Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

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dc

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2175 em: Março 27, 2025, 03:24:56 pm »
Agora não estou a perceber, tu dizes que os NPO não vão ser construídos, mas depois há uma noticia a indicar que o programa está a decorrer normalmente?!

Fora de brincadeiras, eu tinha lido algures à uns tempos atrás que a empresa escolhida era outra... enfim, a desinformação realmente grassa na net.

"Normalmente" não é bem assim. Já vai com quase meia década de atraso.  :mrgreen:

Devagar devagarinho chega-se lá.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2176 em: Março 27, 2025, 03:41:08 pm »
Agora não estou a perceber, tu dizes que os NPO não vão ser construídos, mas depois há uma noticia a indicar que o programa está a decorrer normalmente?!

Fora de brincadeiras, eu tinha lido algures à uns tempos atrás que a empresa escolhida era outra... enfim, a desinformação realmente grassa na net.

"Normalmente" não é bem assim. Já vai com quase meia década de atraso.  :mrgreen:

Devagar devagarinho chega-se lá.
para o cabeça está sempre tudo bem

Ele é da paz e da janga
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2177 em: Março 27, 2025, 03:47:42 pm »
Agora não estou a perceber, tu dizes que os NPO não vão ser construídos, mas depois há uma noticia a indicar que o programa está a decorrer normalmente?!

Fora de brincadeiras, eu tinha lido algures à uns tempos atrás que a empresa escolhida era outra... enfim, a desinformação realmente grassa na net.

"Normalmente" não é bem assim. Já vai com quase meia década de atraso.  :mrgreen:

Devagar devagarinho chega-se lá.
para o cabeça está sempre tudo bem

Ele é da paz e da janga

Desde que não seja da Janja tudo bem!
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2178 em: Março 27, 2025, 09:13:50 pm »
Multinacional sueca equipa seis novos navios da Marinha construídos em Viana
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2179 em: Março 28, 2025, 01:36:59 am »
Citar
[A ABB assinou um contrato com os Estaleiros Navais West Sea, localizados em Viana do Castelo, para equipar seis novos navios patrulha offshore (OPV’s) da Marinha Portuguesa com um sistema integrado de energia, propulsão e automação desenvolvido com o objetivo de garantir uma maior eficiência operacional. A entrega das embarcações está prevista para 2027 – 2031, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, os novos navios serão equipados com o sistema de propulsão Azipod®, a plataforma de sistema de energia Onboard DC Grid™ e o sistema de controlo distribuído ABB Ability™ System 800xA®. Combinadas, as soluções da ABB vão permitir aumentar a eficiência operacional dos navios, ajudando a reduzir o consumo de combustível e as emissões.

“O reconhecido sistema integrado de energia, propulsão e automação da ABB foi uma escolha de confiança para nós. Acreditamos que este sistema oferece flexibilidade, fiabilidade e um bom desempenho às operações dos navios patrulha. Além disso, permite uma utilização do combustível mais eficaz, o que se traduz num melhor desempenho ambiental”, afirma Renato Amorim, diretor do Estaleiro Naval West Sea. “Estamos muito entusiasmados para colaborar com a ABB, um parceiro de confiança, neste projeto.”

“Sentimo-nos muito honrados pelos Estaleiros Navais West Sea e a Marinha Portuguesa terem escolhido a nossa solução de energia, propulsão e automação para os novos navios de patrulha offshore de alta especificação.” refere Sindre Satre, responsável pela área de negócios Guarda Costeira e Marinha da ABB Marine&Ports. “Os nossos sistemas integrados já têm uma forte presença no mercado comercial e, cada vez mais, estão a ser desenvolvidos especificamente para embarcações navais. Estamos muito entusiasmados para iniciar esta colaboração com a West Sea e a Marinha Portuguesa e reforçar a nossa parceria.”

