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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:55:21 pm »

No meu entendimento poderao vir a custar €4.1mm se no futuro o estado adquirir helicopteros novos.

Uma pessoa que leu o jornal disse que as fragatas velhas (deduzo que as VdG) vao ser vendidas á America Latina.

 1,1 MM em helis? Acho muito... mas se calhar não é?

https://breakingdefense.com/2023/03/norway-approves-1-1-billion-mh-60r-seahawk-deal-for-partial-nh-90-fleet-replacement/
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por P44 em Hoje às 08:54:09 pm »
Do oráculo

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Não existe um número público simples e unificado que diga “capacidade de produção simultânea” de todos os estaleiros da Fincantieri — pois depende muito do tipo de navio (cruzeiros, militares, off-shore, módulos, etc.), do estaleiro específico e da fase da produção (casco, outfitting, montagem de blocos). Mas há dados e informações que ajudam a dar uma ideia aproximada:

A Fincantieri opera 18 estaleiros em todo o mundo.

Pelo menos um dos seus estaleiros — Fincantieri Marinette Marine (nos EUA) — possui “capacidade para construir simultaneamente sete navios de combate costeiro (Littoral Combat Ships)” em produção seriada.

No setor de cruzeiros/hospitality, a Fincantieri recentemente afirmou que, com sua rede de estaleiros, consegue “gerir picos de procura” — por exemplo, com entregas múltiplas no mesmo ano: há previsão de quatro navios de cruzeiro entregues em 2030.

Outro ponto: a forma de produção não é sempre “um navio por estaleiro de cada vez” — há divisão em blocos e módulos em diferentes estaleiros, que depois são montados e finalizados num estaleiro principal. Isso aumenta a flexibilidade e a capacidade combinada do grupo.



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O que isso significa em termos práticos

Se considerarmos a capacidade máxima de um estaleiro individual (como Marinette) + a rede global + a divisão modular de trabalho, a Fincantieri pode estar construindo vários navios simultaneamente — em diferentes fases e diferentes estaleiros.

Para navios complexos (cruzeiro, militares, grandes unidades), a construção pode envolver múltiplos estaleiros: um para blocos/casco, outro para outfitting e montagem final, etc.

A “capacidade simultânea” máxima real varia muito: depende de quantos estaleiros estão ativos para um dado tipo de navio e quantos pedidos estão em carteira.



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Conclusão

Não há um “techo” público fixo de quantos navios o grupo Fincantieri pode produzir simultaneamente. Vai variar com o tipo de embarcação, fase da construção e organização de estaleiros. Mas os dados mostram que a empresa tem infraestrutura — 18 estaleiros e experiência modular — que lhe dá capacidade para fabricar múltiplos navios ao mesmo tempo, inclusive navios de cruzeiro ou militares, de forma paralela.



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Portugal / Re: Preparar as FA para um conflito no curto prazo
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:51:44 pm »
A Europa tem de se apressar.

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Exclusive: US sets 2027 deadline for Europe-led NATO defense, officials say

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/us-sets-2027-deadline-europe-led-nato-defense-officials-say-2025-12-05/

Este abandono da Europa tem que ter consequências. Maior cooperação entre a UE, Canadá, Reino Unido, Japão, Coreia do Sul,  Austrália, etc. em termos de defesa comum, armamento, política externa e partilha de informações.

Nada gerará uma mudança mais célere na política externa e comercial dos EUA do que a quebra brutal de encomendas de armamento militar e a crise económica que se avista nos EUA devidos `as tarifas idiotas do Trump. "Money talks." "Vote with your wallet."  c56x1

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Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:39:08 pm »

You’re clearly speaking for yourself alone here buddy. You apparently enjoy your European masters to submit you into silence, great. Now don’t force others into being censored, I’m from Europe and would like to keep my free speech, which is clearly not the direction things are going.

Na verdade a maioria das reações ao twit são contrárias...

 :o

Nos EUA meia dúzia de pessoas detêm mais de 50% da riqueza e controlam o governo, os tribunais e os "mérdia" e "mérdias" sociais  ::) num país onde não há serviço de saúde universal, onde não há férias* nem baixa por maternidade/ paternidade, onde o salário mínimo não aumenta desde 2009. Mas não faltam tó-tós que acham bem. Lambebotas. Simps.  ::)

* Não é obrigatório por legislação federal.

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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por miguelbud em Hoje às 08:32:42 pm »
A noticia explica mais do que claramente que é algo para o futuro, em lado nenhum há espaço para uma interpretação de que estão incluídos no SAFE tendo em conta a mesma

"provavelmente numa fase mais adiantada no tempo, novos helicópteros orgânicos das fragatas."
Exactamente,

Citar
Trata-se, apurou o CM, de um programa que, não estando ainda fechado, tem uma previsão de custos de 4,1 mil milhões de euros - entre aquisição das fragatas (cerca de 800 milhões cada), manutenções ao longo de parte do ciclo de vida, intervenções de fundo em infraestruturas (como o Arsenal do Alfeite) e, provavelmente numa fase mais adiantada no tempo, novos helicópteros orgânicos das fragatas.

