Notícias da FAP

  • 1793 Respostas
  • 558775 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10761
  • Recebeu: 6225 vez(es)
  • Enviou: 4823 vez(es)
  • +8576/-2027
Re: Notícias da FAP
« Responder #1425 em: Outubro 03, 2024, 11:41:04 am »
Isto podia ser interessante para a Força Aérea adquirir capacidade de "ambulância Aérea" mais capazes.

https://www.airambulancetechnology.com/ems



https://www.airambulancetechnology.com/aircraft/uh60-black-hawk

Ou seja, ter alguns UH-60A com esta configuração fora de época de incêndios? Ou ter alguns extra?

Extra, claro está! COmo seriam socorridos os feridos nas alturas dos fogos se assim não fosse??

As notícias falam de um modelo híbrido com articulação com empresas privadas...


Tipo parceria público privada.
Os HÍBRIDOS, tão na moda agora, e não só nos automóveis, muito bom, mesmo !! :conf:

Abraços
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 11:43:12 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9826
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da FAP
« Responder #1426 em: Outubro 03, 2024, 12:32:05 pm »
Existem cenas nesta nação das bananas que não se percebe. Então os Helis do Us Army pintados com a cruz não serviam por cá para MEDVAC?



Saudações

P.S. Também apaga fogos. :P



https://www.wv.ng.mil/News/Article/3716399/wva-guard-aircraft-and-personnel-assist-with-aerial-firefighting-support/
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da FAP
« Responder #1427 em: Outubro 03, 2024, 12:58:11 pm »
Existem cenas nesta nação das bananas que não se percebe. Então os Helis do Us Army pintados com a cruz não serviam por cá para MEDVAC?

Segundo o que já me falaram pessoal do INEM, não.

Pois as necessidades do INEM precisa de helicópteros-ambulancia, com todo o equipamento que vemos nas ambulâncias como as imagens anteriores. não é apenas um heli com duas macas lá metidas como MEDEVAC militar.
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 12:59:27 pm por Lightning »
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9826
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da FAP
« Responder #1428 em: Outubro 03, 2024, 01:06:41 pm »
Existem cenas nesta nação das bananas que não se percebe. Então os Helis do Us Army pintados com a cruz não serviam por cá para MEDVAC?

Segundo o que já me falaram pessoal do INEM, não.

Pois as necessidades do INEM precisa de helicópteros-ambulancia, com todo o equipamento que vemos nas ambulâncias como as imagens anteriores. não é apenas um heli com duas macas lá metidas como MEDEVAC militar.

https://www.unitedrotorcraft.com/missions/military-air-ground-medevac/

https://www.defense.gov/Multimedia/Photos/igphoto/2001126295/

Citar
U.S. Army Sgt. 1st Class Michael Ball explains to U.S. airmen medical practitioners the interior of a UH-60 Black Hawk helicopter outfitted for medical evacuation, including all medical equipment and care capabilities in southwest Asia, Feb. 28, 2014. Ball, a flight medic, is assigned to the Kentucky Army National Guard's Company C, 2nd Battalion, 238th Air Ambulance, 42nd Combat Aviation Brigade.



https://military-medicine.com/article/3525-german-emergency-physicians-on-u-s-uh-60-black-hawk-medevac.html



https://www.brooksidepress.org/Products/OperationalMedicine/DATA/operationalmed/Transportation/Aircraft/UH60ABlackhawk.htm



https://man.fas.org/dod-101/sys/ac/uh-60.htm



https://www.wv.ng.mil/News/Article/2998333/wva-guard-unit-receives-first-new-medevac-hh-60m-mike-black-hawk-helicopter/

Citar
The Mike model is a 30-year leap in technology with several improvements to existing Black Hawk designs,” stated Lt. Col. Harold Nicely, State Aviation Officer. “The new aircraft has a fully digitalized cockpit. Traditional gauges have been replaced by four multifunction displays for increased situational awareness. It is also fitted with dual digital flight control computer, moving map, storm scope and radio systems, and a GPS/inertial navigation system. All these features help to make the Mike model the most advanced military air ambulance helicopter platform in service.”

