Combate a fogos pela F.A.P.

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mafets

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1155 em: Outubro 06, 2020, 11:05:22 am »
Os Kamov desde o início foram queimados. Aliás, mesmo dos Ecureuil um foi perdido e por pura incompetência da EMA que não tinha o seguro correcto não foi reposto. Desde o início que a gestão foi danosa e mais uma vez não existem responsáveis nem culpados.

https://www.bombeiros.pt/tag/kamov/

https://www.publico.pt/2020/08/22/sociedade/noticia/quase-dois-anos-avaliar-vale-pena-reparar-helicopteros-kamov-1928929

http://www.gpiaa.gov.pt/upload/membro.id/ficheiros/i006834.pdf

http://www.prociv.pt/bk/IMPRENSA/COMUNICADOIMPRENSA/Lists/LISTACOMPLETA/Attachments/33/Comunicado%20de%20Imprensa%20-%20Heli%20ligeiro%20sofreu%20acidente%20em%20Vila%20Cha.pdf





Saudações
« Última modificação: Outubro 06, 2020, 11:32:46 am por mafets »
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1156 em: Outubro 06, 2020, 11:25:57 am »
Num país em que se compram golas inflamáveis para "ajudar os amigos", ainda ficam admirados? Gestão danosa já é o "pão de cada dia", a incompetência é mais que óbvia e a mesquinhice idem. Até na história dos UAVs, andavam todos a cantar de galo que tinham batido os gigantes internacionais, e agora vê-se... Isto dos Kamov é mais um caso de incompetência, se não há capacidade financeira para ter um modelo tão diferente dos restantes meios de asa rotativa em Portugal, que se venda que há quem use, se o problema não for dinheiro, então que se siga o exemplo dos espanhóis.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1157 em: Outubro 06, 2020, 11:40:52 am »
Num país em que se compram golas inflamáveis para "ajudar os amigos", ainda ficam admirados? Gestão danosa já é o "pão de cada dia", a incompetência é mais que óbvia e a mesquinhice idem. Até na história dos UAVs, andavam todos a cantar de galo que tinham batido os gigantes internacionais, e agora vê-se... Isto dos Kamov é mais um caso de incompetência, se não há capacidade financeira para ter um modelo tão diferente dos restantes meios de asa rotativa em Portugal, que se venda que há quem use, se o problema não for dinheiro, então que se siga o exemplo dos espanhóis.

Uav's, mesmo os xpto dos americanos dão problemas. Estamos a falar de 250 quedas numa década (só os maiores, pois até 2016 eram cerca de 400). Tecnologia ainda com muito para explorar e desenvolver.

https://dronewars.net/2019/06/09/accidents-will-happen-a-dataset-of-military-drone-crashes/

Citar
19/01/2016 — More than 400 large U.S. military drones have crashed in major accidents around the world since 2001,


Fallen from the skies: drone crashes database - Washington ...www.washingtonpost.com


Citar
Forensic experts investigate crash of US Predator near Incirlik Air Base, Turkey, Feb, 2016. (Depo photos)

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1158 em: Outubro 06, 2020, 11:46:38 am »
Eu nem me referia ao acidente do nosso drone, mas sim ao terem sido comprados e construídos à pressa, quando se sabe que há incêndios todos os anos.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1159 em: Outubro 06, 2020, 12:00:25 pm »
Eu nem me referia ao acidente do nosso drone, mas sim ao terem sido comprados e construídos à pressa, quando se sabe que há incêndios todos os anos.

