Mensagens recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10
21
Marinha Portuguesa / Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Última mensagem por JohnM em Dezembro 14, 2025, 09:52:47 pm »
Até lá, temos a oportunidade de ter um negócio melhor.

Primeiro, não sabes se o pacote proposto pela Fincantieri não é mais abrangente e vantajoso para o nosso país, e por conseguinte para a Marinha e Arsenal do Alfeite (AA). O Naval Group alardeou na comunicação social que ia fazer isto e aquilo, enquanto que a Fincantieri foi mais discreta mas confirmou que investiria igualmente no AA, por exemplo.

Segundo, não podes querer estar seriamente a comparar a FDI com a FREMM-EVO. A fragata italiana está um patamar acima da francesa, conferindo finalmente uma verdadeira vertente oceânica à nossa frota de combate de superfície. O fabricante francês bem pode estar a anunciar aos 4 ventos que a FDI irá ter mais mísseis, etc, que a margem de evolução da fragata italiana será sempre superior.

Em Portugal até poderia haver o compromisso de, ao abrigo de um hipotético SAFE 2.0, serem as FDI as futuras substitutas da classe Bartolomeu Dias. No entanto, com as EPC em cima da mesa, isso poderá ser mais difícil. E o histórico do Naval Group recentemente deixa um pouco a desejar, veja-se o exemplo das Gowind que a Roménia encomendou mas que se viu obrigada a cancelar devido a múltiplos atrasos, preferindo antes corvetas turcas.

Por isso, se o teu único argumento é o de que "temos a oportunidade de ter um negócio melhor", das duas uma: ou estás a par de dados que não são conhecidos da esfera pública, ou estás a deixar-te levar (novamente) pelas vozes na tua cabeça. Qual destas hipóteses está correta?
Apenas para complementar, de certeza que ao longo deste processo, já no finalzinho, a Marinha terá pedido BAFOs aos dois concorrentes, por isso das duas uma: ou o NG fez a melhor oferta possível e perdeu fair and square, ou veio agora, à 25a hora melhorar a proposta, fora de prazo e demonstrando desonestidade, porque afinal a BAFO não seria uma BAFO a sério. De qualquer dos modos, se eu fosse a Marinha mostrava-lhe a um valente manguito, que é o que estão a fazer. Das coisas que mais me lixa é quando eu quero fazer obras em casa e levo a vários construtores as BAFO, no final vir sempre um dos perdedores dizer que afinal podia fazer mais barato… está a querer-me comer por  parvo e parece ser isso que o NG está a querer fazer com a Marinha.


O finalzinho é em fevereiro.
Não, não é… mesmo que a escolha não seja pública, já teve que ser feita, para o Governo saber os parâmetros financeiros que teve que submeter a Bruxelas . Isso quer dizer que as BAFO já foram feitas e a decisão já está tomada; presumivelmente será anunciada quando for dada luz verde de Bruxelas.
22
Força Aérea Portuguesa / Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Dezembro 14, 2025, 09:17:35 pm »
E o P-3C CUP+ "14811" voltou a voar, após vários anos imobilizado.  :)

Crédito: André Carvalho
23
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Pilotasso em Dezembro 14, 2025, 09:15:04 pm »

A escolha agora do F-35 era apenas política.

O que temos de fazer agora é adquirir um meio que permita a FAP chegar até a 2040 com um caça de topo.

Não sei como estas 2 afirmações podem fazer parte do mesmo post. Não jogam bem uma com a outra.
24
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por Red Baron em Dezembro 14, 2025, 08:48:43 pm »
Como as peças estão a ser mexidas, talvez faça sentido pensar num plano B sem F-35

O que faz mais sentido é não fazer nada. Comprar os EF o mais rápido possível e esperar para ver no que vai dar o mundo nos próximos 4 anos.

Qualquer aquisição de caças novos agora + F35 em 20230 irá impedir um salto para a 6ª geração.
O ideal seria seria F35 novos e 4.5 usados como stop-gap aos F16.

A discussão que coloco é: num cenário em que precisamos de 5ª geração e de um stop-gap aos F16, mas não podendo contar com caças americanos, que alternativas temos?

1- Comprar EF novos e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
2- Comprar EF usados e esperar que daqui a 4 anos exista uma inversão na politica americana para comprar F35 novos?
3 - Outra solução?

A janela do F-35 fechou no verão. Agora não existem lot´s abertos. E vamos ver se o Trump vai abrir novos e em condições vão ter.
A escolha agora do F-35 era apenas política.

O que temos de fazer agora é adquirir um meio que permita a FAP chegar até a 2040 com um caça de topo. A modernização low cost aos F-16 MLU já falhou e com a atual presidencial da casa branca dificilmente vai recuperar.
25
Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por Duarte em Dezembro 14, 2025, 08:26:47 pm »
Estou achar estranho terminar os "MLU" das Vasco da Gama e... recebermos as FREMM Evo! Salvo os radares as M estão em muito melhores condições de aguentarem, isso é certo.

Podemos supor que até chegarem as FREMM e pelo menos duas estarem fully operational vai levar uns anos, as VdG se calhar começam a ser vendidas nesta altura? Com as BD vai acontecer o mesmo com a chegada das MMPC?
26
Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por sivispacem em Dezembro 14, 2025, 08:04:11 pm »
Referia-me ao cronograma  ;)

A ausência das BD no cronograma deve-se simplesmente ao facto de já terem sido "modernizadas" em anos anteriores e é para aguentar mais 10 anos como estão.

Foi também o que deduzi, o LM é que as estava a pôr no stand dos usados  :mrgreen:

Agora, o facto da Cabral não estar no cronograma poderá indicar que vai mesmo ficar como "navio escola", como alguém aventou há uns tempos?  ???

Ou então que - se a memória não me atraiçoa! - o velho problema da AC ('os veios tortos') impedem grandes deslocações e/ou velocidades....
27
Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por LM em Dezembro 14, 2025, 07:59:58 pm »
Estou achar estranho terminar os "MLU" das Vasco da Gama e... recebermos as FREMM Evo! Salvo os radares as M estão em muito melhores condições de aguentarem, isso é certo.
28
Marinha Portuguesa / Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Última mensagem por P44 em Dezembro 14, 2025, 07:44:26 pm »
Referia-me ao cronograma  ;)

A ausência das BD no cronograma deve-se simplesmente ao facto de já terem sido "modernizadas" em anos anteriores e é para aguentar mais 10 anos como estão.

Foi também o que deduzi, o LM é que as estava a pôr no stand dos usados  :mrgreen:

Agora, o facto da Cabral não estar no cronograma poderá indicar que vai mesmo ficar como "navio escola", como alguém aventou há uns tempos?  ???
29
Portugal / Re: Guerra total NATO-Rússia
« Última mensagem por sivispacem em Dezembro 14, 2025, 07:32:54 pm »
os rádios dos M109 também não funcionam  :mrgreen:

Há sempre as bandeirinhas.....  :mrgreen:

(o EP ainda regressa ao tempo dos pombo-correio, é o que falta)

Não são permeaveis a guerra eletronica  c56x1

Apneas a tiro de caçadeira, ou distração por pombas.. :mrgreen:

Bom.... há pombas e pombas..... (precisam de fotos?!?!?)  :mrgreen:
30
Exército Português / Re: Telecomunicações Militares
« Última mensagem por Duarte em Dezembro 14, 2025, 07:31:39 pm »
Pergunta se calhar parva, mas aqui vai na mesma:

Qual o estado das comunicações em geral no Exército? Há pouco o Drevas referiu que os M109 estão sem rádios a funcionar. Ora num país que desenvolveu (com assistência....) o PRC-525 seria uma questão de aumentar o numeró de encomendas (digo eu).
O panorama é semelhante noutras frotas? E em termos apeados e etc, com estamos?

Como tudo, em muito mau estado e com programas atrasados. Até é das falhas que a indústria nacional podia colmatar com alguma facilidade... haja dinheiro e vontade.
Não faltam programas na LPM e planos na FT 2045 para tal...

Citar
SIC – Sistema de Informação e Comunicações Tácticas   ISTAR, Soldier Systems, Sustentação de Sistemas   Rede digital segura para comando e controlo
Sistemas de Combate do Soldado   SIC, ISTAR, ACar   Modernização individual, comunicações, visão noturna, integração digital
Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10