Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa

  • 1860 Respostas
  • 344048 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1020 em: Agosto 26, 2020, 02:31:09 pm »
Por acaso também fiquei curioso para saber a verba disponível para o AOR e preço pedido pelos britânicos...

Não me admirava nada que a verba estivesse limitada aos tais 10 milhões que estavam destinados para a "reparação" do Bérrio.  ::)


Honestamente já nem me lembrava desse 10 milhões! :D
E não me surpreendia nada que os somiticos da Marinha fizessem essa oferta. Os ingleses é que eram burros se aceitassem.
O Wave vale bem 50 milhões que acredito que fosse o que eles estivessem a pedir por ele.
 ;)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1021 em: Agosto 26, 2020, 03:01:43 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18206
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 5870 vez(es)
  • +7128/-9515
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1022 em: Agosto 26, 2020, 03:29:17 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

Até parece que essas verbas existem sem ser no papel ::)
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1023 em: Agosto 26, 2020, 03:55:25 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.


Era inteligente pois com a compra do Wave por 50, podiam retirar 100 milhões da LPM para outro projecto qualquer.
E já só tinhamos voltar a pensar em AOR lá pra 2040.
 :-P
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18206
  • Recebeu: 5498 vez(es)
  • Enviou: 5870 vez(es)
  • +7128/-9515
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1024 em: Agosto 26, 2020, 04:08:17 pm »
Ah o eterno optimismo da juventude :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1025 em: Agosto 26, 2020, 07:27:43 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

E onde ias "roubar" esses 150 milhões nos projectos atuais?
Parar MLU das fragatas e substituição de baterias dos submarinos?  Não pagar o "MLU" dos helicópteros? Congelar a construção dos NPO?

PS: Não vale dizer KC :mrgreen: :mrgreen:
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5520
  • Recebeu: 5492 vez(es)
  • Enviou: 3613 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1026 em: Agosto 26, 2020, 07:58:52 pm »
PS: Não vale dizer KC :mrgreen: :mrgreen:

Vale, vale! Fora com essa tralha, devolvam-nos o Cavani... er... perdão, o pilim dos KC! :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9965 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1027 em: Agosto 27, 2020, 01:53:38 am »
Até parece que o MLU das fragatas e o MLU dos Lynx estão a ser pagos. É só rir.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, Major Alvega, tenente

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1028 em: Agosto 27, 2020, 10:02:17 am »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

Até parece que essas verbas existem sem ser no papel ::)

Infelizmente, isso é verdade.

Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

E onde ias "roubar" esses 150 milhões nos projectos atuais?
Parar MLU das fragatas e substituição de baterias dos submarinos?  Não pagar o "MLU" dos helicópteros? Congelar a construção dos NPO?

PS: Não vale dizer KC :mrgreen: :mrgreen:

Em termos de LPM seria a verba original do AOR, a qual só precisavas de adiantar cerca de 1/3 para comprar o Wave ASAP. Em termos de OE, 50 milhões não faziam diferença nenhuma para um país que volta a pensar em TGVs e aeroportos inviáveis (nem falo no KC, Novo Banco, TAP...).
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1029 em: Agosto 27, 2020, 07:30:32 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

Até parece que essas verbas existem sem ser no papel ::)

Infelizmente, isso é verdade.

Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

E onde ias "roubar" esses 150 milhões nos projectos atuais?
Parar MLU das fragatas e substituição de baterias dos submarinos?  Não pagar o "MLU" dos helicópteros? Congelar a construção dos NPO?

PS: Não vale dizer KC :mrgreen: :mrgreen:

Em termos de LPM seria a verba original do AOR, a qual só precisavas de adiantar cerca de 1/3 para comprar o Wave ASAP. Em termos de OE, 50 milhões não faziam diferença nenhuma para um país que volta a pensar em TGVs e aeroportos inviáveis (nem falo no KC, Novo Banco, TAP...).

Para alterar a LPM tinha que ser feita uma nova LPM, não estamos nos prazos onde se pode alterar as verbas.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5520
  • Recebeu: 5492 vez(es)
  • Enviou: 3613 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1030 em: Agosto 27, 2020, 09:23:40 pm »
A Royal Navy não quer vender, até esta prevista a construção de navios de suporte mas de sólidos.

