Voo polémico na Madeira: Falcon 50 de Lisboa desviado para socorrer secretário regional da Proteção Civil
https://sicnoticias.pt/pais/2024-09-07-video-voo-polemico-na-madeira-falcon-50-de-lisboa-desviado-para-socorrer-secretario-regional-da-protecao-civil-7f502287
Não consigo perceber o que há de polémico nesta notícia. Parece ser uma ocorrência perfeitamente normal em que a única coisa polémica é a utilização da palavra “polémico” no título. É normal aeronaves terem avarias e quando doentes — independentemente das suas actividades profissionais — necessitam de ser evacuados, as autoridades envolvidas devem evidar todos os esforços no sentido de se proceder à sua evacuação.
Exatamente. Isto é mais um exemplo de jornalixo.
Todavia, existe o outro lado, o operacional, que esse sim continua a ser preocupante. E o Miguel Machado descreveu isso muito bem há umas horas no FB.
Sabem porque é que se diz que as Forças Armadas perderam capacidades, já não cumprem missões que cumpriam antes? Aqui vai um exemplo fresquinho para quem tem dúvidas. O C295M no Aeródromo de Manobra n.° 3 (Ilha de Porto Santo) estava avariado - não houve capacidade para o substituir? - e o EH-101 há meses que foi retirado para o Continente. Não havia portanto no Arquipélago da Madeira capacidade para executar evacuações sanitárias via aérea (menos ainda capacidade de Busca e Salvamento a partir da Região Autónoma).
Desta vez o caso deu nas vistas porque foi com um VIP local, não morreu porque o caso não era para isso - e lá foi um Falcon tapar o buraco - mas se fosse grave tinha mesmo terminado ali a sua vida. Necessitou ser evacuado do Porto Santo para o Funchal, segundo os médicos, via aérea com urgência. As limitações não são de agora a realidade já lá estava… e vai continuar.
O pessoal bem se esforça, faz das tripas coração, mas isto não se revolve com retórica política, tem mesmo que ser com acções concretas. Ninguém vai ser chamado a explicar, a temática militar interessa pouco aos opinion makers e jornalistas e por arrastamento ao povo. Só se lhe tocar pela porta, aí já gritam que “tem que haver”… Siga!
https://www.facebook.com/mglmachado/posts/pfbid0nDtGjB2d3WcGnyvkAtFaaTg9sDiPCqmUDmZbWG3CsKvYFDYVZC8jqBzopXjobysal