Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama

• 5366 Respostas
  • 971180 Visualizações
*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • Recebeu: 865 vez(es)
  • Enviou: 421 vez(es)
  • +192/-41
Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Responder #4620 em: Novembro 19, 2024, 09:16:43 pm »
Enquanto por cá os grupos grupinhos e grupetas nunca decidem nada...

The Norwegian Ministry of Defence today announced its intention to invite the French, German, British and US governments to begin discussions regarding a potential strategic partnership for deliveries of five (+1) new ASW frigates to replace the Royal Norwegian Navy’s current Fridtjof Nansen-class. 🇫🇷🇩🇪🇬🇧🇺🇸

The Norwegian Government intends to make its final decision on a future strategic partner during 2025.

Do naval news

Pode ser que ainda nos vendam as Nansen  :mrgreen:

E a saga "as fragatas vão acabar" continua...
Isso já eu aqui sugeri há meses… comprar as 4 Nansen que sobram e fazermos a modernização. Talvez 400-600 milhões comprem as quatro e os noruegueses acham que a modernização vai custar outros 800, por isso com entre 1200 e 1400 milhões fazia-se a festa por mais uns 20 anos…

Caso a MP decida por fragatas usadas, as Nansen e as Zeven Provincien são as mais desejadas...
Cps,
As Nansen modernizadas (radar, eletrónica, etec.) e com o segundo módulo Mk-41 e um CIWS (que inicialmente poderia ser o Phalanx reaproveitado das VdG) seriam uma excelente opção para aliviar a pressão orçamental em meados da próxima década, pelo menos por uns 10-15 anos.

A outra opção óbvia para mim, seriam 4 FREMM italianas usadas. Os Italianos já mostraram muitas vezes eu não se importam de vender material novo ou recente e substitui-lo pela nova versão. Eles agora andam nas FREMM EVO, por isso acho que não seria difícil convencê-los a nos venderem as quatro FREWMM ASW de primeira geração ou as quatro GP de primeira geração e adicionar o sonar rebocado… Acho as dZP um erro, já que não são ASW, têm tripulações brutais (mais de 230 tripulantes) e entraram ao serviço entre 2002 e 2005, enquanto a FREMM mais antiga entrou ao serviço em 2013.

*

LM

• Investigador
  • 3091
  • Recebeu: 1360 vez(es)
  • Enviou: 4041 vez(es)
  • +2011/-112
« Responder #4621 em: Novembro 19, 2024, 10:18:32 pm »
As Nansen e as Zeven Provincien serão substituídas - ie, disponíveis no mercado das "semi-novas" - daqui a quantos anos...? Uma previsão, claro.
Quidquid latine dictum sit, altum videtur

*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • +192/-41
« Responder #4622 em: Novembro 19, 2024, 10:22:11 pm »

The Norwegian Ministry of Defence today announced its intention to invite the French, German, British and US governments to begin discussions regarding a potential strategic partnership for deliveries of five (+1) new ASW frigates to replace the Royal Norwegian Navy’s current Fridtjof Nansen-class. 🇫🇷🇩🇪🇬🇧🇺🇸

The Norwegian Government intends to make its final decision on a future strategic partner during 2025.

Do naval news

Isso já eu aqui sugeri há meses… comprar as 4 Nansen que sobram e fazermos a modernização. Talvez 400-600 milhões comprem as quatro e os noruegueses acham que a modernização vai custar outros 800, por isso com entre 1200 e 1400 milhões fazia-se a festa por mais uns 20 anos…

Caso a MP decida por fragatas usadas, as Nansen e as Zeven Provincien são as mais desejadas...
Cps,
As Nansen modernizadas (radar, eletrónica, etec.) e com o segundo módulo Mk-41 e um CIWS (que inicialmente poderia ser o Phalanx reaproveitado das VdG) seriam uma excelente opção para aliviar a pressão orçamental em meados da próxima década, pelo menos por uns 10-15 anos.

A outra opção óbvia para mim, seriam 4 FREMM italianas usadas. Os Italianos já mostraram muitas vezes eu não se importam de vender material novo ou recente e substitui-lo pela nova versão. Eles agora andam nas FREMM EVO, por isso acho que não seria difícil convencê-los a nos venderem as quatro FREWMM ASW de primeira geração ou as quatro GP de primeira geração e adicionar o sonar rebocado… Acho as dZP um erro, já que não são ASW, têm tripulações brutais (mais de 230 tripulantes) e entraram ao serviço entre 2002 e 2005, enquanto a FREMM mais antiga entrou ao serviço em 2013.