Segundo me disseram em relação ao Wave Ruler até haveria abertura por parte da RN para abdicar do mesmo, o problema é que os valores que o Estado Português estaria disposto a gastar não se aproximam nem de perto, nem de longe, do que os britânicos pretendem. É um verdadeiro Cavani para a malta do Restelo! :mrgreen: ::)

Só algo que faltou acrescentar: segundo me foi dito, não será com este CEMA que a hipotética compra de um Wave iria acontecer pois faz juz ao lema "quem cala, consente", ou melhor ainda, "Calado se vai ao longe". Ou seja, a Marinha não quer estar uma década inteira ou mais que isso sem um reabastecedor de Esquadra, mas enquanto lá estiver o António Maria dificilmente alguma coisa mudará. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1031 em: Agosto 28, 2020, 01:10:12 pm »
Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

Até parece que essas verbas existem sem ser no papel ::)

Infelizmente, isso é verdade.

Eu também não ficava surpreendido, pois é a única verba disponível na actual LPM e nos próximos anos. O inteligente era "adiantar" parte dos 150 milhões que iriam originalmente para o AOR novo, comprando assim um Wave, o resto da verba ia para outros programas.

E onde ias "roubar" esses 150 milhões nos projectos atuais?
Parar MLU das fragatas e substituição de baterias dos submarinos?  Não pagar o "MLU" dos helicópteros? Congelar a construção dos NPO?

PS: Não vale dizer KC :mrgreen: :mrgreen:

Em termos de LPM seria a verba original do AOR, a qual só precisavas de adiantar cerca de 1/3 para comprar o Wave ASAP. Em termos de OE, 50 milhões não faziam diferença nenhuma para um país que volta a pensar em TGVs e aeroportos inviáveis (nem falo no KC, Novo Banco, TAP...).

Para alterar a LPM tinha que ser feita uma nova LPM, não estamos nos prazos onde se pode alterar as verbas.

Burocracias como de costume. Não eram capazes de arranjar 50 milhões, mas quando é para espetar dinheiro no banco, este já cai do céu, Leis e orçamentos nem são tidos em conta.

A Royal Navy não quer vender, até esta prevista a construção de navios de suporte mas de sólidos.

Segundo me disseram em relação ao Wave Ruler até haveria abertura por parte da RN para abdicar do mesmo, o problema é que os valores que o Estado Português estaria disposto a gastar não se aproximam nem de perto, nem de longe, do que os britânicos pretendem. É um verdadeiro Cavani para a malta do Restelo! :mrgreen: ::)

Só algo que faltou acrescentar: segundo me foi dito, não será com este CEMA que a hipotética compra de um Wave iria acontecer pois faz juz ao lema "quem cala, consente", ou melhor ainda, "Calado se vai ao longe". Ou seja, a Marinha não quer estar uma década inteira ou mais que isso sem um reabastecedor de Esquadra, mas enquanto lá estiver o António Maria dificilmente alguma coisa mudará. ::)

Não quero ser má-língua... mas... se a Marinha enquanto entidade quer um AOR com urgência, e o CEMA não quer... acho que já se desvendou o problema. Estou a ver que a construção do AOR em Viana ia dar para muito tacho.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5377
  • Recebeu: 4014 vez(es)
  • Enviou: 9965 vez(es)
  • +8451/-245
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1032 em: Agosto 28, 2020, 01:41:16 pm »
E, no entanto, quando foi o drama do Siroco considerou-se não realizar o MLU às VDG, que estava incluído na LPM da altura. Estas coisas têm a sua dinâmica própria: tal como os interruptores, umas vezes estão para cima, outras vezes estão para baixo.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, tenente

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1033 em: Agosto 28, 2020, 02:03:46 pm »
Calado se vai longe, no entanto os senhores deputados da comissão de defesa deviam questionar o senhor CEMA, publicamente.  :bang:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Novo Reabastecador da Marinha Portuguesa
« Responder #1034 em: Agosto 28, 2020, 05:34:42 pm »
Calado se vai longe, no entanto os senhores deputados da comissão de defesa deviam questionar o senhor CEMA, publicamente.  :bang:

e a Maçonaria deixaria ?????
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF