ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

  • 1247 Respostas
  • 309900 Visualizações
*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #975 em: Agosto 08, 2013, 07:50:15 pm »
O ministro da Defesa entregou hoje a comissão de trabalhadores e versão "Free" do caderno de encargos da subconcessão.

Só rir isto!
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 21380
  • Recebeu: 6899 vez(es)
  • Enviou: 7929 vez(es)
  • +8073/-12643
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #976 em: Agosto 21, 2013, 02:46:31 pm »
Estaleiros de Viana: Ministério confirma 14 interessados
Grupos mostraram interesse em conhecer os pressupostos da subconcessão dos estaleiros
Por: tvi24    |   2013-08-21 14:12

O Ministério da Defesa Nacional confirmou que 14 entidades manifestaram interesse no concurso da subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), a vigorar até março de 2031.

«O facto de 14 entidades já terem manifestado interesse em conhecer os pressupostos da subconcessão dos estaleiros ENVC transmite a confiança de que será possível manter a atividade industrial e os postos de trabalho naquela região», disse à agência Lusa fonte oficial do ministério.

A renda anual proposta pela subconcessão dos ENVC terá um peso de 70% na avaliação a realizar pelo júri do concurso, segundo o programa de procedimento, ao qual a Lusa teve acesso. O documento define que a escolha do vencedor será realizada apenas de acordo com dois critérios de avaliação e respetivos coeficientes de ponderação, ambos de cariz financeiro.

É o caso da renda anual proposta por cada concorrente pelos terrenos e infraestruturas a subconcessionar pela administração e que terá um peso de 70% na avaliação do júri.

O segundo item da avaliação prevê o pagamento de uma caução, que «não poderá ser inferior a 5% da soma das rendas anuais propostas durante todo o período da subconcessão», equivalente a 209 meses (17,42 anos) e cujo montante proposto representará 30% do peso da avaliação.

Depois do final desta fase, a 23 de setembro, o júri presidido pelo procurador-geral adjunto João Cabral Tavares terá a missão de apresentar à administração dos estaleiros o vencedor do concurso e o segundo classificado, que serão ainda convidados a melhorar as respetivas propostas.

Entretanto, os deputados do PS apresentaram hoje um projeto de apreciação parlamentar do decreto-lei que definiu as regras deste concurso e defendendo o abandono dessa solução.

Para os socialistas, o concurso para a subconcessão dos ENVC, lançado pela administração da empresa a 31 de julho após autorização do Governo através de decreto-lei, está envolto em «falta de informação» e «nebulosidade», já que para ter acesso às peças do concurso é necessária uma declaração de confidencialidade e o pagamento de uma caução de mil euros.

«O Governo persiste em tratar a alienação deste património público como um negócio de natureza privada. Perante isto, o PS manifesta a sua clara discordância, opõe-se a este procedimento e quer mais esclarecimentos sobre o processo», afirmou o deputado Jorge Fão, sublinhando ainda a ausência de garantias sobre os atuais 620 postos de trabalho.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do ministério afirmou que este pedido de apreciação parlamentar - que deverá ser agendada para o mês de setembro - será «mais uma oportunidade» para discutir a gestão dos ENVC «nos últimos anos».

Para a tutela, trata-se de uma iniciativa que «não surpreende», recordando que «a solução do PS é conhecida e estava assinada em despacho», referindo-se à reestruturação anunciada em junho de 2011.

«Era despedir 420 trabalhadores e sem qualquer projeto paralelo, que conduziria ao seu encerramento. Este Governo defende outra solução que não essa», acrescentou.

Além disso, o ministério insiste que «não permitirá que se queira retirar aproveitamento político autárquico da situação dos ENVC».
http://www.tvi24.iol.pt/503/economia--- ... -6377.html
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 25306
  • Recebeu: 3337 vez(es)
  • Enviou: 268 vez(es)
  • +1723/-1686
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #977 em: Setembro 05, 2013, 04:37:49 pm »
Oito entidades portuguesas e estrangeiras interessadas nos Estaleiros de Viana


Oito entidades nacionais e estrangeiras já levantaram o caderno de encargos do concurso para a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que decorre até 23 de Setembro, disse hoje à Lusa fonte do Ministério da Defesa. A mesma fonte não revelou as nacionalidades dos potenciais investidores estrangeiros. Contudo, ao longo dos últimos meses, representantes de grupos da Rússia, Noruega, Brasil e Alemanha admitiram à Lusa a possibilidade de avançarem para este negócio, mas sem garantias.

Aos oito interessados soma-se ainda o caso da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que levantou o caderno de encargos para ter acesso à informação sobre o concurso.

Entretanto, os representantes das empresas interessadas podem ainda visitar as instalações dos estaleiros até 08 de Setembro, mediante solicitação prévia ao júri do concurso.

