Notícias da FAP

  • 1793 Respostas
  • 559537 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #240 em: Janeiro 03, 2013, 12:48:37 pm »
Não havendo melhor tópico, vou colocar aqui a notícia.  :arrow: http://www.defencetalk.com/increasing-e ... 020-45737/[/quote]

No nosso caso em particular, dada a assinatura do Ministro da Defesa, estar-se-á a pensar na capacidade de reabastecimento do KC-390 ou noutra solução?  :?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11451
  • Recebeu: 2562 vez(es)
  • Enviou: 3650 vez(es)
  • +942/-1084
Re: Notícias da FAP
« Responder #241 em: Janeiro 03, 2013, 01:14:56 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
No nosso caso em particular, dada a assinatura do Ministro da Defesa, estar-se-á a pensar na capacidade de reabastecimento do KC-390 ou noutra solução?  :mrgreen: .

Um site que tem a ver com o assunto
https://www.mcce-mil.com/Pages/default.aspx
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #242 em: Janeiro 03, 2013, 02:59:35 pm »
Citação de: "Lightning"
No nosso caso deve ser alugar aos outros :?
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25303
  • Recebeu: 3331 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1685
Re: Notícias da FAP
« Responder #243 em: Janeiro 08, 2013, 08:33:32 pm »
Força Aérea está "a cortar no músculo", Pilotos parados


O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) manifestou hoje "grande preocupação" com a redução de horas de voo, revelando que há pilotos sem voar, e afirmou que o ramo já está "a cortar no músculo".

Segundo disseram à Lusa fontes parlamentares, numa audição à porta fechada na comissão de Defesa, o general José Pinheiro adiantou que a Força Aérea elaborou um plano de sustentabilidade com um horizonte de seis anos (2012/2018) para fazer face aos cortes.

O chefe militar classificou a redução do número de horas de voo, que disse ser de 35% desde 2010, como "muito preocupante" e revelou que no ano passado houve uma redução da prontidão dos aviões, estando alguns parados.

"É caro estar a manter aviões que depois estão parados", afirmou José Pinheiro.

O CEMFA revelou que há 43 pilotos da Força Aérea "sem voar" e que todos os voos estão "controlados à hora", dando o exemplo de que "um piloto que tenha previsto voar uma hora e meia e voe uma hora e quarenta tem de o justificar".

"Estamos já a cortar no músculo", afirmou, acrescentando que o ramo que dirige tem no entanto noção da situação que o país atravessa.

Na audição, o general disse ainda que 82% do orçamento da Força Aérea são destinados a gastos com pessoal, o que deixa a operação e manutenção assentes num "orçamento virtual", dependente exclusivamente de receitas próprias, o que "gera grande incerteza no planeamento da atividade anual".

Segundo uma das fontes, José Pinheiro queixou-se também do facto de a Força Aérea sustentar "por vezes até dois anos" os pagamentos de militares passados à reserva, devido ao processo burocrático de passagem para a Caixa Geral de Aposentações.

Lusa
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #244 em: Janeiro 11, 2013, 12:24:56 pm »
Citação de: "Lusitano89"
Força Aérea está "a cortar no músculo", Pilotos parados


O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA) manifestou hoje "grande preocupação" com a redução de horas de voo, revelando que há pilotos sem voar, e afirmou que o ramo já está "a cortar no músculo".

Segundo disseram à Lusa fontes parlamentares, numa audição à porta fechada na comissão de Defesa, o general José Pinheiro adiantou que a Força Aérea elaborou um plano de sustentabilidade com um horizonte de seis anos (2012/2018) para fazer face aos cortes.

O chefe militar classificou a redução do número de horas de voo, que disse ser de 35% desde 2010, como "muito preocupante" e revelou que no ano passado houve uma redução da prontidão dos aviões, estando alguns parados.

"É caro estar a manter aviões que depois estão parados", afirmou José Pinheiro.

O CEMFA revelou que há 43 pilotos da Força Aérea "sem voar" e que todos os voos estão "controlados à hora", dando o exemplo de que "um piloto que tenha previsto voar uma hora e meia e voe uma hora e quarenta tem de o justificar".

"Estamos já a cortar no músculo", afirmou, acrescentando que o ramo que dirige tem no entanto noção da situação que o país atravessa.

