O Gripas lê aquilo, e na cabeça dele acredita que se refere automaticamente a CIWS, apesar de não haver qualquer indicação de tal ideia. Como se a IdD tivesse competências para testar e certificar sistemas de combate complexos como um CIWS, sem ter qualquer capacidade de os testar em ambiente real (combate).
Há com cada maluco na internet.
Olha o dc.
Andas por aqui mano?
Já que és incapaz de recolher informação por ti (sabe-se lá porquê...), lê isto.
Ao o fazeres, vais ver
QUE EU NÂO TINHA RAZÂO NO QUE ESTAVA A AFIRMAR EM RELAÇÂO AOS TURCOS.A ver se detectas onde me enganei.
Todos temos direito enganarmo-nos.
Mas atenção:
Aquilo que a Marinha faz para os produtos que são descritos aqui, também os faz para produtos que não têm direito ao "Selo" que aqui se descreve. Basta para isso que a Marinha os use e que o feedback que dá seja positivo... ou não?
Bom proveito.
https://www.iddportugal.pt/marcas-de-qualificacao-marinha-portuguesa/https://www.iddportugal.pt/wp-content/uploads/2024/11/20241217_Regulamento-Marcas-Qualificacao-Marinha-PT.pdfO que são as Marcas de Qualificação?As Marcas de Qualificação representam um selo de excelência atribuído a produtos ou tecnologias testadas pela Marinha, concebidos para utilização em ambiente marítimo ou com aplicação naval. Estes produtos são avaliados e certificados com base em critérios rigorosos de conformidade técnica, operacional e de segurança, conferindo-lhes maior credibilidade no mercado nacional e internacional.
Tipos de Marcas de QualificaçãoNAVY TESTED – Sistema que foi verificado e validado garantindo que cumpre com os regulamentos aprovados pelas devidas entidades reguladoras, assim como com os requisitos técnicos e de segurança da Marinha. Não pressupõe ter sido utilizado operacionalmente, sendo, contudo, testado no âmbito de um processo de experimentação operacional.
NAVY MISSION PROVED – Sistema que cumpre os requisitos gerais e específicos aplicáveis à marca de qualificação Navy Tested, cujo emprego foi testado em ambiente operacional, por tempo a determinar, e cujo desempenho e características garantem as condições necessárias para que seja incluído e operado em missões reais e ambiente operacional.
Quais os benefícios das Marcas de Qualificação? - Reforço da confiança no mercado: A validação por entidades competentes, como a idD e a Marinha, garante credibilidade e reconhecimento técnico.
- Maior visibilidade e reconhecimento: Os produtos certificados destacam-se em certames nacionais e internacionais, beneficiando de uma reputação de qualidade e inovação.
- Potencial integração em missões da Marinha: A certificação pode abrir portas para que os produtos sejam utilizados em operações reais e ambientes operacionais, comprovando a sua eficácia no terreno.
Quem pode candidatar-se?Podem candidatar-se ao processo de qualificação:
Empresas ou consórcios que desenvolvam produtos ou tecnologias com aplicação marítima ou naval.
Apenas entidades com sede em Portugal e produtos desenvolvidos no território nacional.
Requisitos adicionais:
Estar registado na Base Tecnológica e Industrial de Defesa.
Cumprir normas nacionais e internacionais aplicáveis ao produto ou tecnologia.
Garantir a certificação de segurança da informação, quando aplicável.
Consulte o Regulamento para a Concessão das Marcas de Qualificação atribuídas pela Marinha ao abrigo do Protocolo de Colaboração entre a Marinha Portuguesa e a idD Portugal Defence, na seguinte ligação.