Por momentos pensei que estivesses a sugerir uns "OPV" da classe Legend da USCG para a Marinha. 
Mas sim, fazia todo o sentido ter uma "rampa" para lanchas. Possivelmente libertaria espaço nas posições actuais onde estão colocadas as gruas das lanchas.
Os americanos fizeram exactamente isso e se não estou em erro, com uma classe de Destroyers, que usam em zonas mais avançadas, para combate ao tráfico de droga e anti terrorismo. Tem uma peça principal na proa, mais o phalanx como esta classe aqui da Guarda Costeira tem((algo que se NPO tivesse caia o Carmo e a Trindade), metralhadoras cal .50 e lança granadas automáticos de 40mm.
Cortaram em sensores que não precisam para misseis e nos misseis e, ali têm navio para mais duas décadas cheio de tecnologia de vigilância, que fragatas nossas não têm.
Tudo tem a ver com o estado geral do navio, motores e outros aspectos de funcionamento e não no poder militar, que obviamente perdeu.
Isto são outras mentalidades, não as de complexidades inventadas e de choninhas nos destinos das coisas. Não digo que se fizesse com as VDG, mas os NPO tem mais potencial, não só de cargueiros para terras distantes, que é isso que parecem fazer muito.
Diz-se que "informações" são a base de tudo no campo militar e policial, para isso é preciso sensores. O NPO tem é espaço com fartura para....espreguiçadeiras e cargas