A Wikipedia também foi comparada lado-a-lado à Enciclopédia Britânica por um painel de cientistas (ou seja,' peer review' em linguagem académica) que a determinou mais precisa e aproximada da verdade e, no entanto, a maioria das pessoas acha o contrário. Mas vamos, por um momento, admitir que o site desse tal jogo está aproximadamente correcto: ainda fica por responder o que é o 'upkeep', será que inclui custos operacionais? Se inclui custos operacionais como é que o valor (anual?) de um Foudre é quase o mesmo de uma Vasco da Gama, quando a própria Marinha referiu que o custo operacional diário do Siroco era 30% inferior ao de uma fragata (22,000 euros versus 30,000)?
Independentemente do que eles dizem no site desse jogo (que é como o papel, ie, aceita tudo), continuo com as minhas dúvidas em relação à sua factualidade e, de qualquer modo, não me parece que o seu objectivo seja ser uma referência nestes assuntos.
Mas voltando ao tema dos custos operacionais de um Navpol, segundo as minhas fontes, os custos anuais de um navio da classe LSD-49 oscilam entre os 50 e os 60 milhões de USD. No entanto, estes valores não podem ser directamente transladados para a realidade portuguesa. Se não vejamos: os custos anuais de combustível oscilam entre os 5 e os 7 milhões de USD; os custos anuais com pessoal andam na casa dos 20 milhões USD, mas a realidade salarial americana não é comparável à portuguesa; os custos de manutenção nos últimos anos aumentaram (devido a upgrades) e estão na casa dos 20 milhões USD anuais (como a malta não é muito de upgrades este parâmetro torna-se menos problemático). Ainda assim, traduzindo para a nossa realidade estamos (talvez) a falar de 20 a 25 milhões USD, o que parece ser da mesma ordem de grandeza do Siroco. Mas como diz o outro: eu é mais bolos.