Mesmo a Uavision tem uma década, não apareceu propriamente ontem. Ou foi mais daqueles negócios que para a empresa ganhar andou se a inventar items, ou tentou se dar um maior passo que a própria mão. Porem parece me que não é nada que já não tenha sido visto por outras bandas.  ;)

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/18-jul-2020/incendios-drones-made-in-portugal-nascem-a-contrarrelogio-12435892.html



https://www.pinterest.pt/lemonodor/drone-crash/

https://www.avrek.com/blog/drone-injury-accidents-and-laws/



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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1160 em: Outubro 06, 2020, 08:28:23 pm »
A tecnologia Híbrida VTOL é um salto tecnológico recente Por exemplo países com Espanha, França ou Alemanha ainda não a têm desenvolvida. Como Português fico sempre um pouco orgulhoso por já estarmos neste patamar. Concordo que o prazo "Político" é completamente irrealista (nem a FNAC deve ter 12 drones de brincar para entra imediata).
O Exercito comprou Drones (bem mais simples) em 2017 e os últimos estão a ser entregues agora (quase 3 anos depois), aqui não há problema (se calhar porque é uma empresa estrangeira) com estes da FAP um atraso de 3 meses ainda por cima em período de pandemia com a logística toda parada ou muito lenta (encomendei uma lâmpada da China demorou 4 meses a chegar) então já é um problema. Os Tugas não têm  amor próprio.
Existe muita politica e clubismo neste retângulo à beira mar

Já agora fica o Link para poderem ver um voo dos aviões que segundo os jornais não consegue voar.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1161 em: Outubro 06, 2020, 08:54:57 pm »
O facto de  não ter sido feita a devida preservação vai aumentar e muito os custos de uma possível futura reposição em condições de voo.

Por outro lado facilita a decisão de um dia os mandar para a sucata...

Discordo ... com os "mandar o para sucata" é normal nas FFAA ou MAI ... alguém terá de ser responsável!!  :bang: :bang:
1) Esse alguém tem de levar um processo disciplinar!!
2) Depois há que colocar pedido indeminizatórios aos responsáveis se foram entidades  externas e avançar com penhoras!!
3) Contactar directamente o fabricante no sentido de os perservar... ou negociar rápidamente com outro operador deste tipo de frota a sua venda urgente como por exemplo a empresa espanhola Inaer (que "provides full operation of the helicopter—aircraft, crews, equipment, fuel and maintenance(...)The Spanish company owns 10 copies of the EASA-certified version, the Ka-32A11BC" )  ... vamos esquecer as empresas dos "camaradas da FAP" dos négócios dos fogos!!
Modern military acquisition is a complex blend of science, management, and engineering disciplines within the context of a nation's law and regulation framework to produce military material and technology.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1162 em: Outubro 06, 2020, 09:17:34 pm »
Relatório do acidente de um OGASSA operado pela FAP na Croácia durante a missão da EMSA: http://www.ain.hr/Investigations/Download/6271. De salientar que neste caso "No technical defects of the aircraft that could have contributed to the crash of the subject aircraft were established by the investigation".

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1163 em: Outubro 06, 2020, 10:02:59 pm »
A tecnologia Híbrida VTOL é um salto tecnológico recente Por exemplo países com Espanha, França ou Alemanha ainda não a têm desenvolvida. Como Português fico sempre um pouco orgulhoso por já estarmos neste patamar. Concordo que o prazo "Político" é completamente irrealista (nem a FNAC deve ter 12 drones de brincar para entra imediata).
O Exercito comprou Drones (bem mais simples) em 2017 e os últimos estão a ser entregues agora (quase 3 anos depois), aqui não há problema (se calhar porque é uma empresa estrangeira) com estes da FAP um atraso de 3 meses ainda por cima em período de pandemia com a logística toda parada ou muito lenta (encomendei uma lâmpada da China demorou 4 meses a chegar) então já é um problema. Os Tugas não têm  amor próprio.
Existe muita politica e clubismo neste retângulo à beira mar

Já agora fica o Link para poderem ver um voo dos aviões que segundo os jornais não consegue voar.

