Talvez ignorância minha, mas como os Pilotos em Regime de Contrato (PIL) são raros...
Despacho n.º 11157/2025
1 - Determino que os militares em seguida mencionados ingressem na categoria de Oficiais do regime de contrato, no posto de Aspirante a Oficial, na especialidade e data abaixo indicada, de acordo com o estabelecido na alínea a) do n.º 1 e do n.º 4 do artigo 259.º conjugado com a alínea a) do n.º 1 do artigo 269.º do Estatuto dos Militares das Forças Armadas (EMFAR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 90/2015, de 29 de maio, na sua redação atual e com o n.º 2 do Despacho do CEMFA n.º 43/2023, de 30 de maio, por terem concluído com aproveitamento a respetiva Instrução Complementar:
PIL (14MAR2025)
ASPOFG PIL 144391 H Gustavo Lima Garcia
ASPOFG PIL 144408 F Afonso Filipe Corregedor dos Santos Martins
2 - Contam a antiguidade desde 17 de dezembro de 2022, mantendo a posição remuneratória em que se encontram.
14 de março de 2025. - O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, João Cartaxo Alves, General.
É um erro da FAP ! Em França 80% dos pilotos ( Exercito, Força Aérea, Marinha ) são o equivalente de PIL ! Eu meu caso é esse, depois de ser oficial marinheiro , passei a oficial sob contrato !
Os oficiais de carreira ( do quadro ) são destinados as chefias ( generais e almirantes ), os outros estão mais virados para o operocional e cheguam, como foi o meu caso a Capitão de Corveta ( R ) ( Capitão-Tenente em Portugal ) !
Dar contratos de 10 anos até 20 anos e o problema dos pilotos da FAP estariam resolvidos !
Eramos 10, no curso de caça, 2 da Escola Naval o resto de Maistrance .
10 lugares, 2 para F-8P , 7 para SEM, 1 para Etendard IV PM.
Os 2 F-8 estavam reservados para os meninos da EN, eu fiquei em 5º ( na realidade em 3º, sem os EN ) e escolhi o Etendard, por razões pessoais ( o ultimo camarada do curso até me deu um abraço por ter ido para o SEM ).
