Para alem do comentario do representante da OSCE (que declara que não tem conhecimentos para avaliar), existe alguma outra fonte fidedigna directamente ligada à investigação que tenha dado dados relativamente sobre o meio que derubou o avião da Malasian Airlines???
Pois tudo o que vejosão jornalistas que divulgam a informação, mas não sem que exista divulgação direta por parte da equipa de investigação?
Também não conheço e nestas coisas é sempre necessário manter um mente aberta, porque não há fontes completamente fiáveis.
O problema presentemente não são apenas as notícias fabricadas, são também os desmentidos forjados.
A guerra de informação do lado russo, é o que se sabe, mas do lado ucraniano, (uma russia em ponto pequeno) eles mostram também ter uma grande dificuldade em separar informação de propaganda.
Os russos acusam os ucranianos de abater o avião de proposito, para matar o Putin, agora os ucranianos acusam os russos de quererem abater um avião da Aeroflot de proposito.
O problema, é que este tipo de intoxicação informativa acaba tendo audiência.
Os ucranianos por exemplo, não gostaram quando os americanos disseram ter detetado o lançamento de mísseis balísticos. A Ucrânia disse que nem sequer tinha esses mísseis, quando eles foram mostrados na última parada militar de 2008.
Mas no computo geral, os russos acabam tendo vantagem.
Eles precisam apenas de convencer a sua opinião pública interna, e a tradição russa é de acreditar em teorias conspirativas. É histórico e os governantes russos utilizam essa tática desde que há imprensa.
Desde a guerra russo-japonesa de 1904/1905 que os russos reagem com base em teorias conspirativas. O Estaline era adepto e acreditou até ao fim, que os ingleses conspiravam para levar a Russia para a guerra e que inventavam histórias sobre tropas alemãs na fronteira.
Os alemães, percebendo como funcionava a mente russa, exploraram ao máximo as teorias da conspiração, porque os russos aceitam mais facilmente a teoria conspirativa que uma verdade pouco salgada.
Em 1945, os russos avançaram até Berlim, convencidos de que os americanos tinham feito um pacto secreto com os alemães, para que estes se rendessem e deixassem os americanos chegar primeiro à capital.
Durante a guerra fria, foi mais do mesmo.
A Russia é um país disfuncional. E por muito que na Europa se queira transformar a Russia num país normal, a verdade é que não é. A Russia neste momento fecha-se mais uma vez sobre si mesma, num dos movimentos de pêndulo tradicionais.
A Ucrânia aparece como uma Russia que decididamente quer voltar-se para ocidente.
O que temos neste momento, é uma guerra civil entre povos de origem russa. A guerra mais antiga entre russos : Moscovo contra Kiev, como antes Novgorod contra Kiev.