Os jornais tendem sempre a exagerar, e não é só cá.
E não entendo essa comparação com os UAVs para o Exército. Se os prazos no contrato estiverem a ser cumpridos, e de facto o plano de entregas for ao longo desses "3 anos", não vejo problema.
No caso dos UAVision, foi apenas péssimo planeamento, e um concurso que supostamente "favorecia" um concorrente. Depois levantam-se questões do porquê de ser necessário um UAV VTOL quando se podia comprar um convencional, maior, com melhores sensores, maior alcance, altitude máxima, etc. Para a Marinha é que faz mais sentido o VTOL.
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1164 em: Outubro 06, 2020, 10:49:55 pm »
Num país em que se compram golas inflamáveis para "ajudar os amigos", ainda ficam admirados? Gestão danosa já é o "pão de cada dia", a incompetência é mais que óbvia e a mesquinhice idem. Até na história dos UAVs, andavam todos a cantar de galo que tinham batido os gigantes internacionais, e agora vê-se... Isto dos Kamov é mais um caso de incompetência, se não há capacidade financeira para ter um modelo tão diferente dos restantes meios de asa rotativa em Portugal, que se venda que há quem use, se o problema não for dinheiro, então que se siga o exemplo dos espanhóis.

Eu cá não meto tudo no mesmo saco tento ver o detalhe e depois tiro eu as conclusões... SEM GENERALIZAÇÕES... por isso cá vai, em todas as situações há muitas vezes os "spins dos média" para dar uma narrativa dos media de "são todos uns malandros, uns gatunos e uns chupistas ..." isso aplica-se muitas vezes mas não é  sempre nem é para tudo.

VÃO VER DETALHE E VÃO ÁS FONTES PRIMÁRIAS DA INFORMAÇÃO :

1) "Num país em que se compram golas inflamáveis para "ajudar os amigos"" -> Viram os requisitos do concurso o valor e o nr de golas, eu vi, e resumindo sim foi para alguém com ligações partidárias !! (e foi isso a única coisa que despoletou o "escândalo" construido e repetido, por as "golas inflamáveis" foi o spin pseudo fraudulento... serem "inflamáveis" ou não era irrelevante porque não era essa a sua função ... a sua função e requisito ser "golas anti fumo" e eram ... que é tipo quase como uma mascara (e nas mascaras temos de ,50 centimos a 15 euros entendam a analogia, isso é o mesmo que um gajo responder a um concurso de mascaras COVID descartáveis, fornecer mascaras COVID descartáveis, e depois vir um inteligente dizer que as mascaras "são uma porcaria" porque não eram reutilizaveis 60x por exemplo)  ... e sabem quanto foi o custo de cada "gola anti fumo" -> 2 euros... então onde está a fraude?! Não existe "objecto" ou "intenção" de fraude a suspeita é que o "actor/fornedor" era político, logo óbviamente "suspeito e imediatamente culpado de ser "um malandro, um gatuno e um chupista" ... as golas continuam a ser "anti fumo" e 2 euros não é inflacionado .... isto foi um fake news antes de se falar de fake news !!!

2) "Isto dos Kamov é mais um caso de incompetência,.."  ...SIM FOI... mas de várias entidades !!
-> Foi uma má compra de aeronaves? NÃO os Kamov são bons para firefight !!
-> Foi inércia na reacção e na procura de alternativas e na penalização de fornecedores que não garantiram a utilização eficiente da aeronave ? SIM.. tinha de se ter mudado o fornecedor rápidamente, e depois discutiam-se penalizações/compensações !!
-> Existiu conivência dos "do costume" que vendem horas de voo na tugolândia para combate a incêndios que se posicionaram logo para preencher a capacidade deixada em falta pelos Kamov ... e foi deixar andar e camuflar e mínimizar o problema (dos kamov parados), não resolver o problema (por os kamov a voar) ... os "do costume" que vendem horas de voo na tugolândia para combate a incêndios estão próximos dos decisores políticos ...ESTRANHO!!!
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1165 em: Outubro 06, 2020, 11:06:50 pm »
A tecnologia Híbrida VTOL é um salto tecnológico recente Por exemplo países com Espanha, França ou Alemanha ainda não a têm desenvolvida. Como Português fico sempre um pouco orgulhoso por já estarmos neste patamar. Concordo que o prazo "Político" é completamente irrealista (nem a FNAC deve ter 12 drones de brincar para entra imediata).
O Exercito comprou Drones (bem mais simples) em 2017 e os últimos estão a ser entregues agora (quase 3 anos depois), aqui não há problema (se calhar porque é uma empresa estrangeira) com estes da FAP um atraso de 3 meses ainda por cima em período de pandemia com a logística toda parada ou muito lenta (encomendei uma lâmpada da China demorou 4 meses a chegar) então já é um problema. Os Tugas não têm  amor próprio.
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Já agora fica o Link para poderem ver um voo dos aviões que segundo os jornais não consegue voar.

