E mais uma vez:
Comparar a presença russa na Ucrânia, com dezenas de milhares de homens, centenas de tanques e viaturas blindadas de transporte de pessoal com a presença de militares americanos não me parece honesto.
A não ser que consideremos que os americanos são uma espécie de super-homens em que cada americano vale por 1000 russos.
Se perdermos a noção da proporcionalidade caimos num erro, em que nos disfarçamos de imparciais sem o ser.
A imparcialidade só existe quando somos honestos para com a verdade.
Não são 20 ou 30 americanos na Ucrânia que alteraram a balança a favor do exército ucraniano perante os rebeldes. Mesmo que fossem dez vezes mais não fariam a mais pequena diferença.
Já a presença de dezenas de milhares de russos, centenas de tanques, sistemas de defesa anti-aérea etc, isso faz a diferença.
É tão óbvia a diferença que até o lider rebelde disse que havia milhares de soldados russos a lutar na Ucrânia, acrescentando a seguir que lutavam nas folgas e durante as férias, levando o T-72 de serviço, ou o óbus auto-propulsado com que vão para a praia, para lutar na Ucrânia.