Protótipo de um design dos anos 80 em 2025
Eu arriscaria mesmo que se trata de uma modernização do projeto das duas séries de corvetas e que por isso é ainda mais antigo.
Por analogia, a marinha está a fazer projetos como se estivesse ainda a utilizar lapis e papel, quando os estaleiros estrangeiros mais avançados estão a utilizar uma folha de cálculo.
Recentemente, a marina passou a utilizar uma calculadora de bolso para fazer cálculos, portanto é uma modernização ...
(a calculadora é completamente disruptiva quando comparada com o papel e lapis)
Mas dito isto:
O mar continua a ser feito de água e as ondas não mudaram que eu saiba desde há bastante tempo.
Logo, uma plataforma desenhada há bastante tempo, pode continuar a fazer o serviço, desde que o objetivo seja a patrulha ou qualquer atividade que tenha vantagem da existência de uma plataforma estável.
Infelizmente, pelo que vemos em outras marinhas, os patrulhas estão a ficar maiores e maiores a cada projeto, porque mesmo uma embarcação de 1800t não é adequada para muitas tarefas.
Utilizar drones num NPO por exemplo é interessante e uma possibilidade, mas que drones vão ser utilizados com o mar a partir de 6 na escala de Beufort.

Por isto o NPO é adequado para algumas funções, mas a sua desadequação não tem a ver com as linha sexy, stealth e estilosas que o pessoal gosta de ver nos navios ...
O problema, é o tamanho .