No meu entendimento poderao vir a custar €4.1mm se no futuro o estado adquirir helicopteros novos.

Uma pessoa que leu o jornal disse que as fragatas velhas (deduzo que as VdG) vao ser vendidas á America Latina.
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Mundo / Re: União Europeia
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 08:26:07 pm »
🇪🇺 The EU is drowning in corruption. Commissioners face serious charges, the Commission and the Parliament are engulfed in scandal, yet Brussels still claims the moral high ground.
Corruption in Ukraine should be called out by the EU, but once again it's the same old story: Brussels and Kyiv shielding each other instead of confronting the truth.


https://x.com/i/web/status/1996951610769961070

A única resposta possível de um europeu minimamente decente.

 :arrow: https://x.com/Bitcojner/status/1996706563688415649?t=orUwCeV18oxWifrvJJ2UaA&s=19

Esse twit é uma resposta ao JD Vance não ao Orban, todo caso lá recebeu comentário a altura de algum 'europeu indecente':

You’re clearly speaking for yourself alone here buddy. You apparently enjoy your European masters to submit you into silence, great. Now don’t force others into being censored, I’m from Europe and would like to keep my free speech, which is clearly not the direction things are going.

Na verdade a maioria das reações ao twit são contrárias...

 :o
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Marinha Portuguesa / Re: Substituição das Fragatas Classe Vasco da Gama
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:22:34 pm »
Ainda relativamente à construção e prazos, ter em conta o seguinte.
Há dois estaleiros onde está previsto a construção de FREMM's. Muggiano e Riva Trigoso.
Com vários pontos de fabricação e montagem de blocos, bem como cais de aprontamento para vários navios em simultâneo.
Já quanto aos blocos, o seu fabrico tanto pode ser local, como noutros pontos de onde depois são transportados para a montagem.
Inclusivamente,  poderemos ter blocos fabricados em Portugal,  o que seria óptimo.
Para as FDI's gregas, por exemplo,  foram fabricados alguns blocos na Grécia.
Por isso não é irrealista a possibilidade das fragatas portuguesas serem as construções 2, 3 e 4, e mesmo assim podermos contar com elas nos próximos 4 anos.
A primeira, que inclusivamente já terá nome,  não me parece que seja para nós,  até porque já estará num estado de fabrico tal que alterar para os requisitos portugueses seria complicado.
Até pode acontecer, porque não conheço bem as capacidades de ambos os estaleiros da Fincantieri, mas de certeza que se ocorrer (do que continuo a duvidar, porque não se passam a arranjar mais peças em todos os fornecedores de um momento para o outro, mas enfim… dou o benefício da dúvida) vai ser devido ao esforço da produção e não à substituição dos PPA na “linha de montagem”…

Eu acho que qualquer pessoa inteligente, e especialmente qualquer estaleiro naval ou empresa do ramo de defesa, desde fevereiro de 2022 terá feito planos para expandir as capacidades de produção.  Não?  c56x1
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Portugal / Re: Preparar as FA para um conflito no curto prazo
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 08:17:58 pm »
A Europa tem de se apressar.

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Exclusive: US sets 2027 deadline for Europe-led NATO defense, officials say

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/us-sets-2027-deadline-europe-led-nato-defense-officials-say-2025-12-05/
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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por saabGripen em Hoje às 08:15:34 pm »
Posso estar muito enganado...
...  mas, com o esquema montado pela LM e pelo USAF desde o início do programa do F-35, não deve haver lugar para um "clube de utilizadores do F-35" como havia com o F-16.
O "clube" é uma espécie de "Mar-a-Lago" gerido pela LM onde é cada um por si.

Havia "clube" de F-16 porque a manutenção era "open".
Com o F-35 é "closed".
Mesma coisa com updates e modernizações.
Tem que se ir a Mar-a-Lago.

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Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 08:15:02 pm »
O grande problema da Europa é o gajo que gosta de fazer sexo com sofás.

Esse não engana ninguém, desde os tempos em que gostava de vestir T-Shirts alusivas à União Soviética.

E será com este que teremos que gamar (apesar de ser muito impopular e mesmo detestado!) , pois o trombas está `as portas da demência e da morte...  se a revelação de violação de menores não for o prego final no caixão dele ainda "vai cair por uma janela fora" antes das midterms, para não ser destituído e colocar em risco os que estão por trás dele, e estes ficarem sujeitos a ação judicial.
Querem ver?
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