with a combined diesel-electric and gas turbine propulsion system (CODLAG), delivering around 29 MW of power, a top speed of 26 knots, and a 14-day endurance. Their armament includes a 57mm Bofors gun, Gabriel 5 anti-ship missiles, Evolved Seasparrow Missiles (ESSM) for air defense, lightweight torpedoes, naval mines, and close-in weapon systems. They also feature advanced sensors like Saab’s Sea Giraffe radars and Kongsberg sonars, plus ice-strengthened hulls for Baltic Sea operations and the ability to support helicopter or UAV operations.

Portugal’s naval needs stem from its geographic position on the Atlantic coast, with a coastline of about 1,800 km (including the Azores and Madeira), and an Exclusive Economic Zone (EEZ) of roughly 1.7 million square kilometers—one of the largest in Europe. The Portuguese Navy’s primary missions include maritime security, search and rescue, fisheries protection, countering drug trafficking, and contributing to NATO operations in the Atlantic. Its current fleet includes five Vasco da Gama-class frigates (2,800 tonnes), two Bartolomeu Dias-class frigates (3,300 tonnes), and smaller offshore patrol vessels like the Viana do Castelo class (1,800 tonnes), designed for EEZ patrol rather than high-intensity combat.

The Pohjanmaa corvettes’ multi-role capabilities align well with some of Portugal’s needs. Their anti-surface, anti-air, and anti-submarine systems could enhance Portugal’s ability to defend its waters against modern threats, especially in NATO missions where interoperability is key—the Pohjanmaa’s Saab 9LV combat system and NATO-compatible weaponry (e.g., ESSM) would facilitate this. The 14-day endurance and 6,500 km range are suitable for patrolling Portugal’s vast EEZ, though the Azores and Madeira’s distance (over 1,000 km from the mainland) might stretch this capability without refueling support. The helicopter/UAV deck is also a plus for surveillance and search-and-rescue operations across such a large area.

However, there are mismatches. The Pohjanmaa’s ice-strengthened hull, critical for Finland’s icy Baltic winters, is unnecessary for Portugal’s temperate Atlantic climate, adding cost and complexity without benefit. Its shallow 5-meter draught, optimized for Finland’s archipelago, is less relevant for Portugal’s deeper coastal waters and open-ocean focus. Portugal’s current frigates, while older, are lighter and more tailored to blue-water operations, whereas the Pohjanmaa’s 4,300-tonne displacement and corvette classification suggest a hybrid design—too heavy for a typical corvette, yet not a full frigate. This could make it an awkward fit between Portugal’s patrol vessels and frigates.

Cost is another factor. The Pohjanmaa program’s €1.23 billion price tag for four ships (about €307.5 million each) reflects Finland’s bespoke requirements, including ice capability and advanced weaponry. Portugal, facing budget constraints, has favored more affordable options like the Viana do Castelo-class patrol vessels (around €50-60 million each). Adopting the Pohjanmaa design might require significant modifications—stripping ice features, adjusting the hull for Atlantic conditions—which could offset any savings from an off-the-shelf purchase while still exceeding Portugal’s typical spending.

Strategically, Portugal’s NATO role emphasizes flexible, long-range patrol and interoperability over the Pohjanmaa’s Baltic-focused sea denial and minelaying capabilities. Minelaying, a key Finnish feature, is less relevant to Portugal’s open-ocean priorities. The Pohjanmaa’s robust combat suite might also be overkill for Portugal’s current threat environment, which leans more toward piracy and trafficking than peer naval conflict.

In conclusion, while the Pohjanmaa corvettes offer impressive multi-role capabilities that could bolster Portugal’s NATO contributions and EEZ defense, their design is too Finland-specific—ice-capable, shallow-draught, and minelaying-focused—to be an ideal match without costly adaptations. Portugal might be better served by a lighter, more Atlantic-optimized frigate or an enhanced patrol vessel design, balancing capability and cost. The Pohjanmaa is a strong platform, but it’s not quite the right tool for Portugal’s distinct naval toolbox.


Meu!

Pergunta ao GROK onde estão as outras duas VdG e como se chamam.

E pergunta se já fazem transplantes de cérebro e quanto custa.

                                    ;D


 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 8231
  • Recebeu: 1327 vez(es)
  • +6483/-1385
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5253 em: Março 27, 2025, 09:11:29 pm »

Mas por acaso já repararam que grosso modo s Santa Inteligência Artificial diz basicamente sempre a mesma coisa utilizando a mesma estrutura ?
Portugal tem uma costa grande, se o problema é dinheiro a solução é X, mas há tradição em utilizar navios do tipo Meko...

É um algoritmo que tenta construir um texto que faça sentido, mas diz uma coisa e o seu contrário.


