LPD- Navio Polivalente Logístico

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nelson38899

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1185 em: Fevereiro 27, 2015, 03:49:29 pm »
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A aquisição à França do Navio Polivalente Logístico Siroco — possibilidade em cima da mesa desde o final do ano passado — vai obrigar à alteração dos planos da Marinha em relação às despesas previstas em equipamento.

Desde o início do ano que Portugal e França se envolveram num processo negocial por forma a dotar as Forças Armadas de um navio identificado desde 1999 como necessário para o sistema de forças. De então para cá já houve visitas técnicas ao navio por parte de peritos portugueses e até contactos entre os ministros da Defesa dos dois países.

Entretanto, o Ministério da Defesa já fez as contas e tenciona assumir os custos do investimento juntamente com a Marinha. Há cerca de um mês, o ministro da Defesa definiu como condição para a aquisição que as verbas necessárias teriam de sair de um ou mais programas delineados na Lei de Programação Militar.

E a escolha está feita. A LPM, aprovada em Conselho de Ministros em Dezembro do ano passado, estabelecia a renovação de cinco fragatas das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. Duas destas deverão ficar de fora do processo de revisão por forma a garantir a verba necessária para financiar a compra do Siroco. O custo da operação está estimado nos 80 milhões de euros.

Entre os seus destacamentos encontra-se uma breve passagem pela força militar que operou nos finais de 1999 em Timor-Leste e liderada pela Austrália. Foi também um dos navios que a França enviou para o Haiti no esforço de apoio humanitário desencadeado em 2010, após o terramoto que devastou aquele país. No ano passado, participou na Missão da União Europeia Atalanta, de combate à pirataria na Somália.

Apesar dos seus mais de 30 anos de vida, a Marinha considera a aquisição do navio como uma mais-valia. A compra ou construção de raiz de um navio semelhante implicaria gastos na ordem dos 500 milhões de euros.

O Estado português tem em sua posse os requisitos técnicos e esboços preliminares para a construção deste tipo de navio. Os planos estavam nos arquivos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo revertido para o Estado português aquando da subconscessão desses estaleiros à Martifer. O conceito do projecto era de uma embarcação multipropósito, mas fortemente vocacionada para as operações anfíbias, dotada de helicópteros de porte médio e lanchas de desembarque, com a capacidade de transportar um batalhão de fuzileiros.

Além da renovação das fragatas, a revisão da LPM prevê a encomenda de dois navios patrulha oceânicos aos estaleiros de Viana do Castelo e à compra de quatro patrulhas costeiras Stanflex 300 à Dinamarca. Estes últimos deverão chegar a Portugal já no próximo mês para sofrerem um processo de upgrade, a fazer no Arsenal do Alfeite.

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"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1186 em: Fevereiro 27, 2015, 04:30:23 pm »
Citação de: "nelson38899"
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A aquisição à França do Navio Polivalente Logístico Siroco — possibilidade em cima da mesa desde o final do ano passado — vai obrigar à alteração dos planos da Marinha em relação às despesas previstas em equipamento.

Desde o início do ano que Portugal e França se envolveram num processo negocial por forma a dotar as Forças Armadas de um navio identificado desde 1999 como necessário para o sistema de forças. De então para cá já houve visitas técnicas ao navio por parte de peritos portugueses e até contactos entre os ministros da Defesa dos dois países.

Entretanto, o Ministério da Defesa já fez as contas e tenciona assumir os custos do investimento juntamente com a Marinha. Há cerca de um mês, o ministro da Defesa definiu como condição para a aquisição que as verbas necessárias teriam de sair de um ou mais programas delineados na Lei de Programação Militar.

E a escolha está feita. A LPM, aprovada em Conselho de Ministros em Dezembro do ano passado, estabelecia a renovação de cinco fragatas das classes Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. Duas destas deverão ficar de fora do processo de revisão por forma a garantir a verba necessária para financiar a compra do Siroco. O custo da operação está estimado nos 80 milhões de euros.

Entre os seus destacamentos encontra-se uma breve passagem pela força militar que operou nos finais de 1999 em Timor-Leste e liderada pela Austrália. Foi também um dos navios que a França enviou para o Haiti no esforço de apoio humanitário desencadeado em 2010, após o terramoto que devastou aquele país. No ano passado, participou na Missão da União Europeia Atalanta, de combate à pirataria na Somália.

Apesar dos seus mais de 30 anos de vida, a Marinha considera a aquisição do navio como uma mais-valia. A compra ou construção de raiz de um navio semelhante implicaria gastos na ordem dos 500 milhões de euros.