E se comprarmos a Portugal duas MEKO Class e as modernizarmos?

Olha os foristas todos juntos a terem ideias;

:bang:
                                                                                                    ::)

Adoro fazer desenhos com imojis.    ;D
Não sei o que é que andas a fumar ou receber, mas também quero…

Olha o JohnM!
Quando é que o Trump vai por um Proud Boy como Mayor da tua cidade?
Estás legal?
Tens um plano de fuga?
Epá, não brinques que a coisa aqui tá séria. Vou começar a andar com o meu green card na carteira, pelo sim pelo não. Ha aqui cada maluco nem sei por onde começar.

*

Duarte

• Investigador
  • 3260
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 1633 vez(es)
  • +2498/-1065
« Responder #4623 em: Novembro 19, 2024, 10:28:50 pm »

Epá, não brinques que a coisa aqui tá séria. Vou começar a andar com o meu green card na carteira, pelo sim pelo não. Ha aqui cada maluco nem sei por onde começar.

Pois, os neonazis no armário até desfilam na via pública já. Mascarados claro.. ::)

https://www.msn.com/en-us/news/us/masked-neo-nazis-march-on-ohio-capital-in-open-display-of-hate-as-terrified-residents-rush-to-lock-doors/ar-AA1ujeI7
« Última modificação: Novembro 19, 2024, 10:30:00 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • +192/-41
« Responder #4624 em: Novembro 19, 2024, 10:40:21 pm »

Pois, os neonazis no armário até desfilam na via pública já. Mascarados claro.. ::)

https://www.msn.com/en-us/news/us/masked-neo-nazis-march-on-ohio-capital-in-open-display-of-hate-as-terrified-residents-rush-to-lock-doors/ar-AA1ujeI7
Columbus fica a hora e meia de minha casa… aqui há cartazes de “eles andam a comer os animais de estimação”… a coisa não tá fácil, não…

*

LightningBolt

• Membro
  • *
  • 117
  • Recebeu: 58 vez(es)
  • Enviou: 467 vez(es)
  • +14/-45
« Responder #4625 em: Novembro 21, 2024, 12:59:48 pm »

Do naval news

Cps,

E pergunto eu que ando aqui como observador a aprender convosco... será que quem tem poder decisório sabe disso? Ou é tudo uma cambada de parolos que na iminência de comprar alguma coisa, vão depois decidir-se por aquilo que não deviam e compram 💩 ??

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12618
« Responder #4626 em: Novembro 22, 2024, 08:09:54 pm »
Há que criar mais um grupo de trabalho para se debruçar sobre essa temática
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • +192/-41
« Responder #4627 em: Novembro 22, 2024, 08:14:31 pm »
As Nansen e as Zeven Provincien serão substituídas - ie, disponíveis no mercado das "semi-novas" - daqui a quantos anos...? Uma previsão, claro.
As dZP vão ser substituídas lá para 2035, quando já tiverem mais de 30 anos. A primeira Nansen vai estar disponível em 2030, porque a primeira fragata das novas vai entrar ao serviço em 2031 e eles precisam de transferir e treinar a tripulação. E têm pouco mais de metade da tripulação das dZP… e são ASW…

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

• Investigador
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
« Responder #4628 em: Novembro 28, 2024, 12:17:37 am »
Os prazos parecem-me complicados para as Nansen. A Marinha ter que se aguentar 6 anos com as VdG a arrastar-se sem upgrade nem nada, e com as BD que hoje são fragatas de 3ª linha, é muito mau. Se é para ficar esse tempo todo à espera, mais vale arranjar coragem para encomendar fragatas novas, que chegavam cá antes das próprias Nansen estarem disponíveis.

A isto acresce que as Nansen não são más, mas também não são suficientemente boas para justificar uma redução permanente do total de navios combatentes da MGP para apenas 4..
4 fragatas topo de gama, ainda vá, 4 fragatas com bastantes limitações, é de torcer o nariz.

A melhor opção em segunda-mão, parece-me claramente das FREMM italianas. Sendo meramente hipotética, podendo os italianos não se querer desfazer tão depressa de mais nenhuma até entrarem novas em serviço, são navios bons e com bons anos de uso pela frente.
Mas eu em vez de esperar pela década de 30 para comprar apenas 4 e substituir todas as fragatas que temos, preferia ir buscá-las num "curto" prazo, pedindo 3 e substituindo só as VdG, e a Marinha voltava a ter 5 fragatas. Depois em 2035 vinham 2 novas fragatas para substituir as BD, e essas até podiam ser umas FREMM EVO com mais capacidade AAW.

