LPD- Navio Polivalente Logístico

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5745 em: Novembro 28, 2024, 01:03:10 am »
Fartei-me de falar desses navios como alternativa relativamente barata e de guarnição reduzida ao LPD, podendo oferecer uma capacidade de desembarque realista para as nossas capacidades. O preço e guarnição mais reduzidos, permitiam a aquisição de 2 navios (ou até 3 numa versão que não tenha mais de 100 metros), o que conferia à MGP uma maior taxa de disponibilidade.

Outra alternativa seria a substituição das VdG por uns 2 ou 3 Crossover 139CF (jogando depois com a possibilidade de compra da Van Speijk), permitindo colmatar a falta de navios anfíbios e ao mesmo tempo renovar a frota de navios combatentes.

Outra alternativa seria os Crossover, mas na versão mais pequena (115S ou 123SF), substituindo os 4 NPOs originais por 3 navios deste tipo. Esta opção oferecia capacidade anfíbia eliminando a necessidade de LPD, e dava à Marinha um "OPV" com maior capacidade para lanchas, hangar e melhores sensores e armamento.

Outra alternativa seria o MPV 120 da Fassmer, que permite juntar a capacidade anfíbia e de reabastecimento no mar numa só plataforma com 120 metros e guarnição relativamente reduzida (60). 2 destes chegavam.
https://www.fassmer.de/en/defence/multirole

Outra alternativa seria com 2 ou 3 navios tipo "Stern Landing Vessel", cuja função é fazer tudo aquilo que uma LDG fazia, mas com muito mais capacidade oceânica que a típica lancha de desembarque. E isto com uma guarnição minúscula.

E por último, temos ainda outra possibilidade, que seria um MPSS 9000 (ou uma versão maior ainda), similar ao PNM mas maior e com capacidade anfíbia.

Com tantas opções no mercado, não faz sentido nenhum continuar a sonhar com um LPD clássico, ainda para mais numa Marinha que já quer ter os porta-drones.

É difícil dizer qual a derradeira melhor opção, pois certas opções afectam directamente a necessidade ou não necessidade de outros tipos de navios.
 
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Cabeça de Martelo

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5746 em: Novembro 28, 2024, 11:23:52 am »
Un buque interesante para ustedes:

Australia elige a Damen para lanchas de desembarco de gran capacidad


...

Sim mas por cá prefere-se navios com quase 30 anos do que isto.

Atenção, eu pessoalmente sou mais isto:









Multi-Purpose Support Ship Range 9000, nunca digas que o português não tem uma capacidade inata para sonhar... :mrgreen:
Contra a Esquerda woke e a Direita populista marchar, marchar!...

 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5747 em: Novembro 28, 2024, 04:18:48 pm »
O MPSS 9000 como alternativa ao LPD? Fazia sentido.

Mas o CEMA (que já mudou de ideias 20 vezes) olhou para esse design, e achou que era o substituto ideal para fragatas, ao mesmo tempo que quer que a Marinha tenha um LPD clássico.
 

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P44

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5748 em: Novembro 28, 2024, 07:11:00 pm »
O MPSS 9000 como alternativa ao LPD? Fazia sentido.

Mas o CEMA (que já mudou de ideias 20 vezes) olhou para esse design, e achou que era o substituto ideal para fragatas, ao mesmo tempo que quer que a Marinha tenha um LPD clássico.

É esperar que ele saia  :mrgreen:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/2679651/almirante-gouveia-e-melo-indisponivel-para-continuar-a-chefiar-armada

Volta tudo à estaca zero
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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saabGripen

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5749 em: Novembro 28, 2024, 07:57:26 pm »
Un buque interesante para ustedes:

Australia elige a Damen para lanchas de desembarco de gran capacidad



Citar
Este anuncio es un paso importante en el establecimiento de una flota litoral que se espera que cree 1.100 empleos directos y más de 2.000 empleos indirectos bajo el plan del Gobierno de Albanese para la construcción naval continua en Australia Occidental.

El Gobierno ha dado prioridad a la adquisición de nuevas capacidades e infraestructuras de maniobras litorales para cumplir los objetivos de la Estrategia Nacional de Defensa. El anuncio de hoy es la siguiente etapa en la transformación del Ejército australiano para que se centre en las maniobras litorales y los ataques de largo alcance.

El buque de desembarco de transporte 100 (LST100) de Damen Shipyards Group proporcionará una capacidad esencial para la reestructuración y el reposicionamiento del ejército. Los buques, junto con las lanchas de desembarco medianas y los vehículos anfibios, respaldarán una estrategia de negación que incluye el despliegue y el mantenimiento de fuerzas terrestres con capacidades de ataque terrestre y marítimo de largo alcance en entornos litorales.

El astillero australiano Austal construirá ocho buques de desembarco pesados, basados ​​en el LST100, en el astillero Henderson Shipyard en Australia Occidental, sujeto a negociaciones comerciales aceptables y un rendimiento demostrado. 

El diseño del buque LST100 tiene un desplazamiento de 3.900 toneladas, 100 metros de largo y 16 metros de ancho. Será capaz de operar con otros buques para llevar a cabo una variedad de tareas, incluyendo inserción y extracción de tropas, movimientos logísticos y asistencia humanitaria y socorro en caso de desastres.

Australia elige a Damen para lanchas de desembarco de gran capacidad


Concepto del buque de desembarco de transporte 100 (LST100) suministrado por Damen Shipyards Group

El buque tendrá capacidad para transportar más de 500 toneladas de vehículos y equipos militares (está previsto que transporte seis tanques Abrams, 11 vehículos de combate de infantería Redback o 26 HIMARS) y estará equipado con sistemas de armas de autodefensa y comunicaciones militares australianas.

