ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.

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Turlu

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1020 em: Novembro 27, 2013, 02:32:53 pm »
Boa tarde,

Tanto quanto ouvi nos noticiários, o que foi dito foi que iam encomendar dois navios. Não foi dito a quem.

Cumprimentos

Turlu
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1021 em: Novembro 27, 2013, 05:07:08 pm »
Estado vai despedir os 620 trabalhadores dos Estaleiros de Viana

 O Estado, através da Empordef, vai despedir os 620 trabalhadores que integram dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, sabe o Económico.

Segundo fontes próximas ao processo, "o Estado vai indemnizar todos os trabalhadores dos ENVC, havendo depois um compromisso por parte da Martifer para entrevistar aqueles que queriam vir a integrar os quadros da nova empresa que será constituída".

A Martifer, que ganhou a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, compromete-se a criar 400 postos de trabalho e a entrevistar, em primeiro lugar, os trabalhadores agora despedidos.

A subconcessão terá o valor de 415 mil euros por ano e vai vigorar até 2031. Recorde-se que a subconcessão visa apenas a utilização dos terrenos, edifícios e infra-estruturas afectos à concessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

Contactado, o ministério da Defesa, que tem a tutela dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, adianta que "obviamente que os trabalhadores terão que sair dos ENVC, podendo depois vir a integrar a nova empresa".

O Económico contactou António Costa, representante da Comissão de Trabalhadores dos ENVC, que garante: "Não temos conhecimento de nada, a única coisa que sabemos é que fomos convocados para uma reunião amanhã em Lisboa, com o ministro da Defesa".
@Diário económico
 

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Feinwerkbau

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1022 em: Novembro 27, 2013, 06:20:21 pm »
pelos vistos o jornalista do Dinheirovivo escreveu a noticia depois do jantar.....  :roll:  :G-beer2:

em relação à noticia do Económico...... estou sem palavras, sinto uma grande tristeza.

Esperemos que a Martifer e o Estado se saibam portar dignamente na conclusão deste processo e que apesar do fim de uma empresa com centenas de navios de grande qualidade entregues e um grande know how acumulado, seja também o renascer da Industria Naval no país e na região de Viana do Castelo.

o futuro o dirá....

como "profetizei" há muito tempo no meio de tanta confusão de Atlântidas, Anticiclones, NPO's, Lanchas, Logisticos, Asfalteiros e outros que tais em que o Estado, dono da empresa, esteve metido teve o resultado que estamos a ver.

como de costume quem se lixa é sempre o mexilhão!!!!

e afinal o mexilhão era quem fazia os navios, não os negociava, não os contratava, não os geria.
 

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Lightning

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1024 em: Novembro 28, 2013, 09:02:56 am »
O Homem da mala  chegou!
  E traz 30 milhões para distribuir!!! uma média de 48 mil euros por trabalhador
  A Martifer, dos actuais 608 trabalhadores, não consegue contratar os prometidos 400.

  Ha muita gente que  apesar das manifestações em contrario, esta a esfregar a mãos de contente, saiu-lhes o jackpoot a poucos anos da reforma.
 

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mafets

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1025 em: Novembro 28, 2013, 09:58:23 am »
7 milhões na concessão recebe o Estado e paga 30 milhões em indeminizações aos trabalhadores... :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1026 em: Novembro 28, 2013, 04:53:29 pm »
Os novos estaleiros serão chamados:  West Sea  
 E começam a operar a partir de janeiro
 
 Quero  referir que 230 dos actuais 608 trabalhadores tem mais de 59 anos e estão em situação de poderem entrar em pre-reforma.
 

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Lightning

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1027 em: Novembro 28, 2013, 06:28:52 pm »
Citação de: "chaimites"
Os novos estaleiros serão chamados:  West Sea  
 E começam a operar a partir de janeiro
 
 Quero  referir que 230 dos actuais 608 trabalhadores tem mais de 59 anos e estão em situação de poderem entrar em pre-reforma.