Na audição, o general disse ainda que 82% do orçamento da Força Aérea são destinados a gastos com pessoal, o que deixa a operação e manutenção assentes num "orçamento virtual", dependente exclusivamente de receitas próprias, o que "gera grande incerteza no planeamento da atividade anual".

Segundo uma das fontes, José Pinheiro queixou-se também do facto de a Força Aérea sustentar "por vezes até dois anos" os pagamentos de militares passados à reserva, devido ao processo burocrático de passagem para a Caixa Geral de Aposentações.

Lusa

Sem comentários, de facto. Vamos a caminho do zero absoluto não tarda nada. E para o CEMFA estar a dizer isto, que é alguém que tenho por calmo e ponderado, é porque a coisa está mesmo a descambar.  :arrow: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=65996[/quote]
« Última modificação: Janeiro 11, 2013, 03:27:34 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #245 em: Janeiro 11, 2013, 02:01:11 pm »
Citação de: "Charlie Jaguar"
Sem comentários, de facto. Vamos a caminho do zero absoluto não tarda nada. E para o CEMFA estar a dizer isto, que é alguém que tenho por calmo e ponderado, é porque a coisa está mesmo a descambar.  :arrow: http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=65996
[/quote]

Na minha ignorância pergunto, não será esta medida benéfica?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #246 em: Janeiro 11, 2013, 02:21:05 pm »
Eu tendería a achar que sim, uma vez que, sem prejudicar em nada ou em muito pouco as funções de transporte, se liberta espaço para tornar melhor o aeroporto da Portela.
Alias, pergunto-me porque não foi feito isto mais cedo. Foi preciso privatizar a ANA para se perceber que esta medida podia ser tomada?
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #247 em: Janeiro 11, 2013, 02:48:56 pm »
Citação de: "jurista"
Eu tendería a achar que sim, uma vez que, sem prejudicar em nada ou em muito pouco as funções de transporte, se liberta espaço para tornar melhor o aeroporto da Portela.
Alias, pergunto-me porque não foi feito isto mais cedo. Foi preciso privatizar a ANA para se perceber que esta medida podia ser tomada?

Há muito que não faz qualquer sentido, na minha opinião, a manutenção do Aeródromo de Trânsito nº 1 em Figo Maduro. Se a questão eram as acessibilidades rodoviárias à Base Aérea do Montijo, isso desde que a ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 1998 está mais do que resolvido. E a Esq. 504, recorde-se, está adstrita à BA6 pelo que 3 Falcon 50 não deverão fazer grande mossa no espaço disponível para parqueamento de aeronaves, ainda para mais com o desaparecimento da frota Aviocar.  :wink:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

militar03

  • Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #248 em: Janeiro 11, 2013, 04:02:55 pm »
quem conhece o at-1 (e eu conheço bem) sabe que o espaço que ele ocupa,é um lágrima num oceano de tão pequeno que é, a placa de estacionamento é um espaço enorme  :o com uns 500 metros para além de nos dias que correm é mais usada no estacionamento de aviões civis do que militares principalmente aviões de porte pequeno..
não vejo muitas vantagens em tirar de ali o at-1 para ampliar o aeroporto , somente para fins comerciais para as companhias aéreas
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #249 em: Janeiro 11, 2013, 04:52:16 pm »
Citação de: "militar03"
quem conhece o at-1 (e eu conheço bem) sabe que o espaço que ele ocupa,é um lágrima num oceano de tão pequeno que é, a placa de estacionamento é um espaço enorme :o com uns 500 metros para além de nos dias que correm é mais usada no estacionamento de aviões civis do que militares principalmente aviões de porte pequeno..
não vejo muitas vantagens em tirar de ali o at-1 para ampliar o aeroporto , somente para fins comerciais para as companhias aéreas

É verdade, no oceano que é a Portela de Sacavém, Figo Maduro é pouco mais que uma gota de água, mas de facto há pouca lógica neste momento na sua manutenção. Até porque com a privatização da ANA, os novos donos dos nossos aeroportos o que menos querem é incomodar-se com os militares.

AT-1 Figo Maduro (Crédito: Força Aérea Portuguesa)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

LuisC

  • Perito
  • **
  • 311
  • +0/-1
Re: Notícias da FAP
« Responder #250 em: Janeiro 12, 2013, 12:16:06 am »
É uma “lágrima” ou uma “gota de água”…é como quem diz…somando a placa á área de edifícios, ainda é qualquer coisa.
 