Os jornais tendem sempre a exagerar, e não é só cá.
E não entendo essa comparação com os UAVs para o Exército. Se os prazos no contrato estiverem a ser cumpridos, e de facto o plano de entregas for ao longo desses "3 anos", não vejo problema.
No caso dos UAVision, foi apenas péssimo planeamento, e um concurso que supostamente "favorecia" um concorrente. Depois levantam-se questões do porquê de ser necessário um UAV VTOL quando se podia comprar um convencional, maior, com melhores sensores, maior alcance, altitude máxima, etc. Para a Marinha é que faz mais sentido o VTOL.

Subscrevo completamente... isto é um falso escândalo... um spin político construído pelos media...porque:
-> É impossivel implementar um projecto make-to-order entre resposta a proposta, fabrico, treino, etc IOC  em 2 meses!
-> Devemos é agradecer à UAVision que aceitou "um atraso implicito" (porque toda a gente que não seja básico entende a diferença entre um UAV comprado do stock na loja de gadgets e um UAV classe 1 make-to-order de 100k euros) com o "risco para a sua imagem" e ainda porque sabia quando assinou o contracto que ia levar com as penalizações do contracto,... as penalizações do contracto eram apenas o "bode expiatório" político dum contracto tipo da FAP ... visto que não existe nenhum projecto de UAV make-to-order que tenha ocorrido em Portugal da dimensão de milhões que tenha demorado 2 meses!! .... isto não é alugar um UAV e o seu piloto / operador dum fabricante (isto é outro cenário .... nisso até podem andar negóciar o contracto e os níveis de serviço durante um mês de até detalham em qual dia mais tarde o(s) UAV + Operador do fabricante vai aparecer .... isto é de alugar UAV é o mesmo racional dos "do costume" que vendem horas de voo na tugolândia para combate a incêndios  ... e no final da época de incêndios quantas Aeronaves/UAVs  ficam nesse cenário? ZERO Aeronaves firefight e o mesmo teria sido se tivessem alugado ZERO UAVs.... e os que alugaram as aeronaves já pagaram todos os custos anuais e muito mais em 4 meses de época de incêndios .... deixem-se de fake news.
-> E a FAP consegui com o "pretexto do incêndios" UAV classe 1 próprios, na Qde de 12 uma capacidade que não tinha de forma significativa.
-> Os UAV vão cair e ser reparados .... sim vão .... é normal .... e os operadores da FAP são agora "super experientes"? Não...mas vão ser ...o que interessa é avaliar o volume de falhas vs o nr horas de voo... nunca aconteceram problemas com outras aeronaves da FAP também .... e se caiu agora ...ainda melhor ... até pode estar na garantia do equipamento e o Estado/FAP pode não incorrer em custos!!   
« Última modificação: Outubro 06, 2020, 11:34:04 pm por FCosta »
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« Responder #1166 em: Outubro 07, 2020, 12:56:32 pm »
A tecnologia Híbrida VTOL é um salto tecnológico recente Por exemplo países com Espanha, França ou Alemanha ainda não a têm desenvolvida. Como Português fico sempre um pouco orgulhoso por já estarmos neste patamar. Concordo que o prazo "Político" é completamente irrealista (nem a FNAC deve ter 12 drones de brincar para entra imediata).
O Exercito comprou Drones (bem mais simples) em 2017 e os últimos estão a ser entregues agora (quase 3 anos depois), aqui não há problema (se calhar porque é uma empresa estrangeira) com estes da FAP um atraso de 3 meses ainda por cima em período de pandemia com a logística toda parada ou muito lenta (encomendei uma lâmpada da China demorou 4 meses a chegar) então já é um problema. Os Tugas não têm  amor próprio.
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Já agora fica o Link para poderem ver um voo dos aviões que segundo os jornais não consegue voar.