Ainda assim, continuo a achar que a aposta mais segura é comprar fragatas novas ainda esta década, idealmente com envolvimento da indústria nacional.

*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • +192/-41
« Responder #4629 em: Novembro 28, 2024, 12:36:47 am »
Os prazos parecem-me complicados para as Nansen. A Marinha ter que se aguentar 6 anos com as VdG a arrastar-se sem upgrade nem nada, e com as BD que hoje são fragatas de 3ª linha, é muito mau. Se é para ficar esse tempo todo à espera, mais vale arranjar coragem para encomendar fragatas novas, que chegavam cá antes das próprias Nansen estarem disponíveis.

A isto acresce que as Nansen não são más, mas também não são suficientemente boas para justificar uma redução permanente do total de navios combatentes da MGP para apenas 4..
4 fragatas topo de gama, ainda vá, 4 fragatas com bastantes limitações, é de torcer o nariz.

A melhor opção em segunda-mão, parece-me claramente das FREMM italianas. Sendo meramente hipotética, podendo os italianos não se querer desfazer tão depressa de mais nenhuma até entrarem novas em serviço, são navios bons e com bons anos de uso pela frente.
Mas eu em vez de esperar pela década de 30 para comprar apenas 4 e substituir todas as fragatas que temos, preferia ir buscá-las num "curto" prazo, pedindo 3 e substituindo só as VdG, e a Marinha voltava a ter 5 fragatas. Depois em 2035 vinham 2 novas fragatas para substituir as BD, e essas até podiam ser umas FREMM EVO com mais capacidade AAW.

Ainda assim, continuo a achar que a aposta mais segura é comprar fragatas novas ainda esta década, idealmente com envolvimento da indústria nacional.
Claro que a opção preferida seria comprar novo, mas quando faço a sugestão de fragatas usadas, parto da premissa que a modernização modestinha das VdG vai mesmo acontecer e que a Marinha vai ter as 4 fragatas atuais a navegar até 2030-2035. A prioridade da Marinha parece mesmo ser adquirir mais dois submarinos. A hipótese de aquisição das Nansen ou FREMM enquadra-se nesse contexto… Ideal? Não… adequado? Talvez… Melhor do que a inação prevista? Sem dúvida… e vão estar disponíveis na janela que a Marinha quer para substituir as atuais (2030-2035). Apenas uma sugestão… duvido que Portugal alguma vez adquira 5 fragatas novas e nem precisam ser de topo… realisticamente, estamos a falar de 4-5 Bi €, boa sorte…

Quanto às Nansen, se modernizadas ao nível da electrónica (incluindo atualização do radar, tal como previsto no MLU que já estava planeado) e levando o segundo módulo de MK41 e um CIWS, seriam perfeitamente adequadas para servirem até meados de 2040.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

dc

• Investigador
  • 9774
  • Recebeu: 4984 vez(es)
  • Enviou: 843 vez(es)
  • +5349/-1040
« Responder #4630 em: Novembro 28, 2024, 02:13:17 am »
Eu ainda não vi nada acerca de submarinos, sem ser um monte de "wishful thinking". Não há verba na LPM, não há sequer uma vaga ideia do hipotético submarino, nem das suas reais capacidades, nem tão pouco o conceito de emprego. O CEMA atirou a ideia ao ar, e até ver ficou-se por aí. Submarinos esses que não me parecem adequados para um país Atlântico, mas pronto.

Se estás a considerar que as VdG serão modernizadas, então ainda mais difícil se torna a possibilidade das Nansen. Porque o "MLU" das VdG está planeado lá para 2026/27, ou 27/28, MLU esse que não durará menos de 1 ano. Ou seja, quando elas reentrarem ao serviço, está na hora de ir buscar as Nansen. Portanto ou fez-se o MLU sem razão nenhuma, para os navios modernizados operarem por apenas um par de anos, ou adia-se a compra das Nansen até 2035 ou mais tarde, e nessa altura já elas foram compradas por outro.

E isto depois nem sequer garante que seria feita uma modernização completa às Nansen.

Ou seja, tanta complicação, tanto dinheiro gasto entre um MLU a navios obsoletos, e compra imediatamente a seguir de fragatas em segunda-mão a precisar de um valente MLU, para ficarmos reduzidos a apenas 4 fragatas ASW, que teriam que ser substituídas passado 10/15 anos.
Começa a não parecer assim tão bom negócio. Fragatas essas (Nansen) que mesmo com MLU feito, terão armamento equivalente ao de certas corvetas disponíveis no mercado, que operam com 2/3 da guarnição.

