Notícias da FAP

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1470 em: Outubro 14, 2024, 11:11:09 pm »
Ainda sobre o tema do MAFFS e nos C-130, para quem, tal como eu, desconhece o sistema, comparativos com entre o MAFFS I (legacy) e o MAFFA II, e as aeranaves em que pode ser integrado (C-130H, C-130H-30, C-295M, KC-390, ...)

https://www.maffs.com/systems/

EDIT: C-130 MAFFS II, capacidade ±11000 litros reabastecendo em 10 minutos; Canadair 515, capacidade ±7000 reabastecendo  em 12 segundos...
« Última modificação: Outubro 14, 2024, 11:18:34 pm por goncalobmartins »
 

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goldfinger

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1471 em: Outubro 15, 2024, 09:23:41 am »
Ainda sobre o tema do MAFFS e nos C-130, para quem, tal como eu, desconhece o sistema, comparativos com entre o MAFFS I (legacy) e o MAFFA II, e as aeranaves em que pode ser integrado (C-130H, C-130H-30, C-295M, KC-390, ...)

https://www.maffs.com/systems/

EDIT: C-130 MAFFS II, capacidade ±11000 litros reabastecendo em 10 minutos; Canadair 515, capacidade ±7000 reabastecendo  em 12 segundos...


Mais o tempo do aterragem, rodaje, etc en caso dos C130.

Cuando el agua está cerca hay records de CL215/415, creo que en Yugoslavia de 45 descargas en 1 hora.

Pongamos una media de 10 por hora, serían 70.000 litros por los 11.000 de los C-130.

A España servir hasta morir
 
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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1472 em: Outubro 15, 2024, 09:57:22 am »
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/ministro-da-defesa-quer-colocar-avioes-c-130-a-combater-fogos

Mais uma ideia de merda !!!

Abraços

Se por um lado poderia ficar contente com esta notícia pois significaria que muito provavelmente os C-130 permaneceriam ao serviço da FAP para lá de 2027, por outro lado não posso deixar de considerar esta ideia como uma completa estupidez, bem reveladora da mentalidade de quem orienta (infelizmente) os nossos destinos. É verdade que um ou dois MAFFS II não custam um DHC-515, mas um Hércules ou Millennium equipado com este dispositivo de largada de água ou calda retardante jamais conseguirá atingir a versatilidade e impacto no combate às chamas de um Canadair ou frota de Fire Boss num curto espaço de tempo. Mesmo que o TAT (TurnAround Time) de um C-130 ou KC-390 pudesse ser baixo, será sempre significativamente superior ao duma aeronave anfíbia que não precisa de regressar à base de cada vez que esvazia os tanques de água ou calda.

Além disso, esta é uma valência e know-how perdidos pela Esq. 501 há praticamente 30 anos, o que irá obrigar a treino e formação específicos para o cumprimento desta missão, o que naturalmente levará o seu tempo. Sem falar que hoje em dia as características da floresta portuguesa, dominada sobretudo pelo eucalipto mas também pelo pinheiro, são substancialmente diferentes daquelas encontradas na década de 80 e mesmo 90. É uma floresta mais perigosa, mais desordenada e mais combustível, e isso também é um fator que fará com que a utilização destes meios venha a ter certamente uma eficácia bastante duvidosa. Como diz o povo, será deitar dinheiro à rua.  ::)

Que se pense mas é seriamente na aquisição de mais Viking 515, e que estes idiotas que nos governam se deixem de chico-espertices só porque dotar os C-130 com o MAFFS II sairia mais barato, até porque o povo também costuma dizer que o barato sai caro. Já bem basta todos termos noção de quão miserável é irmos finalmente ter ao serviço aeronaves Canadair com pelo menos 4 décadas de atraso, mas só porque serão pagos em grande parte por fundos europeus.  :N-icon-Axe:
« Última modificação: Outubro 15, 2024, 01:51:04 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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saabGripen

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1473 em: Outubro 15, 2024, 10:06:13 am »
Ainda sobre o tema do MAFFS e nos C-130, para quem, tal como eu, desconhece o sistema, comparativos com entre o MAFFS I (legacy) e o MAFFA II, e as aeranaves em que pode ser integrado (C-130H, C-130H-30, C-295M, KC-390, ...)

https://www.maffs.com/systems/

EDIT: C-130 MAFFS II, capacidade ±11000 litros reabastecendo em 10 minutos; Canadair 515, capacidade ±7000 reabastecendo  em 12 segundos...