Os jornais tendem sempre a exagerar, e não é só cá.
E não entendo essa comparação com os UAVs para o Exército. Se os prazos no contrato estiverem a ser cumpridos, e de facto o plano de entregas for ao longo desses "3 anos", não vejo problema.
No caso dos UAVision, foi apenas péssimo planeamento, e um concurso que supostamente "favorecia" um concorrente. Depois levantam-se questões do porquê de ser necessário um UAV VTOL quando se podia comprar um convencional, maior, com melhores sensores, maior alcance, altitude máxima, etc. Para a Marinha é que faz mais sentido o VTOL.

Subscrevo completamente... isto é um falso escândalo... um spin político construído pelos media...porque:
-> É impossivel implementar um projecto make-to-order entre resposta a proposta, fabrico, treino, etc IOC  em 2 meses!
-> Devemos é agradecer à UAVision que aceitou "um atraso implicito" (porque toda a gente que não seja básico entende a diferença entre um UAV comprado do stock na loja de gadgets e um UAV classe 1 make-to-order de 100k euros) com o "risco para a sua imagem" e ainda porque sabia quando assinou o contracto que ia levar com as penalizações do contracto,... as penalizações do contracto eram apenas o "bode expiatório" político dum contracto tipo da FAP ... visto que não existe nenhum projecto de UAV make-to-order que tenha ocorrido em Portugal da dimensão de milhões que tenha demorado 2 meses!! .... isto não é alugar um UAV e o seu piloto / operador dum fabricante (isto é outro cenário .... nisso até podem andar negóciar o contracto e os níveis de serviço durante um mês de até detalham em qual dia mais tarde o(s) UAV + Operador do fabricante vai aparecer .... isto é de alugar UAV é o mesmo racional dos "do costume" que vendem horas de voo na tugolândia para combate a incêndios  ... e no final da época de incêndios quantas Aeronaves/UAVs  ficam nesse cenário? ZERO Aeronaves firefight e o mesmo teria sido se tivessem alugado ZERO UAVs.... e os que alugaram as aeronaves já pagaram todos os custos anuais e muito mais em 4 meses de época de incêndios .... deixem-se de fake news.
-> E a FAP consegui com o "pretexto do incêndios" UAV classe 1 próprios, na Qde de 12 uma capacidade que não tinha de forma significativa.
-> Os UAV vão cair e ser reparados .... sim vão .... é normal .... e os operadores da FAP são agora "super experientes"? Não...mas vão ser ...o que interessa é avaliar o volume de falhas vs o nr horas de voo... nunca aconteceram problemas com outras aeronaves da FAP também .... e se caiu agora ...ainda melhor ... até pode estar na garantia do equipamento e o Estado/FAP pode não incorrer em custos!!   

Eu apenas destaco 3 pontos, que contribuiu para a polémica.

1 . A classe política e incompetência que deixaram para a ultima hora, e depois para salvar a cara toca a fazer apresentações e plano com prazos irrealistas e toca de abusar na linguagem sobre a capacidade divina das aeronaves.

2. A UAVision para ficar bem nas fotos (diga-se não perder um contrato importante e oportunidade de ser digna de confiança para o futuro) aceitou aquilo que era impossivel ou extremamente difícil.

3. A FAP por lá está aceitarem participar no show político que foi a apresentação, sem se precaverem e terem anunciado ao mesmo tempo todo o processo e explicado aos jornalistas todo o processo de aceitação de uma nova aeronave na fap.

No final a classe política que inicio toda a tramoia ficou bem na foto, a FAP e as forças armadas ficaram mal.
 