Exemplo:

Citar
However, there are mismatches. The Pohjanmaa’s ice-strengthened hull, critical for Finland’s icy Baltic winters, is unnecessary for Portugal’s temperate Atlantic climate, adding cost and complexity without benefit. Its shallow 5-meter draught, optimized for Finland’s archipelago, is less relevant for Portugal’s deeper coastal waters and open-ocean focus.

Já perguntaram à AI, se o "shallow draught" não é afinal uma coisa boa por causa das águas do porto de Lisboa ?




Mais:
Citar
Cost is another factor. The Pohjanmaa program’s €1.23 billion price tag for four ships (about €307.5 million each) reflects Finland’s bespoke requirements, including ice capability and advanced weaponry. Portugal, facing budget constraints, has favored more affordable options like the Viana do Castelo-class patrol vessels (around €50-60 million each).
Já repararam que a AI confunde fragatas com Navios de Patrulha Oceânica e coloca tudo no mesmo pacote ?
Como gastamos dinheiro em OPV's não podemos gastar em fragatas...
E será que a  AI não arranja um financiamento como os 40% que nos deram para comprar as Vasco da Gama ?
« Última modificação: Março 27, 2025, 09:15:14 pm por papatango »
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5254 em: Março 27, 2025, 11:12:08 pm »
Isto está tudo bem, desde que claro, os americanos estejam de acordo.
A única razão porque eu acho que uma aeronave de asa fixa do tipo do Super Tucano não é adequada, é por causa do seu raio de acção e numero de horas em que consegue operar.

Uma aeronave como o ST não é adequada, no caso nacional, porque não temos pilotos nem pessoal de terra excedentário, para andar a esbanjar numa esquadra cuja aeronave tem limitações em tudo o que é cenário que não seja de baixa intensidade. O simples processo de comprar os ST, com a ideia de enviar 3 ou 4 para África, já exige um reforço da dotação de pessoal da esquadra (para viabilizar um destacamento), e gastar vários milhões a certificar e treinar pilotos para aquele tipo de missão.

Citar
Uma aeronave com capacidade para fazer um ataque com um torpedo anti-submarino, não é novidade nenhuma. Já os drones de ataque, são novidades e até ao momento o que vimos e que podemos ter como referência foi na Ucrânia. Num mar que é praticamente um grande lago salgado.
Os drones operaram contra navios junto à costa.

A palavra "drone" é uma generalização, que não especifica se se está a falar de UAVs, USVs, UUVs ou UGVs.

Neste caso, a utilização de um drone VTOL capaz de lançar pelo menos 1 torpedo, é a opção mais racional para dar a um NPO capacidade de atacar submarinos a distância "segura". Outra alternativa, é um módulo para VL ASROC ou similar, no próprio NPO, no entanto esta solução é capaz de ser mais dispendiosa. Idealmente, cada NPO teria acesso a um Lynx, mas já sabemos que isto nunca iria acontecer.

Citar
Os ucranianos desenvolveram drones para guerra na superfície do mar. O que eu estou a falar é em guerra anti-submarina. Utilizar sonares para detetar os submarinos e rapidamente agir contra eles, enquanto o navio que reboca o sonar foge.

Novamente, é mais rápido o NPO usar o seu próprio meio orgânico (neste caso UAV VTOL) capaz de lançar um torpedo, do que estar à espera que venha um ST de uma das ilhas, ou ter um ST "on station" a mamar combustível e a empastelar um piloto, só porque se ignorou alternativas.

Os USVs que falo, são USVs relativamente pequenos para detecção de submarinos, "espalhados" pela ZEE. Existe esse projecto.

Citar
A patrulha armada é algo que demora tempo e consome muito combustível. Neste caso, os F-16 tornam-se demasiado caros. A sua vantagem seria a velocidade, mas ainda assim, não resolveriam o problema como as aeronaves de asa fixa.

Patrulha armada com F-16? Mas ninguém falou disso. O F-16 é suposto ser um vector de ataque. F-16 com Harpoon, permitiam ter uma plataforma "de reacção rápida" contra ameaças de superfície, e em maior número que qualquer outro meio aéreo em Portugal.

Citar
Eu estou a pensar no que temos disponível e no que podemos utilizar se houver problemas com o fornecimento de peças para os P-3 que afinal são um produto da Lockeed Martin.

Se houver problemas no fornecimento de peças para P-3 e F-16, não são os ST que vão fazer a diferença. Também não existiriam nesse caso garantias de fornecimento de peças para os ST, não só porque os motores são americanos, como o ST é um avião brasileiro, país do BRICS, que por várias vezes se alinhou com a Rússia.

Isto num cenário a curto prazo, já num cenário em que se investe a sério na Defesa e a médio prazo, o EuroDrone seria europeu, e o MPA da Airbus idem, tal como o C-295 o é.

