Esta é a questão.
Pelo que sei, estes dois modelos foram os únicos alguma vez considerados.
A compra dos submarinos inclui o projecto do LPD, inicialmente o conceito geral a que chamamos «Navpol» e o tal que fala num navio de creio 12.000t de deslocamento, é resultado da análise dos primeiros navios deste tipo, o Rotterdam dos holandeses, de que derivou o projecto espanhol dos dois Galicia.
Essas ideias são resultado do que foi pensado e previsto há quase 15 anos e 15 anos é muito tempo.
Os projectos mais recentes lançados por vários países, mesmo com deslocamentos menores que o previsto para o navio português apresentam uma solução com um convés corrido, ainda que não seja todo ele convés de voo e sim apenas uma plataforma para transportar veículos.
O projecto MRD parece pelos desenhos, esboços e imagens 3D conhecidas, estar a milhas do projecto inicial do «Navpol» e as vantagens da utilização de um navio com esta configuração são conhecidas pela marinha e por responsáveis da marinha.
Como sabemos, a empresa que construiu os submarinos é a responsável pelo projecto MRD-1000, pelo que o que faria sentido era a aquisição deste navio e não de um congénere do Rotterdam.
Mas eu poderia aventar que quem tivesse que escolher encontraria vários problemas:
- Aparentemente o MRD-1000 é bastante mais caro de construir
- É mais complexo de manter (hangar com várias portas, elevador para helicópteros só para dar exemplos)
- É mais caro de manter também pelas razões apontadas
- Ninguém dá garantias quanto a atrasos de construção, porque afinal tratar-se-ía do primeiro navio do tipo.
Por outro lado, o MRD (e as suas derivações porque falo do projecto para a África do Sul) apresentam-se como uma espécie de Hibrido. Ele tanto é um LPD quanto é um porta-contentores.
O MRD-1000 é DE FACTO um navio de apoio logístico polivalente. Ele seria o que o Rotterdam nunca será.
Como LPD o MRD-1000 parece ser superior ao Rotterdam em tudo, ou quase tudo. Como navio com capacidade para apoio logístico e transporte de carga ele parece ser muito mais flexível.
Mas pelos desenvolvimentos mais recentes, não sei como é que poderia ser o escolhido. Mas enfim...
Aguardemos