Mais o tempo do aterragem, rodaje, etc en caso dos C130.

Cuando el agua está cerca hay records de CL215/415, creo que en Yugoslavia de 45 descargas en 1 hora.

Pongamos una media de 10 por hora, serían 70.000 litros por los 11.000 de los C-130.


Há outro cálculo que se pode fazer;

Se tivermos 3 grandes incêndios ao mesmo tempo...
E se tivermos 2 Canadair...
E se cada um estiver a combater um dos 3 incêndios...
Há um incêndio sem nenhum meio pesado a combatê-lo...
O que significa zero litros descarregados por meios pesados.

Nesse caso, ter C-130 ou KC-390 capazes de descarregar água é bom.

Foi isso que foi "prometido" quando compramos o KC.
Para mim, é estranho ninguém aqui no Forum denunciar a "fraude" de, agora, estarem a querer usar C-130s.
 
 

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saabGripen

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1474 em: Outubro 15, 2024, 10:14:46 am »

Vou dar uma ideia;

Uma FAP "ambiciosa" poderia criar as condições para KC-390 (e, eventualmente os C-130 modernizados...) terem a capacidade de efectuar "bombardeamento de água" nocturno.

Sabemos que é á noite que temos as condições melhores para atacar um incêndio.
E o desenvolvimento dessa capacidade teria, muito provavelmente, aplicação militar.
 

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1475 em: Outubro 15, 2024, 11:37:57 am »
 

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1476 em: Outubro 15, 2024, 01:49:55 pm »
Ainda sobre o tema do MAFFS e nos C-130, para quem, tal como eu, desconhece o sistema, comparativos com entre o MAFFS I (legacy) e o MAFFA II, e as aeranaves em que pode ser integrado (C-130H, C-130H-30, C-295M, KC-390, ...)

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EDIT: C-130 MAFFS II, capacidade ±11000 litros reabastecendo em 10 minutos; Canadair 515, capacidade ±7000 reabastecendo  em 12 segundos...


Mais o tempo do aterragem, rodaje, etc en caso dos C130.

Cuando el agua está cerca hay records de CL215/415, creo que en Yugoslavia de 45 descargas en 1 hora.

Pongamos una media de 10 por hora, serían 70.000 litros por los 11.000 de los C-130.

https://www.instagram.com/reel/C_-UnTRMuze/?igsh=MW9zamgzMGE4eHp0Zg%3D%3D
 

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Kalil

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1477 em: Outubro 15, 2024, 02:20:11 pm »
É um caso de tripla tanga.

A primeira, porque o problema dos incêndios está no ordenamento do território, e não propriamente no seu combate.

A segunda, porque os AT802F seriam mais eficazes, se fosse esse um real objectivo. Mas aqui o que importa é fazer "qualquer coisa", e evitar que o Sr do Atlético seja ofuscado até à insignificância pelo futuro (?) candidato a Belém.

A terceira, porque se quisesse efectivamente colocar a FAP a contribuir para a causa civil, uma das bandeiras constantes do CEMA, avançava para o fornecimento do serviço ao INEM. Este é efectuado 12 meses por ano, não apenas 4, e não obriga a uma formação tão especifica dos pilotos. Garantido o pagamento por parte do Min da Saúde, até seria positivo para a FAP, a médio prazo.
 

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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1478 em: Outubro 15, 2024, 03:12:35 pm »
A terceira, porque se quisesse efectivamente colocar a FAP a contribuir para a causa civil, uma das bandeiras constantes do CEMA, avançava para o fornecimento do serviço ao INEM. Este é efectuado 12 meses por ano, não apenas 4, e não obriga a uma formação tão especifica dos pilotos. Garantido o pagamento por parte do Min da Saúde, até seria positivo para a FAP, a médio prazo.

Sim, eu sou da opinião que a FAP deveria assegurar tudo o que é combate a incêndios florestais e transporte médico urgente... Quer dizer, se o INEM tem ±40.000.000€ para pagar a privados, não os tem para pagar à FAP? Seria uma forma de a) ter as aeronaves com a maior disponibilidade possível e b) hipoteticamente financiar upgrades, manutenção, armas, etc nas outras frotas;

Da mesma forma, o Exército podia patrulhar as florestas e até ajudar no ordenamento, combate e evacuações...