O Estado português tem em sua posse os requisitos técnicos e esboços preliminares para a construção deste tipo de navio. Os planos estavam nos arquivos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, tendo revertido para o Estado português aquando da subconscessão desses estaleiros à Martifer. O conceito do projecto era de uma embarcação multipropósito, mas fortemente vocacionada para as operações anfíbias, dotada de helicópteros de porte médio e lanchas de desembarque, com a capacidade de transportar um batalhão de fuzileiros.

Além da renovação das fragatas, a revisão da LPM prevê a encomenda de dois navios patrulha oceânicos aos estaleiros de Viana do Castelo e à compra de quatro patrulhas costeiras Stanflex 300 à Dinamarca. Estes últimos deverão chegar a Portugal já no próximo mês para sofrerem um processo de upgrade, a fazer no Arsenal do Alfeite.

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Que eu saiba o SIROCCO foi lançado à água em 1998, o que faz cerca de 16/17 anos.
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1187 em: Fevereiro 27, 2015, 07:21:34 pm »
Citação de: "Instrutor"
Que eu saiba o SIROCCO foi lançado à água em 1998, o que faz cerca de 16/17 anos.

Exatamente.
 

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Francisco Ferreira

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1188 em: Fevereiro 27, 2015, 08:15:33 pm »
Pelos vistos estará bem encaminhada a aquisição do Siroco pela Marinha Portuguesa...!  :G-beer2:

Cumprimentos
 

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Alvalade

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1189 em: Fevereiro 27, 2015, 08:29:22 pm »
Citação de: "Francisco Ferreira"
Pelos vistos estará bem encaminhada a aquisição do Siroco pela Marinha Portuguesa...!  :G-beer2:

Cumprimentos

Fonte ou Feeling ?
 

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Lightning

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1190 em: Fevereiro 27, 2015, 09:34:36 pm »
Artigo do jornal Publico postado acima.

http://www.publico.pt/politica/noticia/ ... as-1687297
 

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Francisco Ferreira

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1191 em: Fevereiro 27, 2015, 10:49:01 pm »
Por enquanto é feeling...
 

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mafets

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1192 em: Fevereiro 28, 2015, 09:53:29 am »
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Apesar dos seus mais de 30 anos de vida, a Marinha considera a aquisição do navio como uma mais-valia. A compra ou construção de raiz de um navio semelhante implicaria gastos na ordem dos 500 milhões de euro
Mais uma vez a asneirado do costume que mostra o jornalismo de qualidade cá no burgo. O Siroco tem 17 anos e o jornalista da-lhe 30. E continuam a insistir em 500 milhões de euros para um navio de raiz, sendo que o JSS Karel Dorman (http://en.wikipedia.org/wiki/Karel_Doorman-class_support_ship) custou 336 milhões, um Mistral ( http://en.wikipedia.org/wiki/Mistral-class_amphibious_assault_ship)452 milhões, e o AAS Juan Carlos custa 462 milhões de euros (http://en.wikipedia.org/wiki/Spanish_ship_Juan_Carlos_I_(L61)). Deviam ir fazer um Porta-Aviões ou um LHA como o USS WASP, com um preço destes só pode... (http://www.militaryfactory.com/ships/detail.asp?ship_id=USS-Wasp-LHD1).  :mrgreen:





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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1193 em: Fevereiro 28, 2015, 01:15:13 pm »
Citação de: "mafets"
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Apesar dos seus mais de 30 anos de vida, a Marinha considera a aquisição do navio como uma mais-valia. A compra ou construção de raiz de um navio semelhante implicaria gastos na ordem dos 500 milhões de euro
Mais uma vez a asneirado do costume que mostra o jornalismo de qualidade cá no burgo. O Siroco tem 17 anos e o jornalista da-lhe 30. E continuam a insistir em 500 milhões de euros para um navio de raiz, sendo que o JSS Karel Dorman ... custou 336 milhões, um Mistral...452 milhões, e o AAS Juan Carlos custa 462 milhões de euros ... Deviam ir fazer um Porta-Aviões ou um LHA como o USS WASP, com um preço destes só pode...
Saudações

MAfets, não tenho dúvidas nenhumas que se fosse-mos construir um LPD de raíz ca ele chegaria aos 500 milhões.. Com as derrapagens típicas, com os milhões que vão parar sempre a conta de alguém misteriosamente.. Se não fosse os 500, não haveria de andar longe.
 