Estas visitas servirão para cada grupo interessado "realizar os reconhecimentos dos terrenos e bens que vão integrar a subconcessão e que entender indispensáveis à elaboração da sua proposta", lê-se na documentação do concurso, consultada pela Lusa.

O caderno de encargos pode ser levantado na empresa e as propostas devem ser recepcionadas até às 10:00 do dia 23 de Setembro de 2013, conforme prevê o aviso do concurso, lançado pela administração dos ENVC a 31 de Julho.

Segundo o programa de procedimento, os concorrentes ficam obrigados a manter as respectivas propostas, em que não são admitidas condições, termos ou variantes ao anúncio, durante um período de 180 dias após 23 de Setembro.

Define ainda que a escolha do vencedor do concurso será feita apenas de acordo com dois critérios de avaliação e respectivos coeficientes de ponderação, ambos de cariz financeiro.

É o caso da renda anual proposta por cada concorrente pelos terrenos e infra-estruturas a subconcessionar pela administração dos ENVC até 31 de Março de 2031, que terá um peso de 70% na avaliação do júri.

O segundo item da avaliação prevê o pagamento de uma caução, que "não poderá ser inferior a 5% da soma das rendas anuais propostas durante todo o período da subconcessão", equivalente a 209 meses (17,42 anos) e cujo montante proposto representará 30% do peso da avaliação.

Este concurso envolve uma área total de 245.162 metros quadrados, prevendo o "exercício da indústria de construção e reparação de navios, podendo ainda ser utilizada para a instalação de indústria de fabricação de componentes para aerogeradores eólicos e para o exercício da indústria metalomecânica".

Trata-se da solução apresentada como alternativa à investigação da Comissão Europeia às ajudas públicas atribuídas aos ENVC entre 2006 e 2011, já que, segundo o entendimento do Governo, como a empresa não dispõe dos 181 milhões de euros - que terá de devolver ao Estado caso a investigação confirme as suspeitas de violação das regras da concorrência -, isso implica o seu encerramento.

Em paralelo, é lançado o concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infra-estruturas actuais, de forma a manter a actividade de construção naval no local.

Lusa
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #978 em: Setembro 09, 2013, 08:53:20 pm »
Citar
Ferrostaal pondera projecto para Estaleiros de Viana


Responsáveis da empresa alemã Ferrostaal admitiram hoje cancelar o Hotel Alfamar, no Algarve, de substituição das contrapartidas pela venda de dois submarinos a Portugal, por um outro projecto que favoreça os Estaleiros de Viana do Castelo.

 Sofia Martins, advogada da Ferrostaal que tem acompanhado este julgamento sentada na zona do público, confirmou, na presença de outro responsável da empresa alemã, a existência de problemas ligados ao hotel Alfamar, admitindo que a Ferrostaal, que no passado já teve ligações à Lisnave, pondera apresentar um novo projecto de substituição de contrapartidas, que passe pelos Estaleiros de Viana do Castelo.
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #979 em: Setembro 09, 2013, 09:54:14 pm »
:shock:  :shock:  
Ainda vao ficar eles com o estaleiro através do investimento que nos devem. Nao foram eles que concorreram com  a Amal aquando a primeira tentativa de privatizaçao?
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #980 em: Setembro 10, 2013, 03:12:41 am »
Sim foram eles.
 foram eles tambem que falharam o compromisso de investimento nos ENVC de 500 milhões de Euros como comtrapartida dos submarinos

E por falar em submarinos..............

 Eu ainda sou do tempo em que eles,  queriam construir submarinos em viana do castelo.  mas o projecto falhou, devido as ondas de choque criadas pelos sindicatos. estava tudo tratado e planeado mas  quem detinha  o poder na altura teve medo do levantamento  de uma onda de protestos  e  recuou.
 

Enfim, eles ja  tem uma longa relação com os ENVC, inclusivamente na elaboração de alguns projectos de navios em conjunto.  mas as intenções deles nunca foram vistas com bons olhos em Viana do Castelo
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2627
  • Recebeu: 711 vez(es)
  • Enviou: 498 vez(es)
  • +873/-833
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #981 em: Setembro 10, 2013, 03:59:04 am »
Citação de: "chaimites"
Eu ainda sou do tempo em que eles,  queriam construir submarinos em viana do castelo.  mas o projecto falhou, devido as ondas de choque criadas pelos sindicatos. estava tudo tratado e planeado mas  quem detinha  o poder na altura teve medo do levantamento  de uma onda de protestos  e  recuou.
Holly Shit! Na altura tinha ouvido falar da possível construção de submarinos em Viana, mas pensei que era tudo lengalenga. Não sabia que isso afinal tinha sido bem mais real e que apenas não foi para frente por causa desse motivo.
Sendo os submarinos, ou pelo menos um deles, construídos nos ENVC isso teria dado uma outra vida aos estaleiros e possivelmente estariam menos vulneráveis à sabotagem do governo.