The most important new features of the HH-60M however are on the inside of the airframe. The upgraded interior is specifically designed with a medical evacuation mission equipment package (MEP) kit and Integrated Vehicle Health Management System (IVHMS), making the helicopter a true dedicated air ambulance. The helicopter has on-board oxygen generation capability, as well as a reconfigurable interior with litters for transporting 6 patients along with crew and flight medics.

While the primary mission of the HH-60M is MEDEVAC, it can also be easily tasked to carry out personnel transport, search and rescue, resupply, aerial reconnaissance, cargo transport, and wildfire suppression missions, making it a truly multi-purpose aerial asset.



Saudações
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 01:21:13 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da FAP
« Responder #1429 em: Outubro 03, 2024, 01:57:53 pm »
De certo alguma configuração dessas será a pretendida para o INEM nos Black Hawk da Força Aérea, eu não sei o que o US Army usa, nem isso interessa muito, só se for para vermos as possibilidades do helicóptero, o que interessa é o que o INEM precisa e o que a FAP consegue fornecer.

C295 nos Açores em medevac


Um EH101 no Afeganistão


EH101 em SAR nos Açores


Quero dizer que o equipamento médico não é algo que possa estar "desinstalado" e estar à espera do tipo de missão para depois ir colocar o material necessário à missão (medevac, sar, incêndios, transporte de pessoal), algumas destas até podem ser rápidas de instalar, mas a médica não será certamente.

Os helicópteros devem ter de estar previamente equipados, e dedicados a essa função, tal como os helis civis do INEM, tal como as ambulâncias nos bombeiros.
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 02:09:31 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da FAP
« Responder #1430 em: Outubro 03, 2024, 02:14:23 pm »
Existem cenas nesta nação das bananas que não se percebe. Então os Helis do Us Army pintados com a cruz não serviam por cá para MEDVAC?

Respondi mal, até pode servir, mas o que menos interessa é a "carcaça" do helicóptero e ter ou não uma cruz vermelha pintada, o que realmente interessa é o equipamento medico que lhe podem meter, se cumpre os requisitos do INEM para o transporte aéreo médico.

Citar


Saudações

P.S. Também apaga fogos. :P



https://www.wv.ng.mil/News/Article/3716399/wva-guard-aircraft-and-personnel-assist-with-aerial-firefighting-support/

Se calhar, mas para trabalhar para o INEM pode não dar para isso, não sei. Se o helicóptero andar a apagar fogos (para a Protecção Civil) e o INEM a meio do fogo precisa de um transporte médico? Quem é que manda mais, a Protecção Civil? O INEM? A Força Aérea? Por isso é que certas entidades preferem alugar privados...
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 02:17:30 pm por Lightning »
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7421 vez(es)
  • Enviou: 5027 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #1431 em: Outubro 03, 2024, 02:19:11 pm »
Já referi isto noutro tópico: poderia ser uma solução (re)configurar algumas das células que irão ser adquiridas para um padrão semelhante ou equivalente ao HH-60L, por exemplo, ou pura e simplesmente comprar mais que as faladas 9 e virem "medicalizadas" logo à partida.

Citar
HH-60L (no official name assigned): UH-60L extensively modified with medical mission equipment. Components include an external rescue hoist, integrated patient configuration system, environmental control system, onboard oxygen system (OBOGS), and crash-worthy ambulatory seats.


Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, goncalobmartins

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9826
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da FAP
« Responder #1432 em: Outubro 03, 2024, 02:40:21 pm »
Se o equipamento não servisse já por exemplo os Merlin das regiões autónomas não faziam Medevac (o mesmo seria extensível aos restantes meios Fap).  Não sei se o equipamento é da Fap ou do Inem, o que interessa é que pode ser metido no heli. O mesmo heli que treina medevac com o exercito.  ;)



https://madeira.rtp.pt/sociedade/helicoptero-da-fap-resgatou-doente-a-bordo-de-navio/



http://www.passarodeferro.com/2021/02/exercito-treina-com-merlin-da-fap-para.html

Saudações

P.S. Os nossos BH segundo a Fap:

https://www.emfa.pt/aeronave-82-uh60-black-hawk

Citar
TIPOS DE MISSÃO
Transporte Aéreo
Combate a Incêndios

Citar
Quero dizer que o equipamento médico não é algo que possa estar "desinstalado" e estar à espera do tipo de missão para depois ir colocar o material necessário à missão (medevac, sar, incêndios, transporte de pessoal), algumas destas até podem ser rápidas de instalar, mas a médica não será certamente.

