LPD- Navio Polivalente Logístico

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Drecas

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5775 em: Janeiro 27, 2025, 07:36:28 pm »
Parece-me muito curto
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5776 em: Janeiro 27, 2025, 09:14:52 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,
 
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saabGripen

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5777 em: Janeiro 27, 2025, 10:06:36 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,

Se a FAP tem direito a 5.5B, então a Marinha e o EP têm direito a 5.5B cada.
E espalhados por 12 (a maior parte deste investimento "inicial" para nos tornarmos minimamente relevantes) + 12 anos de duas LPM, fica por bastante menos que 5% do PIB por ano.
 
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saabGripen

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5778 em: Janeiro 27, 2025, 11:22:55 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,


Eu convido os foristas a olharem para este mapa.

https://www.submarinecablemap.com/

E faço a pergunta:

Para assegurarmos a parte que nos toca de defesa desta infraestrutura, nas nossas águas...
As duas fragatas multi-missão e as 3 ASW são o material adequado?
Estando, a cada momento, duas das 5 operacionais?

É que nós sabemos que os da Marinha têm o fétiche das Fragatas como os da FAP têm o fétiche dos F-35.

Mas o material que o Subsea7 refere "estar nos planos" cumpre a missão de exercer soberania sobre as nossas aguas?

Não seria melhor:
-  20 NPOs de geração 4?
-  14 ARX armados?
-  4 BIMBYs com drones?
-  10 Submarinos pequenos - como os STM500 turcos?
-  2 esquadrões de STs ASW e 5 P-3 nos Açores.

É que isto não está muito para fétiches.
« Última modificação: Janeiro 27, 2025, 11:26:27 pm por saabGripen »
 

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Drecas

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5779 em: Janeiro 27, 2025, 11:29:33 pm »
Sim, queremos as piores armadas da Europa

 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5780 em: Janeiro 28, 2025, 12:04:52 am »
Portugal está na NATO, está na UE, tem boas relações com os vizinhos e (até ver) com o poder marítimo dominante; não deve, no entanto, esquecer-se que é um país independente, com ilhas Atlânticas e o continente banhado por esse mesmo Oceano - tem de ter capacidade autónoma mínima para esse Oceano e capacidade de "projeção" mínima de poder naval, ie, tem de ter fragatas multifunções (mesmo que com uma propensão para ASW e sem capacidade AAW de "área" - ie ter apenas ESSM)... 3+2 ou 5 ou 2+2 ou 4 (ou 3, no mínimo dos mínimos)? Isso é motivo para debate.
         
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Duarte

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5781 em: Janeiro 28, 2025, 12:11:23 am »
ST ASW? O leque de missões cresce diariamente!

"It dices, it slices, it juliennes!"  :mrgreen:

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5782 em: Janeiro 28, 2025, 07:36:30 am »
Sim, queremos as piores armadas da Europa

Já temos :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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os_pero

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5783 em: Janeiro 28, 2025, 12:50:50 pm »
2 fragatas modernas e bem equipas e 2 XO e ficávamos bem servidos para os proximos anos.

Uma vez que temos que aumentar os gastos em defesa, seria interessante faze-lo em parceria com a Damen e construir no Alfeite. Ainda que se pague mais no total, é investimento que é feito em Portugal também. Resta saber se o AA têm ou teria capacidade.

Relativamente às crossover, o melhor seria sempre a 139FC ou a 131C, mai vocacionadas para combate.
Mas se tivermos 2 outras modernas, a 131A parece-me uma escolha equilibrada entre todos os mundos. Alem disso requer uma guarnição pequena, o que é muito util numa marinha como a nossa em que as pessoas são poucas.



Esqueça o Alfeite, neste momento já tem dificuldades em fazer as manutenção à Marinha quanto mais construir navios de raiz. Será preciso investimento, boas decisões da administração e anos de manutenção para voltar a ter recursos humanos qualificados no Alfeite com capacidade de construção naval. E a construção naval pode nem interessar ao Alfeite/Marinha pois implica empatar recursos humanos e financeiros para construções pontuais da Marinha.

Neste momento secalhar só os WestSea tem capacidade para construção de fragatas em Portugal e mesmo assim não sei se algum trabalho não teria que ser subcontratado a outros estaleiros.
 

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P44

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5784 em: Janeiro 29, 2025, 10:58:50 am »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,

O mais recente plano até ao próximo plano
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5785 em: Janeiro 29, 2025, 11:11:56 am »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,

Se o rural e o papagaio-mor do Reino afirmaram em privado ao Mark Rutte que não vai haver cá lugar a aumentos para além dos 2% do PIB, quero ver quanto disso tudo se vai materializar.

Por acaso até gostava que os russos ou chineses danificassem um cabo submarino aqui no nosso quintal, só para ver depois se tudo se manteria ou não na mesma.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5786 em: Janeiro 29, 2025, 11:31:24 am »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Amigo Subsea7, e avançando de facto para a aquisição de 1 ou 2 Crossovers, quantas fragatas novas é que a Marinha depois planeia vir a adquirir?

