Substituição dos Falcon 50

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Lightning

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #90 em: Outubro 30, 2019, 09:59:00 am »
Confirmo, Correio da Manhã de ontem dia 29 (não encontro o artigo online pois é pequeno).

Governo autoriza o gasto até 2.1 milhões em 2 anos no upgrade de 4 C-130 (tinha-me esquecido que 1 C130 está inibido de voar). Os C-130 devem voar mais 10 anos.

O artigo não é tão pormenorizado como esse sobre o Falcon 50, apenas refere o sistema flight 2 da Collins.

https://www.rockwellcollins.com/Products-and-Services/Defense/Avionics/Integrated-Cockpit-Solutions/Flight2.aspx

Se realmente não levar mais nada talvez o upgrade dos Falcon seja mais caro pois parece que leva mais equipamentos.
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 10:08:31 am por Lightning »
 

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PMFM

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #91 em: Outubro 30, 2019, 11:35:17 am »
Aqui fica o resumo de alguns despachos sobre estes assuntos:

Citar
Despacho n.º 7859/2016 - Programa de Modernização do Sistema de Armas C-130H da Força Aérea
(...)
1 - Autorizo o procedimento (...) tendo em vista a contratação do Programa de Modernização das cinco (5) aeronaves C-130H operadas pela Força Aérea Portuguesa, bem como a respetiva despesa até ao montante máximo de 29 milhões de euros, com IVA incluído
(...)
https://dre.pt/home/-/dre/74699750/details/maximized

Citar
Despacho n.º 4040/2018 - Sistemas de Armas da Força Aérea - Implementação de capacidades
(...)
a) Autorizar o cancelamento do projeto de modernização das aeronaves C-130H, nos termos inicialmente definidos no meu Despacho n.º 7859/2016 (...)

b) Nos aspetos relacionados com os requisitos SESAR e aproveitando o cofinanciamento europeu para o efeito, determinar que a Força Aérea prossiga com a modificação das aeronaves C-130H, no valor máximo de 19.065.000,00 € (...)

c) Autorizar a utilização das verbas excedentárias advenientes da diminuição do âmbito da modificação das aeronaves do C-130H para:
       1 - Sustentação da frota C-130H até ser atingida a Capacidade Operacional Final do KC-390, no valor máximo de 2.682.000,00 € (...);

       2 - Proceder à modificação das aeronaves Falcon 50, no âmbito dos requisitos SESAR, no valor máximo de 4.465.000,00 € (...);
(...)
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/115137505/details/maximized

Aumento do montante anteriormente previsto para os Falcon:
Citar
Despacho n.º 10106/2018 - Falcon 50 - Modificação das Aeronaves para cumprimento de Requisitos SESAR
(...)
1 - Autorizo a realização da despesa tendo em vista a celebração de um contrato de aquisição dos serviços de modificação das aeronaves Falcon 50 da Força Aérea para cumprirem com os requisitos CNS/ATM do Céu Único Europeu, até ao montante máximo de 5.000.000,00 €
(...)
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/116835833/details/normal

Não sei se houve outros Despachos a alterar o que estes determinam, mas penso que não.
« Última modificação: Outubro 30, 2019, 11:39:27 am por PMFM »
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #92 em: Outubro 30, 2019, 01:17:41 pm »
Ou o jornal se enganou nos valores, ou a UE anda muito generosa e quase que vai pagar o upgrade todo.
 

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asalves

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #93 em: Outubro 30, 2019, 03:53:51 pm »
Ou o jornal se enganou nos valores, ou a UE anda muito generosa e quase que vai pagar o upgrade todo.

Normalmente as comparticipações da UE vão aos 80%, sendo que em casos muito específicos e pontuais podem chegar aos 100%

 
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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #94 em: Outubro 31, 2019, 01:39:27 pm »
Ou o jornal se enganou nos valores, ou a UE anda muito generosa e quase que vai pagar o upgrade todo.