Os helicópteros devem ter de estar previamente equipados, e dedicados a essa função, tal como os helis civis do INEM, tal como as ambulâncias nos bombeiros.

Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

Citar
Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


Citar
The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 02:46:05 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da FAP
« Responder #1433 em: Outubro 03, 2024, 04:30:15 pm »
Citar
Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

Citar
Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


Citar
The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo

Realmente, 3o minutos? Já parece bons tempos. Mas é como disse, há muitas empresas que construem estas estruturas para preparar os helis para ambulancia aérea. Ou será para fazer como fazem nas ilhas, não sei, vamos ver.
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 04:32:20 pm por Lightning »
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 410 vez(es)
  • Enviou: 545 vez(es)
  • +63/-6
Re: Notícias da FAP
« Responder #1434 em: Outubro 03, 2024, 04:49:04 pm »
 

*

yuwanko

  • Membro
  • *
  • 115
  • Recebeu: 73 vez(es)
  • Enviou: 50 vez(es)
  • +17/-17
Re: Notícias da FAP
« Responder #1435 em: Outubro 03, 2024, 10:57:23 pm »
Citar
Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

Citar
Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


Citar
The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo

Realmente, 3o minutos? Já parece bons tempos. Mas é como disse, há muitas empresas que construem estas estruturas para preparar os helis para ambulancia aérea. Ou será para fazer como fazem nas ilhas, não sei, vamos ver.

Qualquer empresa portuguesa de carroçamento de ambulâncias consegue fazer o trabalho num helicóptero, provavelmente só não lhes compensa fazer todo um projecto de engenharia para dois ou três helicópteros.

E não, não é nada do outro mundo nem requer nada que não seja amovível.
Basicamente é instalar macas e suporte para o material médico, que na verdade é o material que segue na bagageira de uma vmer, tipo as golf do INEM que andam por aí a circular, mas em modo de utilização num paciente.
Basicamente um monitor e um disfibrilhador ou idealmente um monitor-desfibrilhador, uma ou duas seringas infusoras, um sistema simples de oxigénio e duas garrafas, um aspirador de mucosidades, se der, um pequeno armário de frio e um de calor e o resto são consumíveis que podem estar em sacos de emergência.

No entanto, para helicópteros de emergência não é possível esperar 30 min, nesse período normalmente já não fazem falta, têm que estar prontos para sair de imediato.
« Última modificação: Outubro 03, 2024, 11:03:23 pm por yuwanko »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 9826
  • Recebeu: 3886 vez(es)
  • Enviou: 1180 vez(es)
  • +4128/-7019
Re: Notícias da FAP
« Responder #1436 em: Outubro 04, 2024, 10:53:44 am »
Citar
Não é isso que a empresa ATT diz:

https://verticalmag.com/press-releases/air-ambulance-technology-launches-new-uh-60-ems-kit/

Citar
Air Ambulance Technology (AAT) has announced its new UH-60 Black Hawk ambulance/EMS kit, which can be easily installed into the cabin to configure the aircraft for air ambulance missions.

First delivered to the Austrian military in 1995 and since then, and upgraded with modern medical devices, the ambulance kit for the Bell 212 was the base for the UH-60 Black Hawk (S-70A-42 Austrian version) kit.


Citar
The UH-60 EMS kit does not require any structural modifications to the cabin and can be installed in 20-30 minutes. AAT Photo

Realmente, 3o minutos? Já parece bons tempos. Mas é como disse, há muitas empresas que construem estas estruturas para preparar os helis para ambulancia aérea. Ou será para fazer como fazem nas ilhas, não sei, vamos ver.