Citação de: "chaimites"
Enfim, eles ja  tem uma longa relação com os ENVC, inclusivamente na elaboração de alguns projectos de navios em conjunto.  mas as intenções deles nunca foram vistas com bons olhos em Viana do Castelo
E isso das intenções deles não nunca terem sido vista com bons olhos foi/é justificado ou é apenas alguém com medo de perder a quinta?

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #982 em: Setembro 10, 2013, 01:47:43 pm »
O que estava e cima da mesa era a privatizaçãodos ENVC. o que originou o levantamento de protestos  dos sindicatos.
  Depois  devido ao secretismo de tais projectos, os ENVC teriam que terminar com o relacionamento com os subempreiteiros que trabalhavam dentro dos ENVC e trabalhar apenas com operarios do quadro,  isso ia acabar com a maior "mamadeira" existente nos ENVC que eram os chorudos contratos e respectivas comissões  :censurado:  :censurado:
  Para alem do levantamento popular contra a privatização levantou-se tambem a onda de protesto dos subempreiteiros.  
 
Citar
E isso das intenções deles não nunca terem sido vista com bons olhos foi/é justificado ou é apenas alguém com medo de perder a quinta?

Para alem dos motivos acima referidos. Os Almães tambem tem histórico de comprar estaleiros para depois os encerrarem e monipolizar a construção naval na Alemanha ou deixarem os estaleiros comprados apenas a fazer reparação naval.
 
 Enfim.............. juntou-se a fome com a vontade de comer....... ficou tudo na mesma, os ENVC a acomular prejuizos e dentro a esfera das empresas Publicas. Por falta de coragem de quem tinha poder de decidir.
 
  PS: devo dizer que juntamente  com alguns elementos mais novos dos quadros dos  ENVC,  sempre defendi a privatização.
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #984 em: Setembro 15, 2013, 10:03:02 am »
vejam bem a noção destes betinhos!..................

Citar
CDS-PP/MPT em Viana quer terminal de cruzeiros nos estaleiros
13-09-2013 10:52 | Política
Fonte: Agência Lusa

Viana do Castelo, 13 set (Lusa) - O candidato do CDS-PP/MPT à Câmara de Viana do Castelo propôs hoje a utilização de parte das instalações dos estaleiros navais como terminal para navios de cruzeiro, uma das medidas apontadas para promover a atratividade turística do concelho.


A utilização de uma parte das instalações dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo como terminal de cruzeiros é precisamente uma dessas medidas, hoje apresentadas publicamente por aquela coligação, numa ação de pré-campanha dedicada ao tema
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #985 em: Setembro 20, 2013, 12:32:09 am »
Noruegueses não avançam com proposta para a subconcessão dos ENVC.
  Volstad que levantou o caderno de encargos informou que deixou de estar interessada no negócio.
 

*

Sertorio

  • Membro
  • *
  • 204
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +1/-2
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #986 em: Setembro 22, 2013, 02:59:26 am »
Citar
Os processos de reprivatização dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo custaram quase 300 mil euros em várias assessorias contratadas desde 2011. Em causa estão sete contratos de assessoria, consultados pela Lusa, que foram realizados pela Empordef, holding pública das indústrias de Defesa.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/estaleiros-custos-de-300-mil-
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #987 em: Setembro 23, 2013, 12:35:56 pm »
Terminou o prazo de entrega de propostas para a subconcessão dos terrenos dos ENVC.
  Do conheciento público entregaram propostas Martifer e os russos da RSI.

  Agora o juri vai avaliar as propostas e convidar as duas melhores a melhorar a respctiva proposta.
« Última modificação: Setembro 23, 2013, 06:05:47 pm por chaimites »
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10334/-0
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #988 em: Setembro 23, 2013, 05:08:14 pm »
Apenas dois concorrentes apresentaram propostas

RSI global -http://rsiglobal.pt/main_en.html
 Martifer - http://www.martifer.pt/pt/index.php
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 887
  • Recebeu: 104 vez(es)
  • Enviou: 46 vez(es)
  • +44/-254
Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #989 em: Setembro 24, 2013, 12:06:24 am »
Sinceramente nao consigo entender esta jogada da Martifer, as acçoes estao no lodo, nao conseguem minorar a dívida e ainda se metem nestas aventuras  :shock:

Os estaleiros da navalria tem trabalho até ao primeiro trimestre de 2014, a menos que tenham algumas encomendas / reparaçoes na calha, os terrenos nao serao utilizados para a construçao naval.