LPD- Navio Polivalente Logístico

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1230 em: Março 03, 2015, 09:49:05 pm »
Os franceses usam os aloutte e pumas. Os brasileiros Ecuruil e os russos os kamov. Alem dos Lynx, que são poucos, mas é o que há por cá. Velho, desadequado, inapropriado, etc, mas é o que há, e se até ão final do ano mesmo os 4 eh101 csar não estiverem disponíveis, usa-se os outros, assim como em outros países.





Cumprimentos
« Última modificação: Março 03, 2015, 10:13:18 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1231 em: Março 03, 2015, 09:52:48 pm »
Citação de: "night_runner"
Na melhor das hipóteses, e quando os problemas técnicos e humanos forem resolvidos, dificilmente estarão disponiveis mais que 2 helicopteros para destacamento. Esta parece ser a realidade. Mas também pelo menos não é segredo! Os helicópteros fazem parte de uma Esquadra de Busca e Salvamento, doutra forma não se chamaria Esq.751, seria 551 ou 553, ou algo do género.

Não acho tão mal um destacamento de 2 EH101 Merlin, o hangar do Siroco tem capacidade para 2 helicópteros.
A Esquadra é de Busca e Salvamento, como missão primária, mas possui missões secundárias :mrgreen: , além de que os 4 EH101 Merlin CSAR possuem capacidade de serem embarcados por alguma razão foi, eles não precisam dessa capacidade para estarem no Montijo/Lajes/Porto Santo a fazer SAR.

Espero realmente que os problemas técnicos e humanos possam ser corrigidos, mas se pensarmos que no tempo do Puma, tínhamos 10 aparelhos, dos quais 5 estavam nas ilhas (4 nos Açores e 1 na Madeira), estando os restantes 5 no Montijo, com a aquisição de 12 aeronaves EH101 Merlin e a substituição na Base das Lajes da Esquadra 752 (4 Pumas) por um destacamento da Esquadra 751 (2 EH101), fez com que na Base Aérea no Montijo passassem a existir 9 helicópteros, isto é, houve um aumento de 5 para 9 helicópteros, quase o dobro.

A Força Aérea normalmente tinha no tempo do SA330 Puma (e penso que ainda seja o numero ideal), 5 helicópteros prontos para SAR, 2 nos Açores, 2 no Montijo e 1 na Madeira, os outros que pudessem estar em condições de voo seriam para tudo o resto que aparecesse (treino com outros ramos das Forças Armadas, transporte do Papa :mrgreen: .

Se no futuro levarem a sério a possibilidade dos EH101 Merlin efetuarem um destacamento para missões tácticas (no Siroco ou puramente terrestre) a nível da gestão dos helicópteros, deveria ter-se cuidado para que os 4 CSAR nunca fossem para as ilhas e para que nunca mais do que 1 ou 2 EH101 Merlin CSAR estivessem simultaneamente parados em manutenção.

PS: A Dinamarca também só tem uma esquadra de Busca e Salvamento com EH101 e enviou um destacamento para o Afeganistão :wink: . Claro que eles tem 14 aparelhos, talvez não tenham os destacamentos que a 751 tem, mas não é por ser uma esquadra SAR que deixam de fazer outras coisas.


 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1232 em: Março 03, 2015, 10:19:04 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "night_runner"
A Esquadra é de Busca e Salvamento, como missão primária, mas possui missões secundárias :mrgreen: , além de que os 4 EH101 Merlin CSAR possuem capacidade de serem embarcados por alguma razão foi, eles não precisam dessa capacidade para estarem no Montijo/Lajes/Porto Santo a fazer SAR.
O meu comentário acima advém precisamente da Esquadra ter essas missões secundárias; quer-se fazer muito com muito pouco. Mas depois não dá para tudo! É por isso que este ano não conseguiram ir ao Real Thaw e o ano passado teve que ir a Esquadra "toda" para Ovar porque não havia capacidade para destacar dois aparelhos sem comprometer o alerta SAR no continente durante o Hot Blade...
Eu sei que existem 4 EHs "navalizados" que foram adquiridos para o efeito, mas isso é a tal teoria. A realidade mostra sempre algo muito diferente. Este tipo de situações também não são nenhum espanto em Portugal infelizmente. Não há batalhões com 300 e poucos homens? Companhias com 2 ou 3 pelotões? etc etc
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1233 em: Março 03, 2015, 10:32:18 pm »


