Combate a fogos pela F.A.P.

  • 1229 Respostas
  • 226258 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7752
  • Recebeu: 3368 vez(es)
  • Enviou: 1963 vez(es)
  • +2301/-160
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1215 em: Março 04, 2021, 05:38:24 pm »
Deixem-me rir, agora é em 2026, o descaramento desta gente é enorme, gozam com o pagode à grande.
Mas ainda haverá gente que acredita neste especialista da treta ?
Mentira descarada, 70 milhões para 06 helis ligeiros, seis helis médios e dois meios pesados ??
Mas onde raio 70 milhões dão para isso tudo se com 20 milhões só se conseguem comprar 5 kualitas civis ?
Basta fazer contas para ver que o dinheiro não dá para tal aquisição  !!!
Agora é a Tal Bazuca, que vai resolver todos os problemas da NAÇÃO, problemas e lacunas essas que foram, ano após ano, agravadas pelo imobilismo das consecutivas corjas de políticos incompetentes que tem estado no PODER.

https://observador.pt/2021/03/04/governo-usa-bazuca-para-comprar-meios-aereos-de-combate-aos-fogos-para-la-do-seu-mandato/

Engraçado não existir o mesmo tipo de planeamento para as melhorias de algumas frotas da FAP, e as futuras aquisições.
Só me prova o interesse, ou a falta dele, quanto ao investimento nos meios Aéreos da FAP.
Excelente entrevista, muito boa mesmo !! :bang:

Abraços
« Última modificação: Março 04, 2021, 06:11:47 pm por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, NVF, Charlie Jaguar

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 1561
  • Recebeu: 212 vez(es)
  • Enviou: 202 vez(es)
  • +100/-111
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1216 em: Março 04, 2021, 11:21:06 pm »
Deixem-me rir, agora é em 2026, o descaramento desta gente é enorme, gozam com o pagode à grande.
Mas ainda haverá gente que acredita neste especialista da treta ?
Mentira descarada, 70 milhões para 06 helis ligeiros, seis helis médios e dois meios pesados ??
Mas onde raio 70 milhões dão para isso tudo se com 20 milhões só se conseguem comprar 5 kualitas civis ?
Basta fazer contas para ver que o dinheiro não dá para tal aquisição  !!!
Agora é a Tal Bazuca, que vai resolver todos os problemas da NAÇÃO, problemas e lacunas essas que foram, ano após ano, agravadas pelo imobilismo das consecutivas corjas de políticos incompetentes que tem estado no PODER.

https://observador.pt/2021/03/04/governo-usa-bazuca-para-comprar-meios-aereos-de-combate-aos-fogos-para-la-do-seu-mandato/

Engraçado não existir o mesmo tipo de planeamento para as melhorias de algumas frotas da FAP, e as futuras aquisições.
Só me prova o interesse, ou a falta dele, quanto ao investimento nos meios Aéreos da FAP.
Excelente entrevista, muito boa mesmo !! :bang:

Abraços

Os Canadair vão ser pagos a 90% pela EU.

Os KOALA tem contratos de manutenção, logo durante os próximos anos só gasta "Gasoile".
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 3958
  • Recebeu: 2235 vez(es)
  • Enviou: 4127 vez(es)
  • +2299/-118
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1217 em: Março 05, 2021, 01:08:34 am »
Se os Canadair vão ser financiados pela UE a 90%, é a suprema idiotice e incúria limitar a sua aquisição a somente duas aeronaves, que todos sabemos ser um número insuficiente em termos operacionais.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Major Alvega, Charlie Jaguar, tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7752
  • Recebeu: 3368 vez(es)
  • Enviou: 1963 vez(es)
  • +2301/-160
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1218 em: Março 05, 2021, 10:15:21 am »
Se os Canadair vão ser financiados pela UE a 90%, é a suprema idiotice e incúria limitar a sua aquisição a somente duas aeronaves, que todos sabemos ser um número insuficiente em termos operacionais.

