Notícias da FAP

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1845 em: Julho 04, 2025, 08:27:44 am »
Força Aérea só dispõe de um helicóptero de emergência médica durante a noite para todo o continente

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Ao contrário do que disse o Governo, a Força Aérea não garante quatro helicópteros de emergência aeromédica ao INEM 24h por dia. Um 'heli' militar teve de ir do Montijo a Chaves porque as aeronaves estacionadas em Ovar não voam de noite. Nem a que está em Beja

https://expresso.pt/sociedade/2025-07-03-forca-aerea-so-dispoe-de-um-helicoptero-de-emergencia-medica-durante-a-noite-para-todo-o-continente-f763aaa6

Lá está no poupar é que está o ganho, cada tiro, cada melro. :N-icon-Axe:

Agora começamos a ver as consequências dos tais Kualitas civis não terem um dos equipamentos minimos que devem dotar os helis de utilização militar.

Mas ainda a procissão vai no adro, quando o Estado for processado por utilizar helis sem as características mandatórias presentes no CE para este tipo de missões, veremos o outro tipo de consequências.

Abraço

E falta acrescentar mais esta "pérola", que também se encontra na edição de hoje do semanário Expresso...

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INEM: apoio aéreo a doentes foi entregue a empresa sem helicópteros e sem pilotos

Operador de Malta fez o valor mais baixo e está agora a reunir meios para prestar o serviço ao INEM. Militares obrigados a ‘descolar’ para o país não ficar sem helitransporte no socorro

03 julho 2025    22:57

A empresa à qual o Governo entregou o helitransporte de emergência médica durante os próximos cinco anos não tem aeronaves nem pilotos. Helicópteros e tripulantes só começaram a ser requisitados depois da assinatura do contrato, no final de maio, impedindo o início da operação a 1 de julho e obrigando a remediar com a participação da Força Aérea Portuguesa (FAP).

https://expresso.pt/sociedade/2025-07-03-inem-apoio-aereo-a-doentes-foi-entregue-a-empresa-sem-helicopteros-e-sem-pilotos-8aae86fc

Sem comentários.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1846 em: Julho 04, 2025, 10:01:00 am »
Notícia do ano passado mas ajuda a entender o esforço necessário para manter esta capacidade em permanência todo o ano, os pilotos da Avinci queixavam-se que os 32 pilotos estavam a atingir o limite anual de horas de voo permitidas por lei, afinal 32 pilotos até é pouco.

https://observador.pt/2023/12/05/sindicato-dos-pilotos-alerta-que-helicopteros-do-inem-podem-parar-este-mes/

Não me parece que a FAP tenha 32 pilotos "a mais" ali parados para fazer isto, estes transportes médicos estão a ser feitos pelo pessoal normalmente em alerta SAR do Koala e do EH101.

Por isso é que já no ano passado quando o governo tentou passar esta missão para a Força Aérea, ela disse que não tinha capacidade, isto é, não tem capacidade de cumprir tudo em conformidade com o caderno de encargos que as empresas civis se comprometem (4 helicópteros dedicados e pelo menos uns 32 pilotos dedicados).

https://expresso.pt/sociedade/saude/2024-10-31-ministra-diz-que-forca-aerea-nao-esta-em-condicoes-de-assegurar-helitransporte-de-emergencia-medica-865a8fc4

O que a Força Aérea consegue é "desenrascar" algum tempo, como vai ser agora até Setembro.

Além que a Força Aérea não tem os helicópteros ideais para esta função, vai sim "desenrascar" com os que tem.

Depois não venham dizer que a Força Aérea falhou, quem falhou foi o contrato do INEM com a empresa que no dia que devia ter 4 helis a operar 24h tinha só 2 helis a 12h pois ainda tem de formar pilotos no modelo do helicóptero.
As empresas têm meses para se preparar mas a Força Aérea teve de se adaptar a esta realidade de uma semana para a outra.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:14:45 am por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1847 em: Julho 04, 2025, 10:21:25 am »
Mas ainda a procissão vai no adro, quando o Estado for processado por utilizar helis sem as características mandatórias presentes no CE para este tipo de missões, veremos o outro tipo de consequências.