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NVF

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1194 em: Fevereiro 28, 2015, 06:57:57 pm »
Mafets, atenção que o custo de fabrico da wiki não reflete necessariamente o custo do programa de aquisição. O primeiro muitas vezes não inclui certos equipamentos como armas ou sensores e, definitivamente, não inclui treino/formação, sobresselentes, contrato de manutenção (que só Portugal se esquece de incluir nos custos de aquisição, com os resultados que sabemos), custos com infraestruturas para dar apoio aos novos navios (como, por exemplo, no caso da classe Tridente em que foi necessário construir novas infraestruturas). É só adicionar! À laia de exemplo, os LHD que os australianos compraram à Navantia tiveram um custo de produção de 700 milhões de euros cada, mas o custo total do programa é de 2100 milhões de euros, ou seja, mais 50% que o custo de fabrico dos dois navios.
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1195 em: Março 01, 2015, 05:34:35 pm »
Embora em França ainda se fale do Brazil, parece que vamos mesmo ter Sirocco. As negociações estão mesmo fortíssimas.
Com mais defeito aqui ou ali, mas parece que vem mesmo aí uma nova capacidade para Portugal.















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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1196 em: Março 01, 2015, 06:38:28 pm »
Bem habituado aos Alouette III já está ele pelo que se vê nas fotos por isso não vai estranhar !!!
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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1197 em: Março 01, 2015, 09:26:21 pm »
Citação de: "ACADO"
Embora em França ainda se fale do Brazil, parece que vamos mesmo ter Sirocco. As negociações estão mesmo fortíssimas.
Com mais defeito aqui ou ali, mas parece que vem mesmo aí uma nova capacidade para Portugal.



Qual seria a possibilidade/interesse de aumentar o convés de voo(pouso?) em mais uns 20(?) metros, eventualmente também o hangar?

Algo assim:


 

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1198 em: Março 01, 2015, 09:52:26 pm »
Citação de: "ACADO"
Embora em França ainda se fale do Brazil, parece que vamos mesmo ter Sirocco. As negociações estão mesmo fortíssimas.
Com mais defeito aqui ou ali, mas parece que vem mesmo aí uma nova capacidade para Portugal.




Caso venha a acontecer, até que ponto não será o fim do NRP Bérrio?
 

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nelson38899

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Re: LPD- Navio Polivalente Logístico
« Responder #1199 em: Março 01, 2015, 10:08:03 pm »
Citação de: "Crypter"
Citação de: "ACADO"
Embora em França ainda se fale do Brazil, parece que vamos mesmo ter Sirocco. As negociações estão mesmo fortíssimas.
Com mais defeito aqui ou ali, mas parece que vem mesmo aí uma nova capacidade para Portugal.




Caso venha a acontecer, até que ponto não será o fim do NRP Bérrio?

Eu não acredito que isso aconteça, uma vez que o bérrio é um navio importante para a restante esquadra! O bérrio complementa as funções do Sirocco! Afinal as M vão para missões secundárias

Citar
O responsável da pasta de Defesa português já discutiu com o seu homônimo francês a aquisição do navio anfíbio “Siroco”. Uma vez que as verbas para esta aquisição não foram previstas na chamada Lei de Programação Militar, a Marinha decidiu, como contrapartida, e de forma a manter o investimento no valor aprovado, limitar a modernização da frota de escoltas oceânicos às três fragatas da classe “Vasco da Gama” (Meko 200PN). Isto significa que fica, por agora, adiada a modernização das duas fragatas da classe “Bartolomeu Dias” (Modelo M) compradas à Holanda. A compra do “Siroco” por cerca de 80 milhões irá dotar a Armada de novas capacidades, sobretudo na área de resposta a situações de crise, operações humanitárias e desastres naturais.

Portugal atribuiu às NATO Response Force (NRF), em 2015, uma fragata, uma bateria de artilharia de campanha e avião de luta anti-submarino e patrulha marítima P-3C Orion, indicaram fontes oficiais do Estado-Maior General das Forças Armadas. A bateria de artilharia pertence à Brigada de Reação Rápida e está equipada com obuses L119 Light Gun de 105mm e fabrico britânico.

A Marinha encontra-se a adaptar os primeiro mísseis anti-navio Harpoon para uso nos dois submarinos da classe “Arpão” (U-209PN, idênticos aos U-214). Os trabalhos de adaptação dos RGM-84 Block I para Block II estão a decorrer na base militar holandesa de Den Helder e deve envolver até oito mísseis. Portugal, recorde-se, tinha assinado em 2009 um acordo com os Estados Unidos para o fornecimento de oito cápsulas e sistemas de apoio e em 2012 o submarino “Tridente” testou o sistema de lançamento num exercício naval na América do Norte. Os submarinos portugueses estão também armados com torpedos Black Shark de fabrico italiano.http://www.naval.com.br/blog/2015/03/01 ... ortuguesa/
« Última modificação: Março 01, 2015, 10:26:26 pm por nelson38899 »
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