Um dos motivos de venda:~
"...
However, some U.S. military sources, such as a senior acquisition official cited in discussions in 2023, have expressed concerns that the helicopter may not be “particularly useful” for future high-intensity conflicts, such as against China, due to challenges in operating in heavily contested airspace.
..."
https://bulgarianmilitary.com/2025/07/11/norway-to-purchase-up-to-nine-sikorsky-hh-60w-rescue-helicopters/
Também tem a ver com o tipo de TO em que as forças americanas se iam encontrar num confronto com a China. Neste confronto, a guerra aérea será maioritariamente sobre área marítima, e consequentemente o grosso dos abates e pilotos por resgatar acontecerá no mar. Nisto, os HH-60W terão dificuldades em operar (tirando alguns destacados no Japão e/ou Filipinas) em áreas tão extensas.
Nisto o MV-75 será muitíssimo superior, com muito maior raio de acção, e muito mais rapidez a cobrir as distâncias em causa.
Isto também é relevante para a missão SAR da FAP. Um dia vamos ter que substituir os Merlin, e uma das opções poderá ser um tiltrotor, com claras vantagens face a um helicóptero.
Não, os "do cunhado" são os do INEM (concurso ganho pela empresa de Malta) e os deste tópico serão... já não sei, que Força Aérea apenas tem - parecido - os de "proteção civil" da Esquadra 551 ("Panteras")... também parecidos aos deste tópico serão os do Exército, quando aparecerem? Mas originalmente os "6 evacuação" eram para a FAP:
Durante as comemorações do 67.º aniversário da Força Aérea, em Viseu, João Gomes Cravinho referiu que a LPM permitirá a aquisição de cinco aeronaves de transporte aéreo estratégico e tático e de cinco helicópteros de evacuação, «procurando sempre salvaguardar o duplo uso civil e militar».
É possível que dentro da FAP se mantenha o interesse em helicópteros CSAR.
A compra dos ST, sob pretexto de destacamentos em África em missões de combate assim o obriga, sabendo nós que os 4 Merlin CSAR passam a vida ocupados com SAR (e seriam overkill para o TO em causa).