Notícias da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1860 em: Julho 04, 2025, 11:47:51 am »
CG, Andas a falhar como as notas de 500. :mrgreen:

Só vi uma nota de 500€ uma vez, e também foi de relance.  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1861 em: Julho 04, 2025, 11:52:38 am »
Lightning, quantas vezes escreveste "desenrascar " ?? :mrgreen:

O desenrasque na Aviação seja ela militar ou civil dá muito mau resultado.

É verdade  :D.
Eu queria dizer que foi uma solução de urgência, mas não a ideal.

Citar
Isso foi colocado em cima da mesa pelos IrResponsaveis Politicos ou alertado pelas altas chefias da FAP ??

Acredito que sim, o ano passado falaram nisso de certeza pois até veio nas notícias que a FAP não ia assumir esta função. E agora salientam muito bem que é só até a empresa ter a capacidade total de assumir.

O resto é são militares, "manda quem pode, obedece quem deve", vão cumprir com a ordem dada, mas em segurança.

No desenrascar estava a meter-me contigo.

Claro que as notícias do ano passado, creio, que a FAP iria formar 60 PilAv de helis, devem caído em saco roto.

Os Militares, esses Militares, como sao Excelentes Profissionais, irão executar a missão dando o seu melhor, mas, e rpt, mas, há variáveis que eles não controlam a 100% e no caso de faltas de equipamentos nas aeronaves, ou faltas de actualizações/melhorias, sabes ao que me refiro, especialmente aos 101, essas faltas, não são passíveis de serem substituídas pelas tripulações!

Os políticos no seu melhor.

Operações Normais!!

Abraço
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1862 em: Julho 04, 2025, 11:53:35 am »
CG, Andas a falhar como as notas de 500. :mrgreen:

Só vi uma nota de 500€ uma vez, e também foi de relance.  :mrgreen:

Eu faço colecção, mas pouco..... ;)

Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1863 em: Julho 04, 2025, 11:54:32 am »
Os " nossos " UH-60A não estão capacitados para voo nocturno!!

Abraço

Bem sei. O Vítor Matos na peça do "Expresso" refere que 1 dos 4 helicópteros disponibilizados pela FAP será um UH-60A, mas obviamente para voo noturno só está disponível o EH-101 de alerta no Montijo.

Embora o artigo seja para assinantes, ainda dá para descortinar isto:

Citar
O Expresso confirmou junto de várias fontes conhecedoras desta realidade que o helicóptero incumbido de assegurar as missões noturnas é um dos dois Merlin EH-101 estacionados da Esquadra 751, na Base Aérea do Montijo. As outras três aeronaves atribuídas a esta missão não têm autorizações para voar durante a noite: a sul, trata-se de um helicóptero Koala atribuído à Base Aérea de Beja; no centro e norte, um Koala e um Black Hawk que operam a partir da Base Aérea de Ovar.

Artigo Exclusivo para subscritores

https://expresso.pt/sociedade/2025-07-03-inem-so-ha-um-helicoptero-de-transporte-de-emergencia-de-doentes-a-funcionar-durante-a-noite-para-todo-o-continente-f763aaa6-1
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1864 em: Julho 04, 2025, 12:08:29 pm »
É o que há...
Sempre é melhor só dois helis a operar 12h.

Sem dúvida que é, isso não está em causa. O que está em causa é esta prática reiterada de se fazer sempre tudo em cima do joelho, e da tutela optar também quase sempre optar pela solução o menos onerosa possível.

Querem que a FAP assuma também esta missão a tempo integral? Pessoalmente, acho muitíssimo bem. Agora, para isso é necessário aumentar a dotação orçamental do ramo para que não faltem efetivos, verbas para a manutenção e readequação das aeronaves, e quiçá mesmo aquisição de meios adicionais se for esse o caso.

O melhor era mesmo tirar as funções militares à FAP e transformar numa agência civil de gestão de coisas.

Só neste retângulozito é que as organizações não têm nem meios nem recursos para assumir as suas competências core mas dedicam-se a fazer mais coisas além das suas competências. O resultado do "nem peixe nem carne" significa que temos montes de entidades a fazer de tudo mas nenhuma faz bem.

Inventaram um Instituto Nacional para gerir a emergência médica, que tem um orçamento de mais de 150 milhões de euros, mas quem responde a 90% das chamadas de emergência médica são os Corpos de Bombeiros e a Cruz Vermelha, as viaturas médicas são em grande parte responsabilidade dos hospitais locais e agora passamos também a gestão de ambulâncias aéreas para a tropa. Acho muito bem gastar 150 milhões de euros para ter um Instituto a atender chamadas e pouco mais.

