Não obstante, um meio com consideráveis valências (Transporte, Desembarque e Hospital) deverá ter em consideração todos os factores que dificultem a sua detecção (assinatura radar, assinatura de infravermelhos, assinatura magnética, assinatura acústica e controlo de emissões electromagnéticas), assim como possuir um mínimo de capacidade de defesa própria por camadas (hard e soft-kill): anti-míssil, anti-aérea, anti-torpedo e NBQ
GI jorge
Infelizmente quase nenhum dos sistemas embarcados num navio, construido em portugal, (mesmo para a marinha mercante) e construido em portugal
So um exemplo: Os motores dos navios sao montados e afinados nos estaleiros pelos Engenheiros da marca fornecedora, é normal ser assim!
Os sistemas de armas a mesma coisa!
Os Espanhois podem dizer, no alto da sua arrogancia, que constroem fragatas AEGIS, no entanto a unica coisa que fazem e preparar o local onde os equipamentos vao ser montados nos navios!
Para montar misseis Tomahawk num navio so precisas de deixar la o poço onde os lançadores vao ser montados, tubos para passar cablagem, um parque de antenas onde montar os radares e uma sala dentro do navio, onde colocar os paineis de control! o fornecedor trata do resto!
(se falares com um Espanhol ele vai dizer-te que a F100 é 100% espanhola!)
O problema na construção nao passa por aí!
O problema pode passar por ter um projecto onde os sistemas nao encaixam de uma maneira equilibrada!
Daí o recurso a um projecto de uma empresa habituada a construir este tipo de plataforma