:idea: :idea:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pen%C3%ADnsula_Ib%C3%A9rica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ib%C3%A9ricos
http://en.wikipedia.org/wiki/Iberian_Peninsula
http://en.wikipedia.org/wiki/Iberian
http://fr.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9ninsule_Ib%C3%A9rique
http://lci.tf1.fr/economie/conjoncture/2010-05/la-peninsule-iberique-sur-la-voie-de-l-austerite-et-des-greves-5852226.html
Que agrade ou não a alguns, pelo o mundo, quando se fala da península ibérica… fala-se de 2 países que são: Portugal e Espanha (+ Andorra)
O resto é ... TROLL.
Texou.
Obviamente que toda agente sabe que o nome oficial da península hoje é esse.
A questão que se põe é que a península que hoje é chamada de ibérica, antes chamou-se hispânica e tem mudado de nome consoante a vontade e ao sabor do imperialismo castelhano.
Estás a perceber?
A designação pouco conta, tanto uma como outra, seja a romana seja a grega são sinónimo de domínio castelhano.
Castela, tem assassinado e roubado as designações históricas da península umas atrás das outras, primeiro a romana agora a grega.
Basicamente isto é uma terceira volta do ataque a Portugal, a primeira foi no sec XIV com o objectivo de castelhanizar os portugueses, nos não estivemos pelos ajustes ( Aljubarrota).
No sec XV e XVI Castela roubou/assassinou a designação romana da península veio com a segunda vaga do ataque a Portugal, com o objectivo de hispanholizar/castelhanizar os Portugueses.
Agora no sec XXI vem com a terceira volta, desta vez com a designação grega para iberizar/castelhanizar os Portugueses.
Tal como disse a península só se designa oficialmente como ibérica depois da data da criação do estado espanhol como o conhecemos hoje em dia, ou seja, depois de 1715, data em que a Espanha existe de jure, sendo a designação adoptada numa das conferencias de limites do séc. XVIII.
No fim sec XV e inicio do sec XVI quando se deu a junção da coroa de Castela com Aragão, os reis católicos roubaram a designação romana da península, a Hispânia, e começaram a designar-se nessa altura como reis de Espanha.
Isso já foi feito nessa altura com o objectivo de castelhanizar os portugueses, e lançar o hispanismo sobre Portugal, nessa altura os Portugueses sentiam-se insultados se fossem designados como parte das espanhas, porque isso era visto como uma forma de castelhanização.
Contudo e apesar de os reis católicos terem assassinado a designação romana da península, e se começaram a designar como reis de Espanha no sec XVI, a Espanha como a conhecemos hoje apenas existe de jure desde 1712, depois da guerra da secessão espanhola, quando a monarquia bourbónica tomou as rédeas do império castelhana.
Pois bem, a partir dessa data e como Castela viu que os portugueses não queriam ser espanhóis, vierem com a segunda volta da sua tentativa de castelhanização dos Portugueses.
Pois bem, a partir do sec XIX começaram assassinar a designação grega da península, ibérica, o objectivo era e é o memo do sex XVI castelhanizar os Portugueses, e lançar o domínio sobre Portugal.
Percebes-te agora!!
Só quem não quer ver, é que não VÊ.
Depois devias deixar de ter armar tu em trolador ou em flamer do que os outros escrevem, se tiveres argumentação expõe-na, agora debitar palpites e informação sem o mínimo de valor ou razoabilidade isso é dispensável, para além do mais devias melhorar as tuas fontes.
Wikipédia?
Isso é a enciclopédia livre, cada um escreve lá o que lhe apetece e ninguém fiscaliza aquilo como deve ser.
Já agora poderias trazer também este artigo do wikipédia.
Acho que devia aprofundar a história de Portugal desde o sec XV, e deixares-te dessa fixação com Salazar e com o Estado Novo.
O homem cometeu erros, como toda a gente, possivelmente Humberto Delgado foi um deles, mas ai a responsabilidade não foi só dele com certeza, mas não te esqueças que os Portugueses o elegeram em 2007 como o maior Português de sempre.
E depois fique ciente de uma coisa, quando a verdadeira história de Portugal for escrita, daqui a uns anos, quando este pais for purgado desta corja de iberistas que tomaram de assalto o poder desde há uns anos para cá, ai pode ter a certeza que Salzar com os seus defeitos e virtudes figurará como um dos maiores Portugueses de todos os tempos.
Por mais que este esquerda iberista que desgoverna Portugal nestas ultimas décadas tenha tentado dinamitar a imagem de Salazar, desde os bancos da escola, as gerações mais novas começam a aperceber-se que Salazar afinal não era nada daquilo que os livros de escola diziam dele.
São noticias como a que a Forbes publicou recentemente, em que Salazar é definido como o melhor economista do sec XX em Portugal que estão a abrir os olhos aos Portugueses.
Daqui a 20/25 anos a este ritmo, ou já fomos, ou então, a Ponte 25 de Abril vai voltar a chamar-se Ponte Salazar.