Abraço

E será que a Força Aérea assinou algum caderno de encargos?

Pelo menos não foi a Força Aérea que ganhou um concurso e ganhou 70 e tal milhões de euros.

O que acho mal foi ninguém do governo/ministérios envolvidos ter vindo explicar os moldes em que este apoio temporário da Força Aérea ia decorrer, os jornais sempre disseram (assumiram?), que a Força Aérea iria desempenhar tudo igualzinho ao que as empresas fazem, 4 helis nos aeródromos A, B, C, D com prontidoes iguais, etc, o que não é verdade.
Agora passa-se por mentiroso, porque não quiseram assumir uma explicação realista aos portugueses.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 10:28:52 am por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1848 em: Julho 04, 2025, 10:54:42 am »
O que a Força Aérea consegue é "desenrascar" algum tempo, como vai ser agora até Setembro.

Além que a Força Aérea não tem os helicópteros ideais para esta função, vai sim "desenrascar" com o que tem.

Depois não venham dizer que a Força Aérea falhou, quem falhou foi o contrato do INEM com a empresa que no dia que devia ter 4 helis a operar 24h tinha só 2 helis a 12h pois ainda tem de formar pilotos no modelo do helicóptero.
As empresas têm meses para se preparar mas a Força Aérea teve de se adaptar a esta realidade de uma semana para a outra.

Tens alguma dúvida que será isso precisamente que irá acontecer aquando do primeiro imprevisto ou infortúnio?

Se de facto se verificar, como tudo indica, que se estão a desviar as tripulações de Alerta SAR para o transporte médico urgente, então isso é ainda mais absurdo e perigoso. E nem vale a pena explicar o porquê de tão óbvio que é.



P.S. Na peça do "Expresso", o jornalista Vítor Matos refere que os 4 meios aéreos que a FAP está a empregar são 1 EH-101 de alerta no Montijo (único com capacidade de operação 24/7), 1 Koala em Beja e 1 Koala + 1 Black Hawk em Ovar.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1849 em: Julho 04, 2025, 11:04:29 am »
Na peça do "Expresso", o jornalista Vítor Matos refere que os 4 meios aéreos que a FAP está a empregar são 1 EH-101 de alerta no Montijo (único com capacidade de operação 24/7), 1 Koala em Beja e 1 Koala + 1 Black Hawk em Ovar.

É o que há...
Sempre é melhor que só dois helis a operar 12h.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:34:31 am por Lightning »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1850 em: Julho 04, 2025, 11:13:48 am »
É o que há...
Sempre é melhor só dois helis a operar 12h.

Sem dúvida que é, isso não está em causa. O que está em causa é esta prática reiterada de se fazer sempre tudo em cima do joelho, e da tutela optar também quase sempre optar pela solução o menos onerosa possível.

Querem que a FAP assuma também esta missão a tempo integral? Pessoalmente, acho muitíssimo bem. Agora, para isso é necessário aumentar a dotação orçamental do ramo para que não faltem efetivos, verbas para a manutenção e readequação das aeronaves, e quiçá mesmo aquisição de meios adicionais se for esse o caso.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1851 em: Julho 04, 2025, 11:19:20 am »
Charlie Jaguar consegues o artigo todo do expresso? É só para assinantes.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:19:35 am por Lightning »
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1852 em: Julho 04, 2025, 11:29:26 am »
Se de facto se verificar, como tudo indica, que se estão a desviar as tripulações de Alerta SAR para o transporte médico urgente, então isso é ainda mais absurdo e perigoso. E nem vale a pena explicar o porquê de tão óbvio que é.