Temos uma ANEPC com um orçamento de 188 milhões de euros, quem combate os incêndios e responde a outras emergências são os corpos de bombeiros, havendo cerca de 30 000 bombeiros no país, entre profissionais e voluntários, mas ANEPC também tem que ter a sua forcinha ridícula de 217 bombeiros para o país todo.
E como se isto não bastasse, temos uma polícia, a GNR, que se queixa de falta de guardas, que ainda andam com Nissan Patrol dos anos 90, que tem uma força com 1000 bombeiros de Glock, irrelevante comparando com 30 mil bombeiros mas 5 vezes superior à da agência que gere o socorro.
E como se isto não bastasse também, passamos a gestão dos meios aéreos de combate a incêndios para a tropa.

Uma tropa que não tem meios aéreos modernos, que não decide se evolui os caças ou não, que não tem mísseis que vê os pilotos a abandonar porque não lhes paga bem, gere as ambulâncias aéreas quando há um instituto com orçamento de 150 M€ e que pouca emergência médica faz, faz a gestão de meios aéreos para combate a fogos quando há uma agência com um orçamento de 188M€ e que tem a força de socorro mais pequena do país, e ainda ajuda com meios aéreos as operações polícias porque as polícias não têm meios aéreos, apesar do orçamento da GNR ser de 3 000 000 000 €, e tem recursos para brincar aos bombeiros.

Acho isto tudo fantástico! Extremamente eficiente, contribui para o princípio da especialização dos recursos e se houver um conflito militar ou as forças armadas necessitarem de mobilizar os seus recursos aéreos para a sua alegada função core, ou ser tiver problemas nos recursos humanos, está garantido que não havendo redundâncias também não há problemas (sarcasmo, caso alguém não perceba)
« Última modificação: Julho 04, 2025, 12:17:55 pm por yuwanko »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1865 em: Julho 04, 2025, 12:19:10 pm »
Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território

Citar
Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território
No entanto, a Força Aérea apenas tem uma aeronave Merlin EH-101 para funcionar durante a noite, sendo que as restantes aeronaves – um helicóptero Koala atribuído à Base Aérea de Beja e um Koala e um Black Hawk, que operam a partir da Base Aérea de Ovar – não têm autorização para voar durante a noite.

[...]

Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território
Embora a Força Aérea admita que os helicópteros Koala conseguem “operar em ambiente nocturno”, “estas aeronaves e respectivas tripulações não estão certificadas para voar à noite”, avançou o jornal Expresso, nesta quinta-feira. Também os Black Hawk estão na mesma situação. “Pelo menos até quarta-feira à noite”, o helicóptero não apresentava o “kit de emergência médica para poder operar ao serviço do INEM”. O PÚBLICO questionou o Ministério da Saúde, o INEM e a Força Aérea Portuguesa sobre o funcionamento exclusivo de um único helicóptero durante a noite, mas ainda não obteve qualquer informação.

https://www.publico.pt/2025/07/04/sociedade/noticia/durante-noite-so-ha-helicoptero-transporte-emergencia-disponivel-territorio-2138980
« Última modificação: Julho 04, 2025, 12:19:28 pm por goncalobmartins »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1866 em: Julho 04, 2025, 12:24:18 pm »
Agora menos a sério e mais do ponto de vista do intusiasta, vamos ver o Black Hawk em missões reais um ano mais cedo e numa função diferente da qual até andavam a treinar.  :mrgreen:

Como as coisas mudam de um momento para o outro.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 12:50:44 pm por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1867 em: Julho 04, 2025, 12:43:49 pm »
Claro que as notícias do ano passado, creio, que a FAP iria formar 60 PilAv de helis, devem caído em saco roto.

Se forem PILAV ainda estão na Academia, aquilo ainda demora uns 5 anos.  :mrgreen:
Se forem PIL é que é bem menos.
Mas não faço ideia de como anda esse grupo dos 60.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 12:51:23 pm por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1868 em: Julho 04, 2025, 01:16:31 pm »
Claro que as notícias do ano passado, creio, que a FAP iria formar 60 PilAv de helis, devem caído em saco roto.

Se forem PILAV ainda estão na Academia, aquilo ainda demora uns 5 anos.  :mrgreen:
Se forem PIL é que é bem menos.
Mas não faço ideia de como anda esse grupo dos 60.

Afirmativo cinco anos, logo se iniciassem em 2024, e nunca conseguiriam admitir um número tal de cadetes que em cinco anos, 2029/30 conseguisse chegar ao fim com 60 PilAv só para helis, a Academia teria um aumento de alunos de 100% !!

2029/30 seriam as datas mínimas para a FAP poder assumir tal responsabilidade, pois permitiria admitir não para um final de 60, mad para um número intermédio de PilAv, adicionando um número maior de PIL, e, ao mesmo tempo estar a receber um número adicional de UH-60L, devidamente equipados, que permitisse o empenhamento, ocasional, de aeronaves neste tipo de missões.

