“A futura entrada em operação do Aeroporto Luís de Camões inviabilizará o uso das pistas 07/25 na BA6, uma vez que os procedimentos por instrumentos dessas pistas conflituarão com as aproximações do novo aeroporto. Será, por isso, necessário dotar as pistas 01/19 da BA6 com as características físicas, ajudas de rádio à navegação aérea e com sistemas de iluminação equivalentes às existentes nas pistas 07/25, para possibilitar a operação ininterrupta das frotas atribuídas à BA6, bem como garantir a continuidade das operações aéreas militares após abertura do novo aeroporto de Lisboa”
Era praticamente garantido que a 07/25 da BA6 (antiga 08/26) seria desativada se o novo aeroporto se viesse a localizar nos terrenos do Campo de Tiro de Alcochete, por isso é necessário melhorar (e bastante) a 01/19. E aquando do encerramento em definitivo do Aeroporto Humberto Delgado, a FAP até deveria pensar em reativar a há muito desativada 14-32 (que hoje seria designada por 13-31). Julgo que, apesar de tudo, a orientação desta última pista entraria menos em conflito com o novo aeroporto que a 25.