E a Marinha com tudo o que esteja ligado com patrulha oceânica, costeira, e de rios…

Mas lá está, a) depois vem a esquerda dizer que nos estamos a tornar num estado militarizado e b) vêm as quintinhas e não pode ser  :P
 

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1479 em: Outubro 16, 2024, 10:01:12 am »
A terceira, porque se quisesse efectivamente colocar a FAP a contribuir para a causa civil, uma das bandeiras constantes do CEMA, avançava para o fornecimento do serviço ao INEM. Este é efectuado 12 meses por ano, não apenas 4, e não obriga a uma formação tão especifica dos pilotos. Garantido o pagamento por parte do Min da Saúde, até seria positivo para a FAP, a médio prazo.

Sim, eu sou da opinião que a FAP deveria assegurar tudo o que é combate a incêndios florestais e transporte médico urgente... Quer dizer, se o INEM tem ±40.000.000€ para pagar a privados, não os tem para pagar à FAP? Seria uma forma de a) ter as aeronaves com a maior disponibilidade possível e b) hipoteticamente financiar upgrades, manutenção, armas, etc nas outras frotas;

Da mesma forma, o Exército podia patrulhar as florestas e até ajudar no ordenamento, combate e evacuações...

E a Marinha com tudo o que esteja ligado com patrulha oceânica, costeira, e de rios…

Mas lá está, a) depois vem a esquerda dizer que nos estamos a tornar num estado militarizado e b) vêm as quintinhas e não pode ser  :P

Esquerda e Quintinhas...

Vamos lá ver:
Em Macedo de Cavaleiros passaria a existir:
- Um Helicóptero da FAP
- Um piloto da FAP (ou dois ou três...) em alerta permanente
- Médicos e Enfermeiros do INEM

Não sei se o SIPHeliFAP ----  Sindicato Independente dos Pilotos de Helicóptero da Força Aérea Portuguesa (Nota1) ----- concordaria com a ideia.

Nota1:
- não existe, mas... existe
- e é de esquerda
« Última modificação: Outubro 16, 2024, 10:03:52 am por saabGripen »
 

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Kalil

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1480 em: Outubro 16, 2024, 11:44:34 am »
A aquisição de helis para esta finalidade teria, muito provavelmente, acesso a fundos do PRR.
O orçamento anual do MS para a contratação dos helis, se for canalizado para a FAP,  seria o suficiente para formar novos pilotos e manter mais pilotos no activo, bem como fazer a manutenção da respectiva frota.
O tal "sindicato" não teria motivos para se opôr.

E desde quando é que os sindicatos mandam na FAP ou no MDN?
 
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goncalobmartins

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1481 em: Outubro 16, 2024, 08:21:51 pm »
 

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Charlie Jaguar

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1482 em: Outubro 17, 2024, 09:44:40 am »
Apenas publico aqui por me ter sido confirmado que de facto aconteceu...



Citar
À chegada de um voo a Figo Maduro, Paulo Rangel berrou com o general Cartaxo Alves, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Quem assistiu à cena diz que o ministro “perdeu a cabeça” e exibiu uma “uma má-criação nunca vista”.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Notícias da FAP
« Responder #1483 em: Outubro 17, 2024, 09:55:42 am »
Apenas publico aqui por me ter sido confirmado que de facto aconteceu...



Citar
À chegada de um voo a Figo Maduro, Paulo Rangel berrou com o general Cartaxo Alves, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea. Quem assistiu à cena diz que o ministro “perdeu a cabeça” e exibiu uma “uma má-criação nunca vista”.

Vou ser politicamente incorrecto: é o que dá porem uma bicha intratável como MNE!!
Cumprimentos,
 
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Cabeça de Martelo

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Re: Notícias da FAP
« Responder #1484 em: Outubro 17, 2024, 10:18:28 am »
 Disclaimer:

Sou um homem heterossexual, como tal segundo alguns sou automaticamente homofóbico (P44 e restante pessoal do BE), mas a criatura (de Deus) devia estar com o período, ou então queria meter-se nalguma cena mais hardcore com o sô General.

 :mrgreen:

PS: já contribuíram para o crowdfunding para ajudar o Diogo Faro?
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.