Maquinas que também há por cá.  :wink:

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1234 em: Março 03, 2015, 10:32:48 pm »
Citação de: "night_runner"
O meu comentário acima advém precisamente da Esquadra ter essas missões secundárias; quer-se fazer muito com muito pouco. Mas depois não dá para tudo! É por isso que este ano não conseguiram ir ao Real Thaw e o ano passado teve que ir a Esquadra "toda" para Ovar porque não havia capacidade para destacar dois aparelhos sem comprometer o alerta SAR no continente durante o Hot Blade...
Eu sei que existem 4 EHs "navalizados" que foram adquiridos para o efeito, mas isso é a tal teoria. A realidade mostra sempre algo muito diferente. Este tipo de situações também não são nenhum espanto em Portugal infelizmente. Não há batalhões com 300 e poucos homens? Companhias com 2 ou 3 pelotões? etc etc

É verdade, infelizmente...

Eu concordo com o seu comentário anterior, eu só acho é que a situação actual e que temos visto nos últimos tempos (destacamento no Porto Santo sem piloto comandante, poucas aeronaves em condições de voo, etc), não pode ser considerado normal, é a situação que temos agora, sim, a esquadra tem que fazer o que pode com os meios que tem, sim, a missão primária tem prioridade sobre outras missões, sim, mas não podemos, nem acho que a Força Aérea deva, considerar "normal".
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1235 em: Março 03, 2015, 11:18:03 pm »
Parece-me que quem anda contente com a possivel vinda do sciroco para cá são os brasucas

Comentários do Poder Naval à noticia:
Citar
rommelqe
1 de março de 2015 at 14:20 #
Quer dizer, pelo visto o “Siroco” vai para os lusos.
Considero uma boa notícia para a MB.
Isso também significa, contudo, que deve ser mantido o foco em agregar belonaves similares ao “Siroco” em nosso inventário.
Abs

Kojak
2 de março de 2015 at 4:49 #
Meu bom Deus obrigado, que se confirme, seja verdade.

Ó Senhor ouvistes minhas preces.

Ou foi mesmo:
“Nem a pau Juvenal”.

Escrito pela Tia Eny, assinado pelo JL e transmitido pelo JW. (rs).

Mas vou continuar orando né, mais garantido.

Portugas peguem logo é um bom negócio pois.

rommelqe
2 de março de 2015 at 22:41 #
Caro Kojak,
Ora pois pois….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1236 em: Março 03, 2015, 11:29:37 pm »
Citação de: "Crypter"
Parece-me que quem anda contente com a possivel vinda do sciroco para cá são os brasucas

Comentários do Poder Naval à noticia:
Citar
rommelqe
1 de março de 2015 at 14:20 #
Quer dizer, pelo visto o “Siroco” vai para os lusos.
Considero uma boa notícia para a MB.
Isso também significa, contudo, que deve ser mantido o foco em agregar belonaves similares ao “Siroco” em nosso inventário.
Abs

Kojak
2 de março de 2015 at 4:49 #
Meu bom Deus obrigado, que se confirme, seja verdade.

Ó Senhor ouvistes minhas preces.

Ou foi mesmo:
“Nem a pau Juvenal”.

Escrito pela Tia Eny, assinado pelo JL e transmitido pelo JW. (rs).

Mas vou continuar orando né, mais garantido.

Portugas peguem logo é um bom negócio pois.

rommelqe
2 de março de 2015 at 22:41 #
Caro Kojak,
Ora pois pois….KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


Porque raio é que os Brasileiros pensam que andamos a dizer pois a toda a hora ?

Ainda por cima a expressão "Ora pois" que não deve ser usada em Portugal continental e arquipélagos adjacentes desde o inicio do século passado.
« Última modificação: Março 03, 2015, 11:35:32 pm por Alvalade »
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1237 em: Março 03, 2015, 11:32:44 pm »
Citação de: "Alvalade"

Porque raio é que os Brasileiros pensam que andamos a dizer pois a toda a hora ?

Ainda por cima a expressão "Ora pois" que não deve ser usada em Portugal e arquipélagos adjacentes desde o inicio do século passado.