Parece que estamos a fazer doutrina também pela Europa é como nós dinheiro para meios que não cuspam fogo não faltam verbas e incentivos para artefactos realmente bélicos nem vê-los ainda chegaremos ao extremo de nosso exército ser composto por Sapadores Bombeiros não que eles não sejam importantes e fundamentais mas cada um na sua.
Aqui é transporte VIP embora haja a ação meritória da recolha de órgãos que é muito mais relevante mas aqui que faria sentido acionar a Embraer para essa substituição,vamos fazer uma reforma.Tranquilo.
zocuni
 

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asalves

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #95 em: Outubro 31, 2019, 03:50:48 pm »
Ou o jornal se enganou nos valores, ou a UE anda muito generosa e quase que vai pagar o upgrade todo.

Parece que estamos a fazer doutrina também pela Europa é como nós dinheiro para meios que não cuspam fogo não faltam verbas e incentivos para artefactos realmente bélicos nem vê-los ainda chegaremos ao extremo de nosso exército ser composto por Sapadores Bombeiros não que eles não sejam importantes e fundamentais mas cada um na sua.
Aqui é transporte VIP embora haja a ação meritória da recolha de órgãos que é muito mais relevante mas aqui que faria sentido acionar a Embraer para essa substituição,vamos fazer uma reforma.Tranquilo.

Atenção que o dinheiro da UE veio unicamente porque os Falcon fazem transporte de orgãos e emergência entre ilhas. Veio de um fundo qualquer que apoia o transporte de emergência medica em zonas da UE desfavorecidas (ex: ilhas)

Para a UE o transporte VIP é um part-time
 

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tenente

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #96 em: Novembro 05, 2019, 09:39:54 pm »
The Portuguese privately-owned aerospace maintenance firm AEROMEC will modernize the avionics of the three Falcon 50 transport jets of Portuguese Air Force's Squadron 501 Linces.



https://twitter.com/Defence360/status/1191829528651485190

Abraços

PS até que enfim.
 

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Lightning

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #97 em: Novembro 05, 2019, 10:03:31 pm »
Atenção que o dinheiro da UE veio unicamente porque os Falcon fazem transporte de orgãos e emergência entre ilhas. Veio de um fundo qualquer que apoia o transporte de emergência medica em zonas da UE desfavorecidas (ex: ilhas)

Para a UE o transporte VIP é um part-time

Então e vão comparticipar a modernização dos C130 também porquê? Também convencemos a UE que os C-130H fazem transporte médico? Ou será pela sua futura capacidade de combate à incêndios?  :mrgreen:
 

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Stalker79

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #98 em: Novembro 05, 2019, 10:35:08 pm »
Dá que pensar é mas é porque não estamos já a substituir os Falcon. Já são para todos os efeitos material VCC.
Não falta jactos empresariais no mercado de usados com pouquissimo uso e por uma "ninharia". E com manutenção e custos de operação mais baratos de certeza.
 :-P
 

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dc

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Charlie Jaguar

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #100 em: Janeiro 05, 2020, 01:10:31 pm »
Notícia com 20 anos que, como muita coisa por cá, nunca se veio a concretizar.

Citar
FAP quer comprar aviões à TAP
A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer...

Patrícia Gouveia
07 de janeiro de 2000 às 09:30

A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer aqueles aparelhos. Estes dois aviões, do tipo A310, viriam preencher a necessidade que a FAP tem, no decorrer da realização de missões a Timor Lorosae, a África e mesmo para os Açores, anuncia hoje o «Diário Económico». No entanto, para a realização deste negócio falta ainda determinar o preço pretendido pela TAP pelos aparelhos, sendo o valor de mercado estimado de cerca de 25 milhões de euros (cinco milhões de contos).

Na eventualidade da realização desta transacção, a TAP beneficiaria assim, de uma mais-valia na ordem dos 50 milhões de euros (10 milhões de contos), e ainda da possibilidade de renovar a sua frota. Contudo, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em declarações ao «Diário Económico» afirma que «não está inscrita qualquer verba no orçamento da FAP para fazer face à aquisição das aeronaves».