No minímo deveriam ser duas parelhas e não uma, se bem que o indicado seria termos seis unidades, baseadas duas no Norte e quatro no Centro, de modo a poderem intervir nas situações mais graves, bem mais rápido evitando estarmos constantemente a solicitar apoio externo sempre que os FF são de maior dimensão.
Este modelo de aeronave CL215/415 já deveria ter sido adquirido há alguns, muitos anos, a escolha agora deveria incidir no CL415MP ou no novíssimo CL515, para não andarmos sempre a correr atrás do prejuízo.

https://aerialfirefighter.vikingair.com/aircraft/cl-415mp

https://aerialfirefighter.vikingair.com/sites/aerialfirefighter.vikingair.com/files/docs/canadair_infosheet_june2020_final_v2.pdf

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=12286.75






Abraços
« Última modificação: Março 05, 2021, 10:18:32 am por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 1623
  • Recebeu: 388 vez(es)
  • Enviou: 1376 vez(es)
  • +237/-9
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1219 em: Março 05, 2021, 10:18:56 am »
Qual a verdadeira possibilidade de o CL515, em Portugal, cumprir (fora da época de FF) outras missões que o fabricante anuncia (SAR, vigilância marítima, etc)? 
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 7752
  • Recebeu: 3368 vez(es)
  • Enviou: 1963 vez(es)
  • +2301/-160
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1220 em: Março 05, 2021, 10:22:15 am »
Qual a verdadeira possibilidade de o CL515, em Portugal, cumprir (fora da época de FF) outras missões que o fabricante anuncia (SAR, vigilância marítima, etc)?

são só estas, esta sim, uma aeronave multi missão !:

Boas a Todos,

Este seria o hidroavião ideal não só para os combates aos fogos florestais mas também para ser usado em operações SAR pois tem, na realidade na sua versão 415 MP,
Multi purpose, essas capacidades.
Quanto a mim poderíamos/deveríamos possuir pelo menos seis unidades deste modelo e incorporá-las na nossa FA, como por exemplo os Espanhóis tem feito nos últimos anos com os Canadairs CL215/415, esquadra essa que tem alguns pilotos Portugueses, da ex aerocondor, pilotos esses certificados não só para este equipamento mas também para os PBY Catalina, aeronaves que já operaram em anos anteriores, no combate aos fogos florestais, em Portugal.
Junto as características destas aeronaves, publicadas pelo fabricante :

https://aerialfirefighter.vikingair.com/aircraft/cl-415mp

Bombardier 415 MP
Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities.

Strength and Versatility

Flexibility and ruggedness are the hallmarks of the Bombardier 415 MP amphibious aircraft. Combining a state-of-the-art surveillance suite with direct water intervention capabilities, this versatile mission-specific aircraft offers exceptional low-level, low-speed manoeuvrability, making it the perfect choice for a wide range of special missions on inland, coastal and offshore waters.

Special Missions

With Western civil certification for both the aircraft and its surveillance suite, the Bombardier 415 MP aircraft is a proven ally in:

Search and rescue (SAR)
•Civil SAR
•Disaster SAR


Utility transport
•Cargo
•Personnel


Law enforcement
•Illegal immigration
•Drug and other smuggling
•Illegal fishery
•Terrorism
•Piracy at sea

Environmental control
•Oil pollution
•Forest fires

Special Mission Equipment
•Autopilot and military mission management system (MMMS)
•Forward-looking infrared (FLIR)
•Side-looking airborne radar (SLAR)
•Fully integrated weather radar
•Direction finder antenna (DF)
•Still and video cameras
•Cabin accommodation for stretchers and berths
•Enlarged aft cargo door
•Available floor space for customer supplied boat or other
•Marine radio package
•Secure intercom


Engine - 2 X Pratt & Whitney Canada PW123AF
Power - 2,380.00 Horsepower
Avionics -

Maximum Cruising Speed - 359.00 km per hr    223.08 mph
Service Ceiling - 4,480.56 metres   14,700.00 feets
Rate of Climb - 487.68 mpm   1,600.00 fpm
Numbers Ordered/Sold - 67

Cabin Height - 1.90 metres  6.23 feets
Cabin Width - 2.40 metres  7.87 feets
Cabin Length - 9.40 metres  30.84 feets
Exterior Length - 19.80 metres  64.96 feets
Wingspan / Rotor Diameter - 28.60 metres  93.83 feets
Fuselage Diameter - 2.69 metres  8.83 feets
Baggage Volume - 1.40 cubic metre  49.44 cubic feet