O plano mantem-se, 5 novas fragatas, podendo ser 2 multi-missão e 3 dedicadas a ASW.
Cps,

Se o rural e o papagaio-mor do Reino afirmaram em privado ao Mark Rutte que não vai haver cá lugar a aumentos para além dos 2% do PIB, quero ver quanto disso tudo se vai materializar.

Por acaso até gostava que os russos ou chineses danificassem um cabo submarino aqui no nosso quintal, só para ver depois se tudo se manteria ou não na mesma.

Manteria, porque o estado social não pode ser tocado.
Cps,
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5787 em: Janeiro 29, 2025, 01:57:48 pm »
2 fragatas modernas e bem equipas e 2 XO e ficávamos bem servidos para os proximos anos.

Uma vez que temos que aumentar os gastos em defesa, seria interessante faze-lo em parceria com a Damen e construir no Alfeite. Ainda que se pague mais no total, é investimento que é feito em Portugal também. Resta saber se o AA têm ou teria capacidade.

Relativamente às crossover, o melhor seria sempre a 139FC ou a 131C, mai vocacionadas para combate.
Mas se tivermos 2 outras modernas, a 131A parece-me uma escolha equilibrada entre todos os mundos. Alem disso requer uma guarnição pequena, o que é muito util numa marinha como a nossa em que as pessoas são poucas.



Esqueça o Alfeite, neste momento já tem dificuldades em fazer as manutenção à Marinha quanto mais construir navios de raiz. Será preciso investimento, boas decisões da administração e anos de manutenção para voltar a ter recursos humanos qualificados no Alfeite com capacidade de construção naval. E a construção naval pode nem interessar ao Alfeite/Marinha pois implica empatar recursos humanos e financeiros para construções pontuais da Marinha.

Neste momento secalhar só os WestSea tem capacidade para construção de fragatas em Portugal e mesmo assim não sei se algum trabalho não teria que ser subcontratado a outros estaleiros.

Podemos tratar-nos por tu  ;)

A ideia passaria, a meu ver, por INVESTIR no AA, quer em infrastruturas quer em qualificação humana para que este possa servir não só a Marinha mas como construir navios para outras Marinhas se necessário, gerando receita para o país e tornando o próprio AA auto-sustentável. Desconheço se a nivel legal isto é possivel de ser realizado mas pelo valor de mão de obra em Portugal, quer pela posição estratégica em caso de conflito, assim como a falta de estaleiros capazes de corresponder à corrida que está e irá continuar a haver nos proximos anos, para renovação de equipamento militar....

Alem disso, é investimento que facilmente se justifica na percentagem do PIB investido em Defesa.
A Marinha Portuguesa tem igualmente a necessidade de renovar algumas classes de navio e reduziria o tempo de construção para renovação total. Podendo construir em simultaneo no AA e em Viana.


Subsea7 o plano seriam então 5 fragas mais 1 ou 2 XO?
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5788 em: Janeiro 29, 2025, 02:30:50 pm »
O governo "AD" já teve no tempo do Passos Coelho essa pasta e defecou para o assunto.

Agora com o Montenegro iam investir no AA?! DÚVIDO!!!

Só se fizessem um concurso avultado para a construção de x com a exigência que a empresa ganhadora ficasse com os estaleiros, modernizando-os.
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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os_pero

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5789 em: Janeiro 29, 2025, 05:42:46 pm »
O governo "AD" já teve no tempo do Passos Coelho essa pasta e defecou para o assunto.

Agora com o Montenegro iam investir no AA?! DÚVIDO!!!

Só se fizessem um concurso avultado para a construção de x com a exigência que a empresa ganhadora ficasse com os estaleiros, modernizando-os.

O problema não é só "investir" ou querer, é preciso mudar muita coisa, e muitas coisas não depende só de dinheiro ou vontade, são mudanças estruturais (atrasos pagamentos da Marinha, sindicatos, cativações, interferências políticas, modelo negócios, independência e empresas publicas em mercados competitivos,...), o negocio de manutenção/construção de navios é muito competitivo e é preciso ter uma boa equipa (desde vendas a soldadores) montada para ter sucesso, algo que é difícil acontecer numa empresa publica em Portugal.

Quantos negócios (construção/manutenção) o Alfeite teve nos últimos 25 anos que não tiveram inicio por iniciativas políticas/diplomáticas/publicas? (Concursos/clientes que o Alfeite tenha conseguido por iniciativa própria)

O Alfeite desde à muito tempo que só tem sido o Arsenal da Marinha, e nunca se preocupou ser outra coisa, houve administrações/governos que já tentaram mas infelizmente sem sucesso, e pessoalmente duvido que o Alfeite como entidade publica e tendo sempre a muleta Marinha, consiga alguma vez ser outra coisa.
 
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