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Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 10:18:24 pm »Eu continuo a dizer que os ST são uma boa aquisição...para treino avançado, não para CAS. Para treino avançado tenho alguma dificuldade de acreditar que sejam precisos mais do que meia dúzia, já que o número de PILAV a serem formados são muito reduzidos.
Se for só para treino avançado de pilotagem, existem aparelhos no mercado bem melhores para essa função, e com maior margem de expansão para poder simular outro tipo/outra geração de aeronaves de combate. E o problema é que o programa pouco ou nada fala disso, mas antes de "apoio aéreo próximo".
É contra esse completo disparate que a maioria de nós está, bem como contra os moldes do contrato que parecem assentar que nem uma luva ao Super Tucano, o que faz levantar uma série de questões. Penso que ninguém aqui está contra o Super Tucano em si, que tem as suas valências e é excelente para os requisitos de para quem foi concebido, mas a verdade é que não é adequado aos cenários onde supostamente o Estado Português o pensará empregar. Não existem cenários permissivos ou semi-permissivos hoje em dia, isso é uma falácia, ponto final. Seria tremendamente irresponsável e completamente suicida enviar tripulações nacionais a bordo de Super Tucano contra sistemas anti-aéreos russos modernos, por exemplo.
No meu caso em particular, que é aquele de que posso falar, a minha rejeição ao Super Tucano nada tem a ver com o facto de ser da Embraer, de fabrico brasileiro, uma avioneta, o que seja; não tem absolutamente nada a ver com isso. Prende-se, isso sim, com o facto de não ser a aeronave adequada para a missão, missão essa cuja existência, ou necessidade, hoje em dia também não se entende lá muito bem. E quando existem sistemas mais versáteis como helicópteros armados ou mesmo de combate, é natural que não se compreenda a possível escolha pelo Super Tucano, e muito menos quando a verba a ser empregue nesse programa faz bastante falta à sustentação, manutenção e modernização de outras frotas da FAP mais importantes. Isto, e o facto de não avançarmos diretamente para um avião que seja principalmente de treino avançado, são as coisas que me indignam; não o Super Tucano ou ser brasileiro. Espero que isso tenha ficado claro de uma vez.
"...de uma vez" por todas!
Amén!