Sim Sr Silva... eu percebo que este assunto tem barbas!! E nao tou aki para me alongar, no facto de nos sabermos de antemao no que vai ali fazer!!
Eu proprio fui a esse concurso, e por muitas discordancias com o sistema decidi nao continuar, porque penso nao ser justo para ninguem!!
Os meus filhos de escola continuaram e hoje sao AspOf's Fz.. e tenho muito orgulho neles.. mas como me dizia um camarada que me abriu os olhos.. "orgulho nao me vai alimentar a familia depois!".
Eu nao sou contra o facto de serem 6 anos no maximo de serviço.. epa percebe-se se que sao contractados, e porque é que existe esse quadro, como eu ja expliquei... mas.. confesso que depois de 6 ou 8 anos de serviço á patria as Forças Armadas deveriam pagar a qualificaçao profissional a esses elementos, principalmente quem nao teve especialidades que de nada servem e que muito exigem dos militares que sao os atiradores (Exercito) e Forças Especiais.
Sei que isso ta previsto nos incentivos, mas na realidade.. como nos confessou um tenente fz durante uma aula de armamento e tiro.. o tempo para estudar e muito relativo... porque tem de se candidatar um curso pos laboral.. e muitas vezes os professores nao sao compreensivos com a situaçao!!
Epa... eu sou da opiniao que ao fim de 8 anos de Serviço.. o Militar devia ter a opção de tirar um curso profissional.. dado por um instituto das Forças Armadas em conjunto (caso ja tivesse uma especialidade profissionalizante como por ex. Transmissoes.. receberia uma adaptao á vida civil) e sairia com uma formaçao profissional para a vida civil!!
Se o pessoal das Academia ao fim de 8 ou 10 anos pode mandar o Ramo militar a fava... porque e que as FA's nao fazem um serviço á comunidade, ao País e utilizam a sua estrutura em prol daqueles que desejam servir a patria.. e posterioemente sair qualificados com espirito de trabalho e empenho!!!
Epa... iria custar dinheiro?? sim... mas depois de 8 anos dados `Instituiçao... acho que se merece!!! O que acontecia... ser militar e mais uma opçao de vida.. e com futuro... pois a disciplina e os valores militares pasam a estar implementados na dotrinaçao dos novos tecnicos provenientes dessa escola... tal como todas os outros Estabelecimentos Militares de Ensino.. como os Pupilos deo Exercito, Colegio militar etc!!
Epa... claro que muito iam recusar... ok.. MAs tem essa opçao na mesa!! Recebem os duadecimos a que tem direito!! Os que querema formação
tem direitoa tirar uma formaçao a sua escolha.. seguindo as regras dos restantes estabelicimentos... e sai das forças armadas de cabeça erguida!!
So ia melhorar tb a imagem que as nossas FA's tem na sociedades civil, porque pela primeira vez eram vistas como uma insituçao que se interessa com os seus elementos menos graduados, e que se preocupa em formar homens e mulheres para enfrentarem e ajudarem o nosso pais numa frente de batalha moderna.. que e a especializaçao tecnologica necessaria à evoluçao e incutir uma etica de trabalho, nesses elementso provenientes das fileiras das FA's, que reflectisse os valores militares!!
Epa nao acho que seja muito a pedir e todos teriam a ganhar!!
Cumps