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/fap_quer_comprar_avioes_a_tap


E outra ainda com 15 anos:

Citar
Força Aérea quer novos aviões Falcon
A Força Aérea Portuguesa quer substituir os aviões Falcon 50 por aparelhos mais “capazes e de alcance mais adequado”. Entre as alternativas propostas pelo Estado-Maior estão, segundo o ‘Portugal Diário’, o Falcon 900EX, modelo alugado pelo ministro Morais Sarmento para ir a São Tomé e Príncipe, e o Falcon 7X, aparelhos com custos elevados.

25 de Janeiro de 2005 às 00:00

A escolha do Falcon 900EX para substituir os actuais três aparelhos, usados para transportar membros do Governo, poderá custar ao Orçamento do Estado cerca de 75 milhões de euros. O Estado-Maior defende também a aquisição, por parte das Forças Armadas, de aviões comerciais “mais apropriados ao transporte de comitivas de Estado”. O Airbus A310-300, que custa 68 milhões de euros, é uma possível solução. O Ministério da Defesa considera que “a aquisição deste equipamento não é, para já, uma prioridade”.

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/forca-aerea-quer-novos-avioes-falcon


E ainda hoje continuamos somente com os 3 Falcon 50... ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

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tenente

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #101 em: Janeiro 05, 2020, 01:50:31 pm »
Notícia com 20 anos que, como muita coisa por cá, nunca se veio a concretizar.

Citar
FAP quer comprar aviões à TAP
A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer...

Patrícia Gouveia
07 de janeiro de 2000 às 09:30

A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer aqueles aparelhos. Estes dois aviões, do tipo A310, viriam preencher a necessidade que a FAP tem, no decorrer da realização de missões a Timor Lorosae, a África e mesmo para os Açores, anuncia hoje o «Diário Económico». No entanto, para a realização deste negócio falta ainda determinar o preço pretendido pela TAP pelos aparelhos, sendo o valor de mercado estimado de cerca de 25 milhões de euros (cinco milhões de contos).

Na eventualidade da realização desta transacção, a TAP beneficiaria assim, de uma mais-valia na ordem dos 50 milhões de euros (10 milhões de contos), e ainda da possibilidade de renovar a sua frota. Contudo, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em declarações ao «Diário Económico» afirma que «não está inscrita qualquer verba no orçamento da FAP para fazer face à aquisição das aeronaves».

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/fap_quer_comprar_avioes_a_tap


E outra ainda com 15 anos:

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Força Aérea quer novos aviões Falcon
A Força Aérea Portuguesa quer substituir os aviões Falcon 50 por aparelhos mais “capazes e de alcance mais adequado”. Entre as alternativas propostas pelo Estado-Maior estão, segundo o ‘Portugal Diário’, o Falcon 900EX, modelo alugado pelo ministro Morais Sarmento para ir a São Tomé e Príncipe, e o Falcon 7X, aparelhos com custos elevados.

25 de Janeiro de 2005 às 00:00

A escolha do Falcon 900EX para substituir os actuais três aparelhos, usados para transportar membros do Governo, poderá custar ao Orçamento do Estado cerca de 75 milhões de euros. O Estado-Maior defende também a aquisição, por parte das Forças Armadas, de aviões comerciais “mais apropriados ao transporte de comitivas de Estado”. O Airbus A310-300, que custa 68 milhões de euros, é uma possível solução. O Ministério da Defesa considera que “a aquisição deste equipamento não é, para já, uma prioridade”.

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/forca-aerea-quer-novos-avioes-falcon


E ainda hoje continuamos somente com os 3 Falcon 50... ::)

Contudo, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em declarações ao «Diário Económico» afirma que «não está inscrita qualquer verba no orçamento da FAP para fazer face à aquisição das aeronaves».

O Ministério da Defesa considera que “a aquisição deste equipamento não é, para já, uma prioridade”.

Respostas, muito airosas de descartar qq possibilidade de aquisição e ir empurrando o problema com a pança !!!
Já lá vão quinze/vinte anos e ainda alguns dizem que este ano de 2019 foi positivo no que diz respeito a aquisições de equipamentos/armamentos para as FFAA, migalhas, meus srs migalhas para irem encanando a perna á RÃ, AKA, enconando !!