Uma responsabilidade adicional destas obrigaria, a FAP a dispor, no minimo de uns quarenta Helis, entre 101, UH-60, e um modelo bimotor, médio/lig, cerca de 4/5 Tons, a minha escolha seria o AW169M,  que deveria ter sido adquirido em vez do brinquedo Kualita civil.

Mesmo se a FAP possuisse os tais 28 helis, quando o último UH-60L chegar, esse total não permite a execução desta missão em segurança e permanência!!

Abraços

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1869 em: Julho 04, 2025, 01:18:23 pm »
Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território

Citar
Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território
No entanto, a Força Aérea apenas tem uma aeronave Merlin EH-101 para funcionar durante a noite, sendo que as restantes aeronaves – um helicóptero Koala atribuído à Base Aérea de Beja e um Koala e um Black Hawk, que operam a partir da Base Aérea de Ovar – não têm autorização para voar durante a noite.

[...]

Durante a noite, só há um helicóptero de transporte de emergência disponível para todo o território
Embora a Força Aérea admita que os helicópteros Koala conseguem “operar em ambiente nocturno”, “estas aeronaves e respectivas tripulações não estão certificadas para voar à noite”, avançou o jornal Expresso, nesta quinta-feira. Também os Black Hawk estão na mesma situação. “Pelo menos até quarta-feira à noite”, o helicóptero não apresentava o “kit de emergência médica para poder operar ao serviço do INEM”. O PÚBLICO questionou o Ministério da Saúde, o INEM e a Força Aérea Portuguesa sobre o funcionamento exclusivo de um único helicóptero durante a noite, mas ainda não obteve qualquer informação.

https://www.publico.pt/2025/07/04/sociedade/noticia/durante-noite-so-ha-helicoptero-transporte-emergencia-disponivel-territorio-2138980

Pois é a realidade demonstra o desinvestimento feito na FAP !
A culpa é de quem ??

Abraço
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1870 em: Julho 04, 2025, 01:19:55 pm »
Agora menos a sério e mais do ponto de vista do intusiasta, vamos ver o Black Hawk em missões reais um ano mais cedo e numa função diferente da qual até andavam a treinar.  :mrgreen:

Como as coisas mudam de um momento para o outro.

E repara que ainda vão ser empenhados no SAR, em vez do Kualita civil e  não só!!

Abraço
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1871 em: Julho 04, 2025, 02:10:31 pm »
O 01 está a pingar na zona da BA6 com o ICAO #029A01. Será este o heli alocado à emergência aeromédica?
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1872 em: Julho 04, 2025, 04:32:58 pm »
Os jornalistas já estão a confrontar o governo com esta situação, de afinal dos 4 helicópteros da Força Aérea, apenas um ter capacidade de operação noturna.

No telejornal da RTP1 de hoje, às 13:30, o MDN foi questionado.

Na SIC também falaram do assunto, pela mesma hora 13:35, aqui entrevistaram o senhor do sindicato dos pilotos.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 04:34:08 pm por Lightning »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1873 em: Julho 04, 2025, 04:41:56 pm »
Os jornalistas já estão a confrontar o governo com esta situação, de afinal dos 4 helicópteros da Força Aérea, apenas um ter capacidade de operação noturna.

No telejornal da RTP1 de hoje, às 13:30, o MDN foi questionado.

Na SIC também falaram do assunto, pela mesma hora 13:35, aqui entrevistaram o senhor do sindicato dos pilotos.

https://observador.pt/2025/07/04/nuno-melo-sublinha-que-forca-aerea-salva-vidas-quer-com-helicopteros-quer-com-avioes/

É uma cabala, são uns más línguas
 

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« Responder #1874 em: Julho 04, 2025, 04:50:01 pm »
Os jornalistas já estão a confrontar o governo com esta situação, de afinal dos 4 helicópteros da Força Aérea, apenas um ter capacidade de operação noturna.

No telejornal da RTP1 de hoje, às 13:30, o MDN foi questionado.

Na SIC também falaram do assunto, pela mesma hora 13:35, aqui entrevistaram o senhor do sindicato dos pilotos.

https://observador.pt/2025/07/04/nuno-melo-sublinha-que-forca-aerea-salva-vidas-quer-com-helicopteros-quer-com-avioes/

É uma cabala, são uns más línguas

Pois é, ainda não se tinha falado em aviões, mas nos Açores e Madeira muitas das evacuações médicas são feitas pelo C-295. Ainda vamos ver o C295 também cá a transportar doentes.

« Última modificação: Julho 04, 2025, 04:54:22 pm por Lightning »