Pois não sei.. :mrgreen:
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1238 em: Março 04, 2015, 12:35:14 am »
Ora viva.
A confirmar-se a compra do Sirocco é uma excelente noticia.
Não podendo comprar novo e a nossa medida é uma unidade com o tamanho adequado para as nossas possibilidades atuais.
Em relação aos helis, no caso de missão humanitaria aos arquipelagos é preciso lembrar que o mais certo é os merlin irem a voar e nao no Sirocco,aliás a sua autonomia e a possibilidade de ligar qualquer ponto do continente e aqruipelagos foi uma das principais razão da escolha deste modelo, e chegarão ao destino bem mais rapido.
O Sirocco carregaria sim alem dos bens necessarios possivelmente helis da ANPC, os Kamov entre outros, e também pode ainda levar os Alouette que ainda estão aí para as curvas.
Em caso de missões militares, ou iriamos num papel mais secundario no ambito da Nato e aí sim levaria os EH101 CSAR, pelo que já li aqui, além dos 2 no hangar, poderia também levar mais alguns na doca. Sozinhos dificilmente teremos musculo para algo mais do que temos feito na Guiné, mas agora sim com outra capacidade. Teriamos tempo para preparar a missão e aprontar o destacamento necessario, aliás como tem acontecido. Poderemos levar os 4 CSAR, e também algum Lynx ou ALouette armado para escolta, além dos Lynx que a fragata ou fragatas de escolta também levará.
Eu sei são 5, mas certamente iriamos conseguir aprontar os helis em caso de necessidade extrema.
Para mais que isto, não é só o Sirocco (ou Infante D. Henrique, aposto que será este o nome dele  :D  ) que nos bastaria.
A minha pergunta será, será que o bichinho virá com as LCVP? as mark 5 dos Britanicos tem pinta, e sonhando, um esquadrão de Piranha.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1239 em: Março 04, 2015, 01:32:37 am »
Citação de: "OPCOM"
Ora viva.
A confirmar-se a compra do Sirocco é uma excelente noticia.
Não podendo comprar novo e a nossa medida é uma unidade com o tamanho adequado para as nossas possibilidades atuais.
Em relação aos helis, no caso de missão humanitaria aos arquipelagos é preciso lembrar que o mais certo é os merlin irem a voar e nao no Sirocco,aliás a sua autonomia e a possibilidade de ligar qualquer ponto do continente e aqruipelagos foi uma das principais razão da escolha deste modelo, e chegarão ao destino bem mais rapido.
O Sirocco carregaria sim alem dos bens necessarios possivelmente helis da ANPC, os Kamov entre outros, e também pode ainda levar os Alouette que ainda estão aí para as curvas.
Em caso de missões militares, ou iriamos num papel mais secundario no ambito da Nato e aí sim levaria os EH101 CSAR, pelo que já li aqui, além dos 2 no hangar, poderia também levar mais alguns na doca. Sozinhos dificilmente teremos musculo para algo mais do que temos feito na Guiné, mas agora sim com outra capacidade. Teriamos tempo para preparar a missão e aprontar o destacamento necessario, aliás como tem acontecido. Poderemos levar os 4 CSAR, e também algum Lynx ou ALouette armado para escolta, além dos Lynx que a fragata ou fragatas de escolta também levará.
Eu sei são 5, mas certamente iriamos conseguir aprontar os helis em caso de necessidade extrema.
Para mais que isto, não é só o Sirocco (ou Infante D. Henrique, aposto que será este o nome dele  :D  ) que nos bastaria.
A minha pergunta será, será que o bichinho virá com as LCVP? as mark 5 dos Britanicos tem pinta, e sonhando, um esquadrão de Piranha.

Pelas minhas contas o Merlin não cabe no elevador do Siroco e portanto não podem ser usados a partir da Doca.
 

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night_runner

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1240 em: Março 04, 2015, 02:54:11 am »
Citação de: "OPCOM"
O Sirocco carregaria sim alem dos bens necessarios possivelmente helis da ANPC, os Kamov entre outros, e também pode ainda levar os Alouette que ainda estão aí para as curvas.
Acho que há alguma confusão em relação ao que se "pode" ou "não pode" fazer. Há uma grande diferença entre o que o aparelho do modelo A ou B consegue realizar e o proveito que é possível retirar operacionalmente de uma estrutura baseada à volta do modelo A ou B.

