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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 04:25:39 pm »
Além de que o F35 é certo que é propriedade americana, mas tem peças produzidas em todo o Mundo. Só quando a Turquia foi convidada a sair do programa foram 900 peças, que tiveram de ser feitas em outro lado. E temos a linha Italiana.

Saudações

P.S. Dos 3 caças europeus, qualquer um deles tem peças americanas. Certo que é menos de 35% do caça, mas têm. O que terá menos é o Typhoon e mesmo assim não é 100% Europeu.

O Rafale tem mais equipamentos norte-americanos do que o EFA? Olha que não.

O Chip principal do Rafale é feito pela IBM. E não é só isso:

https://warwingsdaily.com/the-dependence-of-european-fighters-on-american-components/

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Mundo / Re: Estarão os EUA a ficar para trás?
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 04:08:24 pm »
A administração Trump anunciou que não irá cumprirá o prazo de hoje para divulgar os ficheiros completos de Epstein.

Insistem que os ficheiros serão divulgados nas próximas "duas semanas".
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 04:02:45 pm »
Além de que o F35 é certo que é propriedade americana, mas tem peças produzidas em todo o Mundo. Só quando a Turquia foi convidada a sair do programa foram 900 peças, que tiveram de ser feitas em outro lado. E temos a linha Italiana.

Saudações

P.S. Dos 3 caças europeus, qualquer um deles tem peças americanas. Certo que é menos de 35% do caça, mas têm. O que terá menos é o Typhoon e mesmo assim não é 100% Europeu.

O Rafale tem mais equipamentos norte-americanos do que o EFA? Olha que não.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por Cabeça de Martelo em Hoje às 03:59:31 pm »
Video do Tubo que apresenta uma análise isenta (IMHO) e muito bem feita sobre o A-29N e a recente aquisição feita paela FAP:


Do seu visionamento surgem várias questões, umas novas outras nem por isso:
- O facto de estes primeiros aviões entregues serem usados (serão apenas estes? Há novos de produção?)
- O facto de a o seu recentíssimo papel como 'avião anti-UAS' ser uma parte da arquitectura de defesa contra UAS, e não as resposta total.
- Integração de novos sistemas de armamento. Creio que estará naturalmente a referir-se ao APKWS II - estão os nossos A-29 aptos e preparados para a sua utilização? Ou ainda há trabalho de conversão a realizar?
- QUando da sua aquisição foi indicado que seriam realizados nas OGMA trabalhos adicionais de conversão aos "standars NATO". Ou seja, instalação de Link 16, secure radios, IFF; ora nos que foram entregues não se vê a instalação das 2 M3, dos painéis de blindagem adicionais e do EO. O que é que estiveram a fazer estes meses nas OGMA? FOrmação de mecânicos apenas?

Era só, por agora  :)

Quando os ST para a FAP estavam a ser testados no Brasil, tinham tanto os painéis de blindagem, como as M3.



Agora...zero. Se pensarmos qual é a Esquadra que vão ser colocados, liguem os pontos. Provavelmente o armamento e protecção não será usado no dia a dia.
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por mafets em Hoje às 03:57:07 pm »
Além de que o F35 é certo que é propriedade americana, mas tem peças produzidas em todo o Mundo. Só quando a Turquia foi convidada a sair do programa foram 900 peças, que tiveram de ser feitas em outro lado. E temos a linha Italiana.

Saudações

P.S. Dos 3 caças europeus, qualquer um deles tem peças americanas. Certo que é menos de 35% do caça, mas têm. O que terá menos é o Typhoon e mesmo assim não é 100% Europeu.
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Força Aérea Portuguesa / Re: O Super Tucano em Portugal
« Última mensagem por JohnM em Hoje às 03:56:22 pm »
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Quando se venderem, pois até agora o único cliente é Portugal com 12 unidades.  :mrgreen:

No KC-390 também fomos...

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Resta saber se a Pilatus ou mesmo a Beachcraft não vão também apresentar propostas anti-drone

Alguma delas tem o currículo do ST em missões reais em combate neste tipo de aeronave?

Além de que, como parceiros, temos todo o interesse em que seja o ST o mais bem sucedido...

Ou não?
Era difícil vender algo que não existia até agora… as mesmas vozes se levantarem contra o KC, preferindo a solução existente do C-130J, e foi o que se vê… o avião é um sucesso… vamos deixar as águas acalmarem e ver o que vai acontecer…

Desde 2023, com o aumento dos ataques de drones russos na Ucrânia e com os Houthi e o Irão a lançarem assaltos maciços com drones contra Israel, que se percebeu que C-UAS é uma capacidade  crítica. Ora, acontece que o A-29N está numa posição privilegiada para cobrir esse segmento C-UAS low and slow (deixem os mísseis de cruzeiro para os aviões a jato e os balísticos para  baterias AA), não só porque de tem o tipo de desempenho e carga adequados (só espero sinceramente que qualifiquem o A-29N para disparar APKWS II… ) mas porque, para já, tem o mercado para si. Se a Pilatus ou a Beechcraft apresentarem propostas nesta área, é um reconhecimento de que há mercado para este tipo de avião, ou não é? E aí, quantos mais, melhor… competição é sempre bom. Vou achar piada quando vierem aqui argumentar que o PC-21 CAS vai ser melhor que o ST, mas isso são outros quinhentos…
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