Se espera que la construcción del primer Landing Craft Heavy comience en 2026.

La financiación de nuevos buques de maniobra litorales forma parte del Programa de Inversión Integrada (2024-34) que está ayudando a hacer crecer la base industrial australiana, las cadenas de suministro y a crear puestos de trabajo altamente cualificados y bien remunerados.

El Ministro de Industria de Defensa y Capacidad de Entrega, Honorable Pat Conroy MP:

“Es importante destacar que estos buques se construirán en Australia, con acero australiano. Esto no solo subraya el compromiso del Gobierno de Albanese de mantener seguros a los australianos, sino también de lograr un futuro más seguro fabricado en Australia.

“Este proyecto es una parte importante de nuestros planes para continuar con la construcción naval tanto en Australia del Sur como en Australia Occidental, lo que está creando miles de puestos de trabajo bien remunerados y altamente cualificados”.


Eu penso que uma lancha de desembarque de grande capacidade é um navio de ataque anfíbio de muito baixa capacidade.

Nas mãos de Portugal seria um navio tático ou estratégico?
 

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dc

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5750 em: Novembro 29, 2024, 03:05:02 am »
A LST 100 adequa-se perfeitamente às nossas necessidades/capacidades. Desde logo porque nós não temos uma grande força anfíbia. E depois porque as FA não têm qualquer capacidade de realizar um ataque anfíbio, por falta de escoltas como deve ser para o dito navio, nem capacidade de apoio (aéreo) para as forças desembarcadas, nem tão pouco capacidade para "amaciar" as defesas do inimigo pré-desembarque.

Como tal, não nos serve de nada ter um meio anfíbio "ideal" se faltar tudo o resto.

Qualquer navio anfíbio que a MGP tenha, irá executar primariamente missões civis, e ocasionalmente missões militares de muito baixa intensidade. Se é para isso, os LST 100/120 são melhor opção, pois são mais baratos de adquirir, manter e operar, e têm uma guarnição de cerca de 20 elementos, o que numa Marinha com falta de pessoal, faz toda a diferença.

Isto permitia que a Marinha tivesse pelo menos 2 LST, com guarnição ainda assim muito inferior a um único LPD, com a vantagem clara de garantirem a disponibilidade de pelo menos 1 deles 365 dias/ano.

E o LST é apenas uma das várias opções que existem no mercado, para navio anfíbio alternativo ao LPD clássico.
 
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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5751 em: Novembro 29, 2024, 10:24:53 am »
Pessoalmente gosto mais do LST120 pois tem Hangar.  ;)



https://www.taisshipyards.com/en/products/amphibious-ships

Saudações
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http://mimilitary.blogspot.pt/
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5752 em: Novembro 29, 2024, 03:05:03 pm »
Pessoalmente gosto mais do LST120 pois tem Hangar.  ;)



https://www.taisshipyards.com/en/products/amphibious-ships

Saudações

E metias lá o quê?
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5753 em: Dezembro 01, 2024, 10:05:00 am »
Fincantieri Delivers Air Defense LPD “Al-Fulk” to Qatar

Fincantieri has officially handed over the amphibious vessel “Al Fulk” (Landing Platform Dock – LPD) to the Ministry of Defence of Qatar.



https://www.navalnews.com/naval-news/2024/11/fincantieri-delivers-air-defense-lpd-al-fulk-to-qatar/
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Subsea7

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5754 em: Janeiro 25, 2025, 09:38:43 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5755 em: Janeiro 26, 2025, 09:40:11 am »


O desenvolvimento de navios de desembarque, tipo LST, nomeadamente por parte dos holandeses, está relacionado com o fim de vida de dezenas de LST que desde a II guerra mundial, os americanos forneceram a vários países em África e no sudoeste asiático.

Em todos os casos existem situações onde a sua utilização faz sentido, ainda que a autonomia na prática para estes navios seja relativamente reduzida.

No caso português a sua utilização nas ilhas estaria sempre condicionada pela quase inexistência de praias onde um desembarque pudesse ser levado a cabo. Um país como a Austrália, considera este tipo de navios para acções nas ilhas do Pacífico e para utilização tática no seu próprio território em caso de uma improvável invasão do continente.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
Contra a Estupidez, não temos defesa
https://shorturl.at/bdusk
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5756 em: Janeiro 26, 2025, 12:00:31 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Com o NRP D.João II não faria sentido adquirir um LPD. 1 ou 2 crossovers fazem muito mais sentido  :G-beer2:
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5757 em: Janeiro 26, 2025, 01:04:53 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Lá conversar conversa esta malta muito.
Decisões é que está de gesso.
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Drecas

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5758 em: Janeiro 26, 2025, 04:18:50 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Quem anda a ler as minhas ideias?  :mrgreen:

O orçamento na LPM será então aumentado?

É que o MDN também já tinha dito uma data para adquirir o LPD
 
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Subsea7

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #5759 em: Janeiro 26, 2025, 06:32:43 pm »
Boa noite, em relação a este tópico, em vez do LPD usado, poderá ser adquirido 1 ou 2 XO 131 Crossover Logísticos, existindo conversações com a Damen neste sentido.
Cps,

Quem anda a ler as minhas ideias?  :mrgreen:

O orçamento na LPM será então aumentado?

É que o MDN também já tinha dito uma data para adquirir o LPD

Há ideias que os GTs sacam aqui do FD, mas raramente chegam a bom porto, devido aos cancros do costume.
Não é @Anthropos ?

« Última modificação: Janeiro 26, 2025, 06:33:24 pm por Subsea7 »
 
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