Hoje, caso haja receio de ficarmos com os P-3 inoperacionais, a solução óbvia é usar os VIMAR como solução de recursos para ASW - e para isso precisariam de modernização.

Citar
É evidente que estamos a nadar literalmente na manteiga, mas em tese, a possibilidade não me parece assim tão estranha.
Além disso, eu tenho a impressão de que a formação de pilotos para os habilitar a voar numa avioneta subsónica, é capaz de ser muito diferente do treino num caça. Evidentemente que não podemos em circunstância alguma pensar em transferir pilotos dos F-16 para Tucanos isso sim seria absurdo. Precisamos de mais pilotos, e sem assumir isto como uma urgência, é suicídio.

O problema é mesmo este. A probabilidade de, ao dar à esquadra de STs, missões de combate, seja necessário canalizar mais pessoal para ela. Como não tens falta de pessoal nas esquadras de F-16, na de P-3, de Merlin, etc, porque carga de água é que se criou a expectativa que de repente se consegue arranjar mais pessoal, não só para estas esquadras, como para a de ST?

Supostamente, os STs virão substituir os TB-30, numa esquadra que não tem qualquer vertente de combate. Será impossível manter os números originais de pessoal da esquadra, e querer que o novo avião faça várias missões adicionais, incluindo de combate.

A minha pergunta desde o início é: onde é que vão arranjar pessoal?

Citar
Uma deriva para os países do norte de África só ocorreria com a Argélia. Marrocos dificilmente cairá para já no "eixo do mal" e eu não estou a ver os argelinos a tomarem posições no Atlântico.

Dos países que têm capacidade militar, sim, realisticamente só a Argélia. Mas a Rússia continua empenhada em ter maior influência em África, e inclusive ter acesso a infraestrutura que lhes pode ser útil para projecção de força. É um erro grave achar que os russos nunca tentariam colocar meios aéreos, navais e até terrestres no continente africano, para ter outro vector de ataque contra a Europa.

Não é de forma alguma descabido que a Rússia tentasse usar um desses países como base de apoio para uma frota naval, e/ou para submarinos.

Citar
A verdade é que a Russia está sozinha. Nenhum país africano vai assumir posições frontais contra a Europa, porque isto da independência é tudo muito bonito, mas mais tarde ou mais cedo vão aparecer em Bruxelas de mão estendida. A Europa da NATO, é catorze vezes mais rica que a Russia.

Sozinha até pode estar no papel. Mas nós sabemos que o Eixo do Mal tem-se erguido, e que têm o apoio dos vários ditadores deste mundo. No caso de países africanos, basta países tipo Mauritânia e Niger permitirem (ou serem obrigados a permitir) a utilização de aeroportos, noutros casos, podem ceder "carne para canhão". Isto não é descabido.

Também não é descabido os russos, antes de iniciarem qualquer conflito com o resto da Europa, transitarem 2 Kirov, 1 Slava, 2 Udaloy, 2 Gorshkov e meia dúzia de submarinos e 2 navios de desembarque (e 1 ou 2 AOR), até ao Atlântico Sul. Usarem um porto amigo para reabastecer os seus navios. Decidirem invadir Cabo Verde, ou atacar directamente a Europa.

Achar que isto é "impossível", é um erro estratégico grave.

Mas em termos de armamento são iguais ou até superiores as VG e BD

Qualquer fragata que se compre para a Marinha, terá forçosamente que ter armamento superior às actuais (também não é difícil).

1- os NPO não foram construidos a pensar em guerra, 2- Os novos vão levar até 4 contentores mas vão sempre um apoio a um navio. Msm esses 4 contentores devido a sua localização no navio não vão poder tudo ser armas... Qual é a saturação de um npo para um ataque 10-20 maguras v5, quantos impactos aguentava?
Até radares bons têm dificuldades com eles...

Não importa em que é que os NPOs foram pensados. Uma Marinha que só tem 4 navios de guerra de superfície (ainda por cima fraquinhos), perante um conflito, não vai limitar-se à utilização destes.

Estes navios ou serão usados em combate, que é como quem diz, vigilância das nossas águas e tentar lidar com algumas ameaças que surjam, ou serão destruídos enquanto estão arrumados no Alfeite.

4 contentores de missão, não vão dar para tudo, obviamente. Mas a ideia nunca seria essa. Seria ter um determinado conjunto de equipamentos "fixos" (radar militar, Marlin + 2 RWS, provisões para mísseis AA de curto alcance, ECM/ESM, engodos, chaffs, flares), e depois outros equipamentos modulares que podiam ser trocados consoante o tipo de missão.

Os nossos NPOs, teriam que se preocupar muito mais com torpedos e mísseis anti-navio, do que com USVs suicidas, tendo em conta que o seu uso mais provável durante um conflito, seria defesa da nossa ZEE, e no meio do Atlântico, a probabilidade de um USV desses encontrar o nosso NPO, é praticamente nula.