Penso que o ideal seria que todos os trabalhadores que não forem para a pré-reforma sejam contratados, os 400 restantes.

E para o pais gostava que continuasse a existir uma empresa de construção naval.
 

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P44

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1028 em: Novembro 28, 2013, 06:34:43 pm »
Citar
Estaleiros: Trabalhadores pedem intervenção de Passos e Cavaco
Publicado há 19 mins
Os trabalhadores do ENVC apelaram ao PM e ao PR para intercederem pela empresa e pararem o «crime social» que considera estar a ser praticado pelo ministro da Defesa.

«A única garantia é que o senhor ministro confirmou hoje o despedimento coletivo de 620 trabalhadores. Ficámos muito desiludidos porque há ano e meio a esta parte, o ministro pegou num diploma do Governo socialista e disse que ia pôr na gaveta 420 despedimentos. Agora está a fazer melhor, está a despedir de uma só vez 620», afirmou o dirigente da comissão de trabalhadores dos ENVC António Costa.

O responsável, após cerca de duas horas e meia de reunião com o ministro da Defesa Nacional, em Lisboa, anunciou que vai realizar-se na sexta-feira um «plenário geral às 15:00 para ver todas as formas de luta que se possam encetar no futuro».

«Fazemos um apelo ao primeiro-ministro e ao Presidente da República. Parem este processo da subconcessão dos ENVC. Não deixem que o ministro faça este crime social em Viana do Castelo. É criminoso o que estão a fazer. É inadmissível», continuou.

Os 609 trabalhadores dos ENVC vão ser despedidos até janeiro de 2014, processo que vai custar ao Estado cerca de trinta milhões de euros em indemnizações, disse à agência Lusa fonte ligada ao processo de subconcessão.

Em causa em todo o processo está a adjudicação à Martifer da subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, que anunciou a criação, no período de três anos, de 400 postos de trabalho, mantendo a atividade de construção e reparação naval na região.

«Nota-se nos olhos e nas palavras dele (ministro). Não está convicto da adjudicação que está a fazer a este grupo (Martifer). Não tem segurança no futuro, na continuidade da construção naval em Viana do Castelo. Viemos aqui pedir trabalho e não reivindicações nem aumentos salariais. Viemos pedir trabalho e não queremos dinheiro para rescisões», disse ainda António Costa.

Este processo deverá estar concluído até janeiro, altura em que a Martifer, indicou fonte daquele grupo privado português, prevê assumir a subconcessão, que vigorará até 2031.

Por esta subconcessão, segundo a mesma informação, o grupo pagará 415 mil euros por ano, envolvendo a mesma «única e exclusivamente», a utilização dos terrenos, edifícios, infraestruturas e alguns equipamentos afetos.

O concurso da subconcessão, anunciado em abril pelo Governo, previa em paralelo o encerramento da empresa e o despedimento dos trabalhadores.

Esta foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... 85&page=-1
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1029 em: Novembro 28, 2013, 06:37:32 pm »
onde andam agora os laranjinhas de plantão que bradavam que o PSD é que ia salvar os ENVC?
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chaimites

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1030 em: Novembro 28, 2013, 07:21:11 pm »
Mas este diz que salvaram

 http://www.tvi24.iol.pt/economia---economia/paulo-portas-martifer-estaleiros-viana-viana-do-castelo-tvi24/1514439-6377.html

 Por resolver esta o caso dos navios Asfalteiros que se a Venezuela não aceitar, como tudo indica, que sejam construidos pela nova empresa,  
 o Estado tera que devolver o dinheiro ja pago e indeminizar a PDVSA
 

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1031 em: Novembro 28, 2013, 07:32:19 pm »
paulo portas, a maior cobra vira-casacas da politica portuguesa. Um aldrabão patológico.
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mafets

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1032 em: Novembro 28, 2013, 09:03:49 pm »
Citação de: "P44"
onde andam agora os laranjinhas de plantão que bradavam que o PSD é que ia salvar os ENVC?