Abraços
 
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mafets

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #102 em: Janeiro 06, 2020, 02:29:01 pm »
Notícia com 20 anos que, como muita coisa por cá, nunca se veio a concretizar.

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FAP quer comprar aviões à TAP
A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer...

Patrícia Gouveia
07 de janeiro de 2000 às 09:30

A compra de duas aeronaves à TAP está a ser considerada pela Força Aérea Portuguesa (FAP), uma vez que a Airbus, devido à sua actual carteira de encomendas, se encontra impossibilitada de fornecer aqueles aparelhos. Estes dois aviões, do tipo A310, viriam preencher a necessidade que a FAP tem, no decorrer da realização de missões a Timor Lorosae, a África e mesmo para os Açores, anuncia hoje o «Diário Económico». No entanto, para a realização deste negócio falta ainda determinar o preço pretendido pela TAP pelos aparelhos, sendo o valor de mercado estimado de cerca de 25 milhões de euros (cinco milhões de contos).

Na eventualidade da realização desta transacção, a TAP beneficiaria assim, de uma mais-valia na ordem dos 50 milhões de euros (10 milhões de contos), e ainda da possibilidade de renovar a sua frota. Contudo, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em declarações ao «Diário Económico» afirma que «não está inscrita qualquer verba no orçamento da FAP para fazer face à aquisição das aeronaves».

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/fap_quer_comprar_avioes_a_tap


E outra ainda com 15 anos:

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Força Aérea quer novos aviões Falcon
A Força Aérea Portuguesa quer substituir os aviões Falcon 50 por aparelhos mais “capazes e de alcance mais adequado”. Entre as alternativas propostas pelo Estado-Maior estão, segundo o ‘Portugal Diário’, o Falcon 900EX, modelo alugado pelo ministro Morais Sarmento para ir a São Tomé e Príncipe, e o Falcon 7X, aparelhos com custos elevados.

25 de Janeiro de 2005 às 00:00

A escolha do Falcon 900EX para substituir os actuais três aparelhos, usados para transportar membros do Governo, poderá custar ao Orçamento do Estado cerca de 75 milhões de euros. O Estado-Maior defende também a aquisição, por parte das Forças Armadas, de aviões comerciais “mais apropriados ao transporte de comitivas de Estado”. O Airbus A310-300, que custa 68 milhões de euros, é uma possível solução. O Ministério da Defesa considera que “a aquisição deste equipamento não é, para já, uma prioridade”.

https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/forca-aerea-quer-novos-avioes-falcon


E ainda hoje continuamos somente com os 3 Falcon 50... ::)

Contudo, o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional, em declarações ao «Diário Económico» afirma que «não está inscrita qualquer verba no orçamento da FAP para fazer face à aquisição das aeronaves».

O Ministério da Defesa considera que “a aquisição deste equipamento não é, para já, uma prioridade”.

Respostas, muito airosas de descartar qq possibilidade de aquisição e ir empurrando o problema com a pança !!!
Já lá vão quinze/vinte anos e ainda alguns dizem que este ano de 2019 foi positivo no que diz respeito a aquisições de equipamentos/armamentos para as FFAA, migalhas, meus srs migalhas para irem encanando a perna á RÃ, AKA, enconando !!

Abraços

Quando cair algum ou determinado político apanhar mais um susto passa a ser prioridade. Aliás, se a memória não me atraiçoa por norma era quando isso acontecia que se falava em substituir os Falcon...  ::) ::)