Se um Kamov ou um Alouette pode descolar e aterrar de um navio? Por certo que sim. Se existe alguma estrutura em Portugal que opere esses aparelhos e que consiga efectuar operações embarcadas de um modo eficaz e eficiente? De certeza que não!
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1241 em: Março 04, 2015, 09:10:27 am »
Viva.
Nao nao ha confusao nenhuma.
A ANPC éuma das entidades interessadas na aquisição deste meio.
Veremos certamente Helis e outros meios deles abordo do Sirocco. E em missoes humanitarias em que sejam necessarios mais Helis estes viajaram certamente a bordo dele. Isto nao quer dizer que se transforme um kamov em heli militar e organico do Sirocco. Serão apenas e como referi transportados nele.
Varias fotos vemos camioes e helis transportados neste tipo de navios para ajuda humanitaria ou militares.
 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1242 em: Março 04, 2015, 09:56:10 am »
So levantarem 3 EH ao mesmo tempo da a possibilidade de fazer um assalto com apenas 90 homens.
O que ja é um número considerável.
Claro que temos depois de pensar que ainda podemos ter algum tipo de escolta dada pelos lynx das fragatas.

Interessante é saber que para o EH existe uma torre ventral que pode levar uma .50 remota, e pode ser equipado também com Rockets.

Penso que dobrados os EH caberam no poço da doca, a questão é saber, tanto do hangar como do poço, quanto tempo levam a estar prontos para levantar e a serem arrumados?
Ou seja, em caso de ser preciso mais que uma leva de helicopteros as coisas têm de ser bem planeadas, se nao estão helicopteros a voltar enquanto os outros ainda estão a ser arrumados.

Basicamente acho que ter a pista de voo do berrio certificada para os EH ainda vai dar um jeitaço para operações maiores.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1243 em: Março 04, 2015, 10:20:14 am »
Citação de: "ACADO"
So levantarem 3 EH ao mesmo tempo da a possibilidade de fazer um assalto com apenas 90 homens.
O que ja é um número considerável.
Claro que temos depois de pensar que ainda podemos ter algum tipo de escolta dada pelos lynx das fragatas.

Interessante é saber que para o EH existe uma torre ventral que pode levar uma .50 remota, e pode ser equipado também com Rockets.

Penso que dobrados os EH caberam no poço da doca, a questão é saber, tanto do hangar como do poço, quanto tempo levam a estar prontos para levantar e a serem arrumados?
Ou seja, em caso de ser preciso mais que uma leva de helicopteros as coisas têm de ser bem planeadas, se nao estão helicopteros a voltar enquanto os outros ainda estão a ser arrumados.

Basicamente acho que ter a pista de voo do berrio certificada para os EH ainda vai dar um jeitaço para operações maiores.

- Ah expedicionário! Eu também tenho dessas gloriosas fantasias! :mrgreen:
Convém contudo não esquecer que essa capacidade tem muito mais possibilidade de ser usada a bem de "outros interesses" que dos nossos.
Aliás, basta pensar nas necessidades suplementares que um uso militar "soberano" implica. Ora, se eliminarmos essa possibilidade, eliminam-se outros problemas - que deixam de o ser - como escolta e apoio de fogo.
Pelo menos a mim, como mero cidadão, só me interessa a "capacidade militar soberana" e a de Protecção Civil.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1244 em: Março 04, 2015, 10:21:54 am »
Todo o santo pais tem fotos, experiência comprovada e knowhow de uso de Kamov, Ecueril, Alouette, Pumas, Eh-101 e obviamente Lynx embarcados, armados, desarmados, etc. É questão de os certificarem para este tipo de operações (se não existe entidade crie-se ou contrate-se, se existe que funcione) pois desde modelos civis a militares, estes tipos de helicópteros são usados por todo o mundo, inclusive a França que tem muito mais meios que nós. E não existe confusão nenhuma porque os PUMA que "sabiamente" estão armazenados, os  Ecueril e Kamov civis são exactamente dos mesmos modelos usados operacionalmente em outros países e se servem para os outros também servem para nós (por exemplo os alouette recebem modificações mínimas na França para operarem embarcados), principalmente porque Portugal não está propriamente a nadar em meios e tem de se habituar a deixar de fora as capelinhas e os preciosismos. Até porque para entidade sem aviões e helicópteros já basta a UALE, que todos finórios queriam novo e andam à anos a "Chuchar no Dedo", com o contribuinte a pagar essa estrutura, pelo que só faltava a mesma situação no Siroco de 80 milhões e que pelo menos custara para já a modernização de parte das fragatas.   :shock:





 
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