Os "laranjinhas" subconcessionaram os ENVC a uma empresa com uma divida de 380 milhões de euros (com uma carteira de encomendas de 493 milhões segundo a mesma, o que tirando as negociatas e panelinhas terá convencido o ministro... :mrgreen:  :mrgreen:

http://www.martifer.pt/pt/noticias/martifer-sustem-prejuizos-nos-9m2013/

http://www.ionline.pt/artigos/portugal/pcp-quer-informacoes-governo-sobre-contas-da-martifer

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/prejuizos_da_martifer_agravam_se_para_139_milhoes_de_euros.html

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=42993

Mais um negócio em que o Estado, para já, fica a "arder" em 23 milhões de euros... :shock:  :shock:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1033 em: Novembro 28, 2013, 10:40:23 pm »
PSD, desde 1985 a destruir a industria nacional.   :twisted:

Brincadeiras à parte, o governo do PSD tinha a faca e o queijo na mão para salvar os estaleiros se assim o quizesse fazer. A destruição da industria naval portuguêsa é da responsabilidade deles. Sem tirar nem por.

Quando não mais houver mão de obra especialisada, ou porque se reformou e não foi renovada ou porque emigrou, por muito esforço que se fassa esta industria já não será retomada.
 

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miguelbud

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Re: ENVC - Estaleiros Navais de Viana do Castelo, S.A.
« Responder #1034 em: Novembro 29, 2013, 09:03:28 am »
Artigo de opiniao do director do Diário econónico.

Citar
A história dos Estaleiros Navais de Viana de Castelo é um ‘case study' do que não deveria ter sucedido ao longo das últimas duas décadas, de má gestão e instrumentalização política, dos quais os últimos dois são apenas uma tentativa, às vezes atabalhoada, do actual Governo de vender uma empresa pública.

Diga-se, já agora, mais uma que acumulou prejuízos e passivo, que consumiu impostos dos contribuintes e que, ao contrário do que às vezes parece ser a voz dominante, ninguém quer a não ser que o Estado assuma os custos da sua reestruturação.

É evidente que a notícia de um despedimento de 609 trabalhadores é um murro no estômago, mais ainda numa situação económica e social como a que o País vive. Mesmo tendo em conta o cumprimento (não faltava mais nada!) dos direitos dos trabalhadores e o pagamento das respectivas indemnizações, o desemprego é brutal, sempre.

A solução encontrada é, mesmo assim, a melhor que o Governo poderia arranjar. E a única crítica que pode ser dirigida a Aguiar Branco - sim, é o ministro da Defesa que está a gerir a venda da empresa - foi o tempo para concluir uma operação que deveria estar feita nos primeiros seis meses. Sim, mesmo com 609 despedimentos, esta é a melhor solução, para todos, incluindo os trabalhadores que serão agora alvo de despedimento.

Face aos termos conhecidos do negócio, é evidente que nenhuma empresa estaria na disposição de ficar com os Estaleiros nas actuais condições, sem a respectiva reestruturação, leia-se, sem eufemismos, os despedimentos, que custarão cerca de 30 milhões de euros. É por isso que o ministro da Defesa garante os direitos laborais, só pode garantir isso, não pode garantir empregos. Só poderia fazê-lo à custa dos impostos de todos os portugueses para pagar os prejuízos dos Estaleiros. Os números económico-financeiros falam por si, pode lê-los nesta edição.

Ora, só por má vontade é que é possível admitir que a Martifer se mete neste negócio sem ter a intenção e a convicção de que quer mesmo dar um novo futuro aos Estaleiros de Viana. Quererá este negócio, afinal, para quê? Ganharia, o quê? Também é evidente que a Martifer só contratará os citados 400 trabalhadores se houver negócio, se houver encomendas, mas há, ainda assim, uma porta que continua aberta, com uma gestão privada, em contraponto à desastrosa gestão pública dos últimos vinte anos.

A verdade é que, para mal de todos nós, a reparação dos Estaleiros de Viana é mais fácil de fazer nas manifestações de rua do que na realidade dos negócios.