Eu também acho difícil adquirir 5 fragatas novas de uma assentada. Daí sempre ter dito que, um misto hi-low com duas classes compradas em décadas diferentes, ou fragatas em segunda-mão + fragatas novas, seriam opções mais fáceis de executar.

Para conseguir comprar fragatas modernas de uma só classe, terá que se conseguir que se construam em Portugal pelo menos parte delas.

*

Duarte

• Investigador
  • 3260
  • Recebeu: 432 vez(es)
  • Enviou: 1633 vez(es)
  • +2498/-1065
« Responder #4631 em: Novembro 28, 2024, 04:27:59 pm »
Uma questão relacionada com as Nansen: porque razão não têm CIWS?

Encontrei isto:
A 40mm anti-aircraft gun / CIWS can be installed, but is not fitted.
« Última modificação: Novembro 28, 2024, 04:30:17 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
Trump é o novo Neville Chamberlain, mas com o intelecto de quem não conseguiu completar a 4a classe.

*

JohnM

• Investigador
  • 1313
  • +192/-41
« Responder #4632 em: Novembro 28, 2024, 06:39:08 pm »
Uma questão relacionada com as Nansen: porque razão não têm CIWS?

Encontrei isto:
A 40mm anti-aircraft gun / CIWS can be installed, but is not fitted.
Pela mesma razão que não têm k segundo lançador MK41, forretice… na altura quiseram poupar dinheiro

*

P44

• Investigador
  • 21359
  • Recebeu: 6887 vez(es)
  • Enviou: 7916 vez(es)
  • +8068/-12618
« Responder #4633 em: Novembro 29, 2024, 10:00:57 am »
Australia down-selects two shipbuilders for multi-billion dollar frigate program
Vessels

November 27, 2024, by Fatima Bahtić

The Albanese Government has down-selected two shipbuilders, Mitsubishi Heavy Industries and Thyssenkrupp Marine Systems (TKMS), to progress designs for Australia’s future general-purpose frigates.

As disclosed, defense will now work with Mitsubishi Heavy Industries, Thyssenkrupp Marine Systems and Australian industry partners to further develop the proposals for the Mogami and MEKO A-200 frigates.

The government is investing up to $55 billion over the decade, including up to $10 billion for the general purpose frigates, as part of a plan that will more than double the size of the navy’s surface combatant fleet compared with the former government’s plan.

Australia’s new general-purpose frigates will replace the Anzac class frigates and will be equipped for undersea warfare and local air defense in order to secure maritime trade routes and our northern approaches.

The first three general purpose frigates will be built offshore and, successful and timely consolidation of the Henderson precinct will enable the remainder of the build to be constructed locally at Henderson.

Defense will engage closely with the down-selected shipbuilders to progress this program and ensure Australia’s first general purpose frigate is delivered this decade.

The decision to progress the Mogami and MEKO A-200 designs was informed by “a rigorous evaluation” that identified these designs as likely to best meet Australia’s capability requirements, according to the officials.

“Navy’s future fleet will constitute the largest number of surface combatants since World War Two, and will be integral to ensuring the safety and security of our sea lines of communication and maritime trade,” Deputy Prime Minister Richard Marles said.

“This program is moving at pace to ensure the Navy is equipped with the ships it needs to keep Australians safe. The rapid, accelerated work of the general purpose frigate program to date underpins the next stages of the acquisition to ensure this capability is delivered this decade, providing our Navy with enhanced anti-submarine and anti-air warfare capabilities,” Minister for Defence Industry and Capability Delivery Pat Conroy stated.

https://www.navaltoday.com/2024/11/27/australia-down-selects-two-shipbuilders-for-multi-billion-dollar-frigate-program/
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem

*

Cabeça de Martelo

• Investigador
  • 23121
  • Recebeu: 4083 vez(es)
  • Enviou: 2860 vez(es)
  • +2663/-4465
« Responder #4634 em: Novembro 29, 2024, 06:03:05 pm »
Sô Almirante, era isto que andava à procura?

Tem 143 metros;
Transporta cerca de 400 Fuzos;
Canhão de 76mm;
ASTER 30 SAM;
4 MARLIN-WS 30mm RWS;
SYLENA Mk1 & Mk2 DLS

...

:mrgreen: c56x1 :jaja2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.