Eu não posso confirmar isso, mas a verdade é que só existe um grupo de tripulações de EH101 e só um grupo de tripulações de Koala, agora se estão em acumulação ou se partiram o grupo ao meio e agora tem uns que só fazem SAR e outros que só fazem transporte médico, não sei.

Mas de certeza que não foram buscar pilotos ao Épsilon para voar os Koala, nem pilotos ao C-130 para voar os EH101, o grupo de pessoas é o mesmo dos que fazem SAR, podem é organizar-se.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:30:26 am por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1853 em: Julho 04, 2025, 11:32:36 am »
Notícia do ano passado mas ajuda a entender o esforço necessário para manter esta capacidade em permanência todo o ano, os pilotos da Avinci queixavam-se que os 32 pilotos estavam a atingir o limite anual de horas de voo permitidas por lei, afinal 32 pilotos até é pouco.

https://observador.pt/2023/12/05/sindicato-dos-pilotos-alerta-que-helicopteros-do-inem-podem-parar-este-mes/

Não me parece que a FAP tenha 32 pilotos "a mais" ali parados para fazer isto, estes transportes médicos estão a ser feitos pelo pessoal normalmente em alerta SAR do Koala e do EH101.

Por isso é que já no ano passado quando o governo tentou passar esta missão para a Força Aérea, ela disse que não tinha capacidade, isto é, não tem capacidade de cumprir tudo em conformidade com o caderno de encargos que as empresas civis se comprometem (4 helicópteros dedicados e pelo menos uns 32 pilotos dedicados).

https://expresso.pt/sociedade/saude/2024-10-31-ministra-diz-que-forca-aerea-nao-esta-em-condicoes-de-assegurar-helitransporte-de-emergencia-medica-865a8fc4

O que a Força Aérea consegue é "desenrascar" algum tempo, como vai ser agora até Setembro.

Além que a Força Aérea não tem os helicópteros ideais para esta função, vai sim "desenrascar" com os que tem.

Depois não venham dizer que a Força Aérea falhou, quem falhou foi o contrato do INEM com a empresa que no dia que devia ter 4 helis a operar 24h tinha só 2 helis a 12h pois ainda tem de formar pilotos no modelo do helicóptero.
As empresas têm meses para se preparar mas a Força Aérea teve de se adaptar a esta realidade de uma semana para a outra.

Lightning, quantas vezes escreveste "desenrascar " ?? :mrgreen:

O desenrasque na Aviação seja ela militar ou civil dá muito mau resultado.

A FAP, não possui meios humanos e materiais para executar estas missões.
Os únicos meios aéreos de asa rotativa aptos são os 101.
Quantas aeronaves existem e quantas estão operacionais e, quantas empenhadas  no SAR/SARLR ??
As mesmas três perguntas deveriam ser colocadas quanto às tripulações??

Isso foi colocado em cima da mesa pelos IrResponsaveis Politicos ou alertado pelas altas chefias da FAP ??

Mais, e ninguém pensou nisso, as servidoes, dos heliportos utilizados para algumas destas evacuações estão dimensionadas, em termos de PCN, para operarem o 101 ??

Não me parece, e o resultado final começa a aparecer !!

Mais do mesmo irresponsabilidade atrás de Irresponsabilidade!!

Abraço
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:41:39 am por tenente »
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1854 em: Julho 04, 2025, 11:33:24 am »
Charlie Jaguar consegues o artigo todo do expresso? É só para assinantes.

Vi apenas de relance a notícia na edição escrita, naquele momento não tinha tempo para mais.
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1855 em: Julho 04, 2025, 11:37:51 am »
Mas ainda a procissão vai no adro, quando o Estado for processado por utilizar helis sem as características mandatórias presentes no CE para este tipo de missões, veremos o outro tipo de consequências.

Abraço

E será que a Força Aérea assinou algum caderno de encargos?

Pelo menos não foi a Força Aérea que ganhou um concurso e ganhou 70 e tal milhões de euros.