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1167 em: Outubro 07, 2020, 03:53:32 pm »
Realmente é impresionante a falta de auto estima que muitos tugas têm no que por cá se vai fazendo.
Confesso que os +850 mil euros que a Marinha pagou por um drone, penso ser uma valor muito exagerado, mas não sabendo os pormenores do que envolve esse valor nada falo.
Os valores que o exercito paga para os 12 drones, reduziu bastante e estarem a comparar este drone com drones da Fnac só revela a má fé de se dizer mal de qualquer maneira.
Estes drones depois de afinados e até melhorados num futuro próximo são uma mais valia enorme para Portugal e prefiro que se pague 350 mil por cada um sendo feitos aqui em vez de 250 mil vindos de fora e com menos capacidade. E o custo tem que se ter em conta também para futuros upgrades.
Estive a pesquisar e comparar estes drones com outros internacionais e em termos de equipamento e características estes são bem melhores, tirando um caso ou outro.

« Última modificação: Outubro 07, 2020, 04:00:15 pm por Lusitaniae »
Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1168 em: Outubro 07, 2020, 04:28:28 pm »
850 mil euros em comparação aos 4 milhões que a Marinha vai pagar até 2022 em ajudas de custo e funcionamento do grupo de acompanhamento ao "upgrade" das M, que está como está, é "peanuts". Gostava era de ver os jornalistas a fazer uma matéria sobre isto... ::) ::)




Cumprimentos

 P.S. Por norma as notícias sobre drones cá no burgo pelos média são isto:

https://www.publico.pt/2014/04/18/tecnologia/noticia/a-nova-sensacao-da-internet-e-um-drone-da-marinha-que-fez-plof-1632799

Em termos sérios e lógicos quase sempre só noutros sítios.

https://lsts.fe.up.pt/blog/marinha-testa-drones-sub-aqu%C3%A1ticos

https://geopoliticamundial.b-11.net/marinha-portuguesa-deseja-embarcar-primeiro-destacamento-de-drones-ainda-este-ano/
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Re: Combate a fogos pela F.A.P.
« Responder #1169 em: Outubro 07, 2020, 06:15:49 pm »
Realmente é impresionante a falta de auto estima que muitos tugas têm no que por cá se vai fazendo.
Confesso que os +850 mil euros que a Marinha pagou por um drone, penso ser uma valor muito exagerado, mas não sabendo os pormenores do que envolve esse valor nada falo.
Os valores que o exercito paga para os 12 drones, reduziu bastante e estarem a comparar este drone com drones da Fnac só revela a má fé de se dizer mal de qualquer maneira.
Estes drones depois de afinados e até melhorados num futuro próximo são uma mais valia enorme para Portugal e prefiro que se pague 350 mil por cada um sendo feitos aqui em vez de 250 mil vindos de fora e com menos capacidade. E o custo tem que se ter em conta também para futuros upgrades.
Estive a pesquisar e comparar estes drones com outros internacionais e em termos de equipamento e características estes são bem melhores, tirando um caso ou outro.


Quem falou nos drones da FNAC, foi uma comparação pelos prazos de entrega, que nem a FNAC conseguia em tão curto espaço de tempo entregar tantos drones civis, quanto mais um drone mais complexo como o que a FAP (e não o Exército) adquiriu.

Por outro lado, as críticas são, sobretudo pela forma como o negócio foi feito, nomeadamente os prazos, e também pelos elogios exagerados por parte dos media e governo. A história de "bateu os gigantes da indústria" é treta, porque nenhum dos gigantes da indústria participou no concurso, ainda para mais com prazos tão irrealistas. Os UAVs adquiridos podem ser bons, podem ter características interessantes, mas há quem os queira fazer parecer Global Hawks ou algo do género, coisa que não são.

Quanto ao futuro destes drones, espero que tenha sucesso, pois vão dar jeito. Mas que não se fique por aqui a compra de drones, são necessários UAVs maiores e mais complexos.
 

 

Concurso de aluguer de meios aereos para combate aos incendios 2020

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