Qualquer empresa portuguesa de carroçamento de ambulâncias consegue fazer o trabalho num helicóptero, provavelmente só não lhes compensa fazer todo um projecto de engenharia para dois ou três helicópteros.

E não, não é nada do outro mundo nem requer nada que não seja amovível.
Basicamente é instalar macas e suporte para o material médico, que na verdade é o material que segue na bagageira de uma vmer, tipo as golf do INEM que andam por aí a circular, mas em modo de utilização num paciente.
Basicamente um monitor e um disfibrilhador ou idealmente um monitor-desfibrilhador, uma ou duas seringas infusoras, um sistema simples de oxigénio e duas garrafas, um aspirador de mucosidades, se der, um pequeno armário de frio e um de calor e o resto são consumíveis que podem estar em sacos de emergência.

No entanto, para helicópteros de emergência não é possível esperar 30 min, nesse período normalmente já não fazem falta, têm que estar prontos para sair de imediato.
Acredito, assim como quando se espera que o heli do Inem apareça durante 2 horas ou  exista apenas 1 heli  de socorro nocturno porque existiu um acidente, (ou qualquer constrangimento dos meios aéreos do Inem), que um heli da Fap mesmo que leve 30m a preparar, dê muito jeito.  ;) Relembro também que nas regiões autónomas não existe heli do Inem, e portanto se o Merlin está configurado para SAR por exemplo e é preciso configura-lo para Medvac, leve algum tempo a fazer. Penso eu de que  ;)

https://tviplayer.iol.pt/programa/jornal-nacional/63e6588b0cf2665294d4f012/video/659464800cf200ca9364b73a

https://www.dn.pt/1032660890/queda-de-helicoptero-do-inem-deixa-socorro-noturno-so-com-um-aparelho/

https://www.facebook.com/falaportugal/videos/pa%C3%ADs-tem-apenas-um-helic%C3%B3ptero-do-inem-24-horas-por-dia/542365824798347/

Citar
INEM tem intervenção única e exclusivamente no território de Portugal Continental, deixando de fora as regiões autónomas da Madeira e Açores.

http://www.farmaciadocanico.pt/gca/index.php?id=610

Saudações
« Última modificação: Outubro 04, 2024, 11:02:15 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 410 vez(es)
  • Enviou: 545 vez(es)
  • +63/-6
Re: Notícias da FAP
« Responder #1437 em: Outubro 04, 2024, 06:39:11 pm »
Operadores de NRBQ testam resposta a incidentes radiológicos e químicos

https://www.emfa.pt/noticia-4778-operadores-de-nrbq-testam-resposta-a-incidentes-radiologicos-e-quimicos
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

CruzSilva

  • Investigador
  • *****
  • 1712
  • Recebeu: 687 vez(es)
  • Enviou: 2611 vez(es)
  • +903/-149
Re: Notícias da FAP
« Responder #1438 em: Outubro 04, 2024, 10:44:11 pm »
Citar
Governo estuda cooperação entre a Força Aérea e o INEM para o transporte aéreo de emergência

Está a ser estudada a possibilidade de a Força Aérea poder cooperar com o INEM no transporte aéreo de emergência. O “modelo híbrido”, como lhe chama a ministra da Saúde, poderá substituir a necessidade de um concurso público internacional ou de um novo ajuste direto a uma empresa para garantir o funcionamento dos helicópteros.

https://expresso.pt/sociedade/2024-10-02-governo-estuda-cooperacao-entre-a-forca-aerea-e-o-inem-para-o-transporte-aereo-de-emergencia-64346cec

Notícia mais desenvolvida aqui: https://www.dn.pt/8096478215/ministra-admite-uso-da-forca-aerea-no-helitransporte-de-emergencia-medica/

A demissão do Estado das suas funções só termina quando transformarem as FA's numa Protecção Civil porventura mais musculada...
"Proteção Militar".
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

*

goncalobmartins

  • Analista
  • ***
  • 871
  • Recebeu: 410 vez(es)
  • Enviou: 545 vez(es)
  • +63/-6
Re: Notícias da FAP
« Responder #1439 em: Outubro 05, 2024, 09:08:10 am »