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/falcon-muitas-horas-de-voo

Citar
Acontece que, desde Novembro último, registaram-se três incidentes com os Falcon onde voavam o próprio José Sócrates, primeiro-ministro, antes o seu ministro da Defesa e depois o Presidente da República.
“Quem terá de se pronunciar sobre a necessidade de substituição dos Falcon, em primeira instância, é o Governo. Por enquanto nós garantimos a segurança de voo e, cabe-nos também, garantir as operações e a manutenção da qualificação dos tripulantes. Agora, é de bom senso, porque as aeronaves têm um ciclo de vida que não é ‘ad eternum’, que alguém – que não a Força Aérea Portuguesa (FAP) – pondere a substituição” – acautela o porta-voz da FAP.
“Já é tempo de os substituir – alega o ex-Presidente da República Jorge Sampaio – até porque com a actual intensidade da vida internacional, este meio de transporte tornou-se imprescindível.” A Sampaio sucedeu há dois anos Cavaco Silva – o primeiro-ministro responsável pela compra dos três aviões VIP, dois em 1989 e um terceiro em 1991, quando Mário Soares era Chefe de Estado. “Eu próprio – recorda Jorge Sampaio – pedi a certa altura à Casa Militar um estudo de renovação dos Falcon 50... de facto, já então me parecia razoável substituir os velhos Falcon 50 por uma solução mista, combinando, por um lado, um aparelho do mesmo género mas mais moderno e capaz de maior autonomia e, por outro, um aparelho maior, susceptível de transportar comitivas mais extensas ou mesmo tropas em missões internacionais.”
E foi por razão desta última viagem à Jordânia que o actual Presidente da República, Cavaco Silva, disse descontraidamente aos jornalistas que – “nem na Europa, nem em África” – já nenhum membro de governo ou Chefe de Estado usava estes aviões. Dias antes, a 15 de Fevereiro, um segundo Falcon da FAP foi buscar Cavaco à base aérea italiana de Brindisi. O primeiro, aterrara lá porque foi detectada uma anomalia no indicador de combustível. “Iam dois pilotos na cabina e outros dois nos lugares dos passageiros e eles riam-se”, descreveu aos jornalistas o Chefe de Estado, acrescentando que riu também.



Saudações
« Última modificação: Janeiro 06, 2020, 02:29:57 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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raphael

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #103 em: Janeiro 07, 2020, 12:37:17 am »
Sinceramente a substituição de algum dos Falcon só faz sentido para mim para a questão do transporte urgente de órgãos..agora o levar politicos nos seus passeios ao exterior...arranjem uma aeronave vip da Tap... porque o problema dos movimentos VIP... é que nunca é só um falcon...tem de haver pelo menos um 2º em prontidão além de um ou mais c-295 para o resto da comitiva...e depois é como o outro são horas que a fap gasta e quem ninguém paga...

Realmente existem outras prioridades, desde melhorias de aviónicos nas frotas que executam efetivamente missões de interesse público/apoio à população...c-295 e eh101 no continente e ilhas, para não falar dos quadrimotores.

Em determinada altura que se pensou em substituir o F50 ainda tinhamos os F20 em phase out...agora nicles...modernizar os 3 falcon, quando as tripulações encolhem drasticamente...mas ok ficam os 3 minimamente atualizados.
Um abraço
Raphael
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asalves

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Re: Substituição dos Falcon 50
« Responder #104 em: Janeiro 07, 2020, 09:43:08 am »
Sinceramente a substituição de algum dos Falcon só faz sentido para mim para a questão do transporte urgente de órgãos..agora o levar politicos nos seus passeios ao exterior...arranjem uma aeronave vip da Tap... porque o problema dos movimentos VIP... é que nunca é só um falcon...tem de haver pelo menos um 2º em prontidão além de um ou mais c-295 para o resto da comitiva...e depois é como o outro são horas que a fap gasta e quem ninguém paga...

Realmente existem outras prioridades, desde melhorias de aviónicos nas frotas que executam efetivamente missões de interesse público/apoio à população...c-295 e eh101 no continente e ilhas, para não falar dos quadrimotores.

Em determinada altura que se pensou em substituir o F50 ainda tinhamos os F20 em phase out...agora nicles...modernizar os 3 falcon, quando as tripulações encolhem drasticamente...mas ok ficam os 3 minimamente atualizados.

Eu não chamaria bem uma atualização, pois só vai ser feito o mínimo possível para que os aviões possam continuar a voar em espaço europeu.
 

 

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