*

jurista

  • Membro
  • *
  • 131
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #251 em: Janeiro 12, 2013, 09:52:41 am »
Citação de: "LuisC"
É uma “lágrima” ou uma “gota de água”…é como quem diz…somando a placa á área de edifícios, ainda é qualquer coisa.

E o court de ténis :P
 

*

militar03

  • Membro
  • *
  • 181
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias da FAP
« Responder #252 em: Janeiro 12, 2013, 08:14:55 pm »
Citação de: "LuisC"
É uma “lágrima” ou uma “gota de água”…é como quem diz…somando a placa á área de edifícios, ainda é qualquer coisa.


é algo irrisório,como aumento de pista como alguns dizem,o que podiam fazer no máximo era expandir a placa e torna-la maior ( como disse anteriormente para fins comerciais, e usa-la para as companhias low cost (já que já a da esy jet, vendiam o at-1 a rynair  :shock: ) e o hangar da 504 expandiam-o
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 6751
  • Recebeu: 7422 vez(es)
  • Enviou: 5033 vez(es)
  • +10181/-2922
Re: Notícias da FAP
« Responder #253 em: Janeiro 14, 2013, 03:23:41 pm »
Citar
Aviões e helicópteros da Força Aérea têm de ser substituídos em 2018

O chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, afirmou esta terça-feira que os aviões Alpha-Jet e os helicópteros Alouette só são "sustentáveis" até 2018 devido aos anos de operação e terão de ser substituídos.

20:35 - 08 de Janeiro de 2013 | Por Lusa

"É um avião e um helicóptero que já tem muitos anos de serviço, o Alouette 3 vai comemorar este ano os 50 anos de operação na Força Aérea Portuguesa, são dois meios que só poderemos sustentar até 2018 e portanto julgo que será adequado equacionar em sede própria e no momento próprio a sua eventual substituição", afirmou o chefe militar. O general José Pinheiro falava aos jornalistas no final de uma audição de mais de duas horas na comissão parlamentar de Defesa, que decorreu à porta fechada. Já sobre os aviões Hércules C-130, o CEMFA referiu que "já têm muitos anos de operação", mas "vão ser sujeitos a um programa de modernização que lhes vai garantir capacidade para operar por mais algum tempo". Os caças Alpha-Jet e os helicópteros Alouette são meios aéreos importantes para a formação de pilotos da Força Aérea Portuguesa.

Sobre a situação do ramo, o CEMFA disse que "as dificuldades são conhecidas, existem", mas que a Força Aérea "vai ter de se acomodar na medida das possibilidades à realidade com que está confrontada, na certeza de que vai continuar a cumprir a sua missão". O general referiu que os pilotos da Força Aérea têm "a expectativa de voar ligeiramente mais" em 2013 (em 2012 foram realizadas 15.500 horas de voo) devido "a um ligeiro acréscimo" nas verbas para operação e manutenção e que existe preocupação com "a regeneração e a capacidade de sustentar a capacidade"."Gostaríamos de voar mais? Com certeza, porque isso permitia-nos ter mais pilotos e mais pilotos qualificados", afirmou, no entanto. Questionado sobre o interesse da Bulgária na compra de caças F-16 da Força Aérea Portuguesa, o CEMFA sublinhou que esse é um assunto que "decorre na alçada do Ministério da Defesa", remetendo "os detalhes do programa" para a tutela.

 :arrow: http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeri ... dn_775.pdf
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
Re: Notícias da FAP
« Responder #254 em: Janeiro 14, 2013, 03:53:23 pm »
Citação de: "militar03"
Citação de: "LuisC"
É uma “lágrima” ou uma “gota de água”…é como quem diz…somando a placa á área de edifícios, ainda é qualquer coisa.


é algo irrisório,como aumento de pista como alguns dizem,o que podiam fazer no máximo era expandir a placa e torna-la maior ( como disse anteriormente para fins comerciais, e usa-la para as companhias low cost (já que já a da esy jet, vendiam o at-1 a rynair  :shock: ) e o hangar da 504 expandiam-o
O CEO da Ryanair dará amanha uma conferencia de imprensa em Lisboa. 80% de certeza que será o anúncio de uma base da Ryanair.