O sistema ABB Ability™ 800xA® “é uma solução de automação completa que foi especialmente desenvolvida para melhorar a eficiência e a segurança dos navios”. Esta solução integra vários sistemas e equipamentos a bordo, fornecendo um ambiente onde as operações estão todas centralizadas e, consequentemente, com menos riscos de falhas. O sistema permite que a tripulação tenha acesso a todas as informações necessárias a partir de uma interface intuitiva que possui um único ecrã, facilitando a operação da embarcação e garantindo que esta seja eficaz e segura.

Adicionalmente, a ABB vai também fornecer o seu sistema de gestão de energia PEMS™. Combinado com o Onboard DC Grid™, esta solução  “será uma peça fundamental neste sistema combinado de energia e controlo de uma embarcação  Isto permite uma utilização mais segura e eficiente dos recursos energéticos totais do navio e contribui para operações mais sustentáveis”, sublinha o comunicado./quote]

https://greensavers.sapo.pt/abb-equipa-novos-navios-da-marinha-portuguesa-com-sistema-integrado-de-energia-propulsao-e-automacao/
« Última modificação: Março 28, 2025, 02:00:14 am por ICE 1A+ »
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2180 em: Março 28, 2025, 02:46:49 am »
A Marinha já confirmou:
Segunda feira dia 31 de março realiza-se a cerimónia de corte da primeira chapa.
As informações estão no site da Marinha.

O contrato até aqui está a ser cumprido religiosamente…
 :mrgreen: :mrgreen:
precisamente um ano após a Comunicação  do cliente da entrada em vigor do contrato
Corta-se a primeira chapa..

« Última modificação: Março 28, 2025, 03:05:57 am por ICE 1A+ »
 
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2181 em: Março 28, 2025, 03:18:40 am »




 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2182 em: Março 28, 2025, 07:10:50 am »
A sério que vai ter aquele radar gigante ridículo?
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2183 em: Março 28, 2025, 09:22:50 am »
Interessante o tempo em que a construção (do 1º NPO3S) tem lugar paralelamente ao mesmo tempo em que estão a elaborar o "Projecto de Detalhe"... @ICE 1A+ é usual na construção naval isso acontecer?
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

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saabGripen

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2184 em: Março 28, 2025, 09:31:02 am »
A sério que vai ter aquele radar gigante ridículo?


Não se vai produzir navio nenhum.

O contrato é só para cortar chapas.

 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2185 em: Março 28, 2025, 09:38:54 am »
Interessante o tempo em que a construção (do 1º NPO3S) tem lugar paralelamente ao mesmo tempo em que estão a elaborar o "Projecto de Detalhe"... @ICE 1A+ é usual na construção naval isso acontecer?

O primeiro é um protótipo.
A experiencia com ele permite finalizar o projecto de detalhe.
 

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2186 em: Março 28, 2025, 09:50:40 am »
Protótipo de um design dos anos 80 em 2025
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2187 em: Março 28, 2025, 10:05:38 am »
Protótipo de um design dos anos 80 em 2025

Eu arriscaria mesmo que se trata de uma modernização do projeto das duas séries de corvetas e que por isso é ainda mais antigo.

Por analogia, a marinha está a fazer projetos como se estivesse ainda a utilizar lapis e papel, quando os estaleiros estrangeiros mais avançados  estão a utilizar uma folha de cálculo.
Recentemente, a marina passou a utilizar uma calculadora de bolso para fazer cálculos, portanto é uma modernização ...
(a calculadora é completamente disruptiva quando comparada com o papel e lapis)


Mas dito isto:

O mar continua a ser feito de água e as ondas não mudaram que eu saiba desde há bastante tempo.
Logo, uma plataforma desenhada há bastante tempo, pode continuar a fazer o serviço, desde que o objetivo seja a patrulha ou qualquer atividade que tenha vantagem da existência de uma plataforma estável.

Infelizmente, pelo que vemos em outras marinhas, os patrulhas estão a ficar maiores e maiores a cada projeto, porque mesmo uma embarcação de 1800t não é adequada para muitas tarefas.