Maximum Take Off Weight - 19,890.36 kgs  43,850.00 lbs
Maximum Payload - 2,903.04 kgs  6,400.00 lbs
Fuel Tank Capacity - 1,529.85 gallon  5,791.09 litres
Fuel Economy - 0.42 km per litre  0.99 NM per gallon
Minimum Take Off Distance - 813.82 metres  2,670.00 feets
Minimum Landing Distance - 664.46 metres  2,180.00 feets

Cumprimentos
« Última modificação: Março 05, 2021, 10:25:55 am por tenente »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, Charlie Jaguar, HSMW

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3340
  • Recebeu: 2159 vez(es)
  • Enviou: 1371 vez(es)
  • +2112/-176
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1221 em: Março 05, 2021, 11:33:42 am »
O CL-515, ou mesmo o CL-415, seriam uma tremenda mais-valia e auxílio aos Koala no SAR costeiro, para além de poder ser igualmente utilizado para SIFICAP, o que libertaria, por exemplo, o par de Merlin Mk.515 que, dado o estado da frota, executam exclusivamente missões de busca e salvamento de há uns anos para cá, deixando a fiscalização e controlo das actividades pesqueiras somente nas mãos de uns poucos Persuader.

Se houvesse visão e vontade, o "Canadair" poderia igualmente ser utilizado no SAR insular, tal como sucedeu na década de 50 com os Grumman Albatross cedidos pela USAF. Haviam os SB-17G e SC-54, igualmente cedidos pelos norte-americanos, mas todavia nenhum deles era hidroavião com todas as vantagens que este tipo de aeronave trazem, e que muitas vidas salvaram nos Açores a nacionais e estrangeiros.

O número de aparelhos a adquirir é ridículo, atrevo-me mesmo a dizer que é pouco mais que nada, pois basta haver avarias, manutenção obrigatória, um acidente, etc, e fica-se reduzido a 1 ou nenhum aparelho disponível, tendo o Estado de novo de estender a mão e os privados ou os meios estrangeiros virem novamente em nosso auxílio. Por exemplo, se se quiser deslocar um meio para a Madeira para os fogos florestais, o Continente fica logo a perder em termos de capacidade de ataque pesada, e por isso é que o mínimo exigível deveriam ser 4 aviões e não menos que isso. Esta medida é pouco ou mais que nada, e então com o horizonte temporal de 5 anos é que dá toda a sensação de ser uma mão-cheia de nada.
« Última modificação: Março 05, 2021, 11:35:45 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM, NVF, tenente

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6458
  • Recebeu: 1540 vez(es)
  • Enviou: 737 vez(es)
  • +1742/-513
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1222 em: Março 05, 2021, 11:35:13 am »
Estou mesmo a ver o filme:  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:







Cumprimentos  :mrgreen: :mrgreen:

P.S. A visão de um sonhador que foi ali tomar a medicação e já vem...   :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:











"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3340
  • Recebeu: 2159 vez(es)
  • Enviou: 1371 vez(es)
  • +2112/-176
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1223 em: Março 05, 2021, 11:47:13 am »
Já tomaste a medicação? É que o K-MAX já acho um bocadinho surreal demais... :mrgreen:

Nem Firehawks ou até um mísero Skycrane, quanto mais. Cá para mim vamos ser todos corridos a Koala e SW-4 com baldes e já está. ::)




P.S. Até o SW-4 pode levar FLIR, esse equipamento demoníaco que as Forças Armadas Portuguesas fogem dele como o diabo da cruz... :mrgreen:



Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 6458
  • Recebeu: 1540 vez(es)
  • Enviou: 737 vez(es)
  • +1742/-513
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1224 em: Março 05, 2021, 12:22:02 pm »
Já tomaste a medicação? É que o K-MAX já acho um bocadinho surreal demais... :mrgreen:

Nem Firehawks ou até um mísero Skycrane, quanto mais. Cá para mim vamos ser todos corridos a Koala e SW-4 com baldes e já está. ::)




P.S. Até o SW-4 pode levar FLIR, esse equipamento demoníaco que as Forças Armadas Portuguesas fogem dele como o diabo da cruz... :mrgreen:



Então? Faz de UAV, é naval e apaga fogos, o que querem mais? Esquisitos pá.  :mrgreen: :mrgreen:


Tenho fé no 215...  :mrgreen: :mrgreen:



Skycrane para Portugal? E eu é que preciso de medicação (ainda ressuscitam (ps), perdão, os Kamov, agora Skycrane uma coisa tão grande e cara)  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Cumprimentos  :-P c56x1

P.S. Uns fireboss mesmo já com uns anos e dava pulos de contente.  :mrgreen: :mrgreen:

« Última modificação: Março 05, 2021, 12:23:31 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 8693
  • Recebeu: 1104 vez(es)
  • Enviou: 1274 vez(es)
  • +153/-49
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1225 em: Março 05, 2021, 09:04:54 pm »
Em relação à compra de apenas dois aviões, se calhar a UE apenas financia esse número de aeronaves senão pedíamos logo 10 ou 20 e a UE pagava sempre 90%.
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 1847
  • Recebeu: 264 vez(es)
  • Enviou: 453 vez(es)
  • +15/-1
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1226 em: Março 05, 2021, 09:29:54 pm »
Voltando cerca de duas décadas atrás, também falavam em recorrer e utilizar apoios comunitários para a compra de Canadair.

Ver para crer.

Ver para crer...

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

luis simoes

  • Perito
  • **
  • 445
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • Enviou: 64 vez(es)
  • +16/-287
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1227 em: Março 06, 2021, 01:31:50 pm »
Nem quero crer que esta noticia estes valores sao reais. pois ao ser verdade  eu acho que o Cabrita ou nao sabe muito destes negocios os valores  as despesas que isto trara realmente a medio prazo ,,,,ou realmente o homem so esta rodeado de Merdum para o aconselhar  ou se faz de facto um caderno um plano muito bem estruturado um contrato muito bem definido e o governo que nao acautele a manutencao destes meios e a formacao de pessoal adequado que isto vai dar em merd.....dito isto ...
20 milhoes para helis leves....30/40 milhoes para helis medios/ pesados ,,,,sobram pouco mais de 10 milhoes para os canadair....se este ultimo sera pago a 90% pela EU enfim....e os avioes de ataque inicial?????airtractor,,,,airboss....enfim....enquanto os canadairs vao  a encher o deposito/ agua quem fica depois a combater com a ida/regresso  destes ????....ha os helis ,,,,pronto ta bem....Portugal no seu melhor
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 3340
  • Recebeu: 2159 vez(es)
  • Enviou: 1371 vez(es)
  • +2112/-176
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1228 em: Março 30, 2021, 04:04:59 pm »
Pois, 'tá bem. Primeiro informem-se sobre quantas células há armazenadas em Beja, o seu verdadeiro estado, e depois vejam então se vale a pena colocar essa pergunta de novo.  ::)

https://tvi24.iol.pt/politica/combate-incendios/pcp-quer-recuperar-helicopteros-da-forca-aerea-para-o-combate-aos-incendios
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

         "PER ASPERA AD ASTRA"
               (Por Caminhos Árduos, Até Às Estrelas)
 

*

MATRA

  • Perito
  • **
  • 443
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +35/-10
Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1229 em: Março 30, 2021, 04:38:58 pm »
Acompanho com alguma frequência a comissões parlamentares de Defesa, porque interessa-me as relações dos políticos com as FA´s e vice versa, é impressionante o desconhecimento quase total dos deputados da respectivas comissões relativamente a assuntos que deveriam dominar.
As perguntas às chefias militares e ao MDN são "básicas", sempre referentes a "obras" num local qualquer que derraparam ou ainda não foram feitas, porque a Policia Marítima (BE) não tem mais elementos, antigos combatentes (CDS) , e quando o Rei faz anos, falta de praças ou algo relacionado com a regiões autónomas, tipo quando a FAP coloca o segundo 101 nas Lages etc.

Ninguem fala, ou percebe nada, do estado de frotas, material, operacionalidade, futuro estratégico, projecção em áreas de influencia, muito menos o "elefante branco na sala", aquisições (excepção para uma referencia ou outra aos NPO que geralmente ficam sempre sem resposta)

Posto isto, não me surpreende nada que o deputado António Filipe fale dos Pumas, para eles, se tem rodas e pintura maneira, uma revisão na Midas resolve o problema.
An appeaser is one who feeds a crocodile — hoping it will eat him last.
Sir Winston Churchill
Democracies aren’t overthrown; they’re given away
George Lucas, 2005