Existiria potencial para os usar numa força tarefa nacional, sim, mas em cenários permissivos, e com uma configuração específica para a missão que é suposto desempenhar nessa força.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

MMaria

  • Especialista
  • ****
  • 949
  • Recebeu: 136 vez(es)
  • Enviou: 276 vez(es)
  • +36/-1319
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5255 em: Março 27, 2025, 11:16:01 pm »
Duvidar faz-te pensar... acreditar sem duvidar faz-te um fanático.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5256 em: Março 28, 2025, 07:12:30 am »
O almirante Grok por muito defeito que tenha consegue dizer mais que os iluminados medalhados dos inúmeros grupos de trabalho que se dedicam ao estudo do sexo dos grilos  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12617
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6739
  • Recebeu: 7394 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2917
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5258 em: Março 28, 2025, 12:09:08 pm »
https://www.facebook.com/reel/975386931444438/

 :anjo:

Bahhh! Como diz hoje o Capitão Iglo num artigo de opinião no semanário Sol, nós não temos de ser pobres. Portanto nada de corvetas ou fragatinhas, o mínimo aceitável é a Meko A200/210.  :mrgreen:

https://sol.sapo.pt/2025/03/28/nao-temos-de-ser-pobres/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5259 em: Março 28, 2025, 12:14:52 pm »
https://www.facebook.com/reel/975386931444438/

 :anjo:

Bahhh! Como diz hoje o Capitão Iglo num artigo de opinião no semanário Sol, nós não temos de ser pobres. Portanto nada de corvetas ou fragatinhas, o mínimo aceitável é a Meko A200/210.  :mrgreen:

https://sol.sapo.pt/2025/03/28/nao-temos-de-ser-pobres/

Não dava ele desistir da Presidência e passar para as Legislativas?...

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 5462
  • Recebeu: 3598 vez(es)
  • Enviou: 3021 vez(es)
  • +5959/-3813
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5260 em: Abril 01, 2025, 11:57:27 am »
Mais um pretexto para outra esquadra de tucanitos, combate anti submarino

Só lá ia a talochada na fuça.

Então e equipar alguns dos C295 existentes na sua versão própria? Não?
Não dá de mamar aos do costume

O Drone com torpedo no NPO ia ocupar espaço de espreguiçadeiras e contentores de prendas. Mas pelo menos era amovível, ia embarcado só em caso de andar a trabalhar não em turismo. Por outro lado em turismo servia para ir buscar mantimentos quando estacionado ao largo do Mussulo.
Imaginem um saco de lagostas vir de drone
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LightningBolt

*

LightningBolt

  • Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5261 em: Abril 01, 2025, 07:01:42 pm »
Mais um pretexto para outra esquadra de tucanitos, combate anti submarino

Só lá ia a talochada na fuça.

Então e equipar alguns dos C295 existentes na sua versão própria? Não?
Não dá de mamar aos do costume

O Drone com torpedo no NPO ia ocupar espaço de espreguiçadeiras e contentores de prendas. Mas pelo menos era amovível, ia embarcado só em caso de andar a trabalhar não em turismo. Por outro lado em turismo servia para ir buscar mantimentos quando estacionado ao largo do Mussulo.
Imaginem um saco de lagostas vir de drone 


:mrgreen: eu imaginei :mrgreen:
« Última modificação: Abril 02, 2025, 01:29:19 am por LightningBolt »
 

*

JohnM

  • Investigador
  • *****
  • 1313
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-41
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5262 em: Abril 01, 2025, 07:07:25 pm »
Não acho que esta notícia seja de 1 de Abril. Se não for (amanhã já saberemos), pode ser que as FREMM italianas ainda fiquem disponíveis…

https://www.navalnews.com/naval-news/2025/04/naval-group-offers-greece-local-build-of-3-more-fdi-frigates/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Subsea7, LightningBolt

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 2213
  • Recebeu: 2446 vez(es)
  • Enviou: 3237 vez(es)
  • +5624/-3362
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5263 em: Abril 01, 2025, 08:16:05 pm »
Os sábios decidiram que só em 2035, estarão cá as novas fragatas...
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6739
  • Recebeu: 7394 vez(es)
  • Enviou: 5016 vez(es)
  • +10179/-2917
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #5264 em: Abril 01, 2025, 08:52:21 pm »
Os sábios decidiram que só em 2035, estarão cá as novas fragatas...

Ou seja, com ou sem ReArm Europe, fragatas novas só daqui a dez anos. Nada de novo, portanto.

Este país é uma anedota.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, P44, Stalker79, JohnM, Subsea7, PTWolf, LightningBolt