Utilizar drones num NPO por exemplo é interessante e uma possibilidade, mas que drones vão ser utilizados com o mar a partir de 6 na escala de Beufort. ???
Por isto o NPO é adequado para algumas funções, mas a sua desadequação não tem a ver com as linha sexy, stealth e estilosas que o pessoal gosta de ver nos navios ...

O problema, é o tamanho .

É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 

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sivispacem

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2188 em: Março 28, 2025, 10:16:57 am »
Protótipo de um design dos anos 80 em 2025

Eu arriscaria mesmo que se trata de uma modernização do projeto das duas séries de corvetas e que por isso é ainda mais antigo.

Por analogia, a marinha está a fazer projetos como se estivesse ainda a utilizar lapis e papel, quando os estaleiros estrangeiros mais avançados  estão a utilizar uma folha de cálculo.
Recentemente, a marina passou a utilizar uma calculadora de bolso para fazer cálculos, portanto é uma modernização ...
(a calculadora é completamente disruptiva quando comparada com o papel e lapis)


Mas dito isto:

O mar continua a ser feito de água e as ondas não mudaram que eu saiba desde há bastante tempo.
Logo, uma plataforma desenhada há bastante tempo, pode continuar a fazer o serviço, desde que o objetivo seja a patrulha ou qualquer atividade que tenha vantagem da existência de uma plataforma estável.

Infelizmente, pelo que vemos em outras marinhas, os patrulhas estão a ficar maiores e maiores a cada projeto, porque mesmo uma embarcação de 1800t não é adequada para muitas tarefas.

Utilizar drones num NPO por exemplo é interessante e uma possibilidade, mas que drones vão ser utilizados com o mar a partir de 6 na escala de Beufort. ???
Por isto o NPO é adequado para algumas funções, mas a sua desadequação não tem a ver com as linha sexy, stealth e estilosas que o pessoal gosta de ver nos navios ...

O problema, é o tamanho .

Pois, Também nestas coisas de navios militares, "size matters"....  :mrgreen:
Cumprimentos,
 

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saabGripen

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Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2189 em: Março 28, 2025, 11:15:55 am »
Protótipo de um design dos anos 80 em 2025

Eu arriscaria mesmo que se trata de uma modernização do projeto das duas séries de corvetas e que por isso é ainda mais antigo.

Por analogia, a marinha está a fazer projetos como se estivesse ainda a utilizar lapis e papel, quando os estaleiros estrangeiros mais avançados  estão a utilizar uma folha de cálculo.
Recentemente, a marina passou a utilizar uma calculadora de bolso para fazer cálculos, portanto é uma modernização ...
(a calculadora é completamente disruptiva quando comparada com o papel e lapis)


Mas dito isto:

O mar continua a ser feito de água e as ondas não mudaram que eu saiba desde há bastante tempo.
Logo, uma plataforma desenhada há bastante tempo, pode continuar a fazer o serviço, desde que o objetivo seja a patrulha ou qualquer atividade que tenha vantagem da existência de uma plataforma estável.

Infelizmente, pelo que vemos em outras marinhas, os patrulhas estão a ficar maiores e maiores a cada projeto, porque mesmo uma embarcação de 1800t não é adequada para muitas tarefas.

Utilizar drones num NPO por exemplo é interessante e uma possibilidade, mas que drones vão ser utilizados com o mar a partir de 6 na escala de Beufort. ???
Por isto o NPO é adequado para algumas funções, mas a sua desadequação não tem a ver com as linha sexy, stealth e estilosas que o pessoal gosta de ver nos navios ...

O problema, é o tamanho .


Um Nimitz só lança aviões até 6/7.

É o tamanho

Um EH 101 dos nossos só levanta até 6.

É o tamanho.

Quem sabe se o NPO é do tamanho certo é a marinha.
E têm a vantagem de estarem a ser construidos, ao contrário dos nossos F-35.