O que acho mal foi ninguém do governo/ministérios envolvidos ter vindo explicar os moldes em que este apoio temporário da Força Aérea ia decorrer, os jornais sempre disseram (assumiram?), que a Força Aérea iria desempenhar tudo igualzinho ao que as empresas fazem, 4 helis nos aeródromos A, B, C, D com prontidoes iguais, etc, o que não é verdade.
Agora passa-se por mentiroso, porque não quiseram assumir uma explicação realista aos portugueses.

A FAP, executa o que o poder político ordena.
Se há alguém responsável na FAP de certeza que não são as tripulações mas sim as altas chefias que sabendo que não há meios, aceitaram a situação.

Se os tivessem no sitio, teriam logo pedido a demissão alegando isso mesmo, agora andarmos a brincar com aeronaves inadequadas à  missão juntamente com faltas de tripulações???

Os Kualitas civis são sete para as cinco missões atribuidas, e, que eu saiba para esta missão estão empenhados dois helizinhos, logo....

Abraços
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1856 em: Julho 04, 2025, 11:43:07 am »
Lightning, quantas vezes escreveste "desenrascar " ?? :mrgreen:

O desenrasque na Aviação seja ela militar ou civil dá muito mau resultado.

É verdade  :D.
Eu queria dizer que foi uma solução de urgência, mas não a ideal.

Citar
Isso foi colocado em cima da mesa pelos IrResponsaveis Politicos ou alertado pelas altas chefias da FAP ??

Acredito que sim, o ano passado falaram nisso de certeza pois até veio nas notícias que a FAP não ia assumir esta função. E agora salientam muito bem que é só até a empresa ter a capacidade total de assumir.

O resto é são militares, "manda quem pode, obedece quem deve", vão cumprir com a ordem dada, mas em segurança.
« Última modificação: Julho 04, 2025, 11:45:34 am por Lightning »
 
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1857 em: Julho 04, 2025, 11:43:31 am »
Deve ser os EH101, e com a chegada dos kits medevac, os BH.

Para terem de começar já, só poderão ser os Koala digo eu.

Os Black Hawk ainda estão numa fase inicial de operação (IOC+ a ser alcançada no próximo mês de Novembro, salvo erro), e os Merlin têm de estar reservados para SAR.

Daí que antes tenha perguntado como, com que meios e efetivos é que esta brincadeira se vai fazer. Delegar o transporte médico urgente na FAP, mesmo que temporariamente, sem conferir condições a uma satisfatória execução dessa missão, é meio caminho andado para depois alguma coisa correr mal. E não será pela FAP e seus pilotos, que naturalmente responderão à chamada sem quaisquer hesitações.

Amigo CG, os Kualitas civis, são monomotores, logo, de acordo com o actual CE, estão fora do baralho.

Grande abraço

Claro, tens razão.  :N-icon-Axe:

Então sobram os Merlin e os BH. Será que por 4 se estão a referir aos 4 UH-60A? ???

Os " nossos " UH-60A não estão capacitados para voo nocturno!!

Abraço
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1858 em: Julho 04, 2025, 11:44:56 am »
O desenrasque na Aviação seja ela militar ou civil dá muito mau resultado.

É a célebre "cóltura" nacional do desenrascanço, praticamente uma instituição em Portugal.  :mrgreen:

Só porque 1 em 10 vezes um desenrasque deu certo, para muitas cabecinhas torna-se logo ali uma solução viável. Isto é andar a brincar com a malta, se bem que atualmente já haja pouca coisa que me espante.  ::)
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1859 em: Julho 04, 2025, 11:45:50 am »
Charlie Jaguar consegues o artigo todo do expresso? É só para assinantes.

Vi apenas de relance a notícia na edição escrita, naquele momento não tinha tempo para mais.

CG, Andas a falhar como as notas